UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Proposta de implantação do módulo de Circulação e Empréstimo.
Advertisements

AUTOMAÇÃO DA BIBLIOTECA Conselheiro Nilton Leite da Costa
AVALIAÇÃO DE SOFTWARES PARA BIBLIOTECAS
Maria Claudete Machado Ferreira Rudinei Kleiton Pedroso
Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN Automação de Bibliotecas Professora: Ursula Blatmann Alunas: Ana.
SUGESTÃO DO SOFTWARE SÁBIO PARA BIBLIOTECA DR. JOÃO BAPTISTA BONNASSIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Escolha de um software para a biblioteca do IEE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN5018 – INFORMATIZAÇÃO.
Software de Gerenciamento de Bibliotecas SophiA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina Graduação em Biblioteconomia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula.
Centro de Ciências de Educação
PHL – Setor de Informação da Fundação CERTI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Disciplina: CIN Informatização de Unidades de Informação.
Gerenciador de bases de dados
ANÁLISE DE SOFTWARES APLICÁVEIS A UNIDADES E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
Para a Biblioteca Nativa - Gestão de Biblioteca Padrão SQL / BROWSER
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA V FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFRGS Por Ana Gabriela Clipes Ferreira.
: Fase off-line e on-line Sistemas e ferramentas desenvolvidos no próprio Instituto para catalogação, circulação e consulta de material bibliográfico.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
O LIMS como ferramenta de gestão do laboratório
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
DISCIPLINA: AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS PROFESSORA: ÚRSULA BLATTMANN
É uma solução, via browser, para gestão de informações, com todas as rotinas necessárias para controlar, tratar, disseminar e circular as informações.
Sistema de Bibliotecas - SISBI
CURSO BÁSICO DE WINISIS
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Informação Curso de Biblioteconomia Acadêmicas: Cláudia Zambelli Mezalira Elis Regina Mocellin.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Disciplina: Gerenciador de Base de Dados CDS/ISIS Construção.
OVID Portal Capes – www. periodicos. capes. gov. br
EBSCO workshop Portal Capes – www. periodicos. capes. gov. br www
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Base de Dados da Biblioteca Alcídio Mafra de Souza Museu.
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPTO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA: URSULA BLATMANN ACADÊMICA:MARIA APARECIDA.
Projeto para informatização da biblioteca do Sinepe/SC com o PHL
PHL Personal Home Library.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Graduação em Biblioteconomia BASE DE DADOS PARA O ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL.
Projeto de Implantação do Software Biblioshop no Colégio Ilhéu
BASE DE DADOS BIBLIOTECA PARTICULAR
BIBLIOTECA DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE PARA BIBLIOTECA DO BRDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO – CIN CONSTRUÇÃO DE BASE DE DADOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: CIN Gerenciador de Base de Dados CDS/ISIS.
ACADÊMICOS ANA PAULA COSTA BEN-HUR MATEUS DOS SANTOS CAROLINE MIOTTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-CED CURSO DE BIBLIOTECONOMIA PROFESSORA:URSULLA BLATTMAMM DISCIPLINA: CIN 5046.
15 anos desenvolvendo soluções criativas
Base de dados do acervo de multimeios da Biblioteca/Brinquedoteca Monteiro Lobato – APAE/Florianópolis Trabalho apresentado à disciplina CIN Gerenciador.
Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
Observação de sites europeus de bibliotecas acadêmicas de saúde pública, segundo critérios encontrados na literatura José Maria Lúcia.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina
 Davi Gonçalves Dias  ADS Noite  Sistemas de Informação  Prof: André Moraes.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Professor: André Moraes NOME: Felipe Pereira Curso: Analise e desenvolvimento de sistemas Disciplina: Sistemas de Informação Faculdade de Tecnologia do.
O Papel do Bibliotecário na Avaliação de Softwares
15 anos desenvolvendo soluções criativas GESTOR PROCESSUAL.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Sua instituição agora pode contar com tecnologia para Gestão, Controle e Administração em atendimento social a Crianças. Tecle ENTER para continuar.
Gerenciamento de informação com os recursos de Software Livre. Fábio Mascarenhas e Silva Docente do DCI da UFPE 5ª Jornada.
Ajudando na construção do conhecimento…. O que você encontrará aqui? O que é o Educa.Net? O que faz o Educa.Net? Quem pode se beneficiar com o sistema?
GUIA PARA USO DO CATÁLOGO DA BIBLIOTECA2013 PARTE I - CONSULTA AO ACERVO PARTE II - ACESSO USUÁRIO PARTE III - INTERATIVIDADE (WEB 2.0) Universidade Tecnológica.
Tecnologias Emergentes Prof. Anderson M. Fernanes Mestrando em Informática - UTFPR.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia   Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula Blattmann Acadêmicas: Aureliana Lopes de Lacerda - e-mail: lianapb@gmail.com Claudiane Weber - e-mail: clauweber@gmail.com Marchelly Pereira Porto - e-mail: marchellyporto@gmail.com Graduandas do curso de Biblioteconomia

Procuradoria Regional do Trabalho de Santa Catarina (PRT) Corresponde a PRT do Ministério Público da União; Missão: Atuar na sociedade catarinense de forma a zelar pelo cumprimento da constituição e das leis, promovendo ações que busquem a Justiça e assegurem o exercício da cidadania no âmbito das relações de trabalho. Lei do Software Livre (2.269/99). Desvantagens para a biblioteca do PRT: Biblioteca da 12ª Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) Não é possível formar uma catalogação cooperativa entre Bibliotecas dos PRTs. Acervo especializado em Direito Trabalhista; Atende Procuradores, Advogados, Estagiários, funcionários da PRT e a comunidade em geral; Utiliza o Software Microisis/ CDSISIS no formato IBICT Não tem banco de dados para usuário, não é possível ter controle da circulação Acervo não está online.

É o software que pode ser utilizado, copiado, distribuído, aperfeiçoado, ou seja, modificado, por qualquer pessoa, mesmo não sendo proprietária. (DAMÁSIO, RIBEIRO, 2005 ) O Gnuteca é um software livre para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários. O sistema foi desenvolvido tendo como base de testes uma biblioteca real, a do Centro Universitário Univates, onde está em operação desde fevereiro de 2002. Sua licença é a CC-GNU GPL. (GNUTECA, 2007). CONCEITO Desenvolvido pela SOLIS - Cooperativa de Soluções Livres, que também presta assessoria técnica. http://www.solis.coop.br/ A CC-GNU-GPL acrescenta os metadados gerados pelo Creative Commons e a Licença Pública Geral (GPL) e também a licença oficial da Free Software Foundation (FSF), traduzida em português.

Algumas instituições que utilizam o GNUTECA: A instituição com maior número de alunos é a UEG - Universidade Estadual de Goiás, com mais de 30 mil alunos e 40 unidades. Univates PUC-SP Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul Uninorte – Faculdade Norte Paranaense Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT INSTITUIÇÃO Biblioteca Borges de Medeiros - Assembléia Legislativa do RS Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, localizada em Novo Hamburgo

formato de intercâmbio de dados bibliográficos O GNUTECA foi desenvolvido a partir de padrões internacionais adotados por bibliotecas, como o ISIS (Unesco), o MARC21 (LOC-Library of Congress), ISO 2709. Por ter sido desenvolvido dentro de um ambiente CDS/ISIS, o Gnuteca prevê a fácil migração de acervos deste tipo, além de vários outros. O sistema pode ser utilizado tanto na gestão de pequenos acervos particulares, como para acervos de mais de 100 mil exemplares. Por ser um software livre, e utilizar como base apenas outros softwares livres, não há limite prático no número de estações de atendimento, ilhas para consulta ou acesso através da Internet. (GNUTECA, 2007) formato de intercâmbio de arquivos de computador com dados bibliográficos

Damásio e Ribeiro (2005) destacam como principais vantagens para a área de biblioteconomia: - custo zero na aquisição de licenças; - catalogação em formato MARC21; - gerenciamento do processo de circulação; - várias opções de busca ao catálogo local ou on-line; - várias opções de serviços aos usuários; renovações de empréstimos via Internet; - reserva de obras via Internet; - catalogação multiusuário; - possibilidade de integração de Sistemas de Bibliotecas, ou Campus e Bibliotecas Setoriais e Central (Sistema Integrado de Bibliotecas); - catalogação cooperativa através da troca de dados catalogados; - opções de migração dos dados do Microisis, dados no formato ISO2709; VANTAGENS

A versão 1.6 e 1.7 incorporaram várias funcionalidades, onde destacamos: Maior controle do sistema de empréstimo e do cadastro de materiais; O sistema permite ao usuário o controle do perfil, podendo configurar as opções de avisos por email; O usuário poderá imprimir seu próprio histórico de materiais retirados no formato de referência bibliográfica; Incorporação do controle da base de periódicos; Aperfeiçoamento do sistema de busca, onde será possível buscar no acervo todas as palavras em qualquer ordem; Maior controle da impressão do código de barras; Aperfeiçoamento das estatísticas; V Mais vantagens Inclusão de novas planilhas (periódicos, mapas, ...); Destaque de termos pesquisados; Opção "Mostrar Ajuda" com conteúdo específico para cada tela do sistema; Possibilidade de adição de "plugins" de relatórios, tornando mais simplificada a implementação destes, inclusive com geração de gráficos; Pesquisa por Centro de Custo; Cliente de buscas e catalogação por protocolo z39.50, em caráter experimental; Possibilidade de envio de mala-direta, direcionada a assuntos definidos pelo usuário. Versões atualizadas Assim o sistema dispara os emails> automaticamente para os usuários avisando-os sobre os materiais> disponíveis na reserva ou em atraso e sobre a data de devolução dos mesmos;> podendo optar por imprimir códigos que não estão em sequência

INFORMAÇÕES TÉCNICAS Miolo; PHP 4; PostgreSQL; Apache; PHP-GTK Servidor WEB, com código fonte disponível gratuitamente via Internet. Linguagem de programação INFORMAÇÕES TÉCNICAS Sistema gerenciador de banco de dados O sistema requer, para sua instalação, os seguintes softwares livres: Framework para Desenvolvimento de Sistemas em PHP com POO Miolo; PHP 4; PostgreSQL; Apache; PHP-GTK Uma extensão para a linguagem de programação PHP As estações de atendimento, de administração e a interface Internet podem ser acessadas através de plataformas GNU/Linux ou Windows. O servidor deve ser um equipamento com o sistema operacional GNU/Linux. A configuração do hardware dependerá do volume do acervo e da quantidade de acessos ao sistema. Tipicamente, qualquer servidor Pentium III ou superior, com 512 Mbytes de memória ou mais comportam um servidor. Caso haja necessidade de maior performance ou volumes de dados, o Gnuteca pode ser instalado em múltiplos servidores com funções especializadas (base de dados, internet e outras) (GNUTECA, 2007)

Módulo de empréstimo PHP-GTK

Menu principal do administrador Menu principal do usuário

Trabalhos de consultoria realizados recentemente tem apontado o Gnuteca como um sistema adequado para diversas situações, desde que o suporte técnico da informática esteja presente. (BROD, 2004). Software de Biblioteca com recursos de configuração, catalogação, administração, pesquisas e serviços aos usuários, com interface de interatividade fácil pelos usuários, bibliotecários, demais auxiliares e técnicos de bibliotecas e suporte de informática. Tendo sua interface de consulta e serviços disponível em ambiente Web na Internet (DAMÁSIO; RIBEIRO, CONSIDERAÇÕES O Gnuteca tem a importância de ser desenvolvido de forma cooperativa, já teve várias versões e constantemente atualizadas e sendo utilizado por várias instituições no Brasil e no mundo. Sua interoperabilidade com outros softwares é também uma de suas vantagens. O Gnuteca não é perfeito, existem lacunas. Na versão 1.7 a instalação se dá em PHP 4, versão esta, que será extinta até o final do ano.

REFERÊNCIAS BROD, César. Software livre e desenvolvimento regional: o caso Solis. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE SOFTWARE LIVRE, 2., 2004, São Paulo, Anais... São Paulo: SUCESU, 2004. Disponível em: < http://www.solis.coop.br/ modules/sites/files/files/solis//Apresentacoes/conisli_solis.pdf>. Acesso em: 05 out. 2007. DAMASIO, E. ; RIBEIRO, Carlos Eduardo Navarro . Software livre para bibliotecas, sua importância e utilização: o caso Gnuteca. In: XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2005, Curitiba. XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Curitiba : FEBAB, 2005. v. 1. GNUTECA – Sistema de Gestão de Acervo, Empréstimo e Colaboração para Bibliotecas. Disponível em: < http://www.gnuteca.org.br >. Acesso em: 20 set. 2007. NEVES, Guilherme. L. C. ; SALES, Fernanda de . Software livre e gestão de unidades de informação: implementando Gnuteca na Biblioteca da Procuradoria Regional do Trabalho em Santa Catarina PRT12/MPT. In: Painel Biblioteconomia em Santa Catarina, 2005, Florianópolis. Anais do XXIV Painel Biblioteconomia em Santa Catarina. Florianópolis : Associação Catarinense de Bibliotecários - ACB, 2005.