TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pré- história.
Advertisements

O meio ambiente.
Separação de resíduos e Reciclagem
Trabalho Realizado por:
Comunidades agro - pastoris
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
Reciclagem e reutilização
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Matérias primas e materiais
Política dos 3 R´s Educação Tecnológica TECNOLOGIA ESOCIEDADE
As TIC e as Novas Áreas Curriculares
Maria Patricio Gonçalves Nº18 5ºA
Treinamento COLETA SELETIVA Resíduos Sólidos
A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E
Resíduos.
PRÉ HISTÓRIA.
Recursos Minerais.
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
O Barro.
ARQUEOLOGIA.
O que é o papel? O papel é um material de suporte da informação escrita que produz fortes impactos negativos sobretudo ao nível da produção.
Tudo aquilo que deitamos fora pode ser reaproveitado.
Trabalho de Área de Projecto – 8ºB
Agrupamento de Escolas de Alijó
AS CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS
Trabalho realizado por John Severino
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
O LIXO UM TESOURO?.
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
Descrever as características de cada período da pré-história.
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB 2,3 do Pinhão
Impacto da Extração de Matérias Primas da Natureza
Evolução Social do Trabalho
Protege a Natureza! Recicla.
Como as comunidades agrícolas se tornaram cidades?
Lixo Um tesouro.
RESÍDUOS.
Miguel Dinis – Luís Falcão – José Pedro - Tiago Marques
Segurança geral e pessoal
A TECNOLOGIA A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE EM QUASE TUDO O QUE É CONSTRUÍDO PELO SER HUMANO.
Processo de Reciclagem do Vidro
Professora Taiane História
Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.
História – Pré-história
CAP. 29 – DO HOMO FABER AO HOMEM COMO FORÇA MOTRIZ
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
A Pré-História.
CIPA 2013/2014.
QUESTÕES AMBIENTAIS E URBANÍSTICAS
A poluição Os impactes da poluição Os impactes da poluição.
Dia do Design Sustentável
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
Um olhar sobre nós (?) mesmos!
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Meio Ambiente.
RECICLAGEM.
Coleta Seletiva e Reciclagem
Será o Homem suficientemente inteligente para conseguir evitar a sua própria destruição? POLUIÇÃO Trabalho realizado por: Gonçalo Santos – nº7; João Fernandes.
A Utilização Racional de Energia (URE) consiste num conjunto de acções e medidas, que têm como objectivo a melhor utilização da energia. A URE é cada.
Pré-História PERIODIZAÇÃO:
Um olhar sobre no passado Edson Roberto – Adaptado por Sibele
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Reduzir, reutilizar e reciclar
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Periodização da História
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Com a economia produtora, o Homem deixa de ser nómada, para passar a ser sedentário (passa a viver num lugar fixo). Razões Razões:  Como produz os seus.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIA E SOCIEDADE A Actividade Técnica Tecnologia e o Desenvolvimento Social Tecnologia e o Impacto Ambiental

A ACTIVIDADE TÉCNICA História da Técnica = História de todas as descobertas e invenções  Transformou o modo de viver - Satisfazer as necessidades; - Superar as dificuldades; - Resolver problemas.

RESPOSTA ÀS NECESSIDADES Problema; Materiais disponíveis; Manipulação; Observação da Natureza; Capacidade Mental; Transmissão de conhecimento; Produto.

MATERIAIS, INSTRUMENTOS E ENERGIA O Homem Primitivo utilizava para satisfazer as necessidades: - pedra, osso, madeira, pele. A pedra aguçada deu origem a facas, raspadeiras, pontas de lanças construídos à base de osso ou sílex. Os utensílios eram muito simples e com funções de fácil compreensão.

TRABALHAR O SILEX Talhar o silex Extrair as lascas Acabamento Silex Silex aperfeiçoado

MATERIAIS, INSTRUMENTOS E ENERGIA (Cont.) A descoberta do fogo (há 500 mil anos) modificou a forma de vida do homem; O fogo permite: - aquecer-se; - assar carne; - iluminar cavernas; - afastar os animais; - transformar os materiais.

MATERIAIS, INSTRUMENTOS E ENERGIA (Cont.) A Idade do Bronze ou a Idade do Ferro permitiram evoluir as técnicas, melhorando a qualidade/invenção dos utensílios. O Homem começa a utilizar o ouro, cobre, bronze e mais tarde o ferro.

EXEMPLOS DE APLICAÇÕES DE MATERIAIS Escultura em bronze Punhal em bronze Vaso em ouro Faca com cabo em ouro

INVENÇÕES TÉCNICAS A invenção da roda pelos Sumérios permitiu a utilização do esforço animal na agricultura (desenvolvimento do monta-cargas, noras, moinhos de vento e água). O carro de rodas e de tracção animal possibilitou novas relações sociais a maiores distâncias, beneficiando o comércio, troca de objectos e técnicas.

INVENÇÕES TÉCNICAS (EXEMPLOS) Monta-cargas Moinho de vento Moinho de água Roda Carro de rodas

INVENÇÕES TÉCNICAS (Cont.) Os Egípcios/Mesopotâneos trabalharam: - lã e o linho em teares simples; - placas de cera/argila, folhas de papiro ou pergaminho como suporte para a escrita; - peças de vidro e barro cozido; - aparecimento de barcos à vela.

INVENÇÕES TÉCNICAS (EXEMPLOS) Papiro Placa de argila Pergaminho Pote em barro

INVENÇÕES TÉCNICAS (Cont.) Aparecem novas profissões artesanais (oleiro, tecedeira, ferreiro). Desenvolve-se a actividade agrícola e novas formas de alimentação. Mestres e aprendizes fazem parte da nova estrutura social (mestre pedreiro, vidreiro).

ALGUMAS PROFISSÕES ARTESANAIS Oleiro Tecedeira Ferreiro

EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO Produção privada – Indivíduo realiza a obra. Produção artesanal – Obra feita por encomenda por mestres e aprendizes. Produção manufactureira – Artesão qualificado dá lugar ao assalariado e a obra dá lugar ao produto. Introduz a dimensão quantidade. Produção industrial – Divisão técnica do trabalho. Introduz a dimensão da série e estandardização.

PRODUÇÃO EM QUANTIDADE Começa a produção em quantidade de objectos em: - barro; - madeira; - metal; - vidro; - tecelagem.

TECNOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO SOCIAL Mobilidade dos campos para as cidades - Desenvolvimento da indústria nas cidades; - Milhares de pessoas abandonam o campo; - Aparecimento das fábricas; - As cidades ficam superpovoadas; - Problemas de habitação e de emprego.

DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA Indústria alimentar, têxtil, calçado, automóvel

ABANDONO DOS CAMPOS E DAS ALDEIAS Vistas panorâmicas de campos e aldeias

CIDADES SUPERPOVOADAS Vistas panorâmicas de habitações nas grandes cidades

ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES As pessoas constroem habitações provisórias e clandestinas, sem condições; Alargamento das cidades, o centro desloca-se para bairros periféricos cada vez mais extensos; Os edifícios antigos, nos centros das cidades, são ocupados pelo comércio e escritórios.

HABITAÇÕES PROVISÓRIAS/CLANDESTINAS Construções nos arredores das cidades

ORGANIZAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO Alterações introduzidas pela mecanização; Postos de trabalho apontam para a polivalência de funções; Exige-se que o trabalhador desempenhe múltiplas e variadas operações .

TECNOLOGIA E O IMPACTO AMBIENTAL Muitos produtos podem ter consequências negativas (terminada a validade) para o ambiente; O controlo da poluição consiste, em parte, no aproveitamento dos materiais ou na reciclagem; Estas situações exigiram soluções de modo a ultrapassar os problemas.

RECURSOS ENERGÉTICOS E DESPERDÍCIO A procura crescente de produtos fabricados tem impactos na sociedade e no ambiente; As populações, ao consumirem mais, também poluem mais. Produzem-se cada vez mais recursos energéticos e lixos;

PROBLEMAS AMBIENTAIS Poluição ambiental

POLÍTICA DOS 3 Rs Reduzir – O consumo de produtos (Ex. loiça descartável, comprar embalagens familiares, produtos com recarga). Reutilizar – O mais possível (Ex. garrafas de vidro com depósito, frascos de vidro). Reciclar – O que não se pode reduzir nem reutilizar (Ex. vidro, papel, metais).

CIRCUITO DA RECICLAGEM (EXEMPLO) Deposito e recolha de resíduos Separação selectiva Armazenamento, transporte e reprocessamento

CIRCUITO DA RECICLAGEM Remoção – Depósito e recolha dos contentores e ecopontos. Triagem – Separação dos diferentes componentes dos resíduos a reciclar. Armazenamento, transporte e reprocessamento (industria do papel, vidreiras). Nota: os resíduos não reaproveitados são sujeitos a um processo de incineração.

TECNOLOGIA E CONSUMO Os fabricantes e comerciantes aliciam-nos a deitar fora produtos antigos e comprar novos. Os produtos devem ser: - úteis; - duráveis; - sem perigo para o ambiente; - fáceis de reparar e reciclar.

EVOLUÇÃO TECNOLOGIA - EXEMPLO Telemóveis com funções diferentes

INFORMAÇÃO AO CLIENTE A embalagem é importante para o armazenamento e protecção do conteúdo contra a deterioração, por insectos, humidade e danificação. Pode servir de instrumento de comercialização através das formas, cores e texturas. A rotulagem é o “bilhete de identidade” de qualquer produto.

EMBALAGENS - EXEMPLOS Embalagens de cartão, plástico, lata.