Associação SERPIÁ Serviços e Programas Para a Infância e a Adolescência Uma aposta no resgate de crianças e adolescentes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
Advertisements

Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- UFFS
SEMINÁRIO ESTADUAL PARA FORMAÇÃO DE REFERÊNCIAS TÉCNICAS REGIONAIS PARA O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO PARANÁ.
Oficina Brincando com sucata
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Profª Dra. Eliana Marta Monaci
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
AMA – Associação de Amigos do Autismo
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Acolhimento Psicológico na promoção da saúde integral o desafio da interdisciplinaridade
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
Programas sociais para a infância
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2013 JESUS MARIA JOSÉ
Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA DAS PESSOAS.
Programa de Saúde Mental em Curitiba Secretaria Municipal da Saúde
Quem somos: O Instituto João XXIII é uma entidade sem fins lucrativos de direito privado, com reconhecimento de Utilidade Pública Federal, Estadual e.
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral: formação e acompanhamento da implementação no município de Vitorino/PR. Vitorino/PR,2014.
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
PROJETO COMUNITÁRIO.
PLANO DE FORMAÇÃO Área de Ações Estratégicas - Baser Instituto de Formação.
EMEI Samuel Augusto Leão de Moura Poie: Paula Cristina Lopes
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
instituições promotoras
EFICÁCIA DE PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE REALIZADO EM CONDIÇÕES MACROESTRUTURAIS ADVERSAS UIPES / ORLA / Sub-Região Brasil 1ª Vara da Infância e.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Seminário Convivência Familiar e Comunitária Proteção Básica Claudia Cabral Campinas 2010.
Programa de Atenção Comunitária a meninos, meninas e adolescentes com sofrimento mental Direção Adjunta de Saúde Mental Governo da Cidade de Buenos Aires.
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
IV Encontro de Saúde Mental reúne profissionais para debater o atendimento Possibilitar que profissionais das áreas da saúde, da assistência social, da.
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
Santa Casa de Misericórdia da Bahia
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Realização Desenvolvimento e Gestão Além de realizarem os projetos deles, os Prêmios Santander ajudam a transformar a sociedade. Vencedor do Prêmio Santander.
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
O Centro de Formação e Assistência à Saúde convida os profissionais e estudantes das áreas de Saúde, Assistência Social, Educação e afins a participarem.
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO GERADO PELA RIIEE - CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS Profª. Dr.ª ANGELA MARIA ALVAREZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRESIDENTE.
A importância do Programa Vida Ativa
PROJETO BRINCANDO DE JOGAR
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Nome do palestrante RELATÓRIO DE 2013
CONSELHO TUTELAR ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA LEI Nº. 8069, 13 DE JULHO DE 1990 Alex Fabiano S. de Lima Conselheiro Tutelar – Região Sul.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS CAESPs Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
vídeo
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS COMAD. Inserido Lei nº: de 23/08/2006 Art. 1º: Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre drogas – SISNAD.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
Transcrição da apresentação:

Associação SERPIÁ Serviços e Programas Para a Infância e a Adolescência Uma aposta no resgate de crianças e adolescentes

2 Missão “ Contribuir para a Prevenção e o Restabelecimento da saúde mental de crianças e adolescentes.”

3 P I Á, expressão curitibana que, no Tupi-Guarani, significa "O QUE VEM DO CORAÇÃO"

4 Público alvo “ Crianças e adolescentes, de zero a 18 anos, em sofrimento psíquico.”

5  Certificada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba - COMTIBA, e pelo Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS.  Utilidade Pública: Municipal (Lei nº , de 07/04) Estadual (Lei nº , de 06/05) Federal (Portaria 1.788, de 17/09/08). Associação S E R P I Á

6 Iniciamos em 2003 Iniciamos em 2003 Foi necessário ampliar o espaço

7 Conselhos: CONSELHO DELIBERATIVO Presidente: Hélio Cadore Vice-Presidente: Maria Aparecida L.Pedrosa Conselheiros:  Agnaldo Castanharo  Angeli Savi  Antoninho Caron  Aparecido Ferrari Rolin  Ingrid Fabian Cadore  José Geraldo Lopes de Noronha  Marcos Aurélio de Lima  Mario Hyuda Pedrosa  Regina Célia T. Castanharo CONSELHO FISCAL  Maurílio Leopoldo Schmitt  Dieter Lengning  José Gava Neto  Demétrio Del Padre Iarema  Humberto Cabral  João Kampa Kupka

8 Estrutura da Clínica Interdisciplinar COORDENAÇÕES:  Coord. Executiva: Maria Augusta M.Guimarães  Coord. Clínica: Verônica Fleith  Coord. Ensino e Transmissão: Maria Aparecida L.Pedrosa  Coord. Sócio Cultural: Ingrid Fabian Cadore  Coord. Administrativa-Financeira: Ronaldo Canos NÚCLEOS DE ESTUDOS:  Atendimento às Famílias  Estudos sobre a Adolescência  Estudos sobre o brincar  Psicanálise de Crianças  Psicanálise e Educação  Foruns Interdisciplinares de Debates

9 Eixos Estratégicos  ATENDIMENTO: Clínico Individual, Brinquedoteca e Oficinas.  PREVENCÃO: Orientação a Pais e Interlocução com Professores  CONHECIMENTO - Geração e disseminação: Cursos de formação, Jornadas e seminários, Núcleos de Estudos, Foruns de debates.

10 Atendeu a 252 crianças e adolescentes em 2008, e mais de 1200 desde a sua fundação

11 Visão – no ano 2016:  A RMC é percebida como sociedade acolhedora de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico.  A Serpiá é referência no atendimento, na prevenção e na geração e disseminação de conhecimento avançado em saúde mental.

12 Valores  Respeitar a forma particular de expressão, limites e potencial criativo do ser humano.  Estimular a responsabilização de cada um perante seus atos, consigo mesmo e com os outros.  Transmitir o conhecimento gerado pelo trabalho clínico interdisciplinar, de forma contínua e inovadora.

13 Para refletirmos: “O tamanho da CRENÇA é o é o tamanho da ATITUDE”...A fé sem obras é morta

Nós podemos mudar o jogo da vida dessas Crianças. Se não eu, quem por mim? Se não agora, quando?