Escola Nacional de Saúde Pública

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUAIS SÃO OS PROPÓSITOS DOS SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE?
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Educação Permanente como estratégia de gestão
O desafio municipal para provimento e fixação do Profissional Médico
Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) Avaliação Externa Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade.
Ciclo de vida e organização do projeto
Ações Estratégicas na Atenção Básica
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Residências em Saúde: a multiprofissionalidade como um caminho
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
APOIO PAIDÉIA À CLÍNICA E À SAÚDE COLETIVA
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
INTEGRALIDADE, CONDIÇÃO CRÔNICA E HANSENÍASE
POR QUE PLANEJAR!.
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Todas essas ações devem ter como pressupostos:
Indicadores de aprendizado e capacitação produtiva e inovativa em APLs
Direito humano a alimentação adequada
Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
A Produção do Cuidado na Rede Básica de Atenção à Saúde.
A GESTÃO E SUAS MULTIPLICIDADES
Habilidades em Comunicação V
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
Política Nacional de Humanização
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
mudado na prática da saúde? Adriana Coser Gutiérrez
INTEGRALIDADE EM SAÚDE
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
MESA REDONDA: Rede como produção de Encontro e Responsabilização
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Articulação e Fortalecimento
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Seminário Convivência Familiar e Comunitária Proteção Básica Claudia Cabral Campinas 2010.
Programa de Atenção Comunitária a meninos, meninas e adolescentes com sofrimento mental Direção Adjunta de Saúde Mental Governo da Cidade de Buenos Aires.
GOVERNANÇA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: DIAGNÓSTICO E PROPOSTAS DE APERFEIÇOAMENTO COORDENAÇÃO: FERNANDO ABRUCIO PROJETO DO INSTITUTO NATURA.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Projeto de Desenvolvimento Institucional das Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva VI Encontro Nacional de Escolas e Centros Formadores.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
MAIO 2010.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
[NOME DO PROJETO] [DATA] – [NOME DO GERENTE DO PROJETO] LOGO DO CLIENTE/PROJETO.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
A DIMENSÃO CLÍNICA E PEDAGÓGICA DO APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO BÁSICA: Considerações sobre a experiência no NASF Massaranduba.
Visita Domiciliar Domiciliar no Âmbito da Atenção Básica
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
Transcrição da apresentação:

Escola Nacional de Saúde Pública A múltiplas dimensões da gestão do cuidado: cartografias para intervenções em serviços de saúde. Escola Nacional de Saúde Pública Luiz Cecilio, maio de 2009

A gestão do cuidado em saúde: cartografias A GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE é o provimento ou a disponibilização das tecnologias de saúde, de acordo com as necessidades singulares de cada pessoa, em diferentes momentos de sua vida, visando seu bem-estar, segurança e autonomia para seguir com uma vida produtiva e feliz. A GESTÃO DO CUIDADO em saúde se materializa ou conforma linhas ou redes de cuidado... (o olhar do usuário). A GESTÃO DO CUIDADO se realiza em múltiplas dimensões interdependentes, que operam com lógicas diferentes e dependentes da ação ou protagonismo de múltiplos atores.

Pensando a rede de cuidado de um hipertenso... UBS Cardiologista PS CTI ENFERMARIA ECO LAB A gestão do cuidado, na sua dimensão institucional, se realiza em complexa rede de serviços, com características (composição de equipes, modos de coordenação, saberes/tecnologias que opera, etc), que precisa ser compreendida tanto na sua dimensão mais “micro” (equipe/serviço), como na sua dimensão mais “macro” (articulação entre os vários “micros”)

As várias dimensões da gestão do cuidado ou do cuidado em saúde. individual familiar profissional Necessidades em saúde organizacional sistêmica

As várias dimensões da gestão do cuidado Dimensão da gestão do cuidado Atores ou protagonistas Principais elementos: a lógica da dimensão . Cuidar de si. Autonomia. Escolha Pessoal Cada um de nós. Apoio. Proximidade. Mundo da vida. Família. Ciclo de amigos. Vizinhos Familiar Profissionais de saúde. O preparo técnico. Ética. Vínculo. RMP Profissional A equipe de saúde. O gerente Div. Téc. do trabalho. Coordenação. Organizacional Linhas ou redes de cuidado. Financiamento. Sistêmica Os gestores.

A cartografia da gestão do cuidado: elementos de uma micropolítica da saúde A institucionalização das práticas de saúde. Teoria e Análise Institucional As “políticas de saúde”: financiamento, regimes jurídicos, poíitica de pessoal. NECESSIDADES EM SAÚDE

Novas cartografias Novos mapas Novas explorações...

As necessidades em saúde: uma cartografia exploratória... Necessidade de acesso a todas as tecnologias em saude Necessidade de boas condições de vida Necessidade de autonomia no modo de andar a vida Necessidade de vínculo

Como seria a utilização das cartografias? Seria possível processos analíticos junto às equipes da Saúde da Família a partir da utilização das cartografias? Como seria a utilização das cartografias? O que as cartografias nos revelariam?