Eduardo Nuno Novais Ribeiro Escola Básica e Secundária de Santa Cruz Santa Cruz – Funchal - Região Autónoma da Madeira CEF – Electricista de Instalações.

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Transcrição da apresentação:

Eduardo Nuno Novais Ribeiro Escola Básica e Secundária de Santa Cruz Santa Cruz – Funchal - Região Autónoma da Madeira CEF – Electricista de Instalações Nível II  IEFM + PICITE Solaris S3 3+1

Um carro solar com o mínimo de peso possível e cumprindo todos os requesitos impostos pelo regulamento. A sua construção será efectuada utilizando madeira de balsa, varões de alumínio, plástico e cd’s usados. O perfil do carro foi escolhido de modo a optimizar o seu peso e aerodinâmica mantendo no entanto o máximo de área disponível para o uso de paineis, de notar que não foi possivel realizar ensaios aerodinâmicos tendo sido feito uma pesquisa sobre o assunto. No que toca às rodas foi escolhido o uso de eixos assentes em rolamentos e cd’s como rodas para diminuição do atrito. 1 – Vista superior do veiculo de teste. 2 – Vista inferior do veiculo de teste.

Foi planeado em conjunto com os alunos para uma primeira fase investigar sobre o assunto recorrendo à internet, revistas das especialidade e livros. Após a abordagem inicial foram definidos quais os materiais mais interessantes para o projecto e bem estudado o regulamento. Foram ensaiados dois tipos de painéis, sendo registada a tensão em vazio, em carga e a corrente, por forma a definir qual o mais eficiente. Estes ensaios foram realizados com três níveis diferentes, sendo eles o muito nublado, o nublado e com sol directo. A partir dos ensaios realizados foi decidida qual a tensão de funcionamento do motor a utilizar, recorrendo aos painéis existentes. Após a construção de um modelo inicial foi ensaiado o seu funcionamento. 3 – Modelo de testes

Os alunos mostraram-se receptivos à actividade demonstrando curiosidade e interesse e revelando um espírito de competição saudável. As decisões da construção são da autoria dos alunos após pesquisa de várias soluções e conselhos do professor. Recorreu-se fundamentalmente a consulta de paginas de internet, livros e revistas. As dificuldades sentidas foram a tomada de decisão do tipo e tamanho de rodas a usar, pois no primeiro protótipo as rodas foram dimensionadas muito largas e sem rolamentos. Foram ainda reveladas dificuldades relativas ao sistema de rotação das rodas mais propriamente na solução para o conjunto sistema de tracção/ redutoras. 4 – pormenor da transmição

Foi sugerido pelos alunos que o carro solar em desenvolvimento poderia dar origem a um futuro brinquedo ecológico, e este poderia ser comercializado na rede actual de lojas do sector. No entanto para um cenário de produção concordaram que teria de ser produzido atendendo a padrões de qualidade e com meios especializados, sem se desligarem de que seriam capazes tendo formação para tal actividade. As actividades desenvolvidas neste projecto acarretam aprendizagens muito importantes, onde são adquiridos conceitos de tecnologias recentes e responsáveis. Para divulgar o protótipo, os alunos propuseram fazer uma exposição na escola, com fotos do desenvolvimento do projecto com o carro desenvolvido presente e fazer demonstrações. 5 – Pormenor das guias