Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO ESPECIAL (multideficiência)
Advertisements

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
EducaçãoTotal INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Tecnologias da Informação e Comunicação
Projecto Aprende Comigo para a inclusão das crianças com autismo
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Projecto Ciência Viva Ano lectivo 2006/2007 Coordenadora: Lucília Batista Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio.
O Início da Comunicação
Projecto Educativo de Escola
Sítio dos miúdos
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
Liderança, Motivação e Avaliação de desempenho
ESTUDO ACOMPANHADO.
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
"Tudo pode esperar excepto a Educação"
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
TEACCH Treatment and Education of Autistic Children and Related Communication Handicapps (Tratamento e Educação de Crianças com autismo e patologias da.
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Intervenção psicológica
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA NA CIDADE
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
Projeto de Investigação
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Agrupamento de Escolas de Castro Verde
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Análise de uma ferramenta ou recurso
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Seminário de Integração Profissional IV
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Escola ES/3 de Adolfo Portela Ano lectivo 2009/2010 Reunião com os Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 7º ano Setembro 2009 TurmaMais Projecto.
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
Ensino Especializado em TGDs
Comissão Social de Freguesia da Portela Reunião de CLAS
Inclusão que bicho é esse?
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Planejamento da Rotina Semanal
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
O que é o autismo: O autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento. Provavelmente, o autismo não é devido a uma causa única. É possível que existam.
TEACCH Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children (Tratamento e Educação de Crianças Autistas e com Perturbações.
Mestrado em Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor
SERVIÇO DE ATENDIMENTO A ALUNOS
P rograma de A poio à C omunidade E ducativa Projecto financiado pelo Objectivo Criar um espaço multifacetado que dê resposta efectiva à diversidade de.
Módulo 4 – Legislação desportiva
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Primeiro capitulo – Gerações Crianças (geração dos computadores)  ---  Adultos (destruidores de lares ) Tecnologias - "Fluência Tecnológica" (o conhecimento.
Transcrição da apresentação:

Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB1/JI de Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado para alunos com perturbação do espectro do autismo (PEA)

A Origem A UEE entrou em funcionamento no ano lectivo 2007/2008; Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado A Origem A UEE entrou em funcionamento no ano lectivo 2007/2008; Como resposta à existência de três alunos com PEA no Agrupamento.

Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado A Escola Está inserida num recinto espaçoso, junto a uma zona de pinhal; É formada por 3 blocos de edifícios pré-fabricados e um refeitório; Tem 4 turmas do 1ºCEB em regime duplo; É frequentada por 5 alunos com PEA, 4 do 1ºCEB e 1 do Pré-escolar; O terceiro bloco é o mais recente e foi construído para receber a Unidade.

A Metodologia TEACH A sala está organizada segundo esta metodologia. Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado A Metodologia TEACH A sala está organizada segundo esta metodologia. Tem várias áreas: Transição; Reunião; Aprender; Trabalhar; Trabalho de Grupo; Brincar; Biblioteca; Computador.

Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado A Metodologia TEACH A área de Transição é o espaço onde estão os horários individuais que orientam as actividades diárias de cada aluno.

Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado A Metodologia TEACH A área de Reunião* é onde se faz a planificação/estrutura do dia. Tendo como objectivos: Promover a comunicação; Interacção social. * Esta acção realiza-se duas vezes no dia. E está relacionada com a área de transição.

Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado A Metodologia TEACH A Área de Aprender é um espaço de ensino individualizado, sem estímulos distractivos, que tem como objectivos: Desenvolver a atenção e a concentração; Promover novas competências e tarefas.

Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado A Metodologia TEACH Na Área de Trabalhar pretende-se que o aluno realize de forma autónoma as actividades já aprendidas. Cada aluno tem a sua área de trabalhar.

Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado A Metodologia TEACH Na área de Trabalho de Grupo estão presentes todos os alunos.* Tem como objectivos desenvolver: A interacção e a partilha (esperar, dar a vez, escolher); Actividades expressivas. * Apesar dos seus diferentes perfis todos participam nesta área.

A Metodologia TEACH O Brincar é uma área com múltiplos objectivos: Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado A Metodologia TEACH O Brincar é uma área com múltiplos objectivos: Trabalhar o jogo simbólico; Aprender a brincar “com o adulto”; Aprendizagem do relaxamento; Dar espaço à estereotipia; Possibilitar momentos de espera.

Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado A Metodologia TEACH A Biblioteca é a área onde estão disponíveis livros adaptados com o apoio de software específico (Boardmaker e Escrita Com Símbolos). Estes podem ser explorados pelos alunos individualmente, a pares, em grupo e/ou com o apoio do adulto.

A Metodologia TEACH Na área do Computador o aluno pode participar: Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado A Metodologia TEACH Na área do Computador o aluno pode participar: De forma autónoma; Com ajuda; A pares. Esta área ajuda a ultrapassar algumas das dificuldades próprias da PEA: Reprodução gráfica; Atenção/ Concentração; Motivação; Coordenação óculo-manual; Comunicação.

S. MARTINHO NATAL ÉPOCAS FESTIVAS O objectivo principal destas actividades é a participação social do aluno nas actividades próprias da comunidade educativa a que pertence. PÁSCOA CARNAVAL

Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado Projecto: Conhecer a Nossa Terra Os alunos saem quinzenalmente para uma visita no bairro onde a escola se encontra integrada ou a outros espaços públicos mais distantes. Objectivos: Andar na rua, cumprindo as regras de segurança; Seguir um percurso escrito ou falado.

Projecto: Conhecer a Nossa Terra Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado Projecto: Conhecer a Nossa Terra Conhecer e comportar-se adequadamente nos locais públicos; Utilizar adequadamente os transportes públicos.

Projecto Conhecer a Nossa Terra Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado Projecto Conhecer a Nossa Terra Identificar os produtos/materiais à venda; Utilizar no quotidiano os produtos adquiridos.

Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado Parcerias A Cercizimbra é o Centro de recursos para a inclusão que apoia a UEE da EB1/JI de Casal do Sapo dando apoio ao nível da: Terapia da fala; Psicomotricidade (Hipoterapia); Psicologia.

Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva (HGO) Unidade da Primeira Infância (Hospital da Dona Estefânia) Outras Parcerias CADIN - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil Diferenças - Centro de Desenvolvimento Infantil

Recursos Humanos Médicos de instituições publicas e Privadas Técnicos do Centro de Recursos para a Inclusão Professores Titulares de turma. Recursos Humanos (Funcionamento em equipa/ Interacção recíproca) Encarregados de Educação Docentes de Educação Especial Restante Comunidade Educativa

Estratégias: Metodologia Teach Relação com a comunidade envolvente Exemplo: Épocas Festivas Terapias Exemplo: Hipoterapia Estratégias: Metodologia Teach Aprender /Fazendo Actividades funcionais Exemplo: Conhecer a Nossa Terra