Substâncias e Misturas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Misturas e Soluções.
Advertisements

COLÉGIO MASTER ANGLO DE ARARAQUARA (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS
Processos de Separação de Misturas
B SC SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
Métodos de Separação de Misturas.
Tipos de separação de misturas
Trabalho de Química Análise Imediata.
Processos de separação de misturas PROF. Eduardo Ulisses
-HOMOGÊNEA (SOLUÇÕES)
TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA
SEPARAÇÃO.
Introdução ao Estudo da Química
Separação de misturas.
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
Química –ENEM jozimar.com
Estas misturas podem ser HOMOGÊNEAS ou HETEROGÊNEAS
Separação de Misturas Heterogêneas 1) catação:
Processo de Separação de Misturas
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Substâncias e Métodos de Separação
Laboratório de Química A Química é uma ciência experimental, todos os conceitos e teorias da Química são formulados com bases em experiências feitas.
Processos de separação
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Química.
Obtendo substâncias puras através de misturas
“Classificação da matéria”
Separação de Misturas.
Ciências da Natureza Enem 2012
Processos de separação de misturas PROF. GIL KENEDY
PROCESSOS DE SEPAÇÃO DE MISTURAS
Processos de separação de Misturas
TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Na seqüência, novo elemento químico da Tabela Periódica:
Descoberto novo elemento químico já inserido na Tabela Periódica
TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Conceitos Fundamentais
Processos de Separação de Misturas Professor Claudio Reinke
Aula 2 Lays Omena – Química.
Substâncias e Misturas
Conceitos fundamentais
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Separação de misturas.
Separação de substâncias
Separação de Misturas Prof. Danilo Borges 25/03/2015.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS QUÍMICA PROF. CARLOS.
arrastado pelo líquido Separação do ouro das areias auríferas
Aula: Processos de separação de misturas.
Processos de separação de Misturas
PROFA. DEBORA VILLARE 2015 TIPOS DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
Aula III – Química geral
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Separação de misturas Prof. DIEGO MAINARDI 1 1.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
Aula: Processos de separação de misturas.
Análise Imediata Alvernes Cruz.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Prof. João Batista de Castro.
1 – Separação de Misturas.
Escola Modelo, Construindo o Futuro!
Separação de Misturas Marcelo Cardoso.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
ANÁLISE IMEDIATA.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS 1º ANO EM PROF. REGIS EVARISTO.
Separação de Misturas - ANÁLISE IMEDIATA MISTURAS HETEROGÊNEAS – 2 fases ou mais Catação: Separação de sólidos de diferentes tamanhos, cores, formas...
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Separação de Misturas Prof. :André. Separação de misturas heterogêneas Sifonação: S/L e L/L.
Processos de Separação de Misturas. Análise Imediata Conjunto de Processos físicos utilizados para separar cada uma das substâncias que compõe uma mistura.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Transcrição da apresentação:

Substâncias e Misturas

Definições Elemento Químico  conjunto de átomos com propriedades químicas semelhantes. Substâncias  espécie química formada pela ligação química entre os átomos.

Substância Pura Tipo de matéria formada por unidades químicas iguais, sejam átomos, sejam moléculas. Apresentam propriedades químicas e físicas próprias. As substâncias puras podem ser classificadas como simples ou compostas.

Diferenças Diamante Grafite Duro Destrutível Cada carbono liga-se a outros 4. O material é idêntico em todas as direções. Isolante elétrico Usado em brocas de perfuração Jóias Maleável Pouco duro Ótimo condutor de eletricidade Muito estável Folhas de hexágonos "empilhados", com todos os carbonos na forma sp2

Tipos de Fenômenos Físico: é aquele na qual não há alteração na estrutura íntima da matéria. Ex.: H2O(l) H2O(g) (Mudança de estado físico - água líquida passando para água gasosa) Químico: é aquele na qual ocorre alteração na estrutura íntima da matéria. Ex.: 4Fe + 3O2 Fe2O3 (Reações química - ferrujem do ferro)

Exemplos Enferrujamento do ferro A respiração dos seres vivos A fotossíntese realizada pelos vegetais clorofilados Combustão do etanol ou álcool comum Queda de um corpo Reflexão da luz em um espelho Dilatação dos corpos Mudança de estado físico

Propriedades da Matéria

Materiais de Laboratório

 

SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES DE MISTURAS HETEROGÊNEAS

Sólido-Sólido Catação: usando a mão ou uma pinça, separam-se os componentes sólidos.

Ventilação: o sólido menos denso é separado por uma corrente de ar.

Levigação: o sólido menos denso é separado por uma corrente de água Levigação: o sólido menos denso é separado por uma corrente de água. A levigação é usada, por exemplo, para separar areia e ouro: a areia é menos densa e por isso, é arrastada pela água corrente; o ouro, por ser mais denso, permanece no fundo da bateia.

Separação magnética: um dos sólidos é atraído por um ímã Separação magnética: um dos sólidos é atraído por um ímã. Esse processo é utilizado em larga escala para separar alguns minérios de ferro de suas impurezas.

Cristalização fracionada: todos os componentes da mistura são dissolvidos em um líquido que, em seguida, sofre evaporação provocando a cristalização separada de cada componente. A cristalização fracionada é usada, por exemplo, nas salinas para a obtenção de sais a partir da água do mar. A evaporação da água permite a cristalização de diferentes sais, sendo que o último a ser obtido é o cloreto de sódio (NaCl), usado na alimentação.

Dissolução fracionada: um dos componentes sólidos da mistura é dissolvido em um líquido. Por exemplo, a mistura sal + areia.

.

Peneiração: usada para separar sólidos constituintes de partículas de dimensões diferentes. São usadas peneiras que tenham malhas diferentes. Industrialmente, usam-se conjuntos de peneiras superpostas que separam as diferentes granulações.

. .

Fusão fracionada: Serve para separar sólidos, tomando por base seus diferentes pontos de fusão. Baseia-se, portanto, num aquecimento da mistura com controle da temperatura.

Flotação:utilizado para separação de sólidos que apresentam densidades diferentes em um determinado líquido. O sólido mais leve (menos denso) flutua no líquido. Um exemplo é separação entre serragem e areia, por adição de água.

 

Sublimação: é usada quando um dos sólidos, por aquecimento, se sublima (passa para vapor), e o outro permanece sólido. Exemplo: sal e iodo ou areia e iodo (o iodo se sublima por aquecimento). Obs.: As principais substâncias que podem ser separadas por sublimação são: o iodo, o enxofre e a naftalina (naftaleno).

 

Sólido-Líquido Decantação: a fase sólida, por ser mais densa, sedimenta-se, ou seja, deposita-se no fundo do recipiente Obs.: a separação das duas fases pode ser feita de duas maneiras: vira-se lentamente a mistura em um outro frasco; com o auxílio de um sifão, transfere-se a fase líquida para um outro frasco (sifonação)

  Centrifugação

Centrifugação: Processo utilizado para acelerar o processo de decantação, onde se aplica o aparelho denominado de centrifugador. Nele, devido ao movimento de rotação, as partículas de maior densidade, por inércia, são arremessadas para o fundo do tubo.

.  

Filtração Este processo é utilizado para separar uma fase sólida misturada à outra fase líquida. Consiste em separar um líquido das partículas sólidas que nele se encontrem em suspensão. O sólido fica retido através de uma superfície porosa, denominada filtro. No laboratório, a filtração de uma mistura heterogênea sólido – líquido, é realizada com um funil e um papel especial que funciona como papel de filtro. Este processo é denominado de filtração comum.

Filtração a vácuo A filtração por gravidade é, geralmente, um processo lento. No entanto, quando o sólido e o líquido formam uma mistura de difícil filtração, pode-se acelerar o processo através da filtração a pressão reduzida, chamada habitualmente de filtração a vácuo (filtração por sucção), que é feita utilizando-se um funil de Büchner acoplado a um frasco de Kitassato. A sucção do ar, com conseqüente redução da pressão, é feita por um outro aparelho, denominado trompa d’água.  

GÁS - SÓLIDO Decantação: a mistura passa através de obstáculos, em forma de zigue-zague, onde as partículas sólidas perdem velocidade e se depositam. Industrialmente, esse processo é feito em equipamento denominado câmara de poeira ou chicana.

Filtração de ar A mistura (sólido – gás) passa através de um filtro, onde o sólido fica retido. Este método de separação pode ser utilizado em casa, com um equipamento conhecido: o aspirador de pó. As partículas sólidas aspiradas junto com o ar são retidas no filtro.

SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS

SÓLIDO - LÍQUIDO Evaporação: a mistura é deixada em repouso ou é aquecida até o líquido (componente mais volátil) sofra evaporação. Esse processo apresenta um inconveniente: a perda do componente líquido.

Destilação simples: a mistura é aquecida em uma aparelhagem apropriada, de tal maneira que o componente líquido inicialmente evapora e, a seguir, sofre condensação, sendo recolhido em outro frasco.

 

LIQUIDO - LÍQUIDO Destilação fracionada: consiste no aquecimento da mistura de líquidos miscíveis (solução), cujos pontos de ebulição (PE) não sejam muito próximos.

GÁS - GÁS Liquefação fracionada: a mistura de gases passa por um processo de liquefação e, posteriormente, pela destilação fracionada. Obs.: Uma aplicação desse processo consiste na separação dos componentes do ar atmosférico: N2 e O2. Após a liquefação do ar, a mistura líquida é destilada e o primeiro componente a ser obtido é o N2, pois apresenta menor PE (-195,8 ° C); posteriormente, obtém-se o O2, que possui maior PE (-183 ° C).

Adsorção: Consiste na retenção superficial de gases. Alguma substâncias, tais como o carvão ativo, têm a propriedade de reter, na sua superfície, substâncias no estado gasoso. Uma das principais aplicações da adsorção são as máscaras contra gases venenosos.

Propriedades da Matéria

Elemento: Mulher - Símbolo: Mu - Descobridor: Adão - Peso Atômico: aceito com 50 Kg, mas, é sabido que varia de 45 a 130 kg (eu vi 200 kg em algumas fontes por aí), em bom estado a 25 ºC e 1 atm de pressão. - Ocorrência: quantidade excedente em toda a área urbana (bom...!), especialmente em shoppings centers.

PROPRIEDADES - Ponto de ebulição: ferve por nada - Ponto de fusão: congela sem razão; derrete se submetida a tratamento adequado. Pode reagir violentamente se abandonada

Estados da matéria: virgem e não-virgem Estados da matéria: virgem e não-virgem. - Sabor: amarga se usada incorretamente. - Ponto de Fulgor: pode explodir espontaneamente.

Possui afinidade com ouro, prata, platina e pedras preciosas Possui afinidade com ouro, prata, platina e pedras preciosas. - Capaz de absorver grande quantidade de materiais caros (roupas, jantares, casas, carros, etc.). - É o mais poderoso agente redutor de dinheiro que se conhece.

Extremamente barulhenta quando encontrada em grupo Extremamente barulhenta quando encontrada em grupo. - Insolúvel em líquidos, mas, com atividade molecular aumentada por saturação em álcool. - Cede com pressão quando aplicadas em pontos corretos.

ASPECTO: - Superfície geralmente recoberta por revestimento colorido ASPECTO: - Superfície geralmente recoberta por revestimento colorido. - Espécies puras tornam-se rosadas quando descobertas no estado natural. - Ficam verdes quando colocadas perante melhor exemplar.

LIGAÇÕES QUÍMICAS - Ideal para ser utilizada em cadeia simples com um Homem (Ho) através de uma ligação matrimonial (variante da ligação iônica que pode ser desfeita com eletrólise causada pela própria mulher), conforme modelo: Mu – Ho.

Fórmula Nociva ao Homem