Terminologia Definicao Construção Exemplos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JBanana.
Advertisements

Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
UNIPAC – ARAGUARI CAMPUS – IX PROF. EVERTON HIPÓLITO DE FREITAS
Redes de computadores I
Component-Based Frameworks for E-Commerce Agnaldo Kiyoshi Noda.
1.
Web Services Erika Hmeljevski Estefania Borm Leonardo Malagoli
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
Objetos Distribuídos Padrão CORBA
DAS Sistemas Distribuídos para Automação Industrial
Cristina F. F. Assunção Elderclei R. Reami Marcelo Knörich Zuffo
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
Configuração de manutenção
DSPACE x FEDORA Rodrigo Guerra Rio de Janeiro
Sistemas Distribuídos
Introdução a Arquitetura Orientada a serviços
Camada de Transporte: Portas, Sockets, Aplicações em Rede
Vortex 2005.
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos
Danilo Gleimar Rodrigo
Sobre o SE Documento SE Documento é responsável pelo gerenciamento corporativo de documentos que integra a tecnologia de workflow e visualização de conteúdo.
1 CRIA - Centro de Referência em Informação Ambiental Missão: promover a socialização do conhecimento científico visando a conservação e a utilização sustentável.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Catalogação Legível por Máquina (MARC)
Tópicos de Sistemas de Informação A
Web Services Uninorte Semana de Tecnologia da Informação
A autoria - II.
VITAL 26 de Abril Visionary Technology in Library Solutions V TLS I maging T echnology for A dvanced L earning Tecnologia de Imagens da VTLS para.
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
Conceitos de J2EE para a WEB
Projeto de Banco de Dados
Padrões de Projeto e Arquitetura em Camadas
Protocolos e o Modelo OSI
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas
Repositórios digitais para documentos arquivísticos
Definição A rigor, tudo o que pode ser armazenado eletronicamente pode ser chamado de software. Consideraremos aqui, como software, apenas os conjuntos.
Projeto de Arquitetura de Software Visão Geral
1 Segunda fase do projeto: Desenvolvimento do “Catálogo Virtual” Foco em Sistemas de Informação Desenvolvimento baseado no diagnóstico e na interação com.
Arquitetura de Desenvolvimento Web MVC vs. Three Tiers
CORBA Apresentação do Padrão CORBA Maurício Maron Mendes Ramiro Pereira de Magalhães
Tecgraf PUC-Rio Setembro de 2013 Introdução ao Openbus.
Da Introdução à Prática
Fabrica Um Engenharia de Requisitos Definição das Ferramentas, Modelos e Padrões.
Processos.
Padrão- MVC Model, View, Controller
Padrão Interoperável para Objetos de Aprendizagem
Padrões de Arquitetura
Diagrama de Componentes
Ferramentas de Suporte a MDD: Um Quadro Comparativo
© 2007 by Pearson Education ©Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 18 Slide 1 Reuso de Software.
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
Infra-Estrutura para Computação Distribuída
Objetos Distribuídos Frameworks Orientados a Objetos.
CloudSim Um framework para modelagem e simulação de infraestrutura e serviços de Computação em Nuvem.
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Servidores.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Programação para Aplicações WEB Profa. Semíramis Assis
Apresentação Assuntos : Grids OurGrid
Engenharia de Software com o RUP - Workflow de Requisitos
Versão 1 - julho/2013 Tecgraf PUC-Rio Novembro de 2013 Introdução ao OpenBus.
Desenvolvimento WEB II Ajax – Utilização de Frameworks Javascript Professora: Kelly de Paula Cunha.
YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.
Aplicativos para Web MVC Prof. Odair Indena Jr.
Introdução ao MS-Office Módulo Word. Word O Word é um processador de texto - programa usado para escrever no computador. Com ele, é possível criar desde.
Segurança de Rede Prof. Sales Filho Infra-estrutura de chaves públicas.
Levantamento de Requisitos – Simulação do Supermercado
Capítulo 4 Estrutura do Sistema Operacional
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Ciência da Informação Campus de Marília ARQUIVOS.
Transcrição da apresentação:

Terminologia Definicao Construção Exemplos Indice Terminologia Definicao Construção Exemplos

Terminologia Biblioteca eletronica Biblioteca digital Biblioteca virtual

Definicao Digital Library Federation (FDL) As bibliotecas digitais sao organizacoes que fornecem os recursos especializados pra selecionar, estruturar, oferecer acesso, interpretar, distribuir, conservar a integridade e assegurar a persistencia atraves do tempo de colecoes de trabalhos digitais para que estes estejam disponiveis de forma facil e economica para serem usados por uma comunidade determinada ou por um conjunto de comunidades. Waters, D.J.: What Are Digital Libraries? CLIR Issues, 4, 1998, http://www.clir.org/pubs/issues/issues04.html)

Construção Criar conjunto de componentes

Trabalhos relacionados Existem vários trabalhos na literatura que tratam da construção de conjuntos de componentes para criação de bibliotecas digitais

Construção Open Digital Libraries (ODL) Vantagens Baseado em arquivos abertos. Neste cenário, componentes se comunicam através de protocolos baseados em XML (XOAI). Vantagens Simplicidade: O protocolo de arquivos abertos é fácil e simples de entender. Abertura: O protocolo de arquivos abertos é de domínio público. Reuso: construir sistemas através de componentes leva ao reuso dos resultados.

Construção Fedora È um repositório extensível para armazenamento, gerenciamento e disseminação de objetos complexos e relacionamentos entre eles. A arquitetura é implementada como um serviço web(sistema de software desenhado para suportar interações entre aplicações de uma rede.

Construção OpenDLib Toolkit para criação de bibliotecas digitais, de acordo com os requisitos de um usuário. O toolkit são serviços que implementam a funcionalidade de uma biblioteca digital, fazendo poucas suposições sobre a natureza dos documentos armazenados Similar ao ODL, mais não usa o protocolo OAI Utiliza abordagem de componentes. Não utiliza a tecnologia de serviços web

Construção Greenstone Um dos pioneiros a adotar a abordagem de componentes Não utiliza arquivos abertos nem serviços web(penalizando a interoperabilidade) Uma das vantagens é que seu mecanismo de busca proporciona busca por palavra-chave e realiza compressão do arquivo invertido utilizado neste processo.

Descrição do projeto O repositório de dados, baseado na arquitetura Fedora, que também fornece serviços básicos de infra-estrutura, como um provedor de dados OAI e versionamento dos objetos. Serviços web, responsável por prover os serviços da biblioteca digital. Camada cliente, responsável pela interface com o usuário, envio de dados aos serviços web e tratamento da resposta retornada pelos mesmos. Neste trabalho, esta camada é composta por servlets Java, que executam transformações XSL (XSLT) nos dados retornados pelos serviços.

Bibliografia Varios artigos com autor Marcos Andre Goncalves (UFMG) Alberto H. F. Laender (UFMG) 1 Workshop em Bibliotecas Digitais