24 Fevereiro Debriefing Marcos R. Ymayo, MD, PhD Consultor - Jhpiego Fortalecimento dos Serviços Integrados de Saúde Sexual e Reprodutiva Curso de Prevenção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Hospital Central Aristharco Pessoa
Advertisements

Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
Planeamento Familiar Flávio Fernandes 5.º B N.º 9.
SERVIÇO DE ARQUIVO MÉDICO
Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Caism Unicamp
Aspectos éticos e legais dos arquivos médicos
Sistema de Rastreamento do Câncer de Mama
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
Total Care /Hospital Paulistano -Amil SP
Consultor do Empreender ...
Boas Práticas Clínicas Monitoramento do Estudo
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
ISCS-N CURSO INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS SAÚDE-NORTE
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Enfermaria Tisiologia Masculina 42 leitos
PROJETO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS
Professor Afiliado do Departamento de Ginecologia da FMABC.
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Como está a CPLP a formar profissionais habilitados para responder aos vários níveis de cuidados exigidos pelo VIH e outras infecções de transmissão sexual?
Projecto de Apoio ao Fortalecimento dos Serviços de Saúde Materna e Neonatal e à implementação das Actividades de Prevenção e Controlo do CA de Colo Uterino.
O fluxo de dados no SIS-MA
SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO FÍSICO PARA GESTANTES
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
1 MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PDRH Maputo, Outubro de 2011.
Metodologias de Intervenção Psicológica
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
PROCESSOS DE TREINAMENTO
MISSÃO LogicalMed Tempo é Vida.  Comissão de profissionais de Saúde que tem por missão proporcionar maior sobrevida as emergências médicas e parada cardiorespiratória.
Direcção Nacional de Recursos Humanos
Formação/Actualização de Formadores em COEB e CERN
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !
Encontro de Coordenação MISAU, 29 de Abril 2010
AUDITORIA DAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA SOB GESTÃO ESTADUAL
Saúde da Mulher Ações de 2010 e planejamento para 2011
SITUAÇÃO ACTUAL DO TARV EM ADULTOS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Humanização dos Cuidados de Saúde Iniciativa Maternidade Modelo
Imagens do Curso de Prevenção do Cancro do Colo Uterino e da Mama Integrado nos serviços de PF/SSR Zambézia, 1 a 6 de Fevereiro de 2010 Apoio organizacional,
Diretório Acadêmico Professor Alphonso Bovero. Quem é do DAPAB? “ São membros do Diretório Acadêmico todos os estudantes matriculados na FMJ, MEDICINA.
Ana Flavia Ribeiro Enfermeira Curitiba, 12 de Dezembro de 2011
SERVIÇO AMBULATORIAL DE REPRODUÇÃO HUMANA Zelma Pessôa MAIO
Formação em VIA e Crioterapia Integrados nos Serviços de SR/PF BEM VINDOS! Maputo, 14 a 19 de Setembro, 2009.
PLANO PARA O FORTALECIMENTO E EXPANSÃO DOS SERVIÇOS!
22 de Novembro de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Fórum experiências exitosas em 2013 Fórum experiências exitosas em 2013 Título da experiência:
CABO VERDE fim de um ciclo : II PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE LUTA CONTRA O VIH-SIDA
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
HPV Papilomavírus humano
Visita de Suporte à implementação do Plano de Trabalho do MCHIP em apoio ao Ministério da Saúde de Moçambique nas áreas da SMN e SR, incluindo a prevenção.
COORDENAÇÃO DE CENTRO DE PESQUISA
Microcefalia em Pernambuco
Programa Nacional de Prevenção e Controlo do Cancro do Colo Uterino e da Mama Moçambique, 23 Setembro 2009 Workshop para Supervisores Próximos passos.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
Gerenciamento de Reuniões Treinamento para o Segundo Vice-Governador de Distrito.
EPIDEMIOLOGIA MEDIDAS DE SAÚDE COLETIVA MÔNICA FONSECA 2014.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE Uma experiência em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro.
Filipa Pereira, ACS Isa Alves, ACS Teresa Costa, FCCN Maputo, Moçambique, de Novembro de 2009 II REUNIÃO DE COORDENAÇÃO BVS ePORTUGUÊSe.
IMPLANTAÇÃO DA NR 32 EM HOSPITAL PÚBLICO
INTRODUÇÃO A SAÚDE OCUPACIONAL
LAB ODONTO Evento 24 de maio 2016 Mudança é o processo no qual o futuro invade nossas vidas Alvin Toffler Mude antes de ser obrigado a fazê-lo Jack Welch.
Reunião de Partilha do CSTL da SADC 20 de Novembro de 2014 Southern Sun Hotel, Joanesburgo África do Sul Revisão da Estrutura MER do CSTL.
Transcrição da apresentação:

24 Fevereiro Debriefing Marcos R. Ymayo, MD, PhD Consultor - Jhpiego Fortalecimento dos Serviços Integrados de Saúde Sexual e Reprodutiva Curso de Prevenção do Cancro do Colo Uterino com foco nos procedimentos de Colposcopia e LEEP 21 a 26 de Fevereiro de 2010 MAPUTO, MOÇAMBIQUE

Preparação 16 a 19 de Fevereiro  16/Fev - Reunião de planeamento na Jhpiego –Consultores e Facilitadores  Apresentação do grupo  Planeamento de acções

Preparação 16 a 19 de Fevereiro 17 e 19/Fev - Hospital Central de Maputo: Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Serviço de colposcopia, Observação de procedimentos e cirurgias no bloco cirúrgico, coleta de material (prontuários, identificação da cultura local) 18/Fev - Hospital José Macamo: visita com a finalidade de conhecer os serviços, reforçar a identificação adequada de participantes e solicitação de colaboração (empréstimo de equipamentos) 18/Fev - Hospital de Mavalane: visita com a finalidade de conhecer os serviços, reforçar a identificação adequada de participantes e solicitação de colaboração (empréstimo de equipamentos)

 Reuniões na Jhpiego com a equipe de facilitadores  Elaboração do planeamento detalhado dos dias de curso  Desenvolvimento e montagem das estações práticas de trabalho na Jhpiego  Treinamento de colposcopia  Treinamento de LEEP/CAF  Organização e planeamento das aulas práticas no hospital  Sala de genitoscopia  Local para realização de LEEP/CAF (este procedimento tem sido realizado no HCM no bloco cirúrgico)  Elaboração e reprodução de parte do material didático  Planeamento de atividades  Discuss next steps Preparação 16 a 19 de Fevereiro

CURSO: 21 – 26 Fev 2010  Parte teórica: Escritório da Jhpiego  Práticas Clinicas: Hospital Central de Maputo  Participantes: 14 profissionais - médicos GO  Facilitadores – 06  2 HCM e 1 MISAU  3 Jhpiego

OBJECTIVOS GERAIS  Treinar profissionais dos serviços de referência de saúde reprodutiva para:  Fazer avaliação clínica de mulheres e indicar correctamente procedimentos para a prevenção e controlo do cancro do colo uterino, especialmente em mulheres HIV positivo  Realizar aconselhamento e os procedimentos de colposcopia, biópsia e LEEP/CAF  Manejar efeitos colaterais ou outros problemas relacionados com a biópsia de colo do útero e o LEEP/CAF  Organizar o serviço de referência para a prevenção do cancro do colo uterino  Rever normas e protocolos para os serviços de referência para a prevenção e controle do cancro do colo de útero

Programação 21 Fev Dom 22 Fev Seg 23 Fev Ter 24 Fev Qua 25 Fev Qui 26 Fev Sex Prática Clínica HCM Estações práticas e aulas JHPIEGO INTRODUÇAOINTRODUÇAO

Qualificação  O participante deverá demonstrar:  Conhecimento — aprovação em 80% no pós-teste  Habilidade – avaliado durante o curso nas práticas com modelo e práticas clínicas  Certificados de conclusão do curso

Práticas com Modelos

Resultados preliminares  4o. Dia de curso  Aulas teóricas e práticas com modelos anatómicos com 100% dos participantes envolvidos activamente  Procedimentos realizados nas práticas clínicas  Avaliação e aconselhamento para 18 mulheres  Tratamento de ITS para 5 mulheres  26 exames colposcópicos  13 biópsias dirigidas  4 LEEP/CAF

Prática Clínica Colposcopia e Biópsia

Prática Clínica LEEP/CAF

Recomendações  Estabelecer norma nacional de controle e prevenção do carcinoma do colo de útero  Estabelecer protocolos para as unidades de referência  Realizar visitas de seguimento e apoio técnico às unidades de referência  Reproduzir o curso a nível regional  Congregar e unir os profissionais para troca de experiências, consensos, estatísticas (Sociedade Local)

Recomendações  Assegurar fornecimento de material e manutenção dos equipamentos para os serviços  Realizar reunião de acompanhamento em 6 meses ou 1 ano para: diagnóstico da situação, revisão das normas e protocolos, estabelecer metas e treinar novos profissionais

Muito Obrigado Amanhecer em Maputo… Vista do Hotel Southern Sun