Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O nascimento da clínica e do paradigma psiquiátrico
Advertisements

Heloísa de Andrade Lins, Antonio Giovani Boaes Gonçalves.
O PARADIGMA DO CUIDADO E RECONHECIMENTO DO OUTRO
II Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA
Atuação do Psicólogo em Hospitais
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos
Revolução Francesa.
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
MANICÔMIOS & CONVENTOS
Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
Relacionamento Terapêutico
HOSPITAL JOÃO EVANGELISTA - HOJE
PSIQUIATRIA E SAUDE MENTAL
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Prof. Everton da Silva Correa
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
CIDADANIA.
Introdução à Psicossomática Abril de 2012
A Filosofia Hoje A filosofia atual começa com um afastamento do “EU” como chave para entender a realidade. O pensadores passaram a investigar as “estruturas”
HISTORIA DA ENFERMAGEM
Breve histórico da luta antimanicomial no brasil
O PAPEL DO MÉDICO NAS EQUIPES DE SAÚDE
Políticas Públicas de Saúde: O SUS E A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Universidade Federal do Vale do São Francisco Secretaria de Saúde de Juazeiro/BA PET- Ministério da Saúde Constituição do paradigma psiquiátrico clássico.
Protagonismo e Participação dos Usuários do Centro de Atenção Psicossocial Madeira Mamoré II na Política de Saúde Mental. Orientadora: Me. Arthelúcia M.
“POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS”
A História da Loucura – na história da humanidade
Evolução histórica do tratamento dado aos doentes mentais
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.
O Hospital Psiquiátrico: uma Instituição necessária.
Rede Substitutiva de Atenção Integral em Saúde Mental
da Loucura & da Psiquiatria
Disciplina : Psicopatologia Professora: Luciana Monteiro
Acompanhamento Terapêutico Maria do Rosário Dias Varella.
A Era Cristã da Enfermagem
História da Educação no Brasil
A dicotomia entre saúde e saúde mental
Professora: Curso: Graduação em Enfermagem A ORIGEM DA HOMEOPATIA NO BRASIL.
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
Psiquiatria Reformada
Contato: Copa da Inclusão Ed Otsuka - Ricardo Santoro - Renata Martins Brandão - Gabriela Felix Teixeira - Julia Shellard Corrêa -
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
INTRODUÇÃO AO CURSO DE PSIQUIATRIA FMIt
EPIDEMIOLOGIA HISTÓRICO DA EPIDEMIOLOGIA PRIMÓRDIOS
SIGMUND FREUD TEORIA PSICOSSEXUAL.
PROMOÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA e o Agente Comunitário de Saúde
ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DA PARALISIA FACIAL PERIFÉRICA POR ELETROACUPUNTURA DENTRO DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA EQUIPE: Enfermeiras.
periodização da vida como construção social
Politicas públicas e saúde mental Raphael Quadros de Abreu
CONTROLE SOCIAL ASPECTOS HISTÓRICOS.
Saúde mental.
HISTÓRIA DA PSICOPATOLOGIA
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
Histórico da Psiquiatria Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Curso de psicologia Disciplina: Psicopatologia I Profª Ms Andréa Campos Romanholi.
Disciplina : Psicopatologia Professora: Luciana Monteiro
DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM SERVIDORES PÚBLICOS Introdução Os transtornos mentais estão em contínuo aumento no mundo moderno. As doenças mentais causam mais.
A sociedade humana como objeto de estudo.
Professora: Kássia Luz Curso Técnico de Enfermagem 2012.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
PROJETO DE PESQUISA CAPA (POSTERIORMENTE) 1TEMA E PROBLEMA 2 QUESTÕES ORIENTADORAS 3 OBJETIVOS 4 JUSTIFICATIVA 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6 PROJETO DE SUMÁRIO.
Loucuras estigmas da sociedade
XXXIII ERESS – Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social
REFORMAS PSIQUIÁTRICAS
Profª: Letícia Lazarini de Abreu Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental.
Transcrição da apresentação:

Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental Profª: Letícia Lazarini de Abreu

Bibliografia Disponível na Biblioteca da UCB KAPLAN . H.I .& SADOCK . B.J. Compêndio de Psiquiatria .3 ed. Porto Alegre , 1997 Leituras complementares- Oferecidas pela docente ao longo do período.

Distúrbios Mentais - Histórico Gregos e Romanos Tolerância e Compreensão Cristianismo Idade Média ate a Idade Moderna -Cismas Teóricos: *Sem alma *Feitiços (demônios) * Dom (privilégio) Século XVIII Indignação pelo modelo de tratamento Francês Philippe Pinel (Pai da Psiquiatria) Algemas

Bethlem Royal Hospital O Bethlem Royal Hospital foi o primeiro hospital psiquiátrico, fundado em 1247 el Londres. Era famoso pela forma desumana como tratava os doentes e permitia que visitantes "pagantes" assistissem a "espetáculos" protagonizados pelos internos, como um verdadeiro circo de horrores.

Pinel Asilos Manicômios SÉCULO XIX O tratamento no manicômio: Deveria ser de reeducação do alienado; Em respeito às normas; Com desencorajamento das condutas inconvenientes. “A função disciplinadora do manicômio e do médico deve ser exercida como um perfeito equilíbrio entre firmeza e gentileza. Mais ainda, a permanência demorada do médico em contato com os doentes melhora seu conhecimento sobre os sintomas e sobre a evolução da loucura”, afirmava Pinel.

Tratamento humanizado Philippe Pinel = Primeiro a utilizar métodos humanizados no tratamento dos doentes, enquanto foi superintendente do asilo Bisêtre em Paris. Jean Baptiste Pussin, Enfermeiro, foi o primeiro a questionar a ausência de humanidade na atenção ao portador de sofrimento psíquico, removendo as amarras dos internos.

Início do século XIX releitura distorcida do tratamento moral de Pinel Utilização de medidas físicas e higiênicas como duchas, banhos frios, chicotadas, máquinas giratórias e sangrias. Doença moral passou também a ter uma concepção orgânica, de acordo com o pensamento de vários discípulos de Pinel. As técnicas de tratamento usadas pelos que defendiam as teorias organicistas eram as mesmas empregadas pelos adeptos do tratamento moral, todas com explicações e justificativas fisiológicas para sua utilização. Prevalência das teorias organicistas da doença mental= decorrentes de descobertas experimentais da neurofisiologia e da anatomia patológica. Sistema asilar = percebe-se uma institucionalização das relações lá exercidas,tornando-se um mundo à parte, afastando cada vez mais o indivíduo de suas relações exteriores.

"Eles são mais mal tratados que os criminosos; eu os vi nus, ou vestidos de trapos, estirados no chão, defendidos da umidade do pavimento apenas por um pouco de palha. Eu os vi privados de ar para respirar, de água para matar a sede, e das coisas indispensáveis à vida. Eu os vi entregues às mãos de verdadeiros carcereiros, abandonados à vigilância brutal destes. Eu os vi em ambientes estreitos, sujos, com falta de ar, de luz, acorrentados em lugares nos quais se hesitaria até em guardar bestas ferozes, que os governos, por luxo e com grandes despesas, mantêm nas capitais." (Esquirol, 1818, apud Ugolotti, 1949) A idéia de submissão do louco persistia.

O doente mental.... Eles constituem uma população específica, com perda da sua autonomia e vulneráveis não só em decorrência da própria doença que os afeta, mas também pela situação de abandono que muitas vezes se encontram. Formas de Tratamento já usadas: - Insulinoterapia de Sakel, - eletroconvulsoterapia de Ugo Cerletti, (ECT). A fundamentação teórica para estes procedimentos seria que uma desmontagem da estrutura psíquica proporcionaria uma reconstrução sadia. - a malarioterapia (paralisia geral) foi introduzida pela primeira vez no Brasil, no Hospital São Pedro, com grande sucesso na época.

HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS NO BRASIL A história oficial da psiquiatria no Brasil teve início com a chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro, em 1808, trazendo a bordo, “engaiolada”, a rainha D.Maria I. Sua Alteza havia sido considerada insana e afastada de suas funções; Os hospitais psiquiátricos no Brasil surgiram no final do século XIX; Influenciados pela psiquiatria francesa e pelo tratamento moral; O primeiro foi o Asilo Pedro II, no Rio de Janeiro fundado em 1853.

Pacientes começam a ser tratados como seres humanos dignos 1890 - Lei da Insanidade = – Somente pacientes com atestado médico poderiam ser admitidos num hospício; 1948 – Serviço Nacional de Saúde= Todos os hospitais passam ao Estado e são igualados em status e financiamento; Pacientes começam a ser tratados como seres humanos dignos

Década de 50 Lei da saúde Mental – 1959 = Abolição das diferenças entre doença mental e orgânica; Índice de alta hospitalar aumenta; Aprovada lei que mandava fechar os hospitais psiquiátricos; 1961 = Diminuição de necessidade de leitos em 3,3% para cada 1.000 hab 1976 = Diminuição de necessidade de leitos em 1,8% para cada 1000 hab.

1987- I Conferência Nacional de Saúde Mental ( Rio de Janeiro). A Premissa da Enfermagem Psiquiátrica era: Conter, Medicar, Vigiar 1970 – Movimento pró Reforma Psiquiátrica Brasileira 1987- II Congresso Nacional de Saúde Mental- (Bauru- S.P)- “ Por uma sociedade sem Manicômios.” 1987- I Conferência Nacional de Saúde Mental ( Rio de Janeiro).

Lei nº 10.216/2001 ( Paulo Delgado) A partir do ano de 1992, os movimentos sociais, inspirados pelo Projeto de Lei Paulo Delgado, conseguem aprovar em vários estados brasileiros as primeiras leis que determinam a substituição progressiva dos leitos psiquiátricos por uma rede integrada de atenção à saúde mental. 2001- Reforma Psiquiátrica no Brasil Lei nº 10.216/2001 ( Paulo Delgado)