III CONFERÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE DO PARANÁ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Advertisements

PLANO DE GESTÃO.
Atuação Fiesp/Ciesp em Fóruns Ambientais
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS 2008
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
Coordenadoria do Orçamento Participativo
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Conferência das Cidades Mato Grosso
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
IV Encontro Anual dos Sindicatos
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Objetivos Específicos:
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
REDE DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DO EMPRESARIADO
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
Marcha das Margaridas 2015 Principais Conquistas
Janeiro a Maio de OBJETIVO   Indicar diretrizes para a construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, em consonância com a Política Nacional.
CTR Nova Iguaçu.
OS DE SAÚDE C ONTRIBUIÇÃO: GERSON DOMONT PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DAS COMISSÕES DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO PARÁ.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Projeto: Construção da Política Nacional Ação: Socialização do Relatório Final da I CNDRSS: informações gerais Brasília/DF junho de 2009.
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
Quatro Encontros no final de 2007: -Corumbá/MS -Santana do Livramento/RS -Boa Vista/RR -Foz do Iguaçu/PR.
Comissão de EJA de Alagoas
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TERESINA
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO PARANÁ COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O CONTROLE SOCIAL Proposta de Capacitação para os Conselheiros de Saúde no Paraná.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Objetivos Específicos:
Curso “Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido”
Objetivo Formular uma Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para o Brasil Rural que contemple as diversidades sociais e regionais.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE SISTEMAS DE SAÚDE MUTIRÃO PARANAENSE DE CIRURGIAS ELETIVAS SETEMBRO
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL
Sistema Nacional do Meio Ambiente
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
Um mecanismo para a melhoria da qualidade dos gastos públicos. 06 de Janeiro de 2006.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL - 1ª CNSA Conselhos das Cidades, do Meio Ambiente e da Saúde Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
OFICINA COMO REALIZAR A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 03 de junho de 2013 REALIZAÇÃO: IBAMA – ASSOMASUL - IMASUL.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

III CONFERÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE DO PARANÁ

A Conferência Estadual do Meio Ambiente é um instrumento de educação ambiental e de democracia participativa, cumprindo as diretrizes preconizadas para o SISNAMA.

DIRETRIZES - Desenvolvimento Sustentável; - Transversalidade; - Fortalecimento do Sistema; - Controle e Participação Social.

COMISSÃO COORDENADORA ESTADUAL SEMA; IBAMA; UFPR; PUC -PR; REA-PR; MARCHA MUNDIAL DE MULHERES; ARPIN-SUL; CUT-PR; INSTITUTO ETHOS; VIA CAMPESINA; CEDEA; SOS BICHO; AMIGOS DAS ÁGUAS; FORUM LIXO E CIDADANIA; COOPEDUCAR; UBM; ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO PARANÁ, ANAMMA-SUL; GRUPO DE TRABALHO CLÓVIS MOURA; COPEL; SANEPAR; SINDI-SEAB; ARTICULAÇÃO DE MULHERES BRASILEIRAS; CONF. BRASILEIRA DE MULHERES;SEED;SECJ

APRESENTAÇÃO A III Conferência Estadual do Meio Ambiente tem como tema “Mudanças Climáticas”

” OBJETIVO GERAL F ormulação de políticas públicas de meio ambiente com ampla participação da sociedade.

” OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Contribuir para a construção da política e do Plano Estadual de Mudanças Climáticas; - Analisar e definir a institucionalização da Conferência Estadual do Meio Ambiente.

” SUB- TEMAS 1) Redução das causas Matriz Energética; Ordenam. Territorial; Resíduo e Transporte, em diferentes níveis de ação 2) Adaptação aos impactos Saúde; Recursos Hídricos; Biodiversidade e Vulnerabilidade Climática. 3) Educação Ambiental Educação transversal em todas as instâncias da sociedade. 4) Pesquisa Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas 5) Controle Social e Fortalecimento do SISNAMA.

” 13 Conferências Regionais Unidades Hidrográficas entre 20 de outubro e 15 dezembro de 2007 Conferência Estadual - Evento Final III CONFERÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE março de 2008 em Curitiba CONFERÊNCIAS NO ESTADO DO PARANÁ

” CALENDÁRIO CONFERÊNCIAS REGIONAIS 20/10 - Antonina (Litoral) 27/10 - Goioerê 09/11 - Cianorte e Francisco Beltrão 23/11 - Foz do Iguaçu 24/11 - Guarapuava e Cerro Azul (Vale do Ribeira) 01/12 - Ponta Grossa e Ivaiporã 08/12 - Jacarézinho 09/12 - Almirante Tamandaré (Curitiba e Região Metropolitana) 15/12 - Londrina e Maringá

” COMPOSIÇÃO DA CONFERÊNCIA 50% sociedade civil organizada; - associações de classe; sindicatos, ongs ambientais, movimentos sociais, escolas, universidades, comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, faxinais), etc % setor empresarial - pequenos empresários, empresários rurais, empresários industriais, etc % setor governamental - Prefeituras, Órgãos do Governo

” QUEM PARTICIPA ?? - Toda a população da Unidade Hidrográfica deve ser convidada; - Serão eleitos os delegados e delegadas que participarão da etapa estadual, na proporção da população da unidade hidrográfica.

” CRITÉRIOS PARA ESCOLHAS DE DELEGADOS E DELEGADAS PARA A III CONFERÊNCIA ESTADUAL - mínimo 30% de gênero; - proporcionalidade com a população da unidade hidrográfica; - percentual para a representação dos setores.

” CONTATOS III Conferência Estadual do Meio Ambiente Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos SEMA - Rua Des. Motta, Curitiba - PR. CEP Fone : (41) /