Ciências Humanas e suas Tecnologias - História

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
O romantismo I – Contexto Histórico.
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Vertentes Realistas.
Século XIX Educação Nacional.
REALISMO E NATURALISMO
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
A casa, uma parte de mim no mundo
ROMANTISMO.
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
Naturalismo William Bell Scott (1811 – 1890) – Ferro e Carvão.
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
MUNDO DO TRABALHO.
EDER.
Impressionismo.
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
Então vamos para a prova final!
Literatura Realismo A Apoteose da Razão
DESIGUALDADES SOCIAIS
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Belle Époque no Brasil Estudaremos como o Brasil absorveu os movimentos modernos de arte, que romperam com a tradição acadêmica. A Belle Époque foi mais.
REALISMO O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento.
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
REALISMO.
Revolução Industrial Slide já disponível em
Socialismo utópico e Socialismo Científico
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
REALISMO / NATURALISMO
A partir do século XVIII
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
REALISMO Revolução Industrial
Karl Marx e a Sociologia
Arte século XIX.
Prof. Esp. José Nilson Oliveira Silva
Prof. Edinaldo Ribeiro.
ROMANTISMO.
O que é a Indústria Cultural?
Arte Realista Introdução  Entre 1850 e 1900 surge nas artes européias
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
HISTÓRIA DA ARTE Prof. Esp. Ribamar II Corrêa 2010.
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
A REALIDADE E A ARTE: ENTRE 1850 E 1900 DESENVOLVEU-SE NA ARTE EUROPÉIA, PRINCIPALMENTE NA PINTURA FRANCESA, UMA NOVA TENDÊNCIA, RELACIONADA À CRESCENTE.
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
REALISMO.
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Acadêmicos: Franklin Schappo Rodrigo Balen Tarlan Renk.
Sociologia.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Karl Marx e o materialismo histórico
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - ARTE
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Trabalho Realizado por: -Jonas Costa nº13 -Luís Filipe nº14 Disciplina de Português Professora Cristina Pimentel.
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo,
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
Transcrição da apresentação:

Ciências Humanas e suas Tecnologias - História Ensino Fundamental, 8º Ano Arte e Filosofia frente ao Avanço Técnico e as Desigualdades Sociais

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais A euforia tecnológica propagada pela Revolução Industrial marcou o século XIX, tanto científica, filosófica como artisticamente. Para melhor compreensão dessas manifestações, devemos conhecer o cenário econômico, político e social após as maiores revoluções tecnológicas do mundo.

Leitura de imagens: O que demonstram? HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais Leitura de imagens: O que demonstram? Imagem: Eugène Delacroix / A Liberdade Guiando o Povo, 1830 / Museu do Louvre, Paris / public domain Imagem: Emile Bayard / Cosette / public domain Imagem: William Turner / Naufrágio, 1805 / Tate Gallery, Londres / domínio público

Novas formas de ver o mundo HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais Novas formas de ver o mundo A sociedade foi permeada por novas concepções filosóficas A arte buscou expressar essas mudanças

Como ficou o mundo depois das revoluções industriais? HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais Séculos XIX e XX Como ficou o mundo depois das revoluções industriais?

O que é revolução? Como ela ocorre? HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais O que é revolução? Como ela ocorre? Revolução é uma mudança ou transformação radical relativamente ao passado imediato, que pode ter lugar em distintos âmbitos (social, econômico, cultural, religioso, etc.) simultaneamente.  (http://conceito.de/revolucao)

O mundo foi palco de revoluções nos modos de produção HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais O mundo foi palco de revoluções nos modos de produção A Primeira Revolução Industrial ocorreu no século XVII, quando tem início a montagem de grandes fábricas, após o invento da máquina a vapor. A Segunda Revolução Industrial ocorreu no final do século XIX, com a utilização de gás e petróleo como fonte de energia e linhas de produção nas indústrias.

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais Na Primeira Revolução Industrial, o trabalho é assalariado e o trabalhador é pago por peça. Na Segunda Revolução Industrial, existe uma linha de montagem, e quem executa é o trabalhador em massa. Imagem: Autor desconhecido / disponibilizado por Sidonius / public domain Imagem: Linda Spashett Storye_book / Creative Commons Attribution 3.0 Unported

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais O uso da tecnologia revolucionou o sistema de trabalho da época e acarretou em alguns problemas Diminuição do trabalho artesanal e aumento da produção de mercadoria; Criação de grandes empresas com a utilização em massa de trabalhadores assalariados; Aumento da produção de mercadorias em menos tempo; Maior concentração de renda nas mãos dos donos das indústrias; Aumento do êxodo rural motivado pela criação de empregos nas indústrias; Aumento da poluição do ar com a queima do carvão mineral para gerar energia para as máquinas; Crescimento desordenado das cidades, gerando problemas de submoradias; Aumento das doenças e acidentes de trabalhos em função das péssimas condições de trabalho nas fábricas;

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais Esse fenômeno criou um quadro social excludente, permeado pela relação de poder.

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais A situação da classe trabalhadora na Inglaterra mostra um quadro cruel das condições de vida e de trabalho que se contradizem com o conceito de modernidade. Um quadro de pobreza e miserabilidade da classe trabalhadora, tanto a urbana como a rural.

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais Os avanços obtidos pela Revolução Industrial não tinham reduzido a miséria da maioria da população europeia Exploração do trabalho dos operários tornou-se fonte de enormes lucros para os capitalistas. Preocupados em pagar salários mais baixos, donos de fábricas empregavam muitas crianças. Moradias insalubres, alimentação muito pobre, ocorrência de doenças como cólera e tuberculose faziam parte do cotidiano dos operários. Imagem: Lewis Hine / National Child Labor Committee collection

O que isso significa? A tecnologia vai definir HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais O que isso significa? Nova forma de vida, novas relações de trabalho dentro e fora das fábricas, dos lares e das cidades. A tecnologia vai definir

Reações de Pensadores e Teorias HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais Reações de Pensadores e Teorias Nesse contexto, surgem as teorias contra o capitalismo, dentre elas o Socialismo Científico de Karl Marx e Engels, representada pela Obra O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária. Depois Marx publica o livro O Capital, no qual mostra todos os defeitos do Capitalismo, incluindo o conceito de mais-valia.

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais “Os proletários nada têm a perder ... a não ser as correntes que o aprisionam. Têm um mundo a ganhar”. Karl Marx http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/manifestocomunista.pdf

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais Karl Marx Filósofo alemão, idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, economista, cientista social e revolucionário socialista. http://www.suapesquisa.com/biografias/marx/ Imagem: Autor desconhecido / disponibilizado por Tets / public domain

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais Como pensava Karl Marx? 1) A classe trabalhadora deveria unir-se para derrubar os capitalistas; 2) Aniquilar as características abusivas desse sistema; 3) O sistema capitalista era responsável pelas grandes diferenças sociais. http://www.suapesquisa.com/biografias/marx/

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais Friedrich Engels Engels ataca a classe burguesa, apontando os aspectos imorais e desumanos de um sistema econômico e social em que tudo tende a se transformar em mercadoria, em riqueza e em miséria. www.suapesquisa.com.biografias/engels.htm Imagem: Autor desconhecido / disponibilizado por ArtMechanic / public domain

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais Marx e Engels Capa do Manifesto do Partido Comunista O socialismo científico foi criado por Marx e Engels; na obra “O Manifesto Comunista”, defenderam a organização dos trabalhadores e sua intervenção na luta política. Imagem: Friedrich Engels, Karl Marx / GNU Free Documentation License

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais E a arte???? Na esfera artística, o individualismo e o ritmo frenético dos ambientes urbanos impulsionaram a criação de novos movimentos. O Romantismo criticava as mudanças da sociedade industrial e buscava o refúgio na vida próxima à natureza e a exaltação dos sentimentos amorosos. Muitos dos participantes dessa corrente também atacavam o mundo em que viviam tecendo obras em que o drama e a opressão das camadas populares eram costumeiramente representadas.

A sensibilidade romântica HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais A sensibilidade romântica Nas primeiras décadas do século XIX, o Romantismo surgiu como nova forma de comportamento, de pensamento político e social, e de criação artística e literária, apresentando 3 características: A rebeldia, manifestada contra a destruição da paisagem, da degradação das novas cidades, do modelo clássico de beleza. A nova visão de mundo e do ser humano, na defesa da superioridade do sentimento, da imaginação, valorizando a utopia. A nova atitude diante da natureza consistiu em um sentimento de comunhão com ela. http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX. O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, por intermédio dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América. As características principais desse período são: valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, nacionalismo e história. http://www.suapesquisa.com/romantismo/romantismo.htm

O romantismo nas Artes Plásticas HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais O romantismo nas Artes Plásticas http://www.suapesquisa.com/romantismo/romantismo.htm Gênero Artistas Características Pintura Eugene Delacroix, Gericault, Francisco Goya, Caspar David Friedrich, Jonh Constable , Turner Expressão de sentimentos extremos, apaixonados ou melancólicos. Atribuição de emoções humanas à paisagem, atmosfera e ambientes de mistério e poesia. Movimento, ação e até mesmo violência dominavam as cenas.

A obra-prima: Francisco Goya - Saturno devorando seus filhos HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais A obra-prima: Francisco Goya - Saturno devorando seus filhos Retrata  um gigante voraz com olhos abertos, lunáticos, enfiando o corpo  dilacerado, decaptado do seu filho no papo. Esse quadro foi pintado nos últimos anos de vida do artista, e está diretamente relacionado com os conflitos internos da Espanha durante o reinado absolutista de Fernando VII. Segundo a Mitologia Romana, Saturno era o Deus da agricultura. Na Mitologia Grega, identifica-se com o Deus Cronos. Saturno era filho de Urano, o Deus dos Céus, e de Gaia, a Deusa da Terra. A pedido de sua mãe, mutilou o Pai com uma foice, castrando-o e atirando o órgão do pai ao mar, obtendo assim todo o Poder. Contudo, anteviu-se que um dia mais tarde um dos filhos de Saturno iria conseguir tomar o seu lugar e, por esse motivo, Saturno devorou todos os seus filhos. (http://mehitabel-bia.blogspot.com.br/2007/05/saturno-comer-um-de-seus-filhos-este-um.html Acesso 10/06/12) Imagem: Francisco de Goya / public domain

O Romantismo na Literatura HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais O Romantismo na Literatura http://www.suapesquisa.com/romantismo/romantismo.htm Gênero Artistas Características Literatura Goethe, Byron, Coleridge, Wordsworth, Walter Scott, Victor Hugo Crítica à industrialização, valorização das relações entre o artista e a natureza. Usavam e abusavam das metáforas, palavras estrangeiras, frases diretas e comparações. Os principais temas abordados eram: amores platônicos, acontecimentos históricos nacionais, a morte e seus mistérios.

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais Walter Scott Considerado o criador do romance histórico, cujo enredo se baseia na pesquisa e na reconstrução de dados e fatos do passado. Imagem: Henry Raeburn / Retrato de sir Walter Scott ,1822 / public domain.

O Romantismo na Música HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais O Romantismo na Música http://www.suapesquisa.com/romantismo/romantismo.htm Gênero Artistas Características Música Beethoven, Schumann, Chopin, Brahms Busca do infinito e da perfeição, valorização da liberdade de expressão, das emoções (amor, felicidade, tristeza).

O Realismo: visão fria e real HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais O Realismo: visão fria e real Na segunda metade do século XIX, foi o estilo predominante tanto na literatura quanto na pintura. Ao contrário dos românticos, os artistas realistas se dedicavam a temas de sua própria época e da realidade cotidiana. Imagem: Gustave Courbet / Os cortadores de pedras / public domain .

Que cenas são apresentadas nas imagens? HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais Que cenas são apresentadas nas imagens? Imagem: Honoré Dumier / A lavadeira / Museu do Louvre/ Public domain Imagem: Jean-François Millet / Pastora com seu rebanho ,1864 / Museu de Orsay /Public Domain

Gosto pelos detalhes: lentidão na narrativa. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais Veracidade: Demonstra o que ocorre na sociedade sem ocultar ou distorcer os fatos. Contemporaneidade: descreve a realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade. Retrato fiel das personagens: caráter, aspectos negativos da natureza humana. Gosto pelos detalhes: lentidão na narrativa. Amor: a mulher objeto de prazer/adultério. Denúncia das injustiças sociais: mostra para todos a realidade dos fatos. Determinismo e relação entre causa e efeito: o realista procurava uma explicação lógica para as atitudes das personagens, considerando a soma de fatores que justificassem suas ações. Na literatura naturalista, dava-se ênfase ao instinto, ao meio ambiente e à hereditariedade como forças determinantes do comportamento dos indivíduos. Linguagem próxima à realidade: simples, natural, clara e equilibrada. http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo

Principais representantes do Realismo HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais Principais representantes do Realismo Um dos principais pintores realistas foi o francês Gustave Coubert. Com obras que chocaram o público pelo alto grau de realismo e pelos temas sociais, esse artista destacou-se com as seguintes telas: Os Quebradores de Pedras e Enterro em Ornans. Outros importantes pintores deste período foram: Honoré Daumier, Jean-François Millet e Édouard Manet. http://www.suapesquisa.com/realismo/

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais REALISMO NO BRASIL Literatura Na literatura brasileira, o realismo manifestou-se principalmente na prosa. Os romances realistas tornaram-se instrumentos de crítica ao comportamento burguês e às instituições sociais. Muitos escritores românticos começaram a entrar para a literatura realista. Os especialistas em literatura dizem que o marco inicial do movimento no Brasil é a publicação do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. Nessa obra, o escritor fluminense faz duras críticas à sociedade da época. http://www.suapesquisa.com/realismo/

E o movimento impressionista? HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais E o movimento impressionista? Foi um movimento artístico que surgiu na pintura europeia do século XIX. Entre os principais expoentes do Impressionismo estão Claude Monet, Edouard Manet, Edgar Degas, Auguste Renoir e Camille Pissarro . Podemos dizer ainda que Claude Monet foi um dos maiores artistas da pintura impressionista da época.

O que caracteriza os impressionistas? HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais O que caracteriza os impressionistas? rompe completamente com o passado; inicia pesquisas sobre a óptica / efeitos (ilusões) ópticas; é contra a cultura tradicional; pertence a um grupo individualizado; falam de arte, sociedade, etc: não concordam com as mesmas coisas porém discordam do mesmo; vão pintar para o exterior, algo bastante mais fácil com a evolução da indústria, nomeadamente, telas com mais formatos, tubos com as tintas, entre outras coisas. http://pt.wikipedia.org/wiki/Impressionismo Imagem: Montagem feita por Niki K. Utilizando as seguintes imagens: (a) Édouard Manet / Paris / public domain . (b) Édouard Manet / Metropolitan Museum of Art / public domain. (c) Édouard Manet / Alte NationalgalerieLink back to Institution infobox template / public domain.

A fotografia, arte que impressiona HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Arte e Filosofia frente ao avanço técnico e às desigualdades sociais A fotografia, arte que impressiona A invenção da fotografia e da máquina fotográfica no século XIX, com base na técnica de gravação de imagens com a luz do sol, permitiu olhar a natureza e a realidade de uma forma totalmente nova. Sugestão de atividade: Organizar um ensaio fotográfico a respeito das condições de trabalho e sobre os movimentos de trabalhadores no Brasil atualmente.

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   3A Emile Bayard / Cosette / public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ebcosette.jpg?uselang=pt-br 04/09/2012 3B Eugène Delacroix / A Liberdade Guiando o Povo, 1830 / Museu do Louvre, Paris / public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Eug%C3%A8ne_Delacroix_-_Liberty_Leading_the_People_%2828th_July_1830%29_-_WGA6177.jpg?uselang=pt-br 3C William Turner / Naufrágio, 1805 / Tate Gallery, Londres / domínio público http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Joseph_Mallord_William_Turner_076.jpg?uselang=pt-br 03/09/2012 8A Linda Spashett Storye_book / Creative Commons Attribution 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ABradford_Industrial_Museum_032.jpg 8B Autor desconhecido / disponibilizado por Sidonius / public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ABild_Maschinenhalle_Escher_Wyss_1875.jpg 12 Lewis Hine / National Child Labor Committee collection http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AMill_Children_in_Macon.jpg 16 Autor desconhecido / disponibilizado por Tets / public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Marx_old.jpg 18 Autor desconhecido / disponibilizado por ArtMechanic / public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Engels.jpg 19 Friedrich Engels, Karl Marx / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Communist-manifesto.png

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   24 Francisco de Goya / public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Francisco_de_Goya,_Saturno_devorando_a_su_hijo_%281819-1823%29.jpg 04/09/2012 26 Henry Raeburn / Retrato de sir Walter Scott ,1822 / public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sir_Walter_Scott_-_Raeburn.jpg 28 Gustave Courbet / Os cortadores de pedras / public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gustave_Courbet_040.jpg 29A Honoré Dumier / A lavadeira / Museu do Louvre/ Public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Honor%C3%A9_Dumier_A_lavadeira.jpg 29B Jean-François Millet / Pastora com seu rebanho ,1864 / Museu de Orsay /Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jean-Fran%C3%A7ois_Millet_Pastora.jpg 34 montagem feita por Niki K / public domain / utilizando as seguintes montagens http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Impressionism_manet.jpg 34A Édouard Manet / Paris / public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Edouard_Manet_024.jpg 34B Édouard Manet / Metropolitan Museum of Art / public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Edouard_Manet_-_Mlle_Victorine_Meurent_in_the_Costume_of_an_Espada.JPG 34C Édouard Manet / Alte NationalgalerieLink back to Institution infobox template / public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Edouard_Manet_065.jpg