O QUE É SOCIALIZAÇÃO? Fernanda Henrique, aluna do Curso de Ciências Sociais – UFPR – bolsista do PET.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Advertisements

A HISTÓRIA DE ÉMILE DURKHEIM
Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
DURKHEIM E O MÉTODO SOCIOLÓGICO
Sociologia Émile Durkheim ( ).
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
David Émille Dhurkheim.
1.2 – Pessoa e cultura.
MITO: VERDADE OU MENTIRA?
O que é uma instituição social?
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
Émile Durkheim Os fatos sociais.
Profª: Gabrielle Bertolli
ANTECEDENTES E HISTÓRICO A MUDANÇA ESTRUTURAL A GRANDE TRANSIÇÃO
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
Estudo da pág. 31 a 38. FARAONI,Alexandre.Sociologia no ensino médio:volume único – 1º ed. – São Paulo: Edições SM,2010. – Coleção Ser protagonista.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
LOCAL: Centro Espírita “LAR DE MARIA”
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Émile Durkheim (15/04/1858 – Epinal – França morre em Paris)
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
VIDA, OBRAS E CONCEPÇÕES
Segundo Émile Durkheim
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Didática: organização do trabalho pedagógico
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Blog do curso: edspraca.wordpress.com
Emile Durkheim e o fato social
A sociologia de Émile Durkheim
SILVANA BERBEL FERNANDES
Sociologia geral Introdução.
INSTITUIÇÕES SOCIAIS: A Escola Prof. Lucas Villar
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Durkheim.
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Sociologia Clássica e Educação II
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
ÉTICA GERAL Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha.
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Musica Technologic... Música :10
Émile Durkheim (1858 – 1917).
Émile Durkheim
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
Socialização.
Módulo 5 – instituições sociais e consciência coletiva
Socialização e sociedade da informação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS Augusto Rocha; Caroline Guedes; Maria Elvira; Mariana Vecchia;
A educação como processo social
Ética.
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Padrões de controle.
Aula 2 Liberdades individuais e coerção social Os primeiros estudos sociológicos A escola sociológica francesa Émile Durkheim (1858 – 1917) Considerado.
Introdução ao pensamento sociológico
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
A sociologia de Durkheim Luciano Mendes. Èmile Durkheim (1858 – 1917) Nasceu em Épinal, região nordeste da França; Formou-se em filosofia na École Normale.
Transcrição da apresentação:

O QUE É SOCIALIZAÇÃO? Fernanda Henrique, aluna do Curso de Ciências Sociais – UFPR – bolsista do PET.

O pai do conceito Émile Durkheim, nascido na cidade francesa de Épinal em 15 de abril de 1858, é considerado o fundador da sociologia enquanto ciência autônoma, ou seja, ciência que apresenta objeto e método próprios. Autor de diversas obras consagradas como clássicas do pensamento sociológico, Durkheim elaborou conceitos fundamentais para a disciplina como por exemplo a ideia de “fato social” e “socialização”.

O que é fato social? Para entendermos o conceito de “socialização” é necessário antes apresentar a noção de FATO SOCIAL. Fato social é toda forma de agir, pensar e sentir que são externas aos indivíduos e internalizadas por eles de forma imperativa. Externas porque já existem antes de o indivíduo nascer – e continuará existindo após ele morrer – e imperativa porque caso o indivíduo não siga as maneiras preestabelecidas de conduta, ele poderá sofrer sanções ou punições de diversos tipos: jurídico, econômico, moral ou cultural.

Seria o caso, por exemplo, de uma pessoa que ao invés de chorar, desse risada num funeral. Há uma conduta específica que o indivíduo deve utilizar e a qual os outros esperam que ele utilize. Rir, num velório, provavelmente seria motivo para que retirassem a pessoa do local e a punissem com olhares enviesados e comentários a respeito de seu comportamento. Outro exemplo é se uma pessoa sair à rua sem roupas. Ela poderá responder judicialmente por atentado ao pudor, e ainda ser julgada moralmente pelos outros: pode ser considerada louca ou mal educada. A atitude seria considerada errada e fora dos padrões de conduta.

Dessa forma... Socialização é o APRENDIZADO dessas maneiras de agir, pensar e sentir. Durkheim nos mostra que a família é a primeira instituição responsável por esse aprendizado – socialização primária – e que a escola é a segunda – socialização secundária.

A família e a escola em “De repente, nas profundezas do bosque” A partir do conceito de socialização, podemos pensar que Amós Oz nos apresenta a família como irradiadora de valores que serão contestados na escola: os animais existiram na aldeia ou não? A escola é apresentada como a possibilidade de reflexão dos alunos acerca dos valores e ideias que os circundam; ou seja, que lhes são ensinados.

Referências DURKHEIM, E. As Regras do Método Sociológico. Martins Fontes, 2007, São Paulo. OZ, A. De repente, nas profundezas do bosque. Cia. Das Letras, 2007, São Paulo. http://www.google.com.br/images