Como o seu aluno com deficiência visual conseguirá ler os textos disponibilizados em sua disciplina ?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exemplos de: Elsevier – Science Direct Nature HighWire Press
Advertisements

Microsoft Power Point Profa. Jiani Cardoso
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
Assessoras: Flora Maria Helena. COMO COMEÇOU: O primeiro Wiki foi proposto e publicado em 1995 por Ward Cunningham que o denominou WikiWikiWeb, ficando.
Imprimir apresentações em diversos formatos
PARA ADICIONAR UM VÍDEO
Tutorial Edição de Imagem Microsoft Office Picture
Melhor Gestão, Melhor Ensino Ciências
Seis perguntas sobre o Wiki
Universidade Federal de Minas Gerais
POWER POINT O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao
Tutorial de utilização do
1 Editor de Equações Com a opção Create New activada, seleccione a aplicação Microsoft Editor de Equações 3.0, da listagem que surge na caixa de diálogo.
BR.OFFICE IMPRESS E MICROSOFT OFFICE POWER POINT 2003
WIKISPACES.
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
Personalizando Tabelas
Informática 2° Bimestre Luiz Antônio.
Orientações para PowerPoint
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
Como criar uma conta no Gmail e publicar vídeo no YOUTUBE?
Animações no Power Point
Formatação de parágrafo
Criando Apresentações
Colocando botões e ações

Trabalhar com contagens de palavras em seu documento j então pressione F5 ou clique em Apresentação de Slides > Do Início para iniciar o curso. Na barra.
TUTORIAL.
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA – Aula 5
OAIster. A OAIster disponibiliza textos completos de artigos, dissertações, teses, imagens, vídeos e arquivos de áudio em várias línguas abrangendo todas.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central Centro de Processamento de Dados Comissão de Automação Emissão de Relatório de Produção Intelectual.
Tutorial de uso EBSCOhost: Pesquisando temas de Tecnologia.
Aplicações Pedagógicas da Aquisição e Tratamento de Imagem
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
Microsoft Word 2010 Dicas e Recursos.
POWER POINT.
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Passo a passo para a sua adesão ao Incentivo É Contigo 2013
Como instalar e utilizar a ferramenta Google Drive
POWER POWER POINT POINT.
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Aula de Word Básico Séries Iniciais.
Word Professor: Leandro Crescencio
CONFIGURANDO TRABALHO NO WORD 2003 a 2007 (NORMAS DA ABNT)
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
Sala de Aula Virtual Olá, Aqui você encontrará instruções para acessar e configurar sua sala de aula virtual. Leia atentamente e siga todas as instruções.
Como criar grupo no Facebook
Microsoft Office Publisher 2007
Tutorial Planejador de aulas
Passo – a – passo : Configurando o arquivo para impressão
Projeto Office 365. Projeto Office 365 Manual para download dos documentos do Google Drive Para que você não perca seu documentos durante a mudança.
Adobe Photoshop É um software usado para edição de imagens, at é considerado principalmente pelos fotógrafos um dos melhores editores de imagens. O.
SEMI PESADO Entre no menu do telefone.
IMAGENS As imagens devem ser escaneadas (digitalizadas) com resolução de 300 DPI. Abaixo disso são reproduzidas com baixa qualidade. Acima disso o jornal.
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
MENU ARQUIVO Comando Imprimir Imprimi o documento atual # Impressora
Tutorial de como criar uma conta no Gmail (Para quem já tem uma conta Gmail, seguir para o Slide 7)
Automação de Escritório II
Automação de Escritório II Excel
WIKISPACE Tutorial. Índice TópicoSlide Cadastramentoslide 3 Informações iniciaisslide 4 Edição básicaslides 5 – 7 Inserção de arquivos e imagensslides.
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
Como Criar um Curso Utilizando o Editor de Aulas Viviane Guimarães Ribeiro.
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
Formatando trabalhos no Writer PROF. ANDRÉ APARECIDO DA SILVA Disponível em:
Fechamento de arquivos. Em file selecione Print Booklet.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade SALVANDO.
PROF. DR. DIVINO IGNÁCIO RIBEIRO JR DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO - FAED EndNote X5 – Gerenciador de Referências Bibliográficas.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Transcrição da apresentação:

Como o seu aluno com deficiência visual conseguirá ler os textos disponibilizados em sua disciplina ?

Formato PDF Desenvolvido em 1993 pela Adobe Systems; Pode ser gerado a partir de diversos formatos como: ODF (libre office) e DOC (Microsoft Word), arquivos de imagem (JPG), etc; Seu principal atrativo e benefício é sua flexibilidade, devido o fato de reproduzir os arquivos neste formato em qualquer plataforma sem alterações;

PDF A partir dos leitores de tela já mencionados, podemos utilizar o PDF como um aliado tanto para os alunos quanto aos professores, pois a ideia fundamental destes softwares é trabalhar em conjunto com o sistema operacional do dispositivo e sintetizar em voz, todas as informações em texto apresentadas nos documentos.

PDF – Documento físico Como destacado, todas as informações devem estar condicionadas como texto e é neste ponto que encontramos algumas barreiras para a acessibilidade. Quando utilizamos um scanner para digitalizar um texto, este geralmente é gerado no formato de imagem, impossibilitando o reconhecimento feito pelos leitores de tela.

OCR A conversão deste arquivo de imagem para texto se da por meio do reconhecimento ótico de caracteres (OCR). Esta ferramenta possibilita a obtenção de um arquivo de texto editável a partir de papéis escaneados, arquivos PDF e imagens capturadas com câmeras digitais. A maioria dos conversores OCR são pagos, mas encontramos algumas alternativas para facilitar e possibilitar a conversão de documentos.

OCR Por meio do Google Drive, temos acesso de forma gratuita a esta ferramenta e em poucos passos conseguimos tornar um documento mais acessível ao aluno.

A – Faça login no gmail. O aluno e o professor devem criar ou acessar com login e senha.

B – Acesse o Google Drive. No canto superior direito da tela, acesse o menu aplicativos e selecione o “Drive”.

C – acesse as configurações do Google Drive Ao entrar no “Drive”, dirija-se ao canto superior direito da tela e selecione as configurações do Google Drive (engrenagem) Em seguida, selecione upload settings e ative a função “Convert text from uploaded PDF and image files”

D – Faça o Upload do arquivo No canto superior esquerdo da tela, acesse a função upload.

D – Faça o Upload do arquivo Selecione “Files” e busque pelo arquivo desejado.

D – Faça o Upload do arquivo Após você selecionar o arquivo, aparecerá no canto inferior esquerdo da tela a confirmação do upload do arquivo.

E – Abra o arquivo Ao abrir o arquivo após o upload você notará que ele se tornou editável.

F – Salve o arquivo como PDF. Clique na função print (impressora) ou utilize o Ctrl+P)

F – Salve o arquivo como PDF Clique em alterar e selecione salvar como PDF. Depois apenas clique em salvar e selecione o local desejado para arquiva-lo.

PDF – Editor de texto Ao fazer o uso de editores de texto como o word, não necessitamos recorrer a tecnologia do OCR para tornar o PDF mais acessível aos alunos, pois estes já estão no formato de texto, sendo então possível utilizar leitores de tela para realização de sua leitura.

PDF Uma outra regra que devemos sempre nos atentar, é quando queremos salvar um documento Word em PDF. Quando a caixa “salvar como” for aberta, clique em “opções”.

PDF Selecione a opção “Marcas estruturais do documento para acessibilidade e clique em ok”. A partir deste momento todas As marcações de acessibilidade não perderão o caminho caso quando forem salvas.

PDF – Edição gráfica Neste tópico devemos nos atentar a portabilidade existente entre as plataformas a serem trabalhadas, pois alguns produtores de texto como os de edição gráfica podem não oferecer os mesmo recursos de acessibilidade que o formato PDF.

PDF Por fim devemos nos atentar a estruturação do texto, pois o formato PDF é uma ferramenta para aumentar a acessibilidade do aluno ao conteúdo, porém se o texto não for estruturado e conter todas as marcações como de título, subtítulo, cabeçalho, rodapé, citações, sumário, entre outros, esta acessibilidade fica comprometida devido a dificuldade de compreensão do conteúdo apresentado.

Bibliografia / Fontes http://elearning.up.pt/wp-content/uploads/2014/07/PDF_novoDocumento.pdf