WEBER E OS TIPOS DE DOMINAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma visão geral da vida em sociedade
Advertisements

BUROCRACIA AMBIGÜIDADE DO TERMO:
Sociologia Émile Durkheim ( ).
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
Abordagem estruturalista
A contribuição de Max Weber
O ELITISMO COMPETITIVO DE WEBER
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
(AULA 8) - 3. As instituições da administração pública
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
MAX WEBER ( ).
A Contribuição de Weber O imperativo da racionalidade
Max Weber Os tipos ideais.
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS A FAMÍLIA A ESCOLA A RELIGIÃO O ESTADO
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
Abordagem Estruturalista da Administração
Curso de Pós-Graduação Gestão Social de Políticas Púbicas UNISUL - Campus Tubarão Profª. Ms. Silvana Marta Tumelero.
Escola Superior de Guerra
Weber: Dominação legal (Obediência as regras e não a pessoa)
“Psicossociologia das Organizações”
AULA 1 – Relações de Poder (Cap 21, pág 267)
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Aula semana 15, 16 e 17 Poder e autoridade nas organizações
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
Prof. Ivã da Cruz de Araujo Aula 03
E o Espírito do Capitalismo
Max Weber ( ): a autoridade carismática na política
Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof Juliana Grigoli.
Homem, Cultura e Sociedade
Princípios Gerais de Administração
ABORDAGEM BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Instituição que detém o poder político
Burocracia O sistema de garantias é uma criação humana, um modelo ideal, dentro de uma concepção política do funcionamento da sociedade em relação a.
Burocracia.
O Individualismo Metodológico
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
Que sociologia política é essa?
MAX WEBER. Tipo Ideal Tipo Ideal Construção mental acerca de um tipo “puro” de comportamento, feita na cabeça do investigador, a partir de vários exemplos.
Tipos Puros de Dominação Legítima
Max Weber e as ações sociais
O ESTADO NÃO SOMENTE TEM PODER MAS ELE É UM PODER.
O PODER NAS ORGANIZAÇÕES
Unidade VI Perspectiva do Poder
Prof. Paulo Barreto A Teoria da Burocracia. Principais Aspectos 1- A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas,
Moral e Direito.
Afinal, o que é política? Definição geral Pode ser pensada como negociação para compatibilizar interesses; Pode estar relacionado com o que diz.
Estrutura e Dinâmica Social
Servidor como Agente da Ação Estatal
Max Weber Introdução. Sociologia Compreensiva. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Tipologia da Ação Social.
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
31/03/2009 “Festa” pelo golpe de 1964 cria polêmica no Rio de Janeiro
DIREITO ADMINISTRATIVO I Prof. Anderson Rosa 2015 / 2.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
TGAI1 A BUROCRACIA É A ORGANIZAÇÃO RACIONAL E EFICIENTE POR EXCELÊNCIA MODELO BUROCRÁTICO DAS ORGANIZAÇÕES MAX WEBER – INGRESSOU COM DEZOITO.
A SOCIEDADE ANÁRQUICA HEDLEY BULL
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
Prof. Gabriela LottaEDS Aula 4: Weber, a Política e a Burocracia, os Tipos de Dominação Estrutura e Dinâmica Social.
ESTADO DE DIREITO INTRODUÇÃO.
Weber | «Individualismo metodológico»
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
Padrões de controle.
Weber e a Burocracia Luciano Thomé e Castro. Introdução: Weber Importante cientista social e jurista alemão. Na década de 20 publicou estudos sobre o.
Max Weber Luciano Mendes.
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Transcrição da apresentação:

WEBER E OS TIPOS DE DOMINAÇÃO Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof. Juliana Grigoli

Na Atividade Política: Teoria Sociológica II TIPOS DE DOMINAÇÃO: Na Atividade Política: Se define pelo fato de se desenrolar no interior de um determinado território. Não é necessário que as fronteiras sejam fixas de forma rigorosa. Podem ser variáveis. Entretanto, “sem a existência de um território que particularize o agrupamento, não se pode falar de política.” (FREUND, 2010,p.160) Disso decorre a separação entre interior e exterior. Essa separação é inerente ao conceito de território.

A força é o seu meio específico. Teoria Sociológica II Define também: Os que habitam no interior das fronteiras do agrupamento adota um comportamento que se orienta segundo esse território e a comunidade correspondente. Nesse sentido, sua atividade se acha condicionada pela autoridade encarregada da ordem, pelo uso do constrangimento. É importante frisar que o meio da política é a força e eventualmente a violência. A força é o seu meio específico.

O uso da força é legítima quando: É necessário manter a ordem interna; Teoria Sociológica II O domínio está no âmago do político e o agrupamento político é um agrupamento de domínio. Segundo Freund, “pode-se definir a política como uma atividade que reivindica para a autoridade instalada em um território o direito de domínio.” (FREUND, 2010, p.161) O uso da força é legítima quando: É necessário manter a ordem interna; Defender a comunidade/sociedade de ameaças externas.

Assim, podemos deduzir que: Teoria Sociológica II Assim, podemos deduzir que: “o domínio é a manifestação concreta e empírica do poderio – Match”. (FREUND, 2010, p.161) Weber define o poderio como a oportunidade de um indivíduo de fazer triunfar sua vontade contra as resistências. Domínio se dá com o estabelecimento de relações sociais junto à pessoas dispostas a obedecer à ordem que lhes é dada. Nem o poderio nem a dominação são peculiares apenas ao político, pois existem outras circunstâncias e peculiaridades – economia e pedagogia - em que o homem é levado a fazer triunfar sua vontade

Teoria Sociológica II “Na base de todo domínio político existe a relação fundamental do mando e da obediência”. (FREUND, 2010, p.162) Desde que a ordem é executada, a pessoa que domina possui a autoridade sejam quais forem as razões que levam os indivíduos a se submeterem a um determinado grupo ou ao Estado. A obediência significa que os membros de uma sociedade agem de acordo com a ordem. Definindo assim seus comportamentos sociais. O mando é fator de organização do agrupamento, fortemente estruturada , administrada e regulada por leis, normas e regras.

Podemos a partir dessas contribuições de Weber podemos analisar: Teoria Sociológica II A relação entre mando e a obediência faz com que o domínio todo domínio seja exercido por um pequeno grupo que se impõe à maioria. A natureza e o número de atos que os governos dissimulam podem variar de um regime para outro. Mas, não existe domínio que não mantenha segredo em torno de alguns pontos essenciais. O poderio que um grupo exerce se faz acompanhar – orgulho e soberba - que pode assumir caráter conquistador. Podemos a partir dessas contribuições de Weber podemos analisar:

“grande potência”, nação ou de imperialismo. Teoria Sociológica II Como certo número de estruturas políticas estabelecem relações com outros grupos ou sociedades a partir das concepções de: “grande potência”, nação ou de imperialismo. Assim, podemos deduzir que: “todo poderio político é um pretendente potencial ao prestígio”. (FREUND, 2010, p.163) Papel histórico que se define: Nação de glórias!!!!!! Uma Nação que encontra soluções para seus problemas e necessidades e se impõe em relação aos outros Estados-Nação. E dessa forma exercem influências sobre as relações internacionais.

Para Weber, o imperialismo significa uma necessidade de prestígio. Teoria Sociológica II Para Weber, o imperialismo significa uma necessidade de prestígio. A Nação é antes de mais nada a expressão de uma potência que tem por base o prestígio. Assim, o prestígio de um poderio e o da cultura caminham juntos. O programa humanitário e igualitário de certos partidos são organizações de poderio.

Weber define programas humanitários como: Teoria Sociológica II Weber define programas humanitários como: socializações que tem por base um recrutamento livre de indivíduos. Objetivo principal é o de proporcionar aos dirigentes o poderio junto a um agrupamento político. E dos militantes - de mobilizar vantagens associadas aos seus objetivos ou à vantagens pessoais. Como os partidos políticos estabelecem o poder? E por quê?

Os partidos são socializações – constituem relações sociais. Teoria Sociológica II Os partidos são socializações – constituem relações sociais. Possuem um objetivo preciso, com a realização de um programa e de negociações – com outros partidos, grupos empresariais, grupos sociais, o Estado e suas instituições. Constituem uma espécie de empresa destinado a exercer poder e a instituir o domínio. Como manifestam seu poder? Racional-legal, tradicional ou carismáticos. Os partidos são organizações de lutas e negociações e sua eficácia no campo político depende do prestígio do chefe que o dirige.

Os três tipos de legitimidade: Teoria Sociológica II Em geral essas organizações são de puro patronato em benefício de interesses materiais. Os três tipos de legitimidade: Para Weber há três tipos de domínio legítimo: Domínio legal – é de caráter racional – crença na validade dos regulamentos estabelecidos racionalmente e na legitimidade dos chefes designados nos termos da lei. É impessoal. Reconhece-se o domínio legal pelas seguintes características: Direito e a justiça. Regulam as relações dos chefes, dos grupos e dos indivíduos. Burocracia

Teoria Sociológica II Domínio tradicional Tem por base a crença nas tradições em vigor e na legitimidade dos que são chamados ao poder em virtude de costume. Domínio carismático Repousa no abandono dos membros ao valor pessoal de um indivíduo que se distingue por suas características – santidade, heroísmo, honestidade, confiabilidade.

Seu fundamento é emocional e não racional. Teoria Sociológica II Todo domínio carismático implica na entrega dos indivíduos à pessoa do chefe, que se acredita predestinado a uma missão. Seu fundamento é emocional e não racional. O carisma é a ruptura da continuidade – legal ou tradicional. Quebra as instituições, põe em dúvida a ordem estabelecida Institui uma nova forma de relações sociais e de relações de poder. Um domínio carismático dificulta o exercício do domínio racional-legal. Burla-se leis e instituições, altera-se as regras burocráticas.

É o tipo mais característico de domínio legal. Teoria Sociológica II A Burocracia É o tipo mais característico de domínio legal. Tem como princípios a correspondência as estruturas próprias da modernidade. Anteriormente – Egito, Roma, China tinha-se a presença da burocracia, mas a forma eram diferentes da atual. As burocracias antigas tinham um caráter essencialmente patrimonial – os funcionários não tinham garantia de estabilidade, tampouco de um salário/remuneração pelos serviços prestados.

A democracia moderna é mais complexa porque... Teoria Sociológica II Portanto o debate de Weber está centrado na burocracia moderna, que desenvolveu-se com a economia financeira moderna. A democracia moderna é mais complexa porque... Tem a presença do direito. A importância do fenômeno de massa As facilidades de comunicações e centralizações das empresas. A extensão da intervenção estatal aos domínios mais diversos. Desenvolvimento da racionalização técnica.

O que interessa a sociologia? Teoria Sociológica II O que interessa a sociologia? As transformações impulsionadas pela burocracia nas sociedades modernas. Em que medida a burocracia contribuiu para a formação e consolidação de uma cultura moderna? Nivelamento Plutocratização. Impessoalidade. Espírito formalista, pautado em processos. Instituição de noras, regras e estatutos.

Não é código constitucional que determina as regras burocráticas, mas Teoria Sociológica II Numa concepção de dominação tradicional a burocracia assume a forma patrimonialista. Não é código constitucional que determina as regras burocráticas, mas A pessoa do soberano que perpetua o “eterno ontem”. A disciplina se dá por sujeição e obediência. A autoridade é fundamentalmente pessoal e não racional. Não há uma separação clara entre a esfera privada e a esfera oficial.

A característica fundamental do domínio patrimonial consiste em: Teoria Sociológica II Em síntese: A característica fundamental do domínio patrimonial consiste em: Um sistema cujas oportunidades residam em geral de alto a baixo na escala na apropriação privada na maioria das funções.” (FREUND, 2010,p.175)

No entanto é frágil, porque está centrado numa pessoa. Teoria Sociológica II E por fim: O domínio carismático é sobretudo o meio mais freqüente de subverter ou abolir o regime tradicional ou racional. Está ligado as revoluções, a importância de um líder ou um chefe para orientar o processo de transformação de um sociedade. No entanto é frágil, porque está centrado numa pessoa. A conseqüência dessa prática é fundar uma tradição. Ou fundar um regime racional.