PROGRAMA DE GOVERNO PT

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Ministério do Desenvolvimento Agrário
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Saúde e Prevenção nas Escolas
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
PLANO DE GESTÃO.
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Secretário Nacional de Juventude
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Plenária GTP APL e Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 10 de dezembro de 2012.
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
VARIÁVEL AMBIENTAL POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS. NÚCLEOS DE GESTÃO AMBIENTAL São estruturas institucionais criadas pelo Decreto n° /2003 e implantadas.
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Ministério da Cultura.
Plano Estratégico Regional de Turismo
DIAMANTINO Social Consolidado. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA PARA PROMOVER A CIDADANIA REDUZIR O NÚMERO DE PESSOAS EM CONDIÇÕES.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Execução Orçamentária 2009 (janeiro-outubro). “Muita propaganda e pouco resultado” Assessoria de Finanças da Liderança do PT na ALESP.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Uma Escola do Tamanho do Brasil
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Objetivos Específicos:
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Plano de Desenvolvimento Participativo para Russas (Preliminar) Principais Metas: Russas- CE, 21 de abril de
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE GOVERNO PT - 2006

PROGRAMA DE GOVERNO PT - 2006 DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO E JUSTIÇA SOCIAL: NOVO PROJETO PARA O ESTADO DE SÃO PAULO O processo de sua elaboração teve início no 16º Encontro Estadual do PT-SP, em dezembro de 2005, que aprovou a resolução Construindo o projeto do PT para governar São Paulo. Participaram dirigentes partidários, assessoria da bancada na Assembléia, setoriais, macros, intelectuais, técnicos, assessores, militantes dos movimentos sociais e partidos aliados. Centro político é a denúncia do desmonte aplicado pelo PSDB/PFL nos últimos 12 anos e o apontamento de um novo projeto de desenvolvimento para São Paulo.

PROGRAMA DE GOVERNO PT - 2006 DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO E JUSTIÇA SOCIAL: NOVO PROJETO PARA O ESTADO DE SÃO PAULO EIXOS DO PROGRAMA 1) Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Emprego e Distribuição de Renda   2) Educação 3) Saúde 4) Segurança 5) Política Social, Inclusão e Cidadania 6) Democracia e Participação Popular

PROGRAMA DE GOVERNO PT - 2006 DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO E JUSTIÇA SOCIAL: NOVO PROJETO PARA O ESTADO DE SÃO PAULO Desenvolvimento econômico, social e ambientalmente sustentável, que objetive reduzir as  desigualdades . Considerar o papel estratégico da Educação Pesquisa e Inovação Tecnológica (incubadoras,  agências de inovação, parques tecnológicos). Desenvolvimento local e regional: adensamento das cadeias produtivas, políticas de apoio ao desenvolvimento regional – arranjos produtivos locais.

PROGRAMA DE GOVERNO PT - 2006 DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO E JUSTIÇA SOCIAL: NOVO PROJETO PARA O ESTADO DE SÃO PAULO Recuperação da Infra-estrutura Econômica e Social é pressuposto para a estratégia do novo modelo de crescimento. Políticas de geração de Trabalho Emprego e Renda combinadas e articuladas (nova dimensão para o Bolsa-família, micro-crédito, fomento à economia solidária, segurança alimentar e nutricional).

PROGRAMA DE GOVERNO PT - 2006 DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO E JUSTIÇA SOCIAL: NOVO PROJETO PARA O ESTADO DE SÃO PAULO Desenvolvimento Regional e Interiorização do Desenvolvimento: estabelecer as bases de uma política de interiorização do desenvolvimento. Propor formas de gestão mais eficientes, recriando instrumentos e instituições voltadas para a coordenação e o planejamento. Política para as Regiões Metropolitanas: a despeito de sua importância relativa, as Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo não dispõem de um efetivo sistema de gestão institucional. O programa propôs um marco institucional para as Regiões Metropolitanas. Promover a completa reformulação da política de ciência e tecnologia

PROGRAMA DE GOVERNO PT - 2006 DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO E JUSTIÇA SOCIAL: NOVO PROJETO PARA O ESTADO DE SÃO PAULO Política de  Transportes : retomar o papel do Estado na coordenação. Modernizar a CPTM e transformar em metro de superfície. Ampliar a rede do Metrô. Rodoanel (trecho Sul e mini-anel Leste), hidrovia Tietê-Paraná (viabilizar a navegação de barcaças). Plano de Recuperação e   Ampliação das Vicinais. Construção Corredor Metropolitano Noroeste (ônibus), Bilhete Único Metropolitano, Sistema Integrado Metropolitano, entre outras. Meio Ambiente e Recursos hídricos: romper com a visão setorial do atual governo, que relega ao segundo plano a gestão ambiental. É fundamental nesse novo modelo incorporar a sustentabilidade ambiental como eixo estruturador, como política transversal que dialoga com todas as políticas públicas setoriais.

PROGRAMA DE GOVERNO PT - 2006 DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO E JUSTIÇA SOCIAL: NOVO PROJETO PARA O ESTADO DE SÃO PAULO Outros itens de infra-estrutura econômica e social para qual o problema apresentou propostas estruturantes:   Saneamento Ambiental Política Habitacional e Urbana Agricultura e Desenvolvimento Agrário Turismo e outros serviços Relações com o Funcionalismo Público

PROGRAMA DE GOVERNO PT - 2006 EDUCAÇÃO Pilares para o desenvolvimento de nossas ações no governo de São Paulo: Qualidade Democratização do acesso e permanência Democratização da gestão Especial atenção ao ensino médio Fortalecer a universidade pública

PROGRAMA DE GOVERNO PT - 2006 SAÚDE Compromisso com o SUS. Cumprir a Emenda Constitucional 29. Os três compromissos fundamentais do governo do PT na área da saúde são: Alterar positivamente o atual quadro sanitário Instalar um modelo de gestão participativo e compromissado com o atendimento das necessidades da população. Aumentar os recursos disponíveis

PROGRAMA DE GOVERNO PT - 2006 POLÍTICA SOCIAL, INCLUSÃO E CIDADANIA Assistência Social SUAS – Consolidar o Sistema Único de Assistência Social, em todos os municípios e regiões do Estado de São Paulo; Garantir o papel do gestor estadual como efetivador da proteção social especial,   Medidas sócio-educativas para adolescentes Extinção da FEBEM – será substituída pela Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do estado de São Paulo (FASESP), norteada pelos princípios e diretrizes estabelecidos pelo Sistema Nacional de Atendimento das Medidas Sócio – Educativas aprovado e implementado pela CONANDA-MJ.

PROGRAMA DE GOVERNO PT - 2006 POLÍTICA SOCIAL, INCLUSÃO E CIDADANIA Juventude Realização de uma efetiva política estadual da juventude: Estação Juventude; Bolsa Trabalho Juventude;reserva de vagas nas universidades estaduais. Cultura Novos espaços culturais, fomento à produção cultural, fomento à diversidade e transversalidade, gestão participativa, políticas de pessoal, economia e preservação da identidade

PROGRAMA DE GOVERNO PT - 2006 POLÍTICA SOCIAL, INCLUSÃO E CIDADANIA Igualdade e não discriminação das mulheres Programa mulher e trabalho, creches e equipamentos de educação infantil; pacto de combate à violência contra as mulheres; recuperar o SUS priorizando o PAISM e criação da Secretaria da Mulher. Combate ao racismo Criação de órgão específico para implementar Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial; desenvolver ações de emprego e renda; ação afirmativa nas universidades e escolas técnicas.

PROGRAMA DE GOVERNO PT - 2006 POLÍTICA SOCIAL, INCLUSÃO E CIDADANIA Cidadania LGBT Potencializar ações do programa federal Brasil sem Homofobia;facilitar o acolhimento de denúncias da lei 10.948; capacitação da PM e Polícia Civil, considerar as especificidades da população LGBT em todas as políticas públicas. Pessoas com Deficiência Acessibilidade nas vias públicas e nos meios de transporte, acessibilidade e equipamentos sonoros;semáforos sonoros, comunicação em braile nos prédios públicos.   Política para idosos Política estadual para idosos, ações preventivas na área de saúde, gratuidade nos transportes coletivos públicos, participação nas universidades.

PROGRAMA DE GOVERNO PT - 2006 DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO POPULAR Ampliar a participação popular nas decisões é fortalecer e aprofundar a democracia, permitindo a construção de uma sociedade mais justa. Mais ainda, a participação popular deve ser o alicerce para um novo processo de desenvolvimento econômico e social, levando em consideração as diferenças regionais, articulando a população em todos os lugares e reduzindo as desigualdades existentes no Estado. Principais propostas: orçamento participativo estadual; fortalecimento dos Conselhos Municipais e Estaduais Gestores; agências regionais  de desenvolvimento, formas interativas de relacionamento público com o governo através da internet.