CMIP- Centro de Metrologia e Inovação em Processos Programa de Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Desvendando a Estatística.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como se familiarizar com seu banco de dados usando o SPSS
Advertisements

SESAU - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE FUNCAB – 2009
DISPLAY DE 7 SEGMENTOS
Apostila - Geração de Arquivos do ENADE. Localizar a aplicação – Geração de Arquivos do Enade.
Software Básico Silvio Fernandes
Acrescentando som e vídeo
LINGUAGEM C.
Iniciação ao MatLab Profa Dra. Rossana Lott Rodrigues
Como se familiarizar com seu banco de dados Como se familiarizar com seu banco de dados usando o SPSS Profa. Suzi Camey Depto de Estatística - UFRGS.
Aula 01 de Excel Profa Jiani Cardoso.
Tipos de dados, valores literais e variáveis
Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Professora: Norminda Luiza.
Lógica de Programação Módulo II
O Portal do Estudante de Computação
Capítulo 10 Strings & File I/O. Strings Strings são um conjunto de Caracteres ASCII. No Controle de Instrumentação pode-se converter valores numéricos.
Word Professor: Leandro Crescencio
O Portal do Estudante de Computação
Como instalar e executar o programa
C# Documentando código em XML Sharp Shooters.NET Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Recife, 10/10/2002 Autor: Marden Menezes Costa.
Passo a passo – Instrutor GradeMark – Correção de Documentos Adição de Comentários.
Criando Apresentações
Aulas ministradas por:
Linguagem de Programação II Parte VII
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central Centro de Processamento de Dados Comissão de Automação Emissão de Relatório de Produção Intelectual.
INFORARIOS SOFTWARE, LDA
Como elaborar a atividade Sequencia
Material elaborado por
Fábio de Oliveira Borges
PROGRAMAÇÃO I Dados Tipos de dados Variáveis Constantes Expressões
Formatação de dados Pág. 29 a 31, 37 a 38
Paradigmas de Programação - prof Gláucya Carreiro Boechat1 Elaborando um Programa Prof.: Gláucya Carreiro Boechat Universidade.
1.Acesso a página do CCEAD. Login e Senha. 2.Verificando os alunos inscritos na turma. 3.Configurações iniciais da disciplina 4.Configurações do tópico.
Support.ebsco.com Tutorial Como Criar uma Coleção Local.
Etapas para Desenvolvimento de Base DevInfo 6.0. OBJETIVOS Orientar a criação de bases de dados para utilização no sistema DevInfo. Antes de iniciar o.
Professor: Michel Fabiano
Nome autor 1, Nome autor 2, Orientador X
Sobre notas no Moodle Notas são pontuações atribuídas às avaliações de atividades dos participantes em um curso do Moodle, que são postadas no boletim,
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL UNIDADE 4 Itens fundamentais para Desenvolvimento de algoritmos.
Planilha Eletrônica - Excel
SPSS Statistics Conceitos Básicos
Prof. Renato de Oliveira Bastos
Acabias Marques Luiz. I - Introdução ao Ruby Parte 1 – Introdução a linguagem  O que é Ruby  Instalação  O IRB  Operadores Aritméticos  Tipos de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO SÃO CARLOS 2013.
REPRESENTAÇÃO BINÁRIA E CONVERSÃO
Transformação de Dados
Trabalho Computacional Mecânica de Fluidos Ambiental Guillaume Riflet, Pedro Pina, Luís Fernandes.
Profa. Mercedes Gonzales Márquez
Fundamentos de Excel.
Algoritmo e Estrutura de Dados I Aula 3 – Estrutura Seqüencial, Entrada e Saída, Atribuições e Uso de Funções Márcia Marra
Regressão Poisson.
Linguagem de Programação Web Karine Alessandra Córdova.
Shell Script Parte 2.
Microsoft Excel.
Visão Geral do SPSS.
Microsoft Paint e Bloco de Notas
Sistemas de Informação Inteligentes Aula 1 Nadilma Nunes
R e Rstudio Prof. Raphael de Souza e Josiel Maimone Figueiredo Programação para Física Ambiental.
APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
Profª Dalila Borges Justino Lins
Arrays Outline 7.1 Introdução 7.2 Arrays 7.3 Declarando e Criando Arrays 7.4 Exemplos usando arrays 7.5 Ordenando arrays 7.6 Procurando em.
MEDIDAS DE DISPERSÃO Profa Ana Clara Guedes. MEDIDAS DE DISPERSÃO Observe os dois quadros abaixo e compare a Dispersão dos pontos azuis, em torno do ponto.
Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para:
ARQUIVOS ALGORITMOS E CÓDIGOS EM C 1. CRIANDO E LISTANDO O CONTEÚDO DE UM ARQUIVO 2.
SPSS. 1 - Inserir dados na planilha: digite os dados na planilha.
FONTES DE DADOS P. EX., REGISTRO FONTES DE DADOS P. EX., REGISTRO FICHA DE DOCUMENTAÇÃO DE DADOS REGISTRO/FORMULÁRIO DE INSERÇÃO DE DADOS ‘arquivo.Rec’
ASP.NET Passo a Passo Criando um CRUD Conteúdo do Capítulo 1. Acessar bancos de dados SQL Server 2. Utilizar o GridView 3. Utilizar o DetailView 4. Implementar.
Design para Web 8 Formulários Formularios.
Programação p/ INTERNET - HTML Prof. João Ricardo Andrêo 2/6/ :46 1 TABELAS A TAG é utilizada para apresentação de dados no formato de tabelas (apresentação.
1 /14 Base de Dados RAIS Estabelecimento Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho 15/04/2013.
Transcrição da apresentação:

CMIP- Centro de Metrologia e Inovação em Processos Programa de Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Desvendando a Estatística e o uso do SPSS Referência : BRUNI, A. L.

Conhecendo o … S P S S Pacote Estatístico para Ciências Sociais

Base de dados

Tela inicial do SPSS

aprendiz.sav MatriculaAlunoSexoTurnoIdadeTesteProva 1Ana Carlos Carolina Cláudio Diego Fabiana Fernanda Giovana Hugo Janaína Joana José Tamara Luciana Luiz Marcos Maria Pedro Tiago11765

Sete variáveis Matrícula: corresponde ao código de identificação do aluno. Aluno: refere-se ao nome do aluno. Sexo: diz respeito ao sexo do aluno. Neste caso os sexos estão representados por uma variável binária, sendo 0 correspondente ao sexo feminino e 1 correspondente ao sexo masculino. Turno: corresponde ao turno do aluno. Igualmente representado por uma variável binária: 0 corresponde a matutino e 1 corresponde a vespertino. Idade: refere-se à idade do aluno. Teste: corresponde à nota obtida pelo aluno na primeira avaliação. Prova: corresponde à nota obtida pelo aluno na segunda avaliação.

Opção para digitar os dados

Janela para a digitação

Guias do SPSS Para digitação e visualização de dados (Data View) Para configuração de variáveis (Variable View)

Janela para a configuração

Configurando Name: corresponde a um código que representa o nome da variável que será trabalhada. Type: representa o tipo de formatação da variável. O SPSS permite que as variáveis sejam codificadas de diferentes formas.

Tipos de variáveis no SPSS TipoDescrição NumericConfigura a variável como um número, permitindo ajustar a largura da variável em número de caracteres (Width, no caso igual a 8) e o número de casas decimais (Decimal Places, no caso igual a 2). CommaAjusta o separador de casas decimais de ponto para vírgula ou vice-versa. Também possibilita configurar a largura e as casas decimais. DotAjusta o separador de casas decimais de ponto para vírgula ou vice-versa. Também possibilita configurar a largura e as casas decimais. Scientific notation Apresenta o número em notação científica, multiplicado por um expoente de 10. Também possibilita configurar a largura e as casas decimais. DateAjusta a configuração de datas no SPSS. Diferentes alternativas encontram-se disponíveis. DollarAjusta a apresentação de moedas. Também possibilita configurar a largura e as casas decimais. Custom currency Também ajusta a configuração da apresentação de moedas, possibilitando diferentes configurações customizáveis. StringConfigura a variável como um string, uma sequência não necessariamente numérica de caracteres, podendo apresentar números, textos ou símbolos. Permite ajustar o número de caracteres da variável.

Ainda configurando Width: ou largura, representa o número de caracteres especificado para a variável. Decimals: ou decimais, corresponde ao número de casas decimais definido para a variável. Label: ou rótulo, corresponde ao rótulo atribuído para a variável. Values: ou valores, corresponde aos rótulos atribuídos para os dados contidos na variável.

Atribuição de rótulos aos dados

Mostrando ou não os labels Com labels Sem labels

Ainda na configuração Missing ou ausente, configura o tratamento a ser dado pelo SPSS na existência de valores ausentes na base de dados (missing values). Columns ou largura da coluna. Align ou ou alinhamento. Measure ou mensuração.

Para ver configuração

Diferentes tipos de arquivos Dados Relatórios

Bases de dados no SPSS Variável 1Variável 2Variável 3 Caso 1 Caso 2 Caso 3Dados... Caso 4