UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E GEOFÍSICA APLICADA Economia Ecológica Introdução Joshua Farley, PhD University.

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA E GEOFÍSICA APLICADA Economia Ecológica Introdução Joshua Farley, PhD University of Vermont Community Development and Applied Economics & Gund Institute for Ecological Economics

Porque Estudar Economia?  Quais são os problemas mais sérios que enfrentamos hoje?  Mudança climática?  Pobreza e miséria?  Esgotamento dos recursos naturais, incluindo petróleo?  Desigualdade e desemprego crescente?  Perda de biodiversidade?  Doenças contagiosas?

Economia é o Estudo de Que?  A alocação de recursos escassos entre fins desejáveis alternativas Alocação vs. distribuição Alocação vs. distribuição A distribuição também e importante? A distribuição também e importante?

Raízes: Oikos “a casa”  Estudo da casa da natureza= ecologia  Manejo da casa humana = economia  Produção de bens e serviços reais: limitado e natural  Ecologia econômica = manejo da casa humana baseado em conhecimentos sobre a natureza

Chrematistiké- Estudo dos números  Comércio, finança, especulação—como dinheiro gera dinheiro  Sem limites, não natural Ex. Crescimento exponencial de dividas Ex. Crescimento exponencial de dividas Fluxos internacionais financeiras são muito maior que o comércio em bens e serviços Fluxos internacionais financeiras são muito maior que o comércio em bens e serviços

As Perguntas Essências do Curso  Quais são os fins desejáveis para a sociedade?  Quais são os recursos escassos?  Quais são as características físicas e institucionais deles relevantes ao alocação?  Quais são as características da natureza humana relevantes ao alocação?  Como devemos alocar os recursos?

Como devemos alocar os recursos? Escala Micro  Alocação de recursos entre produtos  O que é que a sociedade deve produzir?  Alocação de produtos entre consumidores  Quem tem o privilegio de consumir?  Alguém deve ter o direito de consumir?

Como devemos alocar os recursos? Escala Macro  Os problemas de estabilidade econômica: produção estável, desemprego, inflação, crescimento econômico  Indicadores Econômicos: PIB, crescimento vs. desenvolvimento  As crises atuais e o sistema financeiro

Como devemos alocar os recursos? Escala Eco  Quanto capital natural podemos converter aos produtos econômicos, e quanto devemos conservar para abastecer os serviços ecossistêmicos e sustentar outras espécies?

Ciência vs. Ideologia

Capitalismo, socialismo, comunismo  Propõem um mecanismo só para alocar os recursos, independente dos fins desejáveis e a natureza dos recursos escassos  Idéias fixas sobre a natureza humana sem apoio empírico  Quando a realidade não corresponde as teorias, tentam mudar a realidade  Todos se dizem objetivos e científicos

A Economia e Normativa ou Positiva?  Valores éticos importante (normativa) ou objetivo, independente dos valores éticos (positiva)?  Economia neoclássica e comunismo insistem que são ciências positivas  Ecologia Econômica e baseado na ciência, mas dirigido pelos valores  Pode não concordar com os valores  Tem que falsificar a ciência  A economia e importante demais para deixar com os ideólogos

A Economia Como um Sistema Evolucionário

Co-evolução da Economia, Tecnologia, Sistema Político e Meio Ambiente  A economia dos nômades—90% da historia humana  Caça e colheita  Direitos de propriedade?  Estrutura política  Escassez ou abundancia?  Concorrência ou cooperação?  Comercio: C-C’  A economia dos agricultores  C-D-C’

Co-evolução da Economia, Tecnologia, Sistema Político e Meio Ambiente  A economia industrial  Qual foi a mudança mais radical?  Direitos de propriedade?  Estrutura política  Escassez ou abundancia?  Concorrência ou cooperação?  Comércio: D-C-D’

Co-evolução da Economia, Tecnologia, Sistema Político e Meio Ambiente  A economia da informação  Direitos de propriedade?  Escassez ou abundancia?  Concorrência ou cooperação?  Comércio:D-D’  A economia ecológica  Os recursos mais escassos  Comércio?

Evolução da Teoria Econômico  Mudanças de paradigma  Mudanças radicais de tecnologia e instituições  Microeconomia  Adam Smith  Crise econômica global  Macroeconomia  John Maynard Keynes  Crise ecológica-econômica global  Economia Ecológica  Georgescu-Roegen, Herman Daly

Organização, Textos, Tarefas e Avaliação

Web-site   Ementa  Palestras  Bibliografia  Referencias

Organização  Palestras participativas  Algumas atividades  Talvez vídeos (se consigo encontrar em português)  Apresentações de tarefas  minutos de descanso cada 1.5 horas, mais ou menos  7 horas por dia 2ª-5ª, 6 horas na 6ª, 34 total

Texto Principal  DALY, H., FARLEY, J. Economia Ecológica: princípios e aplicações. Porto Alegre(RS): Instituto Piaget-Divisão Brasil, 2009.

Tarefas: Analises diários  Análises breves sobre a relação entre os temas do curso e as noticias atuais/eventos importantes/outras matérias  1 cada dia, sobre a matéria do dia, entregado no começo da aula  Máxima uma página  Tem que discutir explicitamente as palestras e/ou os textos do dia, explicando a relação entre a matéria e um artigo que você leu, noticias que viu na TV, coisas que aprendeu em outra matéria, etc. Criticas bem defendidas da matéria são bem-vindas!  Tem que apresentar brevemente para a turma toda, uma vez só (10 alunos por dia)

Tarefas: Editorial  Editorial relacionando a matéria do curso a uma noticia corrente, submetido para publicação a um jornal ou revista  Veja “como escrever um editorial” no web-site  ~ 750 palavras  4 partes  Primeiro rascunho  Avaliação de uma colega sobre a rascunho  Suas revisões em resposta a avaliação, e o nome do jornal/revista onde o submeteu  A sua avaliação do rascunho de um colega  Quem consegue publicar automaticamente recebe nota de 10

Avaliações  34% Presença e participação nas aulas  33% Análises diários e apresentação  33% Editorial  Quem vem para a aula todos os dias, participa nas discussões, e faz todas as tarefas com diligencia, recebe um A ( %). B = (80-90%), C = (70-80%)

O que são os fins desejáveis?

Pergunta positiva ou normativa?  A ciência pode definir os fins desejáveis, ou é uma pergunta ética?  A economia convencional disse que é uma pergunta objetiva: a maximização do valor monetário para esta geração

Pergunta positiva ou normativa?  A economia ecológica reconhece que é uma pergunta explicitamente ética  Mas também reconhece a ciência do comportamento humano, neurociência, psicologia evolucionaria, evolução cultural, etc.

Os fins desejáveis segundo vocês  É só o consumo de produtos econômicos?  É só o valor monetária?  As gerações do futuro tem importância?  A justiça social importa?  Preservação da natureza?  Família, amizade, contatos sociais?  Tem alguma relação entre esses fins?

Fins Desejáveis  Uma alta qualidade de vida para as gerações atuais e futuras

Crescimento econômico?

Necessidades humanas  Bens de mercado são apenas uma das muitas necessidades humanas  As necessidades podem ser saciadas  subsistência, afeto, proteção, entendimento, participação, ócio, criação, identificação e liberdade

Como satisfazer as necessidades humanas e alcançar uma alta qualidade de vida para as gerações atuais e futuras?  Segundo economia ecológica, é preciso, em ordem de importância:  Escala ecologicamente sustentável Distribuição socialmente justa de recursos dentro e entre gerações Distribuição socialmente justa de recursos dentro e entre gerações Alocação economicamente eficiente Alocação economicamente eficiente