1.1 Movimento de um corpo. 1.1 Movimento de um corpo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CINEMÁTICA MOVIMENTOS.
Advertisements

Movimentos e Forças.
Movimento Retilíneo Uniforme
Capítulo 1 O MOVIMENTO Índice remissívo.
Calculo da vm da esfera no intervalo 2s a 6s
Velocidade Média CINEMÁTICA vm vm
Cinemática Escalar 2º ano Ensino Médio IGL 2013 Prof: Raphael Carvalho
Movimento Uniforme Definição: Movimento realizado com velocidade constante, ou seja, não há mudança no valor da velocidade. v0 = vm = v. v0  Velocidade.
CINEMÁTICA Trajetória, Movimento Retilíneo ou Curvilíneo, Posição Escalar e Função horária das posições.
Cinemática Escalar 1. Introdução ao estudo da velocidade escalar média. Classificação dos movimentos quanto: a. Ao sentido do movimento sobre a trajetória;
Fenômenos do Deslocamento Quantidade de Movimento Movimento:
ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME
CINEMÁTICA.
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti

Conceitos introdutórios
OS MOVIMENTOS.
O HOMEM E A FÍSICA 9º Ano AB – 3º Bimestre
Cinemática – Principais Conceitos.
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
Graficamente temos Espaço variável Velocidade constante
Cinemática.
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU)
Movimento Variado Prof.: Marco Macêdo.
Movimentos e forças Esta apresentação demonstra as novas capacidades do PowerPoint, sendo melhor visualizada na Apresentação de Diapositivos. Estes diapositivos.
02. De um ônibus que trafega numa estrada reta e horizontal com velocidade constante de 20 m/s desprende-se um parafuso, situado a 0,80 m do solo e.
Cinemática Escalar Movimento Uniforme Prof. Paulo Costa.
Distância Percorrida Considera um automóvel que se move desde o prédio A até à casa B. Antes de iniciar o movimento, o automobilista colocou o "conta-quilómetros"
Movimentos.
Professora: Paula Melo Silva
Movimento e Repouso; Trajectória e Distância; Tempo e rapidez média
Trajectória efectuada pelo corpo
Cinemática Professor PH.
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
Gráficos Posição-Tempo
Margie Basso Física.
Mecânica Estudo dos Movimentos.
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
Filipa Vicente. n Para estudarmos o movimento de um corpo precisamos de analisar: o referencial escolhido. a sua trajectória a sua rapidez média Animação.
V= V= Velocidade S= posição t= tempo =Variação Final – inicial
Posição Um corpo só pode ser localizado em relação a um outro, denominado referencial; A posição de um corpo que está sobre uma linha conhecida pode ser.
CINEMÁTICA.
1.4 Velocidade e movimentos
1.3 Rapidez média. 1.3 Rapidez média 1 2 Os automóveis 1 e 2 preparam-se para uma corrida. B 1 2 Os automóveis 1 e 2 preparam-se para uma corrida.
1.2 Gráficos posição-tempo
Movimento e Forças Unidade 1 – EM TRÂNSITO
Movimento O que é o movimento?.
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
1 MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física A Mecânica Clássica se divide em: 1. Cinemática 2. Dinâmica A Mecânica estuda o movimento e.
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
Física.
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no Espaço
Movimento Características Uniforme Rectilíneo Uniformemente Variado.
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
CINEMÁTICA – CONCEITOS BÁSICOS
Revisão de Física (cinemática).
Bem vindos ao 1ºEM! Física Setor A: Mecânica Professor Ricardo “ Jack”
Tableau Sistema Etapa Física 3º EM Frente A: Mecânica
(Ensino Fundamental , 9º ano)
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
Aula 3 Movimento Retilíneo Uniforme PRÉ FÍSICA 2015/1 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
1 – Estudo dos Movimentos Continuação Parte Site:
Representação Gráfica do movimento
Introdução à Cinemática
Mecânica Mecânica: Cinemática UM e MUV ENSINO DE FÍSICA.
Cinemática Professor John Disciplina Física.
Transcrição da apresentação:

1.1 Movimento de um corpo

O que têm em comum as situações apresentadas?

Os corpos estão em movimento em relação ao solo: A mota está em movimento em relação ao solo; O automóvel está em movimento em relação ao solo; Os quatro aviões estão em movimento em relação ao solo.

Mas o que significa dizer que um corpo está em movimento?

Um corpo está em movimento quando a sua posição sofre uma alteração em relação a um referencial (ponto de referência): A posição da mota é alterada em relação ao solo; A posição do automóvel é alterada em relação ao solo; A posição dos quatro aviões altera-se em relação ao solo.

Pode um corpo estar em movimento em relação a um referencial e em repouso em relação a outro referencial diferente?

A mota está em movimento em relação ao solo. E o motociclista? Está em movimento ou em repouso?

A mota está em movimento em relação ao solo. O motociclista está em movimento ou em repouso em relação ao solo? A sua posição em relação ao solo altera-se, por isso o motociclista está em movimento. O motociclista está em movimento ou em repouso em relação à mota? A sua posição em relação à mota não se altera, por isso o motociclista está em repouso.

Um corpo está em movimento quando a sua posição sofre uma alteração em relação a um referencial. Um corpo está em repouso quando a sua posição não é alterada em relação a um referencial. O estado de movimento ou de repouso de um corpo são relativos, dependendo do referencial utilizado. Atividade interativa

O automóvel da figura encontra-se numa estrada de terra batida. A viagem do automóvel terá início sobre o segmento A… … e terminará sobre o segmento B.

Trajetória O caminho seguido pelo automóvel é dado pela linha azul. B Trajetória O caminho seguido pelo automóvel é dado pela linha azul. Esta linha une todos os pontos por onde o automóvel passou. A esta linha dá-se o nome de trajetória.

Consoante o movimento do corpo, a trajetória pode ser… … retilínea. O movimento dos aviões ocorre segundo uma linha reta. … curvilínea ou irregular. O movimento de um automóvel ao longo desta estrada tem uma trajetória curvilínea. … circular. Cada ponto sobre a hélice do helicóptero tem uma trajetória circular. … elíptica. A Terra e os restantes planetas do Sistema Solar têm órbitas elípticas.

Além da trajetória, é importante conhecer também: o intervalo de tempo (Δt) correspondente à duração do movimento; a distância percorrida (d) pelo corpo ao longo do movimento.

O intervalo de tempo (Δt) corresponde à diferença B O intervalo de tempo (Δt) corresponde à diferença entre os instantes final (B) e inicial (A) do movimento. É determinado, por exemplo, com um relógio ou cronómetro; É expresso em segundo (s), no Sistema Internacional de unidades; É calculado mediante a expressão Δt = tfinal – tinicial . Δt  intervalo de tempo tfinal  instante de tempo final tinicial  instante de tempo inicial

A distância percorrida (d) corresponde ao comprimento B A distância percorrida (d) corresponde ao comprimento da trajetória do corpo ao longo do movimento. Determina-se, por exemplo, com uma fita métrica; É expresso em metro (m), no Sistema Internacional de unidades.

A B Instante inicial 0 segundos Comprimento da trajetória 40 metros Instante final 4 segundos Neste exemplo: O automóvel parte de A no instante 0 segundos e atinge B aos 4 segundos. Δt = tfinal – tinicial Δt = 4 – 0 ⇔ Δt = 4 s O intervalo de tempo para o movimento do automóvel é de 4 segundos. O comprimento da trajetória descrita pelo automóvel é de 40 metros. A distância percorrida pelo automóvel é de 40 metros.

À linha que une todos os pontos por onde um corpo passa ao longo do movimento dá-se o nome de trajetória. O intervalo de tempo (Δt) corresponde à duração do movimento e é expresso em segundo (s). A distância percorrida (d) por um corpo corresponde à medida da trajetória e é expressa em metro (m).