Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Programa Ler e Escrever Matemática
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Encontro com Pais de Alunos
Implantação do Currículo Oficial do Estado de São Paulo - Geografia
E.M.E.F. “PROFª. THEREZA MACIEL DE PAULA”
Vídeo Educar – Rubem Alves
TAREFAS SOLICITADAS NO ÚLTIMO ENCONTRO
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
RECUPERAÇÃO PARALELA E MÓDULO ESPECIAL/2008 ORIENTAÇÕES GERAIS
Encontro com Pais de Alunos
Encontro de Capacitação de Professores 13/04/2007
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
Programa Ler e Escrever
O sucesso do trabalho pedagógico
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
AÇÕES DO PROFESSOR COORDENADOR
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Coordenação do núcleo pedagógico/ oficina pedagógica ef-cii E EM
Núcleo Pedagógico DE Centro Sul
Decisões.
GUIA DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO CONHECENDO A VERSÃO PRELIMINAR
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - PIBID 2013
Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Gestão Pedagógica Miriam Godoi
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
"Não sei...  se a vida é curta ou longa demais pra nós,  mas sei que nada do que vivemos tem sentido,  se não tocamos o coração das pessoas. Muitas vezes.
1ª Formação de Professores Coordenadores
1ª Formação de Professores Coordenadores
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
PROGRAMA VISÃO DO FUTURO (PVF)
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: E. E. ANTONIO JOAQUIM DE MOURA ANDRADE e E. E. DR. MARTINHO MARQUES MSN COMO FERRAMENTA.
Ações Anos Iniciais DIRETORIA DE ENSINO DE ITU Núcleo Pedagógico
SAEB E ANRESC LOGÍSTICA PARA DIRETORES BRAGANÇA PAULISTA 2015.
São Paulo IES-Local:UNICAMP Municípios/escolas Estaduais PROFESSORES
São Paulo IES-Local:UNICAMP Municípios/escolas MUNICÍPIOESCOLAS Municipais/Estaduais PROFESSORESALUNOS CampinasEMEF PROF ELZA MARIA PELLEGRINI DE AGUIAR.
EE Profª Rosina Frazatto dos Santos 07/07/ /07/2010 “ SEJAM BEM-VINDOS(AS) ”
Organização e desenvolvimento do HTPC
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUÍBA DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO Sr. AIRTON CESAR DOMIGUES DIRETORA DO NÚCLEO PEDAGÓGICO MÔNICA ESTEVAM.
  Diretoria de Ensino Leste 2 Núcleo Pedagógico Orientação Técnica - Programa: Ler e Escrever Anos Iniciais 2016.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA “ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA”
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
O papel pedagógico do órgão gestor
1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Transcrição da apresentação:

Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2 Professores Coordenadores Pedagógicos dos Anos Iniciais Diretoria de Ensino Leste 2 Ler e Escrever 2015 EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2 SAMUEL PRIMO - Diretor do Núcleo Pedagógico EDSON RAIMUNDO - Supervisor Ler e escrever VERONICA NUNES - Supervisor Ler e escrever

EQUIPE DOS ANOS INICIAIS - 2015 Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico – PCNP ILDA MÔNICA CLAUDIA EDINEUSA

“Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa “Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre.” Paulo Freire

Objetivos Apresentar a proposta de formação para o ano de 2015, justificando a seleção dos conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa; Contribuir para o estudo do material do Roteiro de Avaliação Diagnóstica de Conhecimentos Matemáticos; Refletir sobre as expectativas de aprendizagem dos blocos de conteúdos e as estratégias e intervenções didáticas que podem ser trabalhadas utilizando o material do EMAI;

Objetivos Dialogar com os interlocutores do Programa visão do futuro a fim de aperfeiçoar o próximo mutirão. Refletir sobre os propósitos da Organização da Rotina e a gestão da aprendizagem

Objetivos Analisar os Mapas de Sondagens finais de Língua Portuguesa dos últimos anos; Refletir sobre os indicativos dos Mapas de sondagens e as estratégias de formação e encaminhamentos pedagógicos; Explorar as possibilidades de análise, identificação de dificuldades e encaminhamentos através da AAP; Analisar metas, objetivos possíveis para o período até a próxima AAP;

Apresentação dos novos PC´s (planilha de contato) Leitura inicial Desenvolvimento Apresentação da pauta Apresentação dos novos PC´s (planilha de contato) Leitura inicial

Reflexões sobre o Roteiro de Avaliação do EMAI Para o ano de 2015 sugerimos que: • Os professores realizem as mesmas atividades do Roteiro de Avaliação Diagnóstica a cada três meses (duas no 1º semestre e uma no 2º semestre). 

#Interlocutoresleste2 #mutiraovisaodofuturo #SUCESSO!! VISÃO DO FUTURO 2015 Reavaliação 28 de março - 44 escolas 202 alunos encaminhados 150 compareceram (75%) Absenteísmo de 25% 20 Universitários – compareceram 17 21 veículos de transporte No modo Apresentação de Slides, clique na seta para entrar no PowerPoint Getting Started Center. #Interlocutoresleste2 #mutiraovisaodofuturo #SUCESSO!! AGRADECEMOS O EMPENHO,TOLERÂNCIA E PROFISSIONALISMO DE TODOS!

  EE Balbina Netto Velloso, Profª EE Breno Di Grado, Prof. EE Cesar Dacorso Filho, Prof. EE Clóvis René Calabrez, Prof. EE Giorgio Gagliani Caputo, Pe EE Joaquim Eugênio Lima Neto EE Marília Santos Carvalho de Polillo, Profª EE Miguel Hidalgo             EE Nancy de Oliveira Fidalgo EE Pedro Geraldo Costa, Deputado   Escolas do setor Lajeado Mutirão 25/04/2015 Digitação concluída!! PARABÉNS A TODOS PELO EMPENHO! -10 escolas -345 alunos encaminhados Estimativa de : -20 veículos de transporte -20 Universitários Escola da Família -730 passageiros

EE Adolpho Pluskat, Prof. EE Arlindo Pinto da Silva, Prof. EE Cristina de Castro Paes, Profª EE José Borges Andrade EE Dario de Queiróz, Prof EE Diogo de Faria, Dr. EE José Righetto Sobrinho EE Estela Borges Morato EE Mário Kozel Filho EE Eunice Marques de M.Bastos, Profª. EE Mattathias Gomes dos Santos, Rev. EE Fernandes Soares, Prof. EE Pedro Moreira Matos, Prof. EE Força Aérea Brasileira EE Plínio Caiado de Castro, Dr. EE Helio Helene EE Rosarita Torkomian, Profª EE Henrique Smith Bayma, Dr. EE Shinquichi Agari EE Hugo Takahashi, Engº. EE Vila Nova Curuçá EE Jardim Romano    Escolas do setor São Miguel : Mutirão 23/05/2015 digitação até 08/05/2015 22 escolas

EE Alberto Schweitzer EE Lauro Celidônio Gomes dos Reis, Dr. EE Alceu Guerner Gonzalez, Prof. EE Antônio de Pádua EE Neydy de Campos Melges, Prof. EE Antonio José de Sucre EE Pedro Brasil Bandecchi, Prof. EE Bernardo O'Higgins, Dom EE Renato Dias de Araújo, Prof EE Conj. Habit. Fazenda Itaim IV EE Roger Jules de Carvalho Mange EE Dario Monteiro de Brito, Prof. EE Rubem Braga, Cronista EE Dulce Leite da Silva, Profª. EE Veredas EE Francisco Parente EE Laurinda Rodrigues Pereira Leite, Profª. Escolas do setor Itaim Paulista Mutirão 20/06/2015 Iniciar a digitação 01/06/2015 17 escolas

Refletir sobre o propósito da Rotina do PC Quadro Rotina professor coordenador ROTINA FIXA PÚBLICA ATUALIZAR SEMPRE QUE NECESSÁRIO

ROTINA MENSAL ENVIAR PARA PCNP ATÉ SEGUNDA TERÇA DE CADA MÊS ROTINA DO COORDENADOR ROTINA MENSAL ENVIAR PARA PCNP ATÉ SEGUNDA TERÇA DE CADA MÊS

Refletir sobre o propósito da Rotina do PC Organização da Rotina na gestão da aprendizagem Os acompanhamentos em sala de aula, os diagnósticos propostos, realizados e ANALISADOS, fornecem informações importantes para o planejamento de formação, o planejamento de AÇÕES, o planejamento de boas situações de aprendizagem a serem propostas aos alunos, além de possibilitar o monitoramento da evolução da aprendizagem no ano 2015.

Comparativo 2013 e 2014.

Comparativo 2013 e2014 Classe 1 ano 2014 – porcentagem de alunos em hipótese alfabetica (< de50%)

Escolas em ATENÇÃO com porcentagem igual ou inferior a 50% de alunos em hipótese alfabética - 2014 – classes 1º ano

Escolas em ATENÇÃO com porcentagem igual ou inferior a 80% de alunos em hipótese Alfabética – 3º ano - 2014

Escolas em ATENÇÃO com porcentagem igual ou inferior a 90% de alunos em hipótese Alfabética – 4º ano - 2014

Escolas em ATENÇÃO com porcentagem igual ou inferior a 90% de alunos em hipótese Alfabética – 5º ano - 2014

ABERTURA DO SISTEMA PARA DIGITAÇÃO Abaixo encaminhamos o cronograma de aplicação e digitação dos mapas de sondagem.   MAPAS DE SONDAGEM 2015 Mapas de Sondagem devem ser digitados no site do Programa Ler e Escrever, no link http://mapaclasse.fde.sp.gov.br/  PERÍODO DE REFERÊNCIA PERÍODO DE APLICAÇÃO ABERTURA DO SISTEMA PARA DIGITAÇÃO PRAZO FINAL DE ENVIO DOS MAPAS DAS ESCOLAS À DIRETORIA DE ENSINO E DIGITAÇÃO NO SISTEMA INICIAL 02/02 a 27/02 02/03 até 13/03 1º BIMESTRE 13/04 a 24/04 14/04 até 30/04 2º BIMESTRE 15/06 a 26/06 16/06 até 30/06 3º BIMESTRE 17/09 a 25/09 18/09 até 30/09 4º BIMESTRE 19/11 a 27/11 20/11 até 04/12

Análise dos Mapas Classe de 1º Ano / 1ª SONDAGEMª SONDAGEM

Análise dos Mapas Classe de 2º Ano / 1ª SONDAGEMª SONDAGEM

Análise dos Mapas Classe de 3º Ano / 1ª SONDAGEMª SONDAGEM

Análise dos Mapas Classe de 4º Ano / 1ª SONDAGEMª SONDAGEM

Análise dos Mapas Classe de 5º Ano / 1ª SONDAGEMª SONDAGEM

Avaliação da Aprendizagem em Processo Possibilidades de análise Identificar: Dificuldades (quais questões com maior numero de erros); Saberes (quais questões com maior número de acertos); Quais/quantos ALUNOS que erraram muitas questões; Estabelecer: Encaminhamentos relacionados as identificações da AAP; Metas/objetivos possíveis para o curto período até a próxima AAP;

Agradecemos a colaboração de todos Ilda Claudia ildapcnp@gmail.com cauonline@hotmail.com Edineusa Monica edineusas@ig.com.br monicaffmonica@hotmail.com Agradecemos a colaboração de todos

Agradecemos a presença de todos. E bom trabalho! http://nucleo-pedagogico-leste-2.webnode.com/