Problema 6 Estratégias para resolução do problema da perda na produção de maçãs por falta de polinização adequada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Simpósio Nacional sobre Reflorestamento Ambiental”
Advertisements

A distribuição do desmatamento na Amazônia: vetores, áreas críticas e mapeamento de fronteiras Ane Alencar Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
RESTAURAÇÃO AMBIENTAL
Finalidade das UCs Unidades de Conservação da Natureza são espaços onde as atividades humanas são restritas e manejadas para garantir a conservação da.
DIRETRIZES PARA O FOMENTO FLORESTAL
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
Sucessão Ecológica Processo gradativo de colonização de um habitat, no qual a composição das comunidades - e do próprio ambiente – se altera ao longo do.
Estrutura das Comunidades
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA – INPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA TROPICAL E RECURSOS NATURAIS A NUCLEAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA.
OBRAS DA CAESB - SITUAÇÃO AMBIENTAL -
Sucessão Ecológica Prof. Regis Romero.
Proteção Jurídica da Flora
Eduardo Pagel Floriano Santa Maria 2007
PESQUISA EM CONSERVAÇÃO DE FLORESTAS E DO MEIO AMBIENTE
O uso sustentável das florestas: o caso Klabin
Luciana de Paiva Luquez
CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.
10º Congresso Florestal Estadual
Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - IDAF
A importância da Mata Ciliar
FLORESTAS URBANAS, ECOLOGIA DA PAISAGEM E QUALIDADE DE VIDA
IF115 - Manejo de Bacias Hidrográficas
A Battistella Florestal é proprietária de fazendas e gestoras de ativos florestais em vários municípios nos estados do Paraná e Santa Catarina. Suas florestas.
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
Serviços aos ecossistemas, com ênfase nos polinizadores e polinização As abelhas, os serviços ecossistêmicos e o Código Florestal Brasileiro Vera Lucia.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Translocação de uma espécies de roedor XXX da área a ser suprimida por um empreendimento para uma outra área Área do Empreendimento Área do Fragmento FFF.
Agricultura e os Serviços Ecossistêmicos: Integrando Agroecologia com pagamentos para Serviços Ecossistêmicos em Paulo Lopes Joshua Farley, PhD University.
Alunos:Eduardo Rodrigo Josué
Restauração e Biomonitoramento
Gerhard Valkinir Cabreira
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
Coordenação geral: Ima Célia Vieira – CBO / MPEG
Restauração de Habitats
PLANOS DE MANEJO EM RESERVA PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN
EDUCADORES AMBIENTAIS
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário Definições consideradas “Causa, mecanismo ou restrição que explica um padrão (arranjo de entidades ou eventos no tempo.
AVALIAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS EM SAFs LAERTE SCANAVACA JÚNIOR Engenheiro Florestal Embrapa Meio Ambiente
Vera Lucia Reis, Inciativa MAP,
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Problema 01 Grupo 02. Se no presente o estado brasileiro decidisse criar um programa de restauração ecológica, com o respectivo aporte financeiro, e a.
Não faz sentido considerar as APPs como ecossistemas intocáveis
Problema 6.
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Manejo e Recuperação de áreas Degradadas
IF 128 – Pratica II Geovana Pereira Guimarães
Proponente: Marianna Fernandes Santana Marina da Silveira gomes
Implantação e manejo Luciane Costa de Oliveira Fonte: Manual Agroflorestal para Mata Atlântica, 2008.
Desmatamento Prof. Regis Romero.
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
Sistema Agrosilvipastoril Manejo
Lei 6902/81 Bruno Custódio Bruno Ribeiro Felipe Bernini
Embrapa Monitoramento por Satélite / Indiana University-ACT
I Curso de Nivelamento em Manejo de Sementes Florestais Encontro da Rede de Sementes da Amazônia.
Aula 5. Diversidade e Agrobiodiveridade
Agroecologia e Manejo do Café em SAF INTRODUÇÃO Em confronto ao modelo inconsciente do setor agrário de produção brasileiro, caracterizado pelo agronegócio,
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Severino Ribeiro Aurélio Padovezi Ludmila Pugliese.
Recuperação de Áreas Degradadas
Setor Meio Ambiente Setor de Organizações E.T. de Campo.
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
Disciplina : Padrões em Processos em Dinâmicas de Uso e Cobertura da Terra Docente: Prof. Drª Maria Isabel Escada Doutoranda: Camille Nolasco Data: 28/09/10.
Quais os condicionantes à conservação da biodiversidade nos modelos de recuperação de mata ciliar? Como os modelos de recuperação, restauração ou redefinição.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS DEFINIÇÕES DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DAS RESERVAS LEGAIS COM O ADVENTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"
PROGRAMA DA DISCIPLINA: MANEJO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ESALQ/USP) – 1º Semestre 2012 RESPONSÁVEIS: Prof. Paulo Y.
Audiência Pública sobre PLANAVEG 14 de agosto de 2015 – Senado Federal – Brasília-DF PROPOSTA DE PLANO NACIONAL DE RECUPERAÇÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA - PLANAVEG.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
SOLOS INTENSIVO ENEM/2016 JANDERSON - CIC. SOLOS SOLO – CAMADA ARÁVEL DA CROSTA TERRESTRE; ROCHA INTEMPE RIZADA. Obs.: Resulta da ação conjunta de agentes.
Transcrição da apresentação:

Problema 6 Estratégias para resolução do problema da perda na produção de maçãs por falta de polinização adequada

 Local Agropolo Empreendimento

Contextualização

Local Empreendimento Número de Manchas

Área de Forrageio das Abelhas

Estratégias Estratégia de Restauração Perda em área Produtiva Ganho de Biodiversidade Ganho para a Polinização Produtividade Onde (escala espacial) Quando (escala temporal) Recuperar Mata Ciliar (APP) NenhumaGanho de Habit Alto (evita erosão das margens, assoreamento e diminuição do volume das águas; pode funcionar como um corredor ecológico e facilita o deslocamento de espécies animais (polinizadores). EmpreendiemntoLongo prazo Criar Pontos de Ligação (nucleação com atrativos de fauna - meliponários) NenhumaGanho de Conectividade Alto (facilita o deslocamento dos polinizadores e promove o seu estabelecimento em áreas próximas aos pomares - comercialização do mel). LocalMédio Prazo Aumentar Área dos Fragmentos (revegetação) NenhumaGanho de Habit Alto (aumenta as populações e biodiversidade de polinizadores) EmpreendiemntoMédio Prazo Proteção de bordas (Agricultura orgânica/permacultura/a grofloresta) PequenaProteção do interior Alto (diminui o efeito de borda e favorece a manutenção da biodiversidade de polinizadores) LocalMédio Prazo Melhorar a MatrizNenhuma Favorecimento ao polinizador Médio Local Empreendiemnto Curto Áreas de RegeneraçãoNenhumaGanho de Habit Alto (aumenta as populações e biodiversidade de polinizadores) EmpreendiemntoLongo prazo

Estratégias na Escala Local

Estratégias na Escala do Empreendimento

Resultado Final

+ Floresta + Abelha = + Maçãs

Criação de Pontos de Ligação

Aumento da Área dos Fragmentos Florestais Remanescentes

Melhoria da Matriz

Recuperação da Mata Ciliar

Reserva de Área para Regeneração Natural

Recuperação de Matas Ciliares -Funcionam como corredores ecológicos, interligando fragmentos florestais -Facilitam o trânsito de diversas espécies de animais, pólen e sementes -Favorecem o crescimento das populações de espécies nativas e a reprodução e a sobrevivência dessas espécies (Macedo et al. 1993, Primack & Rodrigues 2001, Metzger 2003).

Sugestão de Técnicas Nucleação Sistemas Agroflorestais Regeneração Natural

Restauração de Áreas Degradadas através da Nucleação A nucleação é um princípio sucessional na colonização de áreas em formação e representa uma técnica básica para as atividades antrópicas que se proponham contribuir para o restabelecimento de comunidades (REIS, 1999). As técnicas nucleadoras são capazes de refazer, dentro das comunidades, distintos nichos ecológicos diferenciados, associados aos organismos que as compõem (REIS et al. 2003).

Plantio de mudas em ilhas de alta diversidade

Instalação de Meliponários

MELIPONICULTURA

Sistema Agroflorestal / SAF Formas de uso ou manejo da terra, nos quais se combinam espécies arbóreas, frutíferas e/ou madeireiras com cultivos agrícolas e/ou criação de animais que promovem benefícios econômicos e ecológicos (BRASIL, MA, 2014)

Vantagens Econômicas e Ambientais do SAFs Custos reduzidos Aumento da renda do produtor Melhoria da estrutura e fertilidade do solo Redução da erosão Aumento da diversidade de espécies Recuperação de áreas degradadas

Regeneração Natural Na restauração florestal através da regeneração natural não são usadas técnicas de plantio ou outras intervenções, sendo este o meio mais econômico de restauração, pois estão ausentes os custos com a produção e, ou, compra de mudas, mão de obra, insumos e manutenção do plantio. (MAGNAGO et al, 2012)