A Fauna da Mata Atlântica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biodiversidade em risco
Advertisements

Biomas brasileiros.
Áreas baixas (baías): formadas por longas extensões de gramíneas – ricas pastagens Partes elevadas (cordilheiras): ilhas de florestas formadas por grandes.
BIOMAS BRASILEIROS Prof. Airton.
UM PATRIMÔNIO À PRESERVAR
BIOMAS BRASILEIROS.
BIOMAS BRASILEIROS.
A faura e a floura do pantanal
MATA ATLÂNTICA.
Animais do pantanal Alunos: Muryel, Thyago e Gabriel. 3º E.M. A Professora : Jaqueline.
Alunos: Humberto Lauro
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
Recuperação Trimestral de Geografia
3- Outras formas de poluição: a) Sonora: Efeitos: Efeitos: - Curto / médio prazo: alterações comportamentais Longo prazo: surdez Longo prazo: surdez b)
ECOSSISTEMAS HUMANOS.
FLORESTA TROPICAL.
Caatinga nordestina - 28 de abril, é comemorado o dia da Caatinga.
BIOMAS BRASILEIROS Profa. Joana Bolsi.
Gestão Ambiental Aplicada
Pantanal   O Pantanal fica localizado no Centro-Oeste do Brasil, nesse local existe uma planície, (terras mais baixas) rodeada por áreas de relevo mais.
A importância da Biodiversidade
Biomas Brasileiros Professores: Aline Gonzales e Gustavo Siebra
A caatinga.
Profº LUIS RODRIGO.
Ecossistemas do Brasil
4º Ano Professora Alessandra Stock
MATA ATLÂNTICA JULIA PURCINO SIMÕES - 14MA3.
Capítulo 6 Natureza e espaços geoeconômicos da América Latina
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Animais em extinção.
OS BIOMAS BRASILEIROS.
Mata Atlântica.
22 de maio: Dia Internacional da Diversidade Biológica
Tema: Agroindústria no Mato Grosso do Sul
Alunos:Eduardo Rodrigo Josué
Mico-leão-dourado.
Jean Thales e Mariane. Turma: 232
BIOMAS BRASILEIROS.
Mico-leão-dourado.
Mico-leão-dourado.
Floresta Amazônica.
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
2011 – Ano Internacional das Florestas. Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo.
Mico-leão-dourado.
OBJETIVOS CONTEÚDO.  Agregar conceitos básicos de ecologia, termos e padronização  Capacitar o profissional com uma visão ambiental, ampliando seu raio.
SUA FAUNA.
Biomas do Brasil.
Professor: Warley Ferreira
Carlos Freire 2014 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade.
IRRADIAÇÃO ADAPTAITVA
Trabalho de Geografia Biomas Brasil
BIOMAS DO BRASIL.
Profª.: Danúbia Zanotelli Soares
VEGETAÇÃO DO BRASIL.
A vida na Biosfera Ana Clara Ciências.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Jacaré-de-Papo-Amarelo
Espécies Invasoras: Parte II - Consequências
Ecossistemas Mundiais e Brasileiros
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
DUPLA: SARAH ,LETICIA E GIOVANNA SÉRIE:4º ANO TURNO:TARDE TURMA:’01
Jacaré-de-papo-amarelo
Diversidade Biológica
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
MODELAGENS DE Distribuição DA UVAIA
Importância da biodiversidade animal
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio 2011.
PROGRAMA DA DISCIPLINA: MANEJO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ESALQ/USP) – 1º Semestre 2012 RESPONSÁVEIS: Prof. Paulo Y.
Biogeografia e conservação. CE=crisis ecorregions; BH= hotspots; EBA= endemic bird areas; CPD= centers of plant diversity; MC=megadiverse countries; G200=
Transcrição da apresentação:

A Fauna da Mata Atlântica Aluna: Giovanna N. Medeiros Prof.: Tia Paula Série: 5 ano B

Introdução A fauna da Mata Atlântica representa uma das mais ricas em diversidade de espécies e está entre as cinco regiões do mundo que possuem o maior número de espécies endêmicas. No caso dos vertebrados, são 261 espécies de mamíferos, 1.020 espécies de aves, 197 de répteis, 340 de anfíbios e 350 de peixes que são conhecidos até hoje no bioma. Espécie endêmica e a espécie que é encontrada apenas em um determinado Bioma ou Habitat Por exemplo: O mico leão dourado é endêmico da mata atlântica .

Mamíferos A Mata Atlântica possui 261 espécies de mamíferos, sendo 55 endêmicas, com a possibilidade de existirem diversas espécies desconhecidas. São os componentes da fauna que mais sofreram com os vastos desmatamentos e a caça, verificando-se o desaparecimento total de algumas espécies em certos locais. Exceto em relação aos primatas, quase nada se sabe sobre a situação dos demais grupos de mamíferos da Mata Atlântica.

Aves A Mata Atlântica apresenta uma das mais elevadas riquezas de aves do planeta. Muitas espécies encontram-se ameaçadas principalmente pela destruição de hábitats, pelo comércio ilegal e pela caça seletiva. Um dos grupos que corre maior risco de extinção é o das aves de rapina (gaviões, por exemplo), que apesar de ter uma ampla distribuição, estão sofrendo uma drástica redução de seus nichos. Várias espécies quase se extinguiram pela caça, como é o caso dos beija-flores e psitacídeos em geral (araras, papagaios, periquitos).

Répteis Em relação à fauna de répteis, grande parte apresenta ampla distribuição geográfica, ocorrendo em outras formações como a Amazônia e o Cerrado. Uma comparação entre os répteis da Amazônia, da Mata Atlântica e do Nordeste dos Andes até na Caatinga mostrou que a Mata Atlântica possui 197 espécies, das quais 43 também existem na Amazônia. Entretanto novas espécies ainda estão sendo descobertas. 

Anfíbios Com hábitos predominantemente noturnos e discretos, o que os torna pouco visíveis em seu ambiente natural, os anfíbios representam um dos mais fascinantes grupos. Exploram praticamente todos os hábitats disponíveis; apresentam estratégias reprodutivas altamente diversificadas e muitas vezes bastante sofisticadas, ocupam posição variável na cadeia alimentar e possuem vocalizações características, demonstrando a diversificação biológica e seu sucesso evolutivo.

Peixes Os ecossistemas aquáticos da Mata Atlântica brasileira possuem fauna de peixes muito variada, associada de forma íntima à floresta que lhe proporciona proteção e alimento. A maior parte dos rios encontra-se degradada, principalmente pela eliminação das matas ciliares, erosão, assoreamento, poluição e represamento. Apesar de estudada há bastante tempo, a fauna de água doce brasileira não é bem conhecida . Nos rios da mata ombrófila densa, existem espécies dependentes da floresta para seu ciclo de vida, principalmente aquelas que se alimentam de insetos, folhas, frutos e flores , contribuindo também para a dispersão de sementes e frutos e para a manutenção do equilíbrio do ambiente aquático.

Obrigada pela atenção! Fim!