MANUAL PRÁTICO DE CONSTRUÇÃO COM PAREDES DE PNEUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Marco Aurélio Martignoni
Advertisements

MANUAL DE MONTAGEM TENDA 10 X 10.
Medida da resistência do circuito de terra
POSTO DE TRANSFORMAÇÃO
Terra Sol Verão Inverno órbita
ERRADO Quando trabalha com o teclado, procure manter as mãos alinhadas com o ante braço CERTO André Coutinho.
Jogo do Ambiente.
Informática Aplicada.
TECNOLOGIA DA PRÉ-FABRICAÇÃO CC-47C
Planejamento-Mestre da Produção
Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação III Miniconferência sobre Biodiversidade Aquecimento Global e Exploração dos Recursos.
MOVIMENTO DE TERRA 2ª Parte.
Programação Cabeças Automáticas 3M
LIGAÇÕES PILAR X FUNDAÇÃO por meio de cálice
SISTEMAS ESTRUTURAIS II
Sondagem à Percussão.
Aspectos Construtivos das Lagoas de Estabilização
Modulo de Ensino Inovador Quanto tempo o tempo tem?
Módulo de Ensino Inovador Quanto tempo o tempo tem?
Padrões Mínimos de Segurança
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES Como trabalhar com o computador?
Montagem do Gradil Bovino.
Preparativos Antes da Montagem
GRELHA PAVIMENTO NATURAL PERMEÁVEL
Pavimento Natural com Brita
MANUAL CAF – CONTROLE ACADÊMICO FINANCEIRO
OPERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CARNEIRO HIDRÁULICO ALTERNATIVO
Preparativos Antes da Montagem
Módulo Financeiro Centro de Custo.
TECNOLOGIA AUTOMOTIVA Heavy Duty Automotive Technology
FÔRMAS EXECUÇÃO DO SERVIÇO
ALVENARIAS ESTRUTURAL
Equilíbrio de um Corpo Rígido Cap. 5
ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
AMOSTRAGEM E PREPARAÇÃO DOS SOLOS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Workshop do SEEDKIT Gerador Elétrico
Aços na Construção Civil
Preparativos Antes da Montagem
Equilíbrio de um corpo extenso
Replante de Orquídea por Claudio C. Cunha
Uma moeda de cinco centavos é colocada sobre uma mesa
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO Iluminação de Emergência
Professor Clístenes Cunha
PERDAS E MELHORIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
SISTEMAS DE COBERTURAS
A INTEGRAÇÃO DO SESMT COM A ENGENHARIA CIVIL NA ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES VISANDO REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA EXECUTADAS EM DIFERENÇA.
Planejamento e Controle e obras
Esquadrias de madeira e metal
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
TB 100%.
ESTAÇÃO INVERNADA.
DESENHO ARQUITETÔNICO SEÇÕES OU ELEVAÇÕES DE UMA EDIFICAÇÃO
Locação de Obras.
9 – ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de.
PROJETOS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
PROJETOS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Preparativos Antes da Montagem
Módulo para Habitação de Interesse Social
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
(Projeto residencial)
Barragem de Enroncamento
Alvenaria Estrutural.
Locação da Obra.
Transcrição da apresentação:

MANUAL PRÁTICO DE CONSTRUÇÃO COM PAREDES DE PNEUS

SISTEMA CONSTRUTIVO EM MÓDULOS “U” VIGA ROLIÇA 30/30 PAREDE DE PNEU TERRA PLANTA ESQUEMÁTICA PLANTA ESQUEMÁTICA CORTE ESQUEMÁTICO

COMO PREENCHER O PNEU As paredes de pneu são feitas por sobreposição de camadas de pneus preenchidos com terra compactada, preferivelmente em duas pessoas. 1 Remover toda a sujeira do pneu e colocá-lo em solo nivelado. 2 Preencher o pneu com terra do próprio local. 3 A terra é colocada com a mão para dentro dos pneus. 4 Com a marreta a terra vai sendo compactada.

X 5 6 7 NIVELAMENTO DOS PNEUS Ao compactar, não bater com a marreta nas paredes do pneu. Bater sempre do centro para as extremidades. É necessário preencher e compactar o pneu até que ele atinja a altura de aproximadamente 30 cm (pneu de caminhão). NOTA: A altura do pneu preenchido pode variar dependendo do tipo de pneu a ser utilizado (automóveis, utilitários,etc..). 6 Preencher e compactar alternadamente o centro do pneu com terra. O solo ao lado do pneu pronto deve ser nivelado para colocar-se o próximo pneu, que será nivelado aproximadamente 6,5cm abaixo do pneu já preenchido. 7 Preencher e compactar o próximo pneu, seguindo-se o mesmo procedimento. Se alguma parte ficar alta, pode-se baixar com a marreta. É importante que os pneus sejam nivelados com os adjacentes.

CONSTRUÇÃO DA PAREDE 8 Fazer a terraplanagem deixando a terra em volta do módulo “u”, para que seja utilizada para o preenchimento dos pneus e depois nos taludes de regularização. PAPELÃO VAZIO PAPELÃO 9 Amarrar a segunda fiada com a fiada inferior, intercalando-a. Colocar um papelão tapando o vazio no fundo do miolo, para que a terra compactada não vaze.

10 11 12 CONSTRUÇÃO DA PAREDE Pregos para regular a tensão do arame. Caso necessite-se meio pneu, será necessário usar um bloco de madeira impermeabilizado, embrulhado em plástico preto. 11 Em alguns casos será necessária uma conexão em “L”, que podem ser dois blocos de madeira presos com arame e prego, recebendo o mesmo tratamento descrito no item 10. 12 Detalhe das conexões em “Y”, com e sem bloco de madeira a ser tratado conforme descrito no item 10.

ESPERAS PARA O APOIO DA COBERTURA LOCAÇÃO DAS ESPERAS FUNDO DO PNEU 13 Na última fiada escavar alternadamente (um pneu sim um não) a terra já compactada do miolo do pneu para o chumbamento de uma barra roscada 1/2” comprimento 8” com concreto 3:1. É necessário compactar o pneu até o topo e posteriormente remover o miolo. X 14 Nivelar o concreto com o topo dos pneus.

ESPERAS PARA O APOIO DA COBERTURA VIGA TRATADA 6X30 PLÁSTICO BORDA DO PLÁSTICO ESPERA 15 Com o concreto seco, aplicar duas camadas de plástico preto sobre o topo da parede. Depois fixar duas vigas de madeira 6x30, tratadas em alto-clave, centradas e fixas nas barras roscadas. PORCA 16 Escavar a viga de topo para que encaixe nas porcas da barra roscada na viga inferior. Não sobrepor emendas das vigas. NOTA: Não apertar muito as porcas de fixação, para que o concreto não seja puxado para fora dos pneus.

CALÇOS PARA APOIO DAS VIGAS DA COBERTURA INCLINADA FIXAÇÃO VIGA 20X20 VIGA ROLIÇA 30X30 FIXAÇÃO VIGA 20X20 17 18 É necessário calçar as vigas da cobertura para o caimento da água de 5%, usando-se vigas 20X20. Cortar pedaços de viga 20x20 até a altura desejada de apoio das vigas roliças que apoiam a cobertura. 60cm 19 20 Fixar as vigas roliças nos calços com pinos metálicos nos eixos, com 6” e 10” de comprimento. As vigas deverão ser locadas a cada 60cm de eixo a eixo, apoiadas até a extremidade externa da viga-calço.

CORTE ESQUEMÁTICO Após a colocação das vigas roliças, será feita a cobertura conforme detalhamento do projeto: OPÇÃO 1- Serão apoiadas placas de OSB nas vigas roliças, niveladas por cima ( calçadas por baixo), evitando-se ao máximo, cortes na viga roliça. Depois as placas de OSB receberão uma manta de PVC, e terra para o plantio da grama. OPÇÃO2 - Será feita uma laje de argamassa armada apoiada nas vigas roliças e devidamente impermeabilizada, para receber a cobertura de grama. 60cm 60cm VIGA ROLIÇA 30/30 CALÇO TABEIRA

DETALHAMENTO DOS DOMUS DE ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO 120cm 1 Apoiada em três das vigas roliças de apoio da cobertura, será feita uma caixa com tábuas duplas de madeira no sentido transversal às vigas, e de tábua única no mesmo sentido da viga. 120cm Posteriormente, a viga central será amarrada com fita de aço na “caixa”, para possibilitar o corte dessa mesma viga central no miolo. 2