VI SEMINÁRIO FALA OUTRA ESCOLA - 2013
SISTEMA DE PONTUAÇÃO: UMA NOVA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTEGRADA À UTILIZAÇÃO DO BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PROF. EDUARDO FERIANI
ACADEMIA X ESCOLAS
Hoffman (2002) Defende uma renovação no Sistema Educacional Brasileiro. Sugere modificações no critérios avaliativos, tais como: a passagem do critério de nota-conceito para relatório interpretativo da aprendizagem e a troca da prova agendada por tarefas avaliativas;
Perrenoud (1998) “Os procedimentos de avaliação ainda em vigor na maioria das escolas do mundo levantam um obstáculo à inovação pedagógica, existe uma relação de força mais ou menos explícita, que coloca professores e alunos em campos opostos.”
Luckesi (2001) “O ato de avaliar a aprendizagem implica em acompanhamento e reorientação permanente da aprendizagem. Ela se realiza através de um ato de diagnóstico e reorientação da aprendizagem tendo em vista a obtenção dos melhores resultados possíveis”
DESAFIO, ALTERIDADE E A EXPERIMENTAÇÃO TRANSFORMANDO AS ATIVIDADES AVALIATIVAS EM UM JOGO; O BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. ALEGRIA; TRANQUILIDADE; MOTIVAÇÃO; APRENDIZAGEM.
SISTEMA DE PONTUAÇÃO O que é? Como registrar? Como ganhar pontos? E em relação a indisciplina em sala de aula, os conflitos diminuem? E a aprendizagem, realmente acontece? E a recuperação, como fica? Como converter os pontos em médias bimestrais?
Pontuações provisórias
Sistema de Pontuação Fechamento das médias bimestrais Aluno com maior pontuação na sala – Média 10 Aluno com pontuação inferior a metade da pontuação máxima – Média Insatisfatória; Demais médias – Basta fazer uma tabela de conversão como o exemplo abaixo: 54 pontos = média 10 49 pontos = média 9 43 pontos = média 8 37 pontos = média 7 31 pontos = média 6 27 pontos = média 5
Slides
Vídeos
Jogos e infográficos
Destaques do bimestre
Enquete
Textos-esquemáticos
Autorização para uso de imagem e voz
Webfólio
Webquests
Interação
Valente (2001) “A aprendizagem ao longo da vida requer 3 condições básicas: pré - disposição do aluno querer aprender, um ambiente de aprendizagem adequado e um agente de aprendizagem (o professor)...”
Planilha – Rendimento Saresp – E. E Planilha – Rendimento Saresp – E. E. Profª Paulina Rosa – Hortolândia - 2009
Planilha – Rendimento Saresp – E. E Planilha – Rendimento Saresp – E. E. Profª Paulina Rosa – Hortolândia - 2011
"Mudar é difícil mas é possível” Paulo Freire