VI SEMINÁRIO FALA OUTRA ESCOLA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Perfil do Ensino Fundamental II
Advertisements

FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
OS CAMINHOS DA INDISCIPLINA
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Desperdiçar ou economizar
ÁREA DE CONHECIMENTO Matemática.
Diante a Era Tecnológica.
CURSO LINUX EDUCACIONAL Prof. Liane Maria Ana Virginea Aluna: Berenice.
CURSO LINUX EDUCACIONAL JOANA ELMECI PINHEIRO DA ROSA.
4° BIMESTRE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO B
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
-Apropriação do Relatório Pedagógico
ESTUDOS DOS RELATÓRIOS PEDAGÓGICOS
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Informática na Educação
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
Avaliação Hamurabi Messeder By PresenterMedia.com.
In (disciplina) no Contexto Escolar
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Tecnologia e Educação.
educação NA ERA DIGITAL
2º ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
em sistemas escolares e não escolares
Avaliação Educacional
Núcleo Pedagógico DE Centro Sul
Decisões.
CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Análise de uma ferramenta ou recurso
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
Avaliação Diagnóstica
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
QUERIDOS PAIS, SEJAM BEM-VINDOS.
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Escola Estadual Drº João Ponce de Arruda Ribas do Rio Pardo
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Agora que você já refletiu e percebeu a importância da aprendizagem por projetos, vamos colocar a “mão na massa”. Primeiramente vamos refletir sobre algumas.
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
AVALIAÇÃO DESMISTIFICADA
SIAP – Sistema de Apoio ao Professor – Diário Eletrônico
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
1. Ser ouvido sempre que apresentar dificuldades de aprendizagem, solicitando do professor um atendimento específico; 2. Solicitar, através dos.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
"Não sei...  se a vida é curta ou longa demais pra nós,  mas sei que nada do que vivemos tem sentido,  se não tocamos o coração das pessoas. Muitas vezes.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Rosana Valéria de Oliveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila.
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
Considerações iniciais
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Isabel Cristina Ribeiro Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Formação continuada 4º Encontro
TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO Curso Noturno Segundo o documento:
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Transcrição da apresentação:

VI SEMINÁRIO FALA OUTRA ESCOLA - 2013

SISTEMA DE PONTUAÇÃO: UMA NOVA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTEGRADA À UTILIZAÇÃO DO BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PROF. EDUARDO FERIANI

ACADEMIA X ESCOLAS

Hoffman (2002) Defende uma renovação no Sistema Educacional Brasileiro. Sugere modificações no critérios avaliativos, tais como: a passagem do critério de nota-conceito para relatório interpretativo da aprendizagem e a troca da prova agendada por tarefas avaliativas;

Perrenoud (1998) “Os procedimentos de avaliação ainda em vigor na maioria das escolas do mundo levantam um obstáculo à inovação pedagógica, existe uma relação de força mais ou menos explícita, que coloca professores e alunos em campos opostos.”

Luckesi (2001) “O ato de avaliar a aprendizagem implica em acompanhamento e reorientação permanente da aprendizagem. Ela se realiza através de um ato de diagnóstico e reorientação da aprendizagem tendo em vista a obtenção dos melhores resultados possíveis”

DESAFIO, ALTERIDADE E A EXPERIMENTAÇÃO TRANSFORMANDO AS ATIVIDADES AVALIATIVAS EM UM JOGO; O BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. ALEGRIA; TRANQUILIDADE; MOTIVAÇÃO; APRENDIZAGEM.

SISTEMA DE PONTUAÇÃO O que é? Como registrar? Como ganhar pontos? E em relação a indisciplina em sala de aula, os conflitos diminuem? E a aprendizagem, realmente acontece? E a recuperação, como fica? Como converter os pontos em médias bimestrais?

Pontuações provisórias

Sistema de Pontuação Fechamento das médias bimestrais Aluno com maior pontuação na sala – Média 10 Aluno com pontuação inferior a metade da pontuação máxima – Média Insatisfatória; Demais médias – Basta fazer uma tabela de conversão como o exemplo abaixo: 54 pontos = média 10 49 pontos = média 9 43 pontos = média 8 37 pontos = média 7 31 pontos = média 6 27 pontos = média 5

Slides

Vídeos

Jogos e infográficos

Destaques do bimestre

Enquete

Textos-esquemáticos

Autorização para uso de imagem e voz

Webfólio

Webquests

Interação

Valente (2001) “A aprendizagem ao longo da vida requer 3 condições básicas: pré - disposição do aluno querer aprender, um ambiente de aprendizagem adequado e um agente de aprendizagem (o professor)...”

Planilha – Rendimento Saresp – E. E Planilha – Rendimento Saresp – E. E. Profª Paulina Rosa – Hortolândia - 2009

Planilha – Rendimento Saresp – E. E Planilha – Rendimento Saresp – E. E. Profª Paulina Rosa – Hortolândia - 2011

"Mudar é difícil mas é possível” Paulo Freire