FALANDO SOBRE ARTE Construção de um glossário ilustrado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
Advertisements

O Barroco Barroco é um termo há muito utilizado para designar o período que vai de 1600 a 1750, refletindo a religiosidade européia. INTRODUÇÃO No final.
Desenvolvimento histórico
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
DESENHO O desenho pode ser definido como a interpretação de qualquer realidade,visual, emocional, intelectual,ou outra através da representação gráfica.
História das cores.
INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA
BARROCO s.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
8ª série/9° ano ARTE Prof. Juliana Sena
História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas
Gravura É a linguagem artística que permite múltiplas reproduções a partir de uma matriz. Cada reprodução é assinada, datada e numerada; não se trata.
PRODUÇÃO E LEITURA DE IMAGENS
Composição e Projeto Gráfico
Introdução aos Princípios e elementos de design
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
Artes Gráficas.
“ARTE” RUPESTRE “Arte” Rupestre é o nome que se dá ao tipo de “arte” mais antigo da história, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representações.
EB23 Pe Vítor Melícias Estudo da Cor Rui Silva
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Graffitis Graffitis….
Planejamento PNAIC 2014.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
LEITURA DE IMAGENS.
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VI
ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
Referencias Curriculares Nacionais
A forma Tudo que observamos tem uma FORMA: uma mesa, uma cadeira, um barco, etc. São formas diferentes umas das outras. Há FORMAS NATURAIS criadas pela.
A estrutura e a forma.
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
Módulo 4- Design Multimédia
Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Inácio
Elementos da Linguagem Visual LINHA
PROFESSORA :Rosângela Alves
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
Como fazer a leitura de obra de arte?
Formadora: Janaína Lapuente
RENASCIMENTO Profª Patricia.
Revisão de Arte 9º Ano.
RENASCIMENTO CULTURAL

Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Denise Dubiella.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
Renascimento nas artes: Desenvolvimento cultural na Idade Moderna
Futurismo Que olha lá na frente. Valorizavam o futuro
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
Princípios de Composição Plástica
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
História da arte: breves considerações
Artes Visuais A COR Parte 1 Prof. Magno Anchieta.
SUPERFÍCIE (Dicionário Aurélio): 1 - Extensão duma área limitada 2 - A parte externa dos corpos, face. 3 - Aparência, aspecto 4 -
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
A forma.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO FIGURA E FUNDO Em todos os estilos artísticos, a forma depende da habilidade e da perceção do artista, mas.
Educação Visual e Tecnológica Elementos Visuais da Forma
IMPRESSIONISMO.
Transcrição da apresentação:

FALANDO SOBRE ARTE Construção de um glossário ilustrado Professora: Vanessa Oliveira (Arte) 1ª série – Ensino Médio

- Construção de um vocabulário artístico - FALANDO SOBRE ARTE - Construção de um vocabulário artístico -   Esta é uma proposta de registro baseada na construção de um vocabulário específico para os estudos em arte, na forma de glossário ilustrado. Além de poder contar com os textos de apoio e com explicações recebidas durante as aulas, você também poderá buscar informações complementares em livros e publicações disponíveis na internet na forma de dicionários e enciclopédias especializados.

ORGANIZAÇÃO DO CADERNO: 1 TERMO POR PÁGINA DEFINIÇÃO EXEMPLO COM IMAGEM

Aqui seguem algumas sugestões de fontes de pesquisa: GOMBRICH, Ernst Hans. História da Arte. Cidade: Rio de Janeiro. LTC, 2000. ITAÚ CULTURAL. Enciclopédia Itaú Cultural. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br.>. PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 1999. SILVA, Raul Mendes. Brasil Artes Enciclopédias. Disponível em: <www.brasilartesenciclopedias.com.br>. STEPHEN, Farthing. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

FALANDO SOBRE ARTE - Lista de termos da 1ª Etapa -

AFRESCO Também conhecido como pintura a fresco, consiste em pintar diretamente sobre uma parede úmida, de forma que o reboco absorva a tinta, integrando-a à superfície. Foi muito produzido durante a Idade Média e o Renascimento. Escola de Atenas, afresco pintado por Raphael Sanzio entre os anos de 1506 e 1510.

CINZA NEUTRO É a cor obtida com a mistura de tintas utilizando medidas iguais das três cores primárias.

CLARO/ESCURO É a técnica que diferencia áreas de luz e de sombra em uma superfície. Seu efeito causa a impressão de volume em uma forma originalmente chapada, bidimensional. Assim, o objeto parece “saltar” do papel, ganhando volume. Essa técnica colabora também para reforçar a profundidade em uma composição. Aplicação gradual de claro/escuro em um desenho para simular o volume na figura.

COMPOSIÇÃO É o conjunto de informações visuais que uma imagem apresenta. Esse conjunto pode ser chamando também de massa visual, ou seja, tudo aquilo que integra visualmente na imagem. Pintura elaborada por Wassily Kandinsky, cuja composição consiste em um arranjo abstrato de formas circulares e linhas retas, com preenchimentos que alternam opacidade e transparência das cores.

CONTRASTE É a relação de disparidade entre elementos opostos, como áreas de luz e de sombra, linhas retas e orgânicas, intensidade e suavidade, etc. Instalação de Henrique Oliveira que explora o contraste entre formas regulares e orgânicas no espaço tridimensional.

COR LUZ É a cor de natureza física, notada em fontes de luz.

COR PIGMENTO É a cor de natureza química, que compõe as tintas e é notada nos materiais.

ENTALHE Técnica de escultura feita em madeira. O entalhe é muito presente na decoração interna das igrejas barrocas.

ESFUMADO Técnica de pintura e desenho que suaviza a passagem de tons entre as áreas. Foi criada no Renascimento, por Leonardo da Vinci. Passagem de tons suave entre as áreas claras e escuras na utilização do claro/escuro:

ESTILIZADO Modo de criação que se opõe ao naturalista. Apesar de figurativa, a imagem é criada seguindo a liberdade expressiva do autor, sem se limitar ao aspecto que a figura possui na realidade. Figura humana com aspecto naturalista: Figura humana com aspecto estilizado:

ESTUDO Conjunto de desenhos que um artista faz antes de executar a obra pretendida. No estudo são exprerimentadas composições, formas de preenchimento, expressões, etc. Estudos de Raphael Sanzio para a elaboração do afresco Escola de Atenas:

GRAVURA Técnica em que a imagem é gravada em uma matriz que, posteriormente, serve de base para que a imagem seja reproduzida em outro suporte. Processo de produção de gravura feito com matriz de isopor e impressão sobre papel:

ILUSTRAÇÃO Imagem que acompanha um texto a fim de complementar visualmente suas informações nele contidas.

MECENAS Pessoa que apoia a produção de artistas por meio de pagamento direto. O termo é usado em referência a Caio Mecenas, que foi um grande incentivador da produção artística durante a Roma Antiga. Cosme de Medici e Lorenzo de Medici, importantes mecenas do período renascentista:

MODALIDADE EXPRESSIVA Cada uma das formas de expressão utilizadas no campo da arte: pintura, escultura, gravura, instalação, intervenção urbana, colagem, fotografia, etc. Intervenção urbana: uma das modalidades expressivas muito utilizada atualmente.

PERÍODO CLÁSSICO Período referente ao ápice da Arte Grega.

PREENCHIMENTO CHAPADO Preenchimento uniforme; aquele que não possui variação de tons ou de cores no mesmo espaço.

RITMO Sequência marcada pela repetição de elementos visuais em uma composição.

Material sobre o qual uma imagem é construída. SUPORTE Material sobre o qual uma imagem é construída. O suporte desta pintura é o muro.

VOLUTA Forma espiralada muito presente como ornamento em diversas fases da História da Arte, como em algumas colunas gregas e decoração do interior das igrejas barrocas.