Exportação - Brasil 2004 Transformados de PVC - US$ 70 milhões.

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Transcrição da apresentação:

Exportação - Brasil 2004 Transformados de PVC - US$ 70 milhões

Exportação - Brasil 2004 Transformados de PVC - US$ 70 milhões

Importação - União Européia 2004 Transformados de PVC

Importação - USA 2004 Transformados de PVC – US$ 1,1 bilhão

Importação - USA 2004 Transformados de PVC - US$ 1,1 bilhão

Desafio

Premissa 1 Oportunidade de crescimento das exportações

Importações Produtos Transformados Plásticos US$ 100 bi em 2004 ( cap 39 + outros )

Importações Produtos Transformados Plásticos US$ 100 bi em 2004 ( cap 39 + outros )

Premissa 2 Valor agregado no final da cadeia

Premissa 3 Capacidade ociosa na 3ª Geração

Premissa 4 Baixa Lucratividade da Cadeia Produtiva Volume excedente exportado como Resinas de baixo valor agregado Mercado “comprador” no Brasil Exportações de transformados plásticos concentradas no Mercosul com menores preços médios/ton

Criação do Programa – jan 2004

Transformadores e indústrias diversas Integração do setor Transformadores e indústrias diversas

Instituto Nacional do Plástico ABIPLAST + ABIMAQ + ABIQUIM Gestão compartilhada INP Instituto Nacional do Plástico ABIPLAST + ABIMAQ + ABIQUIM Atividades de Gestão Superior Executivas Conselho Diretor Comitê Executivo Unidade Coordenadora de Exportação

Centrais Petroquímicas (3) Gestão compartilhada Empresas e Entidades participantes Conselho Diretor: 35 membros Comitê Executivo: 8 membros Petrobras Centrais Petroquímicas (3) Produtores Resinas (15) ABIPLAST ABIQUIM ABIEF AFIPOL ABRAFLEX INP SIRESP MDIC BNDES Central Petroquímica Produtores Resinas Transformadores INP

R$ 10,3 Milhões Funding compartilhado 42% 46% 12% Governo Brasileiro APEX / MDIC 42% Cadeia Matéria Prima (Petrobrás / 1ª e 2ª Gerações) 46% ABIPLAST (3ª Geração - Empresas Transformadoras) 12%

Resultados Esperados 2004 – 2005 Incrementar US$ 70 milhões em exportações 860 novos empregos 165 empresas transformadoras no processo exportador Aumentar a competitividade da cadeia produtiva Incrementar a qualidade dos produtos da indústria de transformação através da normalização e certificação dos produtos Desenvolver novos mercados e aplicações Consolidar cultura exportadora no setor

Reversão de déficit da balança

Mercados-alvo

Produtos-alvo (prioritários)

Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005

Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005 Prospecção de mercados Capacitação gestão comércio exterior Sensibilização e arregimentação Avaliação processos e produtos Promoção comercial Suporte operacional Aumento das exportações OBJETIVOS GERAÇÃO DE EMPREGOS

Promoção Comercial

Promoção Comercial Mídia digital - 2004 Lançamento dos portais

Promoção Comercial Mídia impressa Brasil – 2004 Artigos Plásticos em revista Embanews Plástico Moderno Embalagem e Marca Plástico Sul Jornais de circulação regional e nacional Mídia impressa Internacional - 2004 Modern Plastics Vídeo Institucional da Feira Emballage Paris Revista Envase y Embalaje Guia de Expositores Feiras Plastimagem / Pack Expo / Emballage 24 inserções equivalente a 1000 cm/coluna

Promoção Comercial

Promoção Comercial Projeto Comprador – Imagem

BRASILPLAST – Projeto Comprador Compras US$ 1 bilhão/ano - 22 importadores + 1000 rodadas negócios ( 5 dias ) Negócios fechados: US$ 200.000 Visitas à fábricas: + 10 ( SP, BA, PE, RS ) Projeto Imagem: IPT e Cetea-Ital (+ 3 fábricas ) Lançamento Manual Rodadas de Negócios Eventos paralelos: Expectativa geração negócios futuros: US$ 7.100.000 Avaliação: 88 respostas Empregos: Manutenção (175) / Novos (48) Seminário Exportação – Receita de Sucesso – Aduaneiras Seminário BNDES – Financiamento Pré-Embarque Visita Assessora Eventos APEX para “bench-marking”

Projeto Comprador /Vendedor 2005 2º Semestre 2005 Projetos Vendedores 2º. Sem 2005 Local: A Confirmar Empresas Participantes: USA: 15 Europa: 15 Jornalistas: 04 Rodadas de Negócios: + 600 Missões Específicas por segmento Ação Prévia: Análises Previstas Mercado Locais: EUA, México, U.E. Segmentos envolvidos: 1

Promoção Comercial Ações Previstas 2005 Portal WEB CD Multimídia Mídia Internacional Ampliação do conteúdo e divulgação Intl (sites de busca) Integração da cadeia petroquímica com catálogo de produtos Programa divulgação em sites de consultas e compras Intls Participação no site www.packexpo.com Revistas especializadas

Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005 Prospecção de mercados Sensibilização e arregimentação Promoção comercial Suporte operacional Aumento das exportações OBJETIVOS GERAÇÃO DE EMPREGOS Capacitação gestão comércio exterior Avaliação processos e produtos

Prospecção de mercados Banco de Dados Importadores Informações comerciais Feira Pack Expo: 5.000 registros Feira Plastimagen: 1.000 registros Feira Houseware: 13.000 registros Feira Emballage: 4.000 registros Países-alvo: 20.000 registros PIERS/USA: 40.000 registros Interface ABIPLAST/ABIQUIM barreiras tarifárias/não-tarifárias mecanismos de defesa internacional Acordos internacionais Aquisição Estudos e Pesquisas Mercado Interface ABIPLAST negociações e acordos internacionais Estudos de Mercado: UK Plastic Packaging Market Packaging Market for Cement, US Global Plastics Business, US Pesquisas de Mercado: 11 linhas de produtos (PE´s, PP´s, PS´s, PVC´s) Prospecção ativa 2 especialistas de mercado ( NAFTA – U.E. )

Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005 Prospecção de mercados Capacitação gestão comércio exterior Sensibilização e arregimentação Promoção comercial Suporte operacional Aumento das exportações OBJETIVOS GERAÇÃO DE EMPREGOS Avaliação processos e produtos

Capacitação Gestão de comércio exterior – 2004 Seminários “Como Exportar” Treinamentos Comércio Exterior Negociações internacionais 8 seminários em 5 Estados Parceria ABIQUIM, ABIPLAST, Aduaneiras, SBCE, BNDES, BB 100 cartilhas “Como exportar para União Européia” 100 cartilhas “Como exportar para USA” Parceria Procedimentos Exportação Cálculo de Preços e Aspectos Tributários Seminário internacional GPEX/Aduaneiras 200 cartilhas para associados “How fast-moving consumers goods shape the U.S. packaging marketing” Jim Peters – Packging Strategies

Continuidade das ações Seminários Internacionais Capacitação Gestão de comércio exterior – 2005 Continuidade das ações Formação de Preços CD “Aprendendo a Exportar” - MDIC Cálculo de Preços e Aspectos Tributários Seminários “Como Exportar” Treinamentos Comércio Exterior Custo Fixo Custo Variável Custo Marginal Aspectos Tributários Seminários Internacionais Cases de sucesso Seminários Especialistas de mercado e Business Intelligence Divulgação de cases do setor

Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005 Prospecção de mercados Sensibilização e arregimentação Promoção comercial Suporte operacional Aumento das exportações OBJETIVOS GERAÇÃO DE EMPREGOS Capacitação gestão comércio exterior Avaliação processos e produtos

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS Plano de Ação Integrada Regional ABIPLAST / INP Sindicatos regionais SUDESTE SUL NORDESTE C.OESTE SP RJ MG RS PR SC AL PB BA PE GO ABIEF AFIPOL POLO ABC POLO CAMPINAS OUTROS POLOS REGIONAIS ENTIDADES PARCEIRAS FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS SECRETARIA DE ESTADO SEBRAE BANCO DO BRASIL OUTRAS

Sensibilização e arregimentação 200 INP 165 APEX 6 16 30 47 54 70 80 84 89 91 93 100 101 109 112 118

8.000 empresas de transformação

Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005 Prospecção de mercados Sensibilização e arregimentação Promoção comercial Suporte operacional Aumento das exportações OBJETIVOS GERAÇÃO DE EMPREGOS Capacitação gestão comércio exterior Avaliação processos e produtos

Avaliação Processos e Produtos PROGEX Diagnósticos da Qualidade Qualificação de produtos e processos: IPT, CETEA-ITAL, outros Centros Tecnológicos Estaduais Totalidade empresas associadas Programas de Qualificação Parcerias Institutos Tecnológicos Parcerias PROMO/Bahia, Entidades regionais, SEBRAE’s, Federações e Confederações de Indústrias Certificação de Produtos Normas Técnicas Testes Laboratoriais

Linhas de Ação do Programa 2004 e 2005 Prospecção de mercados Sensibilização e arregimentação Promoção comercial Suporte operacional Aumento das exportações OBJETIVOS GERAÇÃO DE EMPREGOS Capacitação gestão comércio exterior Avaliação processos e produtos

Suporte Operacional Procedimentos Exportação Serviços Courrier Consultoria Jurídica Internacional GPEX/Aduaneiras Descontos 40% - 50% Contratos internacionais de distribuição e agenciamentos Logística Internacional Consultoria Jurídica Tributária Serviços de Comércio Exterior Parceria ABIEF para redução de custos de frete e disponibilidade de espaço (Hamburg Sud) Parcerias com empresas especialistas em planejamento tributário Banco de empresas: despachantes aduaneiros, operadores logísticos, bancos, terminais de carga e outros MATCH-MAKING – Sistema de Gerenciamento de Informações

Suporte às Feiras Prospectar, identificar e analisar mercados e produtos de interesse do Programa Informações sobre o mercado local (estatísticas, acesso ao mercado, compradores potenciais, mecanismos de crédito etc.) Treinamento em Participação Feiras Internacionais Seminários com órgãos oficiais brasileiros: Embaixada-Consulado Brasileiro, Banco do Brasil Normas Técnicas Relação visitantes do stand com nome, endereço e empresa Coordenação para o envio de amostras e catálogos Negociação do pavilhão Montagem e Decoração Serviços de tradução, material de apoio, recepção

Suporte operacional

Visão de futuro Sustentabilidade da integração

Contato INP – Instituto Nacional do Plástico Wagner Delarovera Pinto Gerente Executivo Programa delarovera@inp.org.br Fone: (11) 3814.8142 Fax.: (11) 3814.8604 www.exportplastic.com.br www.exportplastic.com