Desafios e perspectivas da bioética latino-americana no contexto da

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

Gabrielle Selani Cicarelli
V semana do Serviço social – TEÓFILO OTONI -MG
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
AS BASES CONCEITUAIS DA BIOÉTICA
CÁTEDRA DA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Estado e Sociedade Civil – Definições e papeis
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.
PROFª Ma. MARTA MORGADO PEREIRA VALENTE
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS BIOÉTICA E DEONTOLOGIA
Secretário Nacional de Juventude
A CULTURA ESCOLAR NA SOCIEDADE NEOLIBETAL
TEMAS EMERGENTES Prof. Ms. Décio L. M. P. Faria.
Aluna: Givaneide da S. Morais Orientadora: Dª. Neusa R. Barazal 2009
Bioética na Formação Profissional
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação.
Saúde em Todas as Políticas
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
PLANOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DAS MACRORREGIÕES SOBRE ÁREA DE INFLUÊNCIA DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS ESTRUTURANTES NA AMAZÔNIA Comissão da Amazônia,
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Uma metodologia para publicação eletrônica
Quem é de Luta... Avança!!! ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO
Fontes de Informação Utilizadas por Executivos
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
As Muitas Vozes da Vida Urbana
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Objetivos da Rio +20 Objetivo: renovar, em alto nível, o compromisso mundial para o Desenvolvimento Sustentável - DS Não é uma Conferência somente ambiental,
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Programa de Educação Ambiental da Bahia
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
Luciene Burlandy Universidade Federal Fluminense 2006 Forum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional.
Histórico do FBES Sebastiana Almire de Jesus – FEES-MS
CULTURA JURIDICA.
Professor MS Alcidemar Junior
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
COMPRAS SUSTENTÁVEIS Carlos Eduardo Malachias
Manual do Aluno Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Compromissos dos Novos Governos para Garantia do SUS como Política de Estado Ligia.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Revista Crítica Marxista 15 anos Balanço da produção ( )
SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
1. VI Fórum UNGASS – AIDS Brasil 20 e 21 de maio de 2010 Recife - PE 2.
Prof. Bruno F. Emerich Processo seletivo para a disciplina: “Psicologia Social: instituições e comunidade”.
O CONTEXTO DE EMERGÊNCIA DA REFORMA SANITÁRIA BRASILEIRA
QUESTÃO SOCIAL Processo Histórico Status emergência = 1830
Prof. Maíra C. Farias Belo
BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
UNIVERSALISMO X RELATIVISMO CULTURAL
COORDENAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Organização das Atividades de Seleção de Materiais: Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares.
Representação discente na FSP/USP. Representação estudantil: contexto atual Representantes discentes (RD)= estudantes que representam outros estudantes.
PESQUISA EM DIREITO: DILEMAS E DESAFIOS Profª Drª Elizabeth Teixeira.
UFC- FAMED-DSC Núcleo de Educação e Bioética UFC- FAMED-DSC Núcleo de Educação e Bioética Aula 7 da Disciplina Bioética e Cidadania: Bioética e Cidadania:
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
Wildson Luiz Pereira dos Santos UnB,
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
Secretaria de Estado de Educação Unidades Escolares 14 Diretorias Regionais 1 Diretoria Prisional e Socioeducativa Total de alunos: - Fundamental.
Aula 2 – 05/março/2012. DATACONTEÚDOSATIVIDADETextos de referência 27/fev. Introdução-Concepções de Ciência e de Ensino de Ciências A coisa da ciência.
A CARTA DA TERRA.  Documentos importantes referentes à Educação Ambiental.  Criação da ONU - visando paz, direitos humanos e desenvolvimento.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
Aula Introdutória: Análise de Políticas Públicas Professor Adalberto Azevedo/Gabriela Lotta São Bernardo do Campo, 09/06/2015.
FACULDADE BATISTA BRASILEIRA CURSO DE DIREITO. FACULADE BATISTA BRASILEIRA DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS TERCEIRO SEMESTRE CARGA HORÁRIA: 72 HORAS/AULA.
Transcrição da apresentação:

Desafios e perspectivas da bioética latino-americana no contexto da Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília Desafios e perspectivas da bioética latino-americana no contexto da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO VOLNEI GARRAFA – Professor titular e coordenador da Cátedra UNESCO de Bioética da UnB; presidente do Conselho Diretor da Rede Latino-Americana e do Caribe de Bioética da UNESCO – REDBIOÉTICA; vice-presidente da Sociedade Internacional de Bioética (SIBI) - capítulo da América Latina; Editor Chefe da Revista Brasileira de Bioética – RBB. www.bioetica.catedraunesco.unb.br bioetica@unb.br e

Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília Histórico: bioética ou bioéticas? - A importação (a)crítica de teorias éticas forâneas; Bioética principialista anglo-americana e imperialismo moral; Contextualização e relativismo moral; De uma bioética neutra, descritiva, a uma bioética crítica, interventiva (protetora?) e socialmente comprometida.

Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília O novo conceito de bioética para o século XXI: seu sentido epistemológico e político AMPLIANDO HORIZONTES * Secularizada; pluralista; sem absolutos morais; contextualizada; inter / multi / transdisciplinar; complexa; dialógica e argumentativa; * Crítica e socialmente comprometida; * Mais politizada. V Garrafa; M Kottow; A Saada (orgs). Bases conceituais da bioética – enfoque latino-americano. São Paulo, UNESCO/Global-Gaia, 2006, 284 p.

Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília A construção da Declaração: várias versões Inicialmente 2004-05 – CIB: biomédica / biotecnológica; Carta de Buenos Aires/nov 2005: críticas à versão inicial; Reuniões finais Paris:janeiro 2005= CIB e CIGB; 6-8 abril e 20-24 junho= experts governamentais 91 países; Versão final homologada por unanimidade: 16/10/2005; Inclui os campos social, sanitário e ambiental; direitos humanos como tela de fundo= vitória do Hemisfério Sul.

Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília A Declaração: não tem caráter legal; tratando-se do que se denomina de “normas não vinculantes”, é um documento internacional de grande força moral. Constitui um guia, um roteiro, de construções legislativas futuras para os países.

Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília Brasil: Projeto de Lei 6032/2005 O futuro Conselho Nacional de Bioética; Os “vazios” legislativos; exemplo: ausência injustificada de regulação no campo da reprodução assistida e novas tecnologias reprodutivas; A confusa discussão brasileira sobre a lei de biossegurança;

Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília Conclusão: A bioética como novo instrumento, nova ferramenta teórico-metodológica, disponível ao aprimoramento e ampliação dos direitos humanos universais e da cidadania, influente na construção de novas agendas afirmativas e da verdadeira democracia participativa.