PERÍODOS HISTÓRICOS NO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Advertisements

Ciência Política - UNIFRA
O SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
Direito Civil Noções Gerais
JOHN LOCKE Filósofo - Médico - Político PAI DO LIBERALISMO = (Liberalismo de LOCKE) = Filósofo (de transição entre a maneira de ver no período medieval.
Revisão 8° ano Conteúdos: A independência do Brasil O Primeiro Reinado
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA INTERNA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS.
Revisão para prova Conteúdos: A independência das Américas inglesa e espanhola; O processo de independência da América portuguesa; O governo de D. Pedro.
Formação socioespacial do Brasil (Parte I)
Formação territorial e diferenciação socioespacial do/no Brasil
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES
A LEI PROCESSUAL CIVIL.
A PREFEÊNCIA PELO ENSINO SUPERIOR
HISTÓRIA DO DIREITO NO BRASIL Prof. Everaldo T.Quilici Gonzalez
Estrutura político-administrativa da Colônia
Brasil pré-colonial e estrutura político-administrativa da Colônia
NOÇÕES DE DIREITO Relações de Direito; Características; Fontes;
BRASIL – PERÍODO REGENCIAL
O Segundo Reinado O governo de D. Pedro II
Primeira missa no Brasil- 26/04/1500 local: Porto Seguro - Bahia
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Período imperial REGÊNCIAS II REINADO I REINADO Constituição 1824
ROMA ANTIGA Nome:Jonatas Naatz ,Priscila Aguiar
O PERÍODO REGENCIAL 1831 – d. Pedro I abdica- vai para Portugal e deixa seu filho, Pedro de Alcântara, com 5 anos – este deveria assumir o trono.
Os conflitos na Europa e o processo da Independência do Brasil
Contexto Histórico O ano de 1820 foi significativo, pois ocorria o avanço da Independência na América e pelas revoluções liberais na Europa; Ocorre.
Pensamento Jurídico no Brasil
História do Brasil.
Os Portugueses no Brasil
Livro p.132. Exercícios 1 ao 7/ 10 ao 19
AS FILOSOFIAS MEDIEVAIS
A consolidação do Império no Brasil
COLÉGIO INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO HISTÓRIA PROF. THIAGO VERONEZZI
Movimentos nativistas e emancipacionistas
Conjuntura europeia fins do séc. XVIII e início do XIX
O SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
IMIGRAÇÃO.
Sociologia-2ª SÉRIE Professor Breno Cunha
Prof. MS. Fernando Carvalho Mestre em História PUCGO
Grupos Políticos Brasil Império
Independência...para quem?
Transição até a maioridade de D. Pedro II.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Centro de Educ. de Ciências Jurídicas, Políticas e Sociais Curso de Direito Disciplina: Direito Empresarial (Direito Societário)
PERÍODO JOANINO E INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
A evolução da tutela jurídica da criança e do adolescente no Brasil
1º SEMESTRE DE 2012 Prof. Fabrízio Nicolai Mancini
Aula 02 - A Origem do Brasil Português e o Direito na Colônia
Período Regencial 1831 a 1840.
Instituições de Direito Público e Privado
A Constituição de 1824 Disciplina de Teoria Geral do Estado e Ciência Política Professor: Mauricio Mesurini da Costa Acadêmicos: André Tesck Inácio Carolina.
 O surgimento da República  Sociedade brasileira: elites econômicas locais e altas patentes militares (nova elite política)  Novo Código Penal (x sistema.
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
INTRODUÇÃO 1. Conceito de Direito:
Período Regencial ( ).
EFICÁCIA DA LEI PROCESSUAL NO TEMPO
Brasil Império: O Primeiro Reinado ( )
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD).
DIREITO, ESTADO E JURISDIÇÃO; FEDERAÇÃO; COMPETÊNCIA. Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD)
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
O processo da Independência do Brasil Principais conceitos.
Direito no Brasil: evolução histórica. PANORAMA HISTÓRICO FEUDALISMO REGIMES ABSOLUTISTAS GRANDE PODER DA IGREJA DIREITO CANÔNICO.
DIREITO NATURAL  E Existem basicamente duas formas de conceber o direito natural.
Transcrição da apresentação:

PERÍODOS HISTÓRICOS NO BRASIL Período Colonial 1500-1822 Período Imperial: 1822 – 1899 Brasil república: 1899 até os dias atuais.

DIREITO NO BRASIL COLÔNIA ORIGEM DA CULTURA JURÍDICA NO BRASIL: PORTUGAL; NO BRASIL: AUSÊNCIA DE FÓRUNS E TRIBUNAIS; LEGISLAÇÃO NO BRASIL: IMPOSTA POR PORTUGAL ATRAVÉS DAS ORDENAÇÕES REAIS.

Direito no Brasil Colônia NEGROS E ÍNDIOS NÃO TINHAM QUALQUER DIREITO; DIREITO ELITISTA, VOLTADO AOS INTERESSES DOS GRANDES PROPRIETÁRIOS DE TERRA;

Magistrados no Brasil Colônia ORIGEM DOS MAGISTRADOS NO BRASIL COLÔNIA: PORTUGAL; CARACTERÍSTICA DOS MAGISTRADOS: 1. GRANDE PARTE CONSTITUÍA MATRIMÔNIO OU SE TORNAVA PROPRIETÁRIOS DE TERRA E PERMANECIA NO BRASIL; 2. PRESENÇA DE FORTES LAÇOS DE AMIZADE E APADRINHAMENTO NOS MEIOS JURÍDICOS;

Magistrados no Brasil colônia 3. ERAM SUBORDINADOS AOS DONATÁRIOS DE TERRAS, COM COMPETÊNCIA SOBRE AÇÕES CÍVEIS E CRIMINAIS; 4. PRESENTE TAMBÉM A FIGURA DO OUVIDOR - GERAL; 5. PENSAMENTO DE CARÁTER JUSNATURALISTA COM INSPIRAÇÃO TEOLÓGICA;

PENSAMENTO JURÍDICO COLONIAL ORIGEM:TEM INÍCIO COM AS CARTAS DE DOAÇÃO. PREDOMINAM AS ORDENAÇÕES PORTUGUESAS, ATRAVÉS DAS ORDENAÇÕES FILIPINAS, MANUELINAS E AFONSINAS;

DIREITO CANÔNICO NO BRASIL COLÔNIA PRESENTE ATRAVÉS DA SANTA INQUISIÇÃO; NÃO HAVIAM TRIBUNAIS DE INQUISIÇÃO NO BRASIL; OS CASOS MAIS GRAVES ERAM JULGADOS EM LISBOA.

DIREITO NO PERÍODO IMPERIAL BRASILEIRO COM O IMPÉRIO SURGE A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA (1824); CRIAÇÃO DOS PRIMEIROS CÓDIGOS BRASILEIROS: CÓDIGO PENAL (1830), CÓDIGO PROCESSUAL PENAL (1832), CÓDIGO COMERCIAL (1850), ETC HÁ UMA QUEBRA PARCIAL COM O PENSAMENTO JURÍDICO PORTUGUÊS, EMBORA ESTE CONTINUE INFLUÊNCIANDO A CULTURA JURÍDICA BRASILEIRA;

Direito no Período imperial brasileiro O DIREITO ATENDIA AOS INTERESSES DOS GRANDES LATIFUNDIÁRIOS; CRENÇA NO DIREITO NATURAL; FUNDAÇÃO DAS DUAS PRIMEIRAS FACULDADES: OLINDA/ RECIFE E LARGO DE SÃO FRANCISCO (SP).

Magistrados do período imperial SURGEM, NO IMPÉRIO OS PRIMEIROS MAGISTRADOS FORMADOS NO BRASIL NASCEM OS PRIMEIROS TRIBUNAIS APARECEM OS JUÍZES DE PAZ, QUE PASSA A SER UM CARGO ELETIVO

Magistrados do período imperial PODER MODERADOR LIMITA A AÇÃO DOS JUÍZES E DÁ PLENOS PODERES AO IMPERADOR; CARÁTER DO DIREITO CONTINUA SENDO ELITISTA E PATRIMONIALISTA;

Faculdades de direito no império TINHAM O OBJETIVO DE FORMAR OS FUTUROS BUROCRATAS BRASILEIROS, QUE IRIAM TRABALHAR EM ÓRGÃOS PÚBLICOS VOLTADAS PARA FORMAR A ELITE DA ÉPOCA PRESENTE A CADEIRA DE DIREITO NATURAL, NESTAS DUAS PRIMEIRAS FACULDADES

DIFERENÇA ENTRE AS DUAS FACULDADES A FACULDADE DE OLINDA TINHA O INTUITO DE FORMAR DOUTRINADORES, HOMENS DE CIÊNCIA, VOLTADOS PARA ERUDIÇÃO; SÃO PAULO JÁ ESTAVA MAIS PREOCUPADA COM O BACHARELISMO LIBERAL, FORMANDO GRANDES POLÍTICOS E BUROCRATAS.

MAGISTRADOS DO PERÍODO IMPERIAL NO IMPÉRIO O PENSAMENTO VIGENTE É O JUSNATURALISTA; EXTREMAMENTE FORMALISTA.