Breve historial da Série Cartográfica Oficial 1:10 000 2003, Dezembro Barreiro Guedes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maria Helena Dias & Sandra Fernandes 2006
Advertisements

Avaliação Ambiental Estratégica
Apresentação da proposta do
Plano de Liderança de Clube
SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA
A Sustentabilidade da Vida: Novos e Velhos Riscos
GEOGRAFIA.
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha
Geodesia e Cartografia
Projecção Gauss ou Mercator Transversa Datum 73 e Datum Lisboa Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Beja.
Base metodológica para avaliação de riscos em ordenamento do território Rui Pedro Julião Coordenador-Geral
1 11 de Dezembro de 2003 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DA CARTOGRAFIA E ORTOFOTOCARTOGRAFIA 1:2 000 Artur João Seara.
ordenamento do território e urbanismo
UNIVERSIDADE DO PODER LOCAL PAREDES, 1 DE JULHO DE 2007 JOSÉ MACÁRIO CORREIA PROTEGER O AMBIENTE – AGENDA XXI.
INSPIRE Bases para a renovação da Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica Rui Pedro Julião Vice-presidente snig.igeo.pt.
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
ELEMENTOS PRINCIPAIS DE UM MAPA
II Fórum Internacional das Águas – A vida em debate Porto Alegre, 11 de Novembro de 2004 Informação e Educação para a Participação na Gestão das águas.
11ª Reunião Comissão de Acompanhamento do QCA III Visão de conjunto dos estudos e trabalhos de avaliação efectuados.
A integração das informações a partir do
Apresentação Nos termos do Decreto-Lei n.º 183/96, de 27 de Setembro, publicado no DR n.º 225, I Série A, o presente documento foi elaborado com o contributo.
Ponto de Situação PROJECTO MUNICIPAL – SEIXAL DIGITAL Introdução
Associação Florestal Vale do Sousa
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
Apresentação do Sistema
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Experiências - Boas Luiz dÁvila Duração: 20 minutos.
Administração publica central. O Presidente do Conselho de Ministros é um título usado pelo chefe de governo dos estados de Itália, Polónia, Portugal.
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
ESCALAS.
1 Tema: Concepção, desenvolvimento e implementação de procedimentos de controlo da qualidade para a componente cartográfica temática de um Plano de Urbanização.
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Serviços de Informação Geográfica e Cadastral na Web
AVISO: A corrupção ainda está instalada em Portugal… Veja o caso que nós denunciamos a seguir:
Direcção-Geral do Desenvolvimento Regional IX Congresso da Imprensa Portuguesa Newark, de 25 Abril a 1 Maio de 2001 O que pode fazer o «desenvolvimento.
2012 / Julho – Raul Costa Alves
Facilita a utilização de informação geográfica na comunicação, colaboração, apoio à decisão e operação YDreams Realidade aumentada Processamento de imagem.
Engenharia de Agrimensura e Cartográfica na UFBA
Forma mais antiga e directa de conhecer o número de pessoas que habitam num território. Contagem através da observação exaustiva dos indivíduos. Caracterização.
PORTO ALEGRE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Políticas Florestais Relevantes para o EURIS EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably.
Ética e informação geográfica
Debates sobre a Pauta Local Reuni Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais 26 jun 2012.
CONSTRUINDO UMA CIDADE DIGITAL Na primeira candidatura que a Câmara do Seixal efectuou ao POSI o investimento previsto era de €. O investimento.
Os Media em Portugal Informação complementar. Inserções publicitárias.
The Alqueva project: a review of the evaluation process The Alqueva project: a review of the evaluation process Gonçalo Lobo*, Nuno Videira*, Paula Antunes*,
Contratos Locais de Desenvolvimento Social
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e a sua importância actual
Procedimentos para análise de processos referentes a Planos de Manejo Florestal Sustentável – PMFS/Plano Operacional Anual – POA/SEMA/MT 1. Objetivo Orientar.
REUNIÃO INAUGURAL DA PLATAFORMA DE SANEAMENTO Ministério das Obras Públicas e Habitação 1 ÍNDICE 1.Enquadramento Institucional 1.1. Decreto Presidencial.
Avanços técnicos na cartografia cadastral em Portugal
INTRODUÇÃO À TOPOGRAFIA
Associação Florestal Vale do Sousa.  AFVS - associação privada sem fins lucrativos  Fundação : 30 de Março de 1994  1ª associação de nível sub-regional.
GRUPOS TEMÁTICOS. PLANO DE AÇÃO Plano de Ação aprovado em Março de 2006 Eleições 2006 (estudos e proposta de plano de governo) Horizonte 2010 Banco de.
Cartografia Nacional.
Fundamentos de SIG Graça Abrantes.
António Lemonde de Macedo ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA BALANÇO FINAL DO FÓRUM SEGURANÇA RODOVIÁRIA António Lemonde de Macedo Investigador Coordenador Director.
Proposta de Lei Orçamentária Anual 2016 Audiência Pública Eleição da Comissão Eleitoral Local dos CPMs Plenária 25 de julho de 2015 Subprefeitura de Sapopemba.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010.
José Santos Soeiro Presidente Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional O IFDR no POVT Um contributo para a segurança do sistema.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Âmbito da Regulamenta ç ão da Actividade de Media ç ão de Seguros Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Breve historial da Série Cartográfica Oficial 1: , Dezembro Barreiro Guedes

1: Tempos do IGC Tempos do IPCC Tempos do IGP

IGC início da publicação da Carta de Portugal 1: Generalização directa da Planta Topo-Cadastral 1: publicadas 19 folhas da península de Lisboa e 1 de Sagres Gauss Ponto Central (39º 40´ N ; 8º 07´54´´.862 W Gr. = 1º E de Lx) Hayford Lisboa Cascais 64 cm x 40 cm

IGC Programa de Concurso e Caderno de Encargos para Cartografia em escalas grandes documento que compilasse, de um modo quase exaustivo, o conjunto de regras a ser seguido... documento visa ser normativo no tocante à qualidade da informação e indicativo nos restantes itens Santos Cardoso, Director Geral do IGC. CNIG; TLP; EPAL; TELECOM, GEOMETRAL, ESTEREOFOTO; IMAER; EDP; INE; CML; DGOT; GÁS de PORTUGAL; CCRN.

IPCC QCA 2 Abril de 1995 aprovado o financiamento de contos para eleboração de cartografia 1: Lançamento do 1º concurso 2000 Lançado o último concurso Gauss Ponto Central Fictício ( m W e m N do PC) Hayford 73 Cascais 80 cm X 50 cm

Objectivos: Dotar o país de cartografia básica digital vectorial, actualizada e em escala grande Produzir informação suficientemente desagregada para servir o mais variado leque de utilizadores Facilitar a integração dessa informação em sistemas de informação geográfica, sem exigir manipulações complexas dos dados IPCC

Aplicações: Planos Directores Municipais Planeamento de Infraestruturas Gestão Ambiental Protecção Civil e Segurança Planos de Gestão Florestal Gestão de Recursos Hídricos Obras Públicas Educação Cartas Turísticas Outras Cartas Temáticas etc.

Em execução em 2000

IPCC início do PROCARTA Protocolos com AM e CM: Cobertura do território nacional, segundo as prioridades dos utilizadores Dar apoio técnico às Autarquias Coordenar e compatibilizar os investimentos públicos Cartografia oficial

Em 2000 Procarta-protocolos assinados IPCC em execução

IPCC Final de 2001: As folhas elaboradas e disponíveis pelo IPCC totalizavam cerca de 25% do Continente As folhas em elaboração no âmbito do PROCARTA totalizavam cerca de 25% do Continente

Série Cartográfica 1: Em finais 2001 Cartografia disponível Cartografia em execução

IGP Despacho 7186/2003 MNT Ortofotocartografia Coordenação e apreciação de candidaturas (IGP) Auxílios financeiros de base regional Protocolos, em que o IGP diponibilizará as regras e normas de produção cartográfica

IGP A cartografia emergente destes novos protocolos: Será sugeita a homologação Mais tarde poderá vir a passar a oficial.

Série Cartográfica 1: Em 2003 Cartografia disponível Cartografia em execução (Procarta e novos protocolos)