A Gripe das Aves Joana Vicente nº7 Marisa Santos nº8

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Saúde Fundação Municipal de Saúde
Advertisements

Vírus prof Sanvido.
Influenza A H1N1 Como se prevenir!
Trabalho realizado por:
Gripe Suína Ou Mexicana ? Diferença Grife x Resfriado Fant.6:25
ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET – BIOLOGIA
H1N1 Gripe Suina.
Hepatites A hepatite é basicamente uma infecção no fígado de causa variada (vírus, bactérias, medicamentos, tóxicos etc.). Existem vários tipos de hepatites.
GDF-SES - Subsecretaria de Vigilância em Saúde
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Hospital de Clínicas – UFPR
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
INFLUENZA (GRIPE).
Gripe Influenza A H1N1.
Bethina Hanke Luana Ledermann Rafaella Ghisleni
A hepatite E resulta da infecção pelo vírus (VHE), é transmitida de pessoa a pessoa, através da água e de alimentos contaminados com matéria fecal .EM.
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
GRIPE A(H1N1)v Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar.
Gripe Suína.
Portal da Saúde OMS/WHO Gripenet
Esclarecimentos referentes às medidas
Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07.
Influenza A H1N1 Enfermeira Miria T. Cargnin
Saúde Individual e Comunitária Ciências Naturais
H1N1 Gripe A O que é? Medidas de prevenção Plano de contingência
Terapias Homeomédica Ao estabelecermos este dialogo interactivo estamos a propor uma parte da nossa capacidade de tratamentos. Por essa mesma razão entende-se.
Secretaria de Saúde Mauá da Serra - PR
DOENÇAS VIRAIS.
Doença Diarréica.
GRIPE sempre deve ser combatida
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE NA UNB
Faculdade de Saúde, Humanas e Ciências Tecnológicas do Piauí- NOVAFAPI
Prevenção da Gripe A (H1N1)
Gripe A.
PLANO DE INTERVENÇÃO Gripe A (H1N1)
Ciências O solo e a saúde do corpo – cap. 7 (6ª série)
O que é Influenza A(H1N1)?.
Hepatite B Saúde Infantil.
Professora: Ludmila Olandim de Souza
Escola Básica Secundária da Calheta Autores: André Amaro Hugo Santos Márcia Dutra.
GRIPE A.
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
DDS sobre Leptospirose
Educação para a saúde e sexualidade
Cuidado com a GRIPE!.
Vacinação contra gripe
Carla Meireles 31/08/09 Pandemia da Gripe A Um ponto de Partida para a discussão... “Alerta, mas não alarmados”
O QUE É A GRIPE A. O novo vírus da Gripe A(H1N1)v, que apareceu recentemente, é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos.
 Escola Básica e Secundária de Fajões  Disciplina de Ciências da Natureza  Tema Gastroenterite  Trabalho realizado por: Sónia Catarina Silva Santos.
Água e Saúde.
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
NOME- Bruno do Amaral Rodrigues TURMA- 71 SÉRIE- 7 ª PROFESSOR(A)- Mariluce Campos.
Prevenção da Gripe A Orientações para a concepção de um Plano de Contingência.
Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar
GRIPE = INFLUENZA.
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Gripe Suína/Gripe A Ofélia 07/07/2009.
Enf. Cardiovascular Djalma Vieira Cristo Neto
Gripe Suína Influenza A (H1N1)..
Gripe São três os tipos deste vírus: A, B e C.
 Trabalho realizado por:  Dora Santos Nº6  Pedro Alves Nº20  Área de Projecto 8ºC  Prof.: Pedro Francisco Escola Básica 2/3 José Maria dos Santos.
SERVIÇO MÉDICO O que é a gripe suína? FONTE DE PESQUISA Folha Online
GRIPE A (H1N1) Conheça a doença que está assustando todo mundo... ATCHIM!!
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
Há razões para se temer uma epidemia da gripe A H1N1?
PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A PANDEMIA DE GRIPE ESCOLA SECUNDÁRIA DE VILELA – PAREDES Coordenação do plano Avaliação das condições das instalações.
GRIPE A DEIXA ESCOLAS EM ALERTA É uma doença respiratória causada pelo vírus INFLUENZA tipo A e subtipo H1N1. O vírus H1N1 é resultado de uma mutação e.
GRIPE A(H1N1). GRIPE A O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)? É um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos; Contém genes das variantes humana,
Epidemia, Endemia e Pandemia.
Sintomas, Contágio e Prevenção
Transcrição da apresentação:

A Gripe das Aves Joana Vicente nº7 Marisa Santos nº8 Nuno Pires nº9 Telmo Ventura nº15 10º Ano – Turma F Trabalho a apresentar à Escola Secundária Damião de Goes Sob a orientação da Profª Maria Clara Madera

Objectivos do trabalho Esclarecer as pessoas sobre a gripe das aves, pois é um problema que pode afectar o mundo; Enriquecer-nos a nível cultural, social e científico; Tentar responder às perguntas mais frequentes como: O que é a gripe das aves? Quais são os sintomas? Já existe alguma vacina?

Importância do estudo Nós achamos que este tema é importante para a comunidade escolar e seus familiares, porque ainda há algumas dúvidas sobre este tema

Interesse do grupo Chegar ao fim do trabalho, queremos tentar responder às perguntas mais frequentes; Conhecer um pouco mais sobre esta doença que está alarmar o mundo; Sabermos como se deve reagir em caso de epidemia.

O que é a gripe das aves? Doença contagiosa, respiratória aguda que afecta, normalmente, as aves Pode-se transmitir aos humanos por vias respiratórias e conjuntiva É provocada pelo H5N1 e tem uma eficácia de 100%

Países onde já foi detectada a gripe das aves Países onde já morreram aves e pessoas Países onde morreram apenas aves Rússia Israel Índia Nigéria Turquia Camboja Iraque Roménia Iraque China Vietname Sudão Paquistão Tailândia Japão Suécia Egipto Malásia Afeganistão Coreia Camarões Indonésia França Alemanha Polónia Mongólia Geórgia Cazaquistão Dinamarca Escócia Ucrânia Hungria Eslováquia Itália Croácia Reino Unido Grécia

Animais portadores do vírus Galinhas; Patos (marrequinha, pato real, frisada, etc.); Os pombos e as gaivotas são das espécies mais difíceis de serem contagiadas com o H5N1; Os porcos, também são afectados.

Transmissão do vírus Entre aves: Aos humanos: Aos suínos: Transmite-se através da inspiração, ou pelos olhos; O vírus dificilmente passa de pessoa para pessoa; É necessário haver um contacto muito próximo com as aves, em especial com as fezes ou sangue; Não é transmissível através da carne cozinhada de aves. As aves aquáticas são o maior reservatório do vírus; Nos patos selvagens a vírus expande-se nas células do intestino; As aves jovens conseguem libertar o vírus; O vírus permanece vivo na água durante algumas horas, podendo contaminar outras aves. São os mamíferos que mais facilmente apanham o vírus; Porque possuem receptores moleculares que conseguem apanhar o vírus das aves; É o principal intermediário da doença entre aves e humanos.

Sintomas Nos humanos: Nas aves: Tosse Febres altas Dificuldades respiratórias Dores de cabeça e musculares Diarreia Arrepios Deficiência de penugem Redução de ovos ( a mais perigosa) A taxa de mortalidade é de 100%

Vacina/ Medicamento Vacina: Medicamentos: Inibidores M2 Amantadina Rimantadina Inibidores da Neuraminidase Oseltamivir Zanimivir Ainda não existe nenhuma que combata o vírus, mas estar a ser investigada A vacina normal não é eficaz, apesar se ser recomendada para os grupos de risco

Cuidados/ Medidas de segurança Quando se encontrar uma ave morta deve-se contar o médico veterinário, ou uma autoridade competente que: Deve usar luvas; Acondicionar a ave num saco de plástico; Identificar a ave; E enviá-la para um laboratório para ser analisada Desinfectar as mãos sempre que se mexa nas aves; Ventilação adequada dos espaços; Manter uma alimentação equilibrada e horas de sono necessárias; Não ingerir comida que não esteja cozinhada a menos de 70º As aves de capoeira devem de estar fechadas; Nos países de risco, evitar o contacto com as aves;

Análise dos dados Depois do tratamento e análise dos dados dos inquéritos concluímos que: As perguntas que houve menos respostas certas foram aquelas são menos abordadas pela comunicação social, como por exemplo: “O vírus transmite-se entre humanos?”; E às perguntas mais frequentes, como “Quais são os sintomas?”, “Qual é o vírus?”, a maioria das pessoas acertou.

Conclusões Nós constatámos que houve uma mudança mental e prática na mentalidade das pessoas; Se não for encontrada uma vacina podemos ter uma pandemia muito perigosa; Se todas as medidas de segurança forem cumpridas o vírus levará mais tempo a desenvolver-se Esperamos que a nossa sociedade consiga resolver esta situação, que pode por em risco muitas vidas.

Bibliografia FRANCO, HUGO, (29 de Setembro de 2005), “A morte pode esperar”, pp. 18-24, Domingo do Correio da Manhã nº 9647 POEIRINHO, TÂNIA, (09 de Setembro de 2005), “Gripe das aves vêem com os patos”, pp. 97, Sábado nº 71. SILVA, MARIA R., (29 de Setembro de 20050), “O BÊ-Á-BÁ da gripe das aves”, pp. 28 e 29, Domingo do Correio da Manhã nº 9647. ALMEIDA, FERNANDO (22 de Setembro de 2005), “A Gripe Voadora”, p.66/ 68, Visão nº 655. CAMPOS, TERESA; BOTIQUILHA, HENRIQUE; CAMPOS, MÁRIO, (27 de Outubro de 2005), “Terríveis Aves”, pp. 88-93, Visão nº 660. CAMPOS, TERESA; RIBEIRO, LUÍS, (29 de Outubro de 2005), “Vírus a nossa porta”, pp. 112-114, Visão nº 659. FARRAR, JEREMY (Outubro de 2005), “Prever a próxima Gripe Letal”, p.12, National Geographic Portugal nº 55.

Netgrafia //online.expresso.clix.pt/dossiers/gripeaves/artigo.asp?id=24754545 www.minagricultura.pt/oportal/extcnt/docs/FOLDER/PROT_TEMAS.HTM http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2005/09/22b.htm http://gamapserver.who.int/mapLibrary/Files/Maps/Global_SubNat_H5N1inAnimalConfirmedCUMULATIVE_20060517.png http://www.who.int/csr/disease/avian_influenza/en/