Mercado Futuro e Hedge.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução aos Derivativos na BMF
Advertisements

Conceito Uma opção é um contrato que dá o direito – e não a obrigação – ao titular da opção de comprar ou vender um bem, por um preço pré-estabelecido.
Introdução aos Derivativos Sérgio Cardoso. Definições Derivativo é todo e qualquer ativo cujo valor depende do comportamento de uma outra variável subjacente.
Custos de Operações Corretagens - Tabela sugerida pela Bovespa.
Mercado de Derivativos
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS
GESTÃO DO AGRONEGÓCIO II
ESTRATÉGIA DE PREÇOS COM A UTILIZAÇÃO DE DERIVATIVOS FINANCEIROS
MODELO DE SIMULAÇÃO PARA DECISÃO DE HEDGE Masakazu Hoji.
INTRODUÇÃO AO MERCADO DE DERIVATIVOS
Contabilidade Empresarial Demonstrações Financeiras O Balanço Patrimonial Prof.º José Luis.
“Investimentos - Parte 1”
Problema 1 Num determinado mês as taxas nominais ao ano de alguns títulos eram: Titulo A – 7% Titulo B – 8% Titulo C – 8,5 % Nesse mesmo momento, a taxa.
Matemática Financeira Desconto Simples
MODALIDADES DE PAGAMENTO
Fundamentos da Proteção Financeira
Márcio Gomes Pinto Garcia
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
Juros.
Bolsa de Mercadorias & Futuros Carlos Alberto Widonsck
Proteção Financeira em Câmbio e Comércio Exterior
1 Comércio Exterior. Objetivos Alertar para o risco de mercado associado às operações de comércio exterior Apresentar os principais instrumentos utilizados.
Fundamentos da Proteção Financeira
Operações com derivativos (item 7 do edital)
Sistema Monetário Aula 6 Prof. Karine R. de Souza.
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Aperfeiçoamento do Mercado Doméstico de Títulos Públicos Federais.
DESCONTOS SIMPLES MATEMÁTICA
Contabilidade Empresarial Prof. Jackson Luis Oshiro
PRINCÍPIOS DE INVESTIMENTOS
BM&F, BOVESPA E OS MERCADOS DERIVATIVOS FUTUROS
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
Capítulo 21 GERENCIAMENTO DE RISCO
Quem Emite Títulos? Um título é um contrato de longo prazo sob o qual o tomador do empréstimo concorda em fazer pagamentos de juros e do principal em datas.
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATIVO.
GESTÃO DE RISCOS FINANCEIROS
Os Mercados Financeiros. As pessoas e as organizações que desejam tomar dinheiro emprestado encontram os recursos excedentes nos mercados financeiros.
CONTAS A PAGAR E CONTAS A RECEBER
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
Mercados Derivativos Aula 01.
Ambiente Financeiro Brasileiro
Mercado de Derivativos
SWAP.
Mercado de Capitais II 8º Semestre COMEX Prof. Lourival Segundo Semestre de 2009.
Administração Financeira Prof. Ms. Nilo Valter Karnopp
TEORIA DA CONTABILIDADE PROF. ALVARO
Mercado Futuro.
FLUXO DE CAIXA LIVRE (FCL) = REPRESENTA O MONTANTE DE FLUXO DE CAIXA DISPONÍVEL PARA OS INVESTIDORES.- OS FORNECEDORES DE CAPITAL DE TERCEIROS E DE.
Ariela Diniz.  A relação entre as taxas de juros sobre títulos de dívida com o mesmo vencimento pode ser explicada por 3 fatores: ◦ O risco de default;
Natiara Penalva Muniz Novembro de 2010
OBRIGAÇÕES > Definição 1 As obrigações são títulos de dívida emitidos por sociedades abertas à subscrição pública e que conferem a quem os adquire direitos.
CRÉDITO PARA AQUISIÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS 1 A contração de crédito para a aquisição de valores mobiliários ou do empréstimo de valores mobiliários,
TEXTO: BARREIRAS IMPOSTAS PELOS ESTADOS UNIDOS AOS PRODUTOS BRASILEIROS Carne bovina e carne de aves: barreira fitossanitária (contaminação.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Moeda e política monetária Procura e oferta de moeda.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/25 Administração de Riscos Hoji, Masakazu Administração Financeira, Uma Abordagem Prática. São Paulo:
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Aula Teórica nº 18 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 26 Sumário: 9. Moeda e Política Monetária 9.1. Procura de moeda 9.2. Oferta.
Aula 3 Derivativos Prof. José Valentim Machado Vicente, D.Sc.
Giovanni Portolani Baldan Guilherme Ferreira de Lima Michel Sebastião Rodrigues Patrik Donizetti Rodrigues da Silva
TEMA 2.2.c ESQUEMA CONTABILIZAÇÃO-
Conhecendo um Fundo Cota:Representa a fatia de cada investidor no fundo; Rentabilidade: Em %= ((A/B-1)x100) A=Último valor da cota; B= Valor que você pagou.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/21 Derivativos II Mishkin, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros. Rio de Janeiro: LTC,
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
Resultados 4T de Fevereiro de DESTAQUES 4T13 2 O Volume de Vendas somou 29,9 mil toneladas, um crescimento de 20,2% em relação mesmo período.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/25 Exercícios sobre Hedge Mishkin, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros. Rio de Janeiro:
Transcrição da apresentação:

Mercado Futuro e Hedge

O que é Mercado Futuro Mercado futuro é um mercado em que se negociam compromissos de compra e venda que só serão realizados no futuro. O objetivo desse tipo de negócio não é receber o produto final, mas ganhar dinheiro com a variação dos preços, que mudam diariamente. Nesse mercado, são negociados contratos: neles, uma das partes se compromete a vender e a outra a comprar um determinada mercadoria por um preço específico a ser cobrado em uma data futura.

O que é Hedge A palavra "hedge" pode ser entendida como "proteção". Hedge é uma operação que tem por finalidade proteger o valor de um ativo contra uma possível redução de seu valor numa data futura ou, ainda, assegurar o preço de uma dívida a ser paga no futuro

Para que serve o Hedge Por meio do hedge, a empresa se vê livre de um risco inerente à sua atividade econômica principal. O hedger abre mão de possíveis ganhos futuros para não incorrer em perdas futuras.

Tipos de Hedge Hedge Com Caixa Hedge Sem Caixa A empresa imobiliza parte do seu caixa em instrumentos que irão ajudá-la a eliminar o risco inerente de sua atividade. Se este banco tivesse comprado contratos futuros de taxa de juros teria realizado um hedge sem caixa, pois a compra de futuros não envolve uma saída de caixa, já que futuros são valores virtuais

Commodity Commodity é uma mercadoria de importância mundial, que tem seu preço determinado pela oferta e pela procura internacional. Para ser considerado uma commodity, um produto precisa seguir algum tipo de padronização, ou seja, precisa ser similar em todas as partes onde é negociado. Em geral, uma commodity tem um grau pequeno de industrialização, como a soja, a carne, o minério de ferro etc.  

O por quê do sucesso dos Mercados de Futuros As datas de entrega e os valores dos contratos de futuros são padronizados. Isto eleva a liquidez do mercado; A possibilidade de negociação dos contratos de futuros, após ter sido comprado ou vendido; A possibilidade de entrega de qualquer título do Tesouro com vencimento em mais de 15 anos e que não seja resgatável por 15 anos, prevista nos contratos de futuros. Isto também evita a formação de monopólio.