Universidade Federal de Minas Gerais Coordenadoria de Transferência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

WORKSHOP: A LEI DE INOVAÇÃO E AS UNIDADES DE PESQUISA DO MCT
MEIO AMBIENTE O Patrimônio Genético
GRUPO 6 – PROVIDÊNCIAS DO MCT LEI Nº de 02/12/2004 DECRETO N , de 11/10/05 Brasília/DF 12 e 13 de abril de 2006 Ministério da Ciência e TecnologiaWorkshop.
Propriedade Intelectual e a Lei de Inovação
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia.
Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica Confronto Legislacional: dificuldades operacionais Visão das ICTs FIESP - São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Angela.
1.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
Apresentação do Projeto
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
Universidade de Brasília
Workshop MCT para Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Projeto ”Aperfeiçoamento das atividades.
Profª. Elza Fernandes de Araújo Rio de Janeiro - Outubro de 2005
Workshop: Lei de Inovação e e as Unidades de Pesquisa do MCT
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação A Patente na Universidade: Contexto e Perspectivas de uma Política de Geração de Patentes na Universidade.
REDE MANTIQ CGUP/SCUP 2º Workshop: As Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT frente aos Desafios da Inovação.
Propriedade Intelectual
- FÓRUM NACIONAL - CONSECTI Painel: “O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Estados”
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu
Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
Propriedade Intelectual e Inovação em Saúde
Propriedade Intelectual e Inovação Jorge Avila INPI – Presidente Brasília, 18 de junho de 2008.
Propriedade Intelectual
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – outubro/2005
Diretrizes para os Institutos Federais
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
Seminário Complexo Industrial da Saúde O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual no Campo da Saúde Jorge.
PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO DE
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
NIT-BIO COMO VALIDAR O RESUMO? Contratos e Patentes Cíntia Reis Costa
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador A UA foi uma das primeiras Universidades portuguesas (a 2ª) a aprovar e a aplicar.
SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
A Proteção da Propriedade Industrial e o Empreendedorismo Tecnológico.
Aspectos metodológicos de la I+D en Ingeniería Empresas de Base Tecnológica (EBTs) EBTs Carlos Navarro Martínez Director Innovación - UPI OTRI ULPGC /
12ª REUNIÃO DA COGEF CURITIBA, 04 DE JULHO DE ª REUNIÃO DA COGEF Plano de Trabalho da CT PRODEV CURITIBA, 04 DE JULHO DE 2011.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG I Simpósio de Pós Graduação 22/09/2008.
FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM Rio de Janeiro 27 a 30/05/2015.
O CONTROLE NA VISÃO DE GESTORES CONTROLE (segundo o Aurélio) : 1. Ato, efeito ou poder de controlar; domínio, governo. 2. Fiscalização exercida sobre as.
PROPRIEDADE INTELECTUAL AULA 16 – PROGRAMA DE COMPUTADOR
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Maria Oliveira Apresentação do serviço Reitoria, 24 de Novembro de 2008 ID & Inovação UPIN – Universidade do Porto Inovação.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
©Marli Elizabeth Ritter dos Santos Inovação, Propriedade Intelectual e ConhecimentoTradicional M. Elizabeth Ritter dos Santos Coordenadora do ETT/PRPPG/PUCRS.
Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e à Transferência de Tecnologia - PROETA Banco Interamericano de.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
PROJETO NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO Projeto de Extensão ANO 3/2009.
APRESENTANDO O NIT DA UNIFEI E DISPOSIÇÕES LEGAIS SOBRE PI II Seminário “Bolsa de Mestrado e Doutorado – Procedimentos de Concessão e Acompanhamento” UNIFEI.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Minas Gerais Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica Juliana Corrêa Crepalde Assessora Jurídica de Propriedade Intelectual

Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica- CT&IT CRIAÇÃO Instituída através da Portaria 02212 de 16.06.1997 do Reitor Tomaz Aroldo dos Santos e vinculada a Pró-Reitoria de Pesquisa por meio da Portaria 00349 de 10 de fevereiro de 2004. MISSÃO Atuar na gestão do conhecimento científico e tecnológico, exercendo, entre outras, atividades concernentes à disseminação da cultura de propriedade intelectual, ao sigilo das informações sensíveis, à proteção do conhecimento e à comercialização das inovações geradas na Universidade Federal de Minas Gerais.

Escritório de Propriedade Pró-Reitoria de Pesquisa CTIT Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia INOVA-UFMG Incubadora de Empresas

Áreas Contempladas na CT&IT Propriedade Intelectual Inovação Tecnológica Interação com setor produtivo Transferência de tecnologia Empreendedorismo

Títulos dos Projetos a) “Núcleo Especializado em Prestação de Serviços, Orientação, Assessoria e Consultoria na Área de Propriedade Intelectual”. b)“Escritório de Negócios em Propriedade Intelectual”.

Metas: Projeto Propriedade Intelectual Consolidação da CT&IT. Transformar a competência já instalada na CT&IT em oportunidade de contribuição com o desenvolvimento econômico, tecnológico e social do país. Aumento do número de proteções. Disseminação da cultura da propriedade intelectual na Academia.

Metas: Projeto Escritório de Negócios Promover e facilitar a cooperação entre a UFMG e o setor produtivo privado. Aumentar a qualidade e eficiência do procedimento de transferência de tecnologias da UFMG para o mercado. Contribuir para o desenvolvimento tecnológico do país.

Resultados

Patentes:160 Depósitos de Patentes Nacionais: 140 Patentes concedidas: 3 Depósitos Internacionais (PCT): 24 Patentes concedidas: 9

Patentes por Área

Eventos

- Diretor Autoral - Dr. Hidelbrando Pontes Neto - Workshop de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia- III Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual

Workshop

Palestras de Sensibilização Média de 12 palestras por ano, 01 por mês, nas Unidades Acadêmicas da Universidade para disseminação da cultura da propriedade intelectual. Assessoria jurídica da CT&IT.

Aquisições Software Acrobat- 6.0- Windows Full Port – CD Licença Office XP- Standart Software Integrado para a Propriedade Intelectual- Swipin – Acompanhamento do Trâmite de Depósito

Capacitação de Pessoal Curso Avançado de Patentes- ANPEI Curso de Elaboração de Relatório Descritivo – Dannemann Curso de Elaboração de Patentes e Busca Prévia- INPI

Licenciamento 13 contratos envolvendo 15 tecnologias

Tabela de Contratos

Reformulação Folder Institucional

Reformulação Home Page da CT&IT

Prêmio Finep 3º Lugar na Categoria Instituição de Pesquisa- Região Sudeste Projeto: “Transformando Biotecnologia em Bionegócios”

Sugestões para Aprimoramento Criar linha de financiamento para gastos com proteção das patentes em âmbito nacional e internacional, devido a limitação de recursos das IFES. Disponibilização de maior número de bolsas de gestão científica e tecnológica, devido a limitação do quadro de pessoal.

Lei de Inovação Diretriz para a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior. Concentração de esforços no sentido de capacitar, reforçar e aprimorar o ambiente produtivo nacional. Segue a tendência do incentivo à parceria público/ privado que já desponta em outros campos do direito, principalmente do Direito Administrativo

O QUE MUDA NA UNIVERSIDADE?

Impactos Não apenas jurídico mas também técnico-administrativo que amplia a atuação da UFMG no campo da pesquisa científica e tecnológica.

Mudanças Passar a ser Órgão Suplementar – Instituída pelo Conselho Universitário da UFMG. Elaboração de Regimento interno da CT&IT. Desenvolvimento de Minuta de Edital para transferências de tecnologia e licenciamentos realizados com cláusula de exclusividade. Redação de Regulamento Interno para as ações previstas na Lei, a exemplo de: a) Forma como ocorrerá a prestação de serviços tecnológicos – formalização mediante contrato.

b) Licença sem remuneração ao pesquisador público para constituição de empresa associada a atividade de inovação. c) Afastamento do pesquisador público para prestar colaboração a outra ICT e a forma como será avaliado se o afastamento acarretou algum prejuízo a UFMG, para fins de contratação de substituto. (Art. 15, § 3º) Alteração da Resolução 08/98, por exemplo com a previsão de que serão deduzidos dos royalties destinados aos pesquisadores os encargos e obrigações legais decorrentes da proteção da propriedade intelectual da tecnologia transferida. Atendimento ao inventor independente e forma de avaliação para a decisão sobre a adoção da respectiva tecnologia. Participação de pesquisadores externos (sem vínculo com a UFMG) como inventores de pedidos de patente de titularidade da UFMG, podendo inclusive receber royalties decorrentes da exploração comercial. (contrato)

Desafios Processo maciço de conscientização dos pesquisadores para a importância da propriedade intelectual, Campanha de sensibilização e mobilização do empresariado, Agilidade no trâmite dos contratos; Divulgação do portifólio de tecnologias – Portal, Treinamento de recursos humanos nas áreas de negociação de contratos, licenças, gestão de patentes, Acompanhamento (auditoria) recebimento de royalties, Definição de qual a melhor estratégia para negociação, Equilíbrio nas relações entre ICT e empresa, Não valorização apenas da pesquisa aplicada,

E-mail: jcrepalde@ufmg.br Tel: 31-3499-4772 Muito obrigada! E-mail: jcrepalde@ufmg.br Tel: 31-3499-4772