Desafios e Perspectivas para as Instituições de Controle Novembro de 2008 FÓRUM AUDITORIA EM PROJETOS CO-FINANCIADOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

FÓRUM AUDITORIA EM PROJETOS CO-FINANCIADOS Desafios e Perspectivas para as Instituições de Controle Salvador – 03 de novembro de 2008.
7º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM São Luís – Maranhão 07 a 11 de maio de 2007.
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Avaliando a Gestão para Resultados nas Áreas Fiscais dos Estados Setembro 2013.
6º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM 07 e 10 de novembro de 2006 Brasília – DF Maria de Fátima Cartaxo Especialista Setorial na área de Modernização do.
TRANSPARÊNCIA E EVIDENCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
Outubro de 2008 PRODEV – Subnacional Cooperação Técnica - COGEF.
Atuação do BID no Brasil: Visão Atual e Perspectivas Belém, Maio de 2008 Consulta da Análise Ambiental de País Representação do BID no Brasil (CSC/CBR)
Políticas para Promoção de Arranjos e Sistemas Produtivos Locais de MPME: Oportunidades e Desafios na Era do Conhecimento Helena M. M. Lastres Cristina.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Educação Permanente em Saúde :
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
CONFAZ/GEFIN Teresina, abril de 2009 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
Espaço fiscal e projetos de investimentos: O Papel dos Parceiros Público Privados Fátima Cartaxo Ana Lúcia Paiva Dezolt Carlos Lago Bouza BID.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Fortaleza – CE 08 e 09 de dezembro de 2008
Do Diagnóstico para o Prognóstico Hans Michael van Bellen 27/07/2012
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
III Workshop de Planejamento de FMM – BRASIL
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer: cooperação regional em políticas de articulação produtiva Seminário Arranjos Produtivos Locais, Projeto Promos/Sebrae/BID,
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
23ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: 23ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: MISSÃO DAS AUTORIDADES FISCAIS BRASILEIRAS AO BID PALMAS, 14 DE MARÇO DE 2014.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
Avaliação na Atenção Básica
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
24ª Reunião da COGEF Aracaju, 10 e 11 Ago 2014 Plataforma eleitoral do candidato André Cordeiro Gestão
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
NOVO PROGRAMA FISCAL NOVAS AÇÕES DE CONTINUIDADE BRASILIA, 18 DE AGOSTO DE 2014.
Material do Instituto Publix protegido por direitos autorais Gestão Matricial para Resultados® 2° dia Gestão para Resultados na Administração Pública.
24ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: 24ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: * Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO * Execução da Cooperação Técnica.
23ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: 23ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: * Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO * Execução da Cooperação Técnica.
ESTRATÉGIA BID BRASIL Proposta de Diálogo junto à Sociedade Civil.
FMM Supervisão de Projetos Apoio ao Executor 1. Sistemas Nacionais Sistemas de Administração Financeira Tribunais de Contas Legislação Federal de Aquisições.
12ª REUNIÃO DA COGEF CURITIBA, 04 DE JULHO DE ª REUNIÃO DA COGEF Plano de Trabalho da CT PRODEV CURITIBA, 04 DE JULHO DE 2011.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
26ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: PESQUISA PARA LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE A ESTRUTURA, O FUNCIONAMENTO E AS COMPETÊNCIAS DAS UCPs DO PROFISCO. 26ª REUNIÃO.
Março Estratégia para fortalecimento e uso dos sistemas nacionais no Brasil Estratégia para fortalecimento e uso dos sistemas nacionais no Brasil.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
MEPS no Ciclo de Projeto 10 de Setembro de 2010 Metodologia de Preparação e Supervisão de Projetos MEPS CBR/FMM.
25ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: 25ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: * Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO * Execução da Cooperação Técnica.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
Melhorando vidas por meio de um melhor governo: marco conceitual para atuação do BID no Brasil V Congresso Nacional de Gestão Pública CONAGESP Brasília.
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
A Abordagem SWAp Programa com Enfoque Setorial Amplo
Fortalecimento do sistema de controle externo como instrumento de cidadania, incluindo a intensificação das relações intergovernamentais e interinstitucionais,
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
A ÇÕES E VISÃO DO BID NO CAMPO DO TURISMO NA A MÉRICA L ATINA Alexandre Meira da Rosa Gerente do Setor de Infra-Estrutura e Meio Ambiente – BID Fortaleza,
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
6/2/2016DRAFT - Huascar Eguino/FMM * *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
Transcrição da apresentação:

Desafios e Perspectivas para as Instituições de Controle Novembro de 2008 FÓRUM AUDITORIA EM PROJETOS CO-FINANCIADOS

Fátima Cartaxo BID Painel: Estratégias das instituções multilaterais para o Brasil e suas demandas para os órgãos de controle Painel: Estratégias das instituções multilaterais para o Brasil e suas demandas para os órgãos de controle

A Estratégia País do BID no Brasil

Identificação dos objetivos de desenvolvimento prioritários ao país, das áreas temáticas de apoio e dos nichos específicos de atuação, nos quais o Banco focalizará a sua contribuição Acordo de prioridades e potenciais contribuições sob a forma de Cooperação Técnica e de produtos não- financeiros (estudos e eventos) – planejamento anual Sugestão da combinação de instrumentos financeiros e não financeiros adequada às necessidades do país, aos temas e perfis de mutuário ou executor I – PRINCIPAIS DEFFINIÇÕES DA ESTRATÉGIA DE PAÍS

Aumentar a efetividade e manter relevância do Banco no novo contexto do País Formular estratégias mais ajustadas ao contexto e à demanda do País : priorização e focalização Orientar projetos por resultados com indicadores de avaliação e sistemáticas de monitoramento (*) Avaliar os sistemas nacionais, visando o seu fortalecimento e a redução dos custos de transação dos clientes (*) Consolidar uma visão integrada do ciclo de projetos (originação, programação, preparação, execução e avaliação) II - II - Novo Enfoque para Programação e Estratégia no Grupo do BID

Grau de Investimento: consolida a visão de que o financiamento é um veículo para a transferência de valor agregado (*) Consolidação da estabilidade macro-fiscal: enfatiza a prioridade no investimento público, criando uma demanda sofisticada e qualificada pelo aporte de capacidade institucional. Demanda federal seletiva e focalizada: decorre da limitação do envelope federal para novas operações de crédito externo Ênfase na Agenda de Melhoria da Qualidade e da Gestão Pública: monitoramento e avaliação de políticas públicas, com fortalecimento da capacidade institucional e operacional (*) III - III - Contexto País e Perfil da Demanda

Reforço na capacidade fiscal dos governos subnacionais: gera oportunidades para temas tradicionais e novas prioridades Fortalecimento das Relações Federativas: Espaços Nacionais Aglutinadores e Cooperação Intergovernamental Políticas e temas nacionais de execução descentralizada nos Estados e eventualmente Municípios: consolidar o CCLIP Programático e as Linhas de Crédito que incluem famílias de projetos tais como: turismo sustentável, segurança, justiça, gestão urbana - PROCIDADES, fortalecimento fiscal -PROFISCO IV - IV - Características da Demanda Subnacional

Mutuários múltiplos e projetos de menor valor (capacidade fiscal) Preparação ágil em sincronia com o ciclo político e asbrechas fiscais Demanda por agregação de conhecimento e lições aprendidas Capacitação, simplificação e redução nos custos de transação Compartilhamento de Soluções e Gestão do Conhecimento. V - Prioridades dos Governos Subnacionais

Capacidade de construir relações de cooperação em projetos complexos, com múltiplos atores, distintas esferas de Governo e setores público e privado Transferência, mobilização e gestão de conhecimento Aprendizado conjunto, mediante contínuas interações e incorporação de lições aprendidas, inclusive da experiência internacional Papel catalisador na formulação e definição de uma agenda de políticas públicas, bem como no desenvolvimento de uma cultura de avaliação por resultados (*) VI – Contribuições para o Desenvolvimento

Implementação do PROMOEX Credenciamento dos TCs Foco em resultados e na efetividade do desenvolvimento – articulação com o PRODEV Auditoria de Desempenho (*) Novos instrumentos no Ciclo de Projetos Plano de Aquisições: instrumento gerencial Novas linhas e modalidades de financiamento, focadas em resultados: PDL, PBL Sustentabilidade e aprendizagem institucional Formação de redes de executores Apropriação e compartilhamento VIII – Demandas para os Órgãos de Controle

Sistema Contábil e Financeiro: SIAF (federal); SIAFEM (estaduais) – PROFISCO Sistema de Aquisições inclusive de Compras Eletrônicas: uso da legislação nacional em determinados limites e condições - PROFISCO Sistema de Auditoria (*) – utilização da SFC, do TCU, Credenciamentos de TCs - PROMOEX VII – Uso dos Sistemas Nacionais

APRESENTAÇÃO Maria de Fátima Cartaxo Especialista Setorial BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento S.E.N. Quadra 802 Conjunto F lote 39 CEP: Brasil - Brasília – DF Telefones (61) Fax: (61) Home Page -

Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID Representação no Brasil