SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GESTÃO 2009/2012.

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Transcrição da apresentação:

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GESTÃO 2009/2012

PERFIL DA REDE MUNICIPAL TOTAL DE ALUNOS: ESCOLAS MUNICIPAIS – 184 UMEIS – 47 (Obs: 7 novas UMEIS entraram em funcionamento: Fevereiro : Águas Claras (B),, Santa Cruz (NE,) Pindorama (NO), Paraíso (L), Pituchinha(NO)e Helvécio Marques Lisboa(B) Março: Ouro Minas (NE) TOTAL DE INSTITUIÇÕES MUNICIPAIS: 231

QUADRO DE PESSOAL: Professor Municipal : Professor Municipal : Educador Infantil: Educador Infantil: Pedagogo: 239 Pedagogo: 239 Bibliotecário: 46 Bibliotecário: 46 Auxiliar de Biblioteca: : 388 Auxiliar de Biblioteca: : 388 Auxiliar de Escola: 910 Auxiliar de Escola: 910 Auxiliar de Secretaria : 315 Auxiliar de Secretaria : 315

PERFIL DE FORMAÇÃO DO QUADRO DE PROFESSORES TOTAL: PROFESSOR MUNICIPAL COM NÍVEL SUPERIOR: COM NÍVEL MÉDIO: 325 COM ESPECIALIZAÇÃO: COM MESTRADO: 319 COM DOUTORADO: 28 PERFIL DE FORMAÇÃO DO QUADRO DE EDUCADORES INFANTIS TOTAL: NÍVEL SUPERIOR: SUPERIOR INCOMPLETO: 221 NÍVEL MÉDIO: 444

INDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – IDEB – BELO HORIZONTE

O(A) aluno(a) demonstra ter alcançado o domínio do sistema de escrita e compreensão do princípio alfabético, apresentando um excelente desempenho, tendo em vista as habilidades que definem o aluno como alfabetizado. DE 23 a 24 ACERTOS5 O(A) aluno(a) lê textos de aproximadamente 8 a 10 linhas, na ordem direta (início, meio e fim) e de estrutura sintática simples (sujeito+verbo+objeto) e de vocabulário explorado comumente na escola. DE 21 a 22 ACERTOS4 O(A) aluno(a) demonstra que consolidara a capacidade de ler palavras de diferentes tamanhos e padrões silábicos, consegue ler frases com sintaxe simples (sujeito + verbo + objeto) e utiliza algumas estratégias que permitem ler textos de curta extensão. DE 18 a 20 ACERTOS3 O(A) aluno(a) já consolidou as habilidades do nível anterior, referentes ao conhecimento e uso do sistema de escrita, já associa adequadamente letras e sons. Embora ainda apresente algumas dificuldades na leitura de palavras com ortografia mais complexa. DE 14 a 17 ACERTOS2 O(A) aluno(a) está num estágio muito inicial em relação à aprendizagem da escrita. Está começando a se apropriar das habilidades referentes ao domínio das regras que orientam o uso do sistema alfabético para ler e escrever - identifica o valor sonoro.DE 1 a 13 ACERTOS1 INTERPRETAÇÃO DO NÍVELINTERVALONIVEL

METAS DA EDUCAÇÃO

Aumentar em mais de 100% o número de vagas na educação infantil, nos próximos 4 anos,ofertando novas vagas, com a construção de 100 novas UMEI´s, cada uma com capacidade para 440 crianças Construir 12 escolas de ensino fundamental. Novas Unidades: Barreiro = 3; Venda Nova = 2; Norte = 2 ; Oeste = 2; Pampulha = 2; Leste = 1. Reformar 6 Escolas Municipais de Ensino Fundamental

Expandir a Escola Integrada para estudantes do ensino fundamental regular, atingindo mais de 80% dos estudantes matriculados na rede municipal; Requalificar 6 quadras/campos esportivos, visando melhorias das condições da Escola Integrada; Dobrar o número dos alunos do programa Segundo Tempo/Esporte Esperança, passando para o número de alunos atendidos;

Ampliar para alunos o programa Escola nas Férias, nas áreas mais vulneráveis, Introduzir dietas especiais para alunos diabéticos, portadores de doença celíaca e outras. Aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Garantir, quando for o caso, atendimento em pequenos grupos, visando o reforço escolar para aqueles estudantes com baixo desempenho registrado no boletim.

Implantar um programa de qualificação específico para os professores e diretores de escolas municipais, para atualização de conhecimentos, aperfeiçoamento da metodologia de ensino e gestão, e treinamento em resolução de conflitos, com acompanhamento da prática de sala de aula; Implantar o programa Saúde na Escola, no qual será garantida uma avaliação médica, multidisciplinar, anual, a todos os estudantes da rede pública municipal. Intensificar as ações conjuntas entre as SMSA e de SMPS, a FMC, de apoio às famílias que estejam passando por situações de dificuldades, para fortalecê-las em sua função de educadora.

Ampliar a participação das comunidades o programa Escola Aberta por meio da adesão de novas escolas e da expansão das atividades os finais de semana. Definir, junto com o Estado, a necessidade e a implantação de cursos profissionalizantes no ensino médio, de responsabilidade do governo estadual,de acordo com as demandas de qualificação identificadas pela Prefeitura. Garantir a abertura de turmas de alfabetização e educação de adultos nos locais e horários nos quais esta demanda se manifestar.

Garantir a presença da Guarda Municipal em todas as escolas, em todos os turnos escolares, aumentando a segurança das crianças e adolescentes nelas matriculadas. Fornecer Passe Escolar para todos os jovens estudantes do Ensino Médio, cujas famílias são beneficiárias dos Projetos Sociais da PBH, e que precisam de transporte coletivo para ter acesso às escolas.