O Modelo de Excelência em Gestão® (MEG) e a Liderança. Sérgio Queiroz Bezerra Gerente Técnico sergio.queiroz@fnq.org.br
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE
MISSÃO Disseminar os fundamentos da excelência em gestão para o aumento de competitividade das organizações e do Brasil. VISÃO 2010 Ser um dos principais centros mundiais de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre a excelência em gestão.
CONHECIMENTO DISPONÍVEL
CURSO VIRTUAL DO MEG (GRATUITO) Portal FNQ (www.fnq.org.br)
Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau) Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau) Webcasting Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau) Sucessão Familiar 02/08/2007 Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau) Sucessão Familiar 02/08/2007
CONCEITOS FUNDAMENTAIS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA EXCELÊNCIA EM GESTÃO Critérios de Avaliação utilizados por organizações com altos níveis de maturidade da gestão Posicionamento conceitual da FNQ Contexto social, tecnológico e econômico Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão Critérios de Avaliação utilizados por organizações com níveis de maturidade da gestão iniciais e intermediários
SÉRIE CADERNOS DE EXCELÊNCIA E SOFTWARE DE AUTO-AVALIAÇÃO Visão global do ciclo do PDCL, gestão de melhorias, enfatizando a auto-avaliação Visão global do modelo, seus fundamentos e sua aplicação Cadernos Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Pessoas, Processos e Resultados Software de Diagnóstico Convênio
RELATÓRIOS DA GESTÃO E RELATÓRIOS DOS COMITÊS TEMÁTICOS
“Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos” Rede Brasileira da Qualidade, Produtividade & Competitividade -15 ANOS DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO- “Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos”
Destaques 54 16 +10 MILHÕES ~5.000 534.000 +866.000 +30.000 +15.000 MOVIMENTOS DA QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE 16 ANOS DE MOVIMENTO +10 MILHÕES PESSOAS RELACIONADAS COM O MEG ~5.000 ORGANIZAÇÕES USUÁRIAS DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO ® - MEG 534.000 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDOS +866.000 HORAS DE TRABALHO VOLUNTÁRIO +30.000 VOLUNTÁRIOS NA COMUNIDADE DA QUALIDADE +15.000 MEMBROS APOIADORAS DA REDE QP&C 2.103 PREMIADAS 15.321 CANDIDATAS PRÊMIOS NACIONAL, REGIONAIS E SETRORIAIS Dados atualizados até fevereiro/2007
DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS Estudo SERASA e FNQ
O estudo foi elaborado a partir de uma amostra de 130 demonstrativos contábeis de empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade, com o objetivo de avaliar o desempenho destas empresas com o desempenho das demais empresas dos respectivos setores de atuação. Os índices econômicos-financeiros das empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade foram comparados ao desempenho das empresas do setor em que atuam, durante um período de sete anos. Para as empresas holdings utilizou-se o demonstrativo consolidado do grupo. Considerou-se todas as demonstrações financeiras independente do ano de filiação ou premiação.
EVOLUÇÃO DO FATURAMENTO Variação acumulada, descontada a inflação (IGPM) Serviços 31,6 Indústria 54,0 29,8 34,9 22,4 30,8 Comércio 85,5 51,9 40,5 Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas
% sobre o faturamento líquido MARGEM EBITDA % sobre o faturamento líquido Indústria Serviços Comércio Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas
% sobre o faturamento líquido MARGEM DE LUCRO % sobre o faturamento líquido Indústria Serviços Comércio Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas
MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO® (MEG)
Principais Prêmios / Modelos de Excelência em Gestão Japan Quality Award Fundação Européia da Qualidade Malcolm Baldrige Fundação Nacional da Qualidade - FNQ Singapore Quality Award Australia Quality Award South Africa Quality Award + de 75 prêmios, em 100 países
Excelência da Gestão® (MEG) Evolução do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) 1992-2000 Modelos Internacionais Referenciais Referenciais Teóricos e Normativos (ex. ISO) 2001 - 2002 Resultados ( 460 ) FÓRUM EMPRESARIAL Comitê Técnico de Critérios de Avaliação 10 9 8 Workshop 2003 - 2007
Fundamentos da Excelência “Expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de “Classe Mundial”, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar às mudanças globais.”
Fundamentos da Excelência 1. Pensamento sistêmico 2. Aprendizado organizacional 3. Cultura de Inovação 4. Liderança e constância de propósitos 5. Visão de futuro 6. Orientação por processos e informações 7. Geração de Valor 8. Valorização de pessoas 9. Conhecimento do cliente e do mercado 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade social
Estruturação do Modelo de Excelência da Gestão ® FUNDAMENTOS Conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de “Classe Mundial”, Mas como expressar esses conceitos de uma forma tangível dentro das organizações? REQUISITOS São as características tangíveis (mensuráveis, quantitativa ou qualitativamente) que demonstram os fundamentos. Mas como inserir esses requisitos numa estrutura capaz de reproduzir de forma lógica a condução de um negócio? ITENS / CRITÉRIOS São requisitos afins agrupados por meio de uma lógica pré-definida.
Modelo de Excelência da Gestão®
Critérios de Excelência - 2007 Critérios e Itens Pontuação Máxima 1 Liderança 110 1.1 Sistema de liderança 40 1.2 Cultura da excelência 40 1.3 Análise do desempenho da organização 30 2 Estratégias e planos 60 2.1 Formulação das estratégias 30 2.2 Implementação das estratégias 30 3 Clientes 60 3.1 Imagem e conhecimento de mercado 30 3.2 Relacionamento com clientes 30 4 Sociedade 60 4.1 Responsabilidade socioambiental 30 4.2 Ética e desenvolvimento social 30 5 Informações e conhecimento 60 5.1 Informações da organização 20 5.2 Informações comparativas 20 5.3 Ativos intangíveis 20
Critérios de Excelência - 2007 Critérios e Itens Pontuação Máxima 6 Pessoas 90 6.1 Sistemas de trabalho 30 6.2 Capacitação e desenvolvimento 30 6.3 Qualidade de vida 30 7 Processos 110 7.1 Processos principais do negócio e processos de apoio 50 7.2 Processos de relacionamento com os fornecedores 30 7.3 Processos econômico- financeiros 30 8 Resultados 450 8.1 Resultados econômico - financeiros 100 8.2 Resultados relativos aos clientes e ao mercado 100 8.3 Resultados relativos à sociedade 60 8.4 Resultados relativos às pessoas 60 8.5 Resultados dos processos principais do negócio e dos processos de apoio 100 8.6 Resultados relativos aos fornecedores 30 Total de Pontos Possíveis 1000
O caminho para excelência Nível de Maturidade Estado da Arte Excelência Implementando as práticas de gestão Rumo a Excelência Compromisso com a Excelência Esforço
CORRELAÇÃO DOS FUNDAMENTOS COM OS CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA
Fundamentos X Critérios de Excelência