Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Bases de Serviços de Apoio a Comercialização
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Ministério do Desenvolvimento Agrário
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
(Diretor de Cooperativismo, Associativismo, Negócios e Comércio)
GESTÃO E PLANEJAMENTO DO PROJETO ATES INCRA/CREATIO
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Cooperação e Governança
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
A Gestão Social pode ser vista como...
Algumas provocações para se pensar
POLÍTICA DE FORMAÇÃO E ASSESSORAMENTO TÉCNICO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
“A Concertação Institucional para o Desenvolvimento Rural por meio da Organização Social” – VITAL FILHO –
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
APL – Arranjos Produtivos Locais
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Educação Permanente em Saúde :
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
COMERCIALIZAÇÃO NO ÂMBITO DA ECONOMIA SOLIDARIA
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Plenária GTP APL e Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 10 de dezembro de 2012.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Ministério da Cultura.
SOBRE O DOCUMENTO-REFERÊNCIA E A FORMULAÇÃO E APROVAÇÃO PROPOSIÇÕES.
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Brasília/DF junho de 2009 Construção da Política Nacional Política Nacional Brasília/DF 2009.
Comissão de EJA de Alagoas
PLANEJAMENTO TERRITORIAL
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Objetivos Específicos:
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
1 A pesquisa: Procurou identificar as concepções, formatos, abrangência, e instrumentos das políticas, procurando avaliar o desenvolvimento e as possibilidades.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL ECONOMIA SOLIDÁRIA & DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

O QUE QUEREMOS COM ECONOMIA SOLIDÁRIA? EM QUE MEDIDA NOSSA FORMA DE PENSAR REPRODUZ UM ERRO DE ESTRATÉGIA DO PASSADO? EM QUE MEDIDA (RE)FORÇAMOS INVERSÕES DE PRIORIDADES?

QUEREMOS... O ECONÔMICO no lugar dele, mas que venha numa condição que permita SUSTENTABILIDADE. O ECONÔMICO tendo como pano de fundo uma proposta de DESENVOLVIMENTO em BASES SUSTENTÁVEIS. FUNDAMENTAL REVER... COMO se planeja e implementa DESENVOLVIMENTO? EM QUE ESPAÇO será pensado/planejado/ implementado?

A OPÇÃO PELO RECORTE DE TERRITÓRIO: O município como escala insuficiente O estado como escala que suplanta as diversidades (em potencialidades e desafios) O território como objeto de formulação e gestão das políticas públicas A cooperação entre agentes públicos e privados Fortalecimento das redes locais.

Conceito de TERRITÓRIO “um espaço físico, geograficamente definido, geralmente contínuo, compreendendo a cidade e o campo, caracterizado por critérios multidimensionais – tais como o ambiente, a economia, a sociedade, a cultura, a política e as instituições – e uma população com grupos sociais relativamente distintos, que se relacionam interna e externamente por meio de processos específicos, onde se pode distinguir um ou mais elementos que indicam identidade e coesão social, cultural e territorial.”

DIRETRIZES DE UMA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL... Abordagem territorial Território como espaço socialmente construído Multidimensão do desenvolvimento Diversidade de atores - gênero, etnia, geração e raça Metodologias participativas e planejamento ascendente Protagonismo e construção de alianças Sinergia entre os vários níveis de governo Articulação entre demandas sociais e ofertas de políticas públicas Redução das desigualdades econômicas e sociais Participação nas diversas instâncias colegiadas Dinamização econômica - ênfase na agricultura familiar

= ECONOMIA SOLIDÁRIA!!! Em resumo... TRABALHA DE FORMA HARMÔNICA VÁRIAS DIMENSÕES DO DESENVOLVIMENTO... Ambiental... Social... Econômica... Cultural... Político-institucional... 2. A DIMENSÃO ECONÔMICA NÃO PODE SER TRABALHADA EM MODELOS TRADICIONAIS, MAS SE PAUTAR POR PRINCÍPIOS E PRÁTICAS COMO: Cooperação, Solidariedade, Autogestão... = ECONOMIA SOLIDÁRIA!!!

ENTÃO... Como dinamizar a economia do Território segundo esse modelo? Qual estrutura organizacional precisamos para isso? - Econômica: empreendimentos, cooperativas, empresas solidárias, etc... - Social: Redes, Conselhos, Colegiados... - Outras... Que resultados fundamentais queremos focar?

PROCEDIMENTOS ESSENCIAIS: Composição de um grupo que fará a proposta, a implementação e a gestão do DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. Esse grupo fazer de forma rápida e participativa o processo de: - Diagnóstico - Construção de uma visão de futuro - Elaboração de um PLANO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL – PTDRS

COMPONENTES DO PLANO SÃO AS PRÓPRIAS DIMENSÕES... Meio-Ambiente Educação Cultura Organização Produtiva ... OS ALCANCES DO PLANO PODEM SE ORGANIZAR EM 4 GRANDES ÁREAS DE RESULTADOS... Fortalecimento da Gestão e Controle Social Fortalecimento de Redes de Cooperação Dinamização Econômica Articulação de Políticas Públicas

PARA O FORTALECIMENTO DA GESTÃO SOCIAL: Como compor a instância de Gestão do DESENVOLVIMENTO? (dimensão macro = colegiado territorial) Como garantir instâncias que façam a gestão dos processos, ações e resultados em torno da Dimensão Econômica? (câmaras temáticas, arranjos institucionais, grupos de trabalho... Por exemplo em torno de Cadeias Produtivas prioritárias: apicultura, fruticultura, algodão...) Como garantir a gestão no nível dos empreendimentos? (nível micro)

Um parêntese: a metodologia dos territórios rurais de identidade

MONITORAMENTO PTDRS FORMAÇÃO/ COMUNICAÇÃO PROJETO 1 ND CODETER NT Programa 2 Programa n Programa 1 ND CODETER NT PTDRS Visão de Futuro Diagnóstico EIXOS 1 EIXOS 2 EIXOS 3 UNIDADE FAMILIAR P.A. / COMUNIDADES MUNICIPAL INTERMUNICIPAL SEDE DO TERRITÓRIO ESTADUAL Redes Sociais Comitê Temático Grupos de Interesse GT’S . . . . FORMAÇÃO/ COMUNICAÇÃO PNE Plano de Negócio PTCP Plano Territorial de Cadeia de Produção Cooperativa DESENVOLVIMENTO E PROMOÇÃO MARCAS, SELOS, FEIRAS… BSC-Base de Serviço de apoio Ao Cooperativismo A Comercialização Ao Crédito Consultorias Especializadas MONITORAMENTO SECAFES-Sistema Estadual de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária

PARA O FORTALECIMENTO DAS REDES DE COOPERAÇÃO: Como identificar, aproximar e fortalecer redes já existentes? (de empreendimentos, assessoramento, cooperativismo, etc) Como identificar e estimular o surgimento de redes necessárias (exemplo: de feiras, de agroindústrias, de ATER, de agroecologia,...) Como criar/fortalecer uma relação supra-territorial entre essas redes que possam influenciar políticas estaduais e nacionais?

PARA DINAMIZAÇÃO ECONÔMICA: Como vislumbrar e ajudar a organizar os diversos sistemas produtivos como integrantes de CADEIAS PRODUTIVAS nas quais o poder de governança dos empreendimentos da economia solidária precisa ser ampliado? Como conhecer e pensar organizadamente cada cadeia produtiva? Como planejar e fortalecer cada empreendimento envolvido ao longo das cadeias produtivas? Como apoiá-los nos processos de COMERCIALIZAÇÃO e geração/ampliação de renda? ...

ARTICULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: Como identificar as políticas existentes que precisam ser articuladas e então viabilizar sua articulação? Como identificar e propor a criação / estruturação de novas políticas? Que arranjos institucionais precisam ser reconhecidos, constituídos, ampliados, melhorados? ...

Consultora em Desenvolvimento Sustentável CONTATOS: REGILANE FERNANDES Consultora em Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária regilanefernandes@gmail.com