I D P - Contribuindo para uma sociedade melhor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 EVANGELHO – Mt 24,37-44 Ambiente:
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
SERGIO BUARQUE DE HOLANDA
Teorias do Desenvolvimento
DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
O Mal-Estar na Civilização
DEMOCRACIA.
“o importante é não perder tempo...”
31/05/13 31/05/13 Infância(s), criança(s), cultura(s), socialização e escola: perspectivas sociológicas e educacionais Lisandra Ogg Gomes Doutora em Educação.
O Início da Comunicação
A Psicanálise e a aplicabilidade à educação
Ministério da Saúde Elementos Conceituais Importantes para a Construção da Agenda de Compromissos Apoio Integrado à Gestão Descentralizada do SUS FlorianópolisJunho/2005.
A importância do leite materno nos primeiros seis meses de vida.
Mediunidade na infância
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Contexto histórico do surgimento da Sociologia
SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA WILLIAM CORSARO ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES
Visões históricas da infância e das crianças
Regimento disciplinar.
Regras e limites na educação de crianças
Curso Direito à Memória e à Verdade
UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA Profª M.Sc. ADREA CANTO
CRIANÇAS NA IGREJA EM CÉLULAS
Chafic.com.br Palestra de Chafic Jbeili
FAMÍLIA HISTÓRICO.  .
Francisco de Assis Batista – professor.
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Compreender que cada adulto é um mentor que tem o privilégio de instruir as crianças nos caminhos do Senhor. O terno cuidado de Jesus.
“Os Incríveis”.
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA INFÂNCIA NA MODERNIDADE
Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini CRP08/07915
Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO
PEAD Ludicidade e Educação
Faculdade Adventista da Bahia
GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO Pedagogia de Projetos COLÉGIO NACIONAL
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL “Criança tem pressa de viver, e não lhe prometam uma compensação no futuro, a necessidade é urgente, o bálsamo que venha.
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
A formação da sociedade moderna.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA: Estratégia de aproximação
O sentimento da infância
SÉRIE DA FAMÍLIA.
Mitos e Trabalho Infantil
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
Os anos das grandes oportunidades
ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA DE NOVE ANOS: RUMOS E DESAFIOS
Um currículo do Brincar
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
Histórias de crianças e infâncias
Leitura e interpretação de texto
Psicologia do Desenvolvimento Humano I
Disciplina Técnicas Projetivas
ADOLESCENTES ANTES DA HORA Namorar, ficar, pedir para sair com a galera, tudo está programado para depois dos quatorze anos.
A CRIANÇA, A FAMÍLIA E A HISTÓRIA
periodização da vida como construção social
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
Professor Jardson Brito
SUBJETIVIDADES E SOCIEDADE
 BIOÉTICA Objetivos Definir bioética Descrever a história da bioética Conhecer a influência da bioética no nosso cotidiano   Conteúdos Definição de bioética.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA AO LONGO DA HISTÓRIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO GILMARO NOGUEIRA.
Transcrição da apresentação:

I D P - Contribuindo para uma sociedade melhor

CURSO DE FORMAÇÃO PARA OPERADORES DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS Módulo I: Perspectiva histórica da infância. Construção de sua especificidade.

Conceito de Infância Sentido Etimológico: Derivação do Latim In (sufixo de negação) fans ou fantis (Particípio presente do verbo Falar) Infans ou Infantis: Atribui-se àquele que não fala, que tem pouca idade ou que ainda é criança.

Conceito de Infância Sentido Comum: Entende-se criança por oposição ao adulto: posição estabelecida pela falta de idade ou de ‘maturidade’ e de adequada ‘integração social’.

História Social da Criança e da Família Conceito de Infância Sentido Histórico: (ARIÈS, 1973) História Social da Criança e da Família O estudo de Ariès possui dois fios condutores 1. A ausência do sentido de “infância”, tal como um estágio específico do desenvolvimento do ser humano, até o fim da Idade Média, abre as portas para uma interpretação das chamadas “sociedades tradicionais” ocidentais. 2. Processo de definição da infância como um período distinto da vida adulta também abre as portas para uma análise do novo lugar assumido pela criança e pela família nas sociedades modernas.

Depois SEC XVII: Sociedade Industrial Sentido Histórico Criança mal vista pelos adultos; Morbidade Natural; Crianças retratadas como adultos; Sentimento Geral: “Coisinha Engraçadinha” Duas fases: Antes SEC XVII: Velha Sociedade Tradicional Posicionamento da igreja e Estado sobre a Educação: Advento da escolarização; Educação como Disciplinamento e transferência de conhecimento técnico; Mão de obra industrial; Depois SEC XVII: Sociedade Industrial

Jogos Infantis, Pieter Bruegel

Infância e educação infantil: uma abordagem histórica Conceito de Infância Sentido Histórico: (KUHLMANN, 1998) Infância e educação infantil: uma abordagem histórica Crítica à Ariès: História da Infância contada por adultos e fontes históricas de famílias abastadas. Ex: diário de Luís XIII.

Século XIX e o Surgimento das Legislações Universais: Conceito de Infância Século XIX e o Surgimento das Legislações Universais: Aperfeiçoamento das Democracias; Concretização dos princípios científicos; Declaração dos Direitos Humanos (1948); Declaração dos Direitos da Criança e Adolescente (1959); Estatuto da Criança e do Adolescente (1990)

Abusos contra Crianças Irã Execução de menores de idade e a prisão de menores de até seis anos de idade; Desde 2005, 26 crianças com menos de 18 anos foram executadas no Irã, e há 134menores em prisões, esperando para serem executados.

Gerações novas, que forem educadas com bondade, ensinadas a ter uma opinião elevada da razão, e que experimentarem os benefícios da civilização numa idade precoce, terão atitude diferente para com ela. Senti-la-ão como posse sua e estarão prontas, em seu benefício, a efetuar os sacrifícios referentes ao trabalho e à satisfação instintual que forem necessários para sua preservação. Estarão aptas a fazê-lo sem coerção e pouco diferirão de seus líderes. Se até agora nenhuma cultura produziu massas humanas de tal qualidade, isso se deve ao fato de nenhuma cultura haver ainda imaginado regulamentos que assim influenciem os homens, particularmente a partir da infância. Futuro de uma Ilusão, Sigmund Freud.