de lamentação - Imprecatórios (I)

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Transcrição da apresentação:

de lamentação - Imprecatórios (I) O livro dos Salmos Estudo 12 Os salmos de lamentação - Imprecatórios (I) Salmos São muitos (77), pelo que estaremos dividindo em dois grupos nestas duas últimas lições.

Introdução Nestas duas últimas lições do trimestre estaremos meditando em salmos que muito nos constrangerão. Realmente, o conteúdo que estaremos lendo é uma faceta da mensagem bíblica que no contexto do cristão, não compreendemos muito.

“Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem” Sim, porque 2 mil anos depois da revelação escrita de Deus ter se fechado, a mensagem que mais nos marca é a do Novo Testamento, com Cristo, recomendando exatamente o contrário daquilo que iremos ler em muitos dos salmos: “Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem” (Mt 5.44)

Ou a mensagem de Paulo recomendando aos crentes não viverem se lamentando ou se autocondoendo: “Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede fortes” (1Co 16.13) “Regozijai-vos sempre. Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1Ts 5.16,18)

A dificuldade em compreender-se tais textos é que devemos ter uma visão bem contextualizada da história do povo de Deus, e da progressiva revelação divina que se escrevia, para o melhor entendimento de tais citações de lamúrias e de maldições imprecadas contra terceiros.

pagãos que habitavam na região de Israel. Principalmente lembremos que a formação dos valores culturais, morais e espirituais de Israel estava ainda em seu início. O povo de Deus precisava ser vacinado contra o pecado que grassava ao seu redor, nos povos e nações pagãos que habitavam na região de Israel.

Na didática divina, o seu povo tinha que afastar-se do pecado, pois este trazia conseqüências funestas, o que o levava à lamentação (dor e sofrimento) e à imprecação (a maldição contra o ímpio). Observem que esta situação teve que ser absorvida por Israel, durante os 400 anos do tempo interbíblico, para que o povo estivesse então em condições de receber a mensagem do Evangelho.

É dentro deste contexto que vamos entender alguns dos 33 salmos que estaremos perpassando em leituras alternadas de forma a ter-se uma visão geral do ensinamento que deveremos retirar dessas lições finais. São eles os salmos: 3,4,5,6,7,9,10,12,13,14,17,22,25,26,28,31, 35,36,38,39,41,42,43,44,49,51,52,53,54,55,56,57,58. Daremos destaque a dois deles:

Salmo 3 Versículos: 1; 4; 7 Salmo 4 Versículos: 1; 6; 8 Salmo 5 Versículos: 1; 6; 10 Salmo 6 Versículos: 2; 6; 10

Salmo 7 Versículos: 1; 6; 16 Salmo 9 Versículo: 3; 15; 17 Salmo 10 Versículos: 1; 2; 15 Salmo 12 Versículos: 3; 7; 8

Salmo 13 Versículos: 1; 3; 4 Salmo 14 Salmo 17 Versículos: 6; 8,9; 13 Salmo 22 Versículos: 1; 15; 20

Salmo 25 Versículos: 16; 17,18; 19 Salmo 26 Versículos: 1; 9; 10 Salmo 28 Versículos: 3; 4; 5 Salmo 31 Versículos: 9; 10; 17

Salmo 35 Versículos: 4; 6; 8 Salmo 36 Versículos: 3; 11; 12 Salmo 38 Versículos: 6; 8; 19 Salmo 39 Versículos: 4; 10; 12

Salmo 41 Versículos: 4; 5; 9 Salmo 42 Versículos: 3; 6; 9 Salmo 43 Versículos: 1; 2; 5 Salmo 44 Versículos: 4; 22; 24

Salmo 49 Versículos: 16; 17,18; 19 Salmo 51 Versículos: 1; 5,9; 11 Salmo 52 Versículos: 2,3; 5; 7 Salmo 53 Versículos: 2; 5; 6

Salmo 54 Versículos: 2; 3; 7 Salmo 55 Versículos: 2,3; 4,5; 15 Salmo 56 Versículos: 1; 5,6; 7 Salmo 57 Versículos: 1;4; 6

Salmo 58 Versículos: 2; 3; 6,7; 10 Conclusão Como se pôde verificar muitos versículos são bem semelhantes. Ou seja, a mensagem é a mesma em praticamente todos os salmos: A lamentação do justo pelos seus erros ou pela ação do ímpio e a conseqüência danosa para a vida daquele que peca.

porém, há um destaque maior para a lamentação e a imprecação. Poderemos verificar nesta série que continuamos na semana próxima que as mensagens de diversos motivos encontram-se em todos os salmos. Nestes, porém, há um destaque maior para a lamentação e a imprecação. Como meditação final fique a lembrança que foi através de mensagens como estas que o povo de Deus aprendeu a evitar o pecado e a odiar o pecador, o que nos tempos de Cristo seria radicalmente mudado neste segundo aspecto.