Estágio Supervisionado II – Ensino de Ciências

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Transcrição da apresentação:

Estágio Supervisionado II – Ensino de Ciências Universidade Federal de Pelotas Instituto de Biologia Departamento de Microbiologia e Parasitologia Disciplina de Estágio Supervisionado II Estágio Supervisionado II – Ensino de Ciências Robledo Lima Gil

Etapas – Ensino de Ciências Estágio Supervisionado I 68 HORAS Fase de Observação Escola Fase de Observação Estágio Supervisionado II 102 HORAS Sala de Aula Fase de Regência 7ª série 6ª série 5ª série 8ª série

Planejamento (Ensino e Aula) Fase de Observação Tem como objetivo a ambientalização dos estagiários com os procedimentos operacionais da unidade escolar para o desenvolvimento estágio supervisionado, bem como a interação com seus educandos. Planejamento (Ensino e Aula)

REALIDADE DA SALA DE AULA Planejamento REALIDADE ESCOLAR REALIDADE DA SALA DE AULA 7ª série 6ª série 5ª série 8ª série Água, Solo e Ar. Seres Vivos. Corpo Humano. Química e Física.

Plano de Ensino Identificação Escola: Disciplina: Professor(a) titular: Número de alunos matriculados: Semestre: Número de semanas: Número de aulas: Carga horária total: Carga horária semanal: Horário: Sala: Estagiário(a):

Plano de Ensino Objetivos Objetivos conceituais: definição dos conteúdos mínimos e seus objetivos; Objetivos procedimentais: definição das atividades metodológicas propostas e seus objetivos; Ex.: trabalhar em grupo; elaborar e testar hipóteses; elaborar sínteses de pesquisas em livros; construir modelos biológicos, etc. Objetivos atitudinais: definição de valores/atitudes a serem alcançados e seus objetivos; Ex.: ser solidário e cooperativo com os colegas; respeitar a opinião dos colegas; atuar de forma responsável frente às questões ambientais, prevenir contra DSTs, etc.

Plano de Ensino Cronograma Datas e conteúdos a serem trabalhados; Critérios de avaliação Estratégias de avaliação e seus respectivos valores; Referências Que serão utilizadas nas aulas e nas pesquisas para as aulas;

Plano de Aula Identificação Escola: Disciplina: Professor(a) titular: Número de alunos matriculados: Semestre: Horário: Sala: Estagiário(a):

Plano de Aula Objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais Critérios de avaliação (se houver) Estratégias de avaliação e seus respectivos valores; Referências Que serão utilizadas nas aulas e nas pesquisas para as aulas; Observações Referentes ao ocorrido em sala de aula). Reflexões.

Fase de Regência Responsabilidade do estagiário; Trabalho coletivo com o professor orientador (universidade) e o professor titular (escola); As atividades para a Fase de Regência consolidam-se na elaboração e execução dos respectivos Planos de Ensino e Planos de Aula em conformidade com o Planejamento de Ensino da unidade escolar onde se efetua o estágio.