Princípios da Orientação a Objetos e a Linguagem UML

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Transcrição da apresentação:

Princípios da Orientação a Objetos e a Linguagem UML Professora: Aline Vasconcelos aline.vasconcelos@terra.com.br

Objetos: Objetos: representam “coisas” concretas ou abstratas do mundo real com identidade própria. Combinam funções (operações) e dados (atributos). Também chamados de instâncias de classe. Encapsulamento: atributos de um objeto devem ser acessados apenas por operações deste objeto Código Métodos Dados Atributos

Objetos: Instâncias de classe representando unidades reais ou abstratas. Apresentam um estado particular caracterizado pelos seus valores de atributos. Possuem uma identidade. Pessoa

Classe: Classe: abstração sobre um grupo de objetos com mesmas características: estrutura (atributos), comportamento (métodos) e semântica. Modelo para objetos. Instâncias de Classe Pessoa João Atributos Métodos Maria Instancia

Mensagem entre Objetos: Mensagem: objetos se comunicam através de mensagens, onde o objeto emissor da mensagem (sender) requisita um serviço ao objeto receptor (receiver), realizado através da execução de uma operação. Objeto 1 Objeto 2 Mensagem Resultado receptor emissor

Exemplo de Troca de Mensagens: Objetos colaboram, trocando mensagens, para realizar determinada tarefa. Cliente Situação do pedido Pedido Situação atual Verifique o Estoque Posição do estoque Produto

Operações: mostrarIdade(pessoa1: Pessoa) : integer Operações são serviços oferecidos pelos objetos da classe a outros objetos. Determinam o comportamento dos objetos. Implementadas através dos métodos.

Herança: Herança: classes similares podem ser organizadas em árvores de hierarquia onde subclasses herdam a estrutura e comportamento das superclasses. A B C D E

Polimorfismo: Polimorfismo: “muitas formas”. Se refere aos vários comportamentos que uma operação pode assumir. Figura Geométrica Calcular área() Triângulo Retângulo

A UML – The Unified Modeling Language É uma expressiva linguagem para modelagem de sistemas Orientados a Objeto (OO). Representa a unificação dos principais métodos de modelagem OO: Rumbaugh (OMT), Booch e Jacobson (OOSE/Objectory).

Importância da UML: Foi aprovada pelo OMG (Object Management Group) em 1997 como notação padrão para análise e projeto OO. Está se tornando a linguagem industrial padrão para modelagem de sistemas OO.

Diagrama de Classe Mais importante diagrama da UML. Reflete a Estrutura Estática do sistema. Elemento principal: a Classe. Pessoa mostrarIdade() verificarPrimNome() Empresa CGC: string endereço: string obterCGC() atualizarEndereço() 1..* * nome: string dtNascimento:date

Herança em Diagrama de Classe Pessoa Conhecido como “é-um-tipo-de”. nome: string dtNascimento: date mostrarIdade() verificarPrimNome() Aluno Professor matrícula: integer numCarteira: integer salário: real formação: string reajustarSalário() matricular()