Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutorial de Pesquisa Básica de Bibliotecas Acadêmicas
Advertisements

Support.ebsco.com Pesquisa básica para bibliotecas públicas Tutorial.
EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas
Atribuições do Gabinete Pessoal do Presidente
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
Metodologia Científica
DISTRIBUIÇÃO PROPORCIONAL DE TAREFAS
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Base SCOPUS 2011 Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP.
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Denise Perdigão BASE DE DADOS Denise Perdigão
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Biblioteca George Alexander Portal de Periódicos da Capes.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PERICIAL
Como iniciar uma pesquisa
Como acessar/obter o texto completo dos documentos científicos?
Quem somos O que fazemos Slide 1
Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet
Como acessar/obter o texto completo dos documentos científicos?
CONHECENDO O SICS. Clique aqui para acessar a página principal do SICS COMO ACESSAR O SICS Digite na barra de endereço do seu navegador o endereço da.
NÚCLEO INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Tutorial de pesquisa Bases da área de saúde.
F ORMAÇÃO E D ESENVOLVIMENTO DE A CERVOS Aula 2 – Funções da F.D.A em Bibliotecas – abr.13.
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
22/6/2005 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA URSULA BLATTMANN ACADÊMICOS.
Políticas de Backup FATEC – Americana
Práticas Investigativas
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
SciELO. A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
Tutorial Scopus.
Biblioteca Central Dr. Benedito Correa - UNIPAM
HINARI Perguntas Frequentes
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Pesquisa Científica na Internet
ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Oficina de capacitação de Multiplicadores para implantação e utilização do Prontuário SuAS
Sistema de Informação e Tecnologia Trabalho 09 – Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Gestão Estratégica de Produção Marcel Fernando de.
Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.
Trabalho de conclusão de curso
Segurança Online Entenda e aprenda a driblar os perigos de compartilhar informações pessoais online.
2005 – Lançada como Projeto Piloto com a participação de três Instituições: PUCPR UFSC UNIDAVI.
PROJETO DE PESQUISA.
Auxiliando nossos clientes através da Gestão Eletrônica de Documentos
DAIT – Departamento de Acervo e Informação Tecnológica
Assessoria de Comunicação ASCOM
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Por Rejane Gomes Consultora Neomind
Instrutor: Objetivos:.
Í NDICE DE T RANSPARÊNCIA D O P ODER L EGISLATIVO Secretaria de Transparência Coordenação de Controle Social DataSenado 27 de maio de 2015.
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
Indexação e linguagens documentárias – uma pequena revisão introdutória José Antonio M. Nascimento.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
SISTEMA DE APOIO AO PROCESSO LEGISLATIVO SAPL Capacitação para Assessorias Parlamentares.
GUIA PARA CONSULTA NO REPOSITÓRIO DA UTFPR2013 INTRODUÇÃO PARTE I - CONSULTA AOS TCCS/TCCES PARTE II - CONSULTA ÀS DISSERTAÇÕES/ TESES/PRODUÇÃO DE SERVIDORES.
Transcrição da apresentação:

Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado O papel da informação e da Biblioteca do Senado no Assessoramento Legislativo HELENA CELESTE VIEIRA Diretora da Subsecretaria de Pesquisa e Recuperação de Informações Bibliográficas (SSPES)

Biblioteca do Senado Federal OBJETIVOS Apoiar os trabalhos legislativos no uso a informação como subsídio à ação parlamentar. Planejar, coordenar e controlar as atividades de informação inerentes à Biblioteca.

Usuário e a necessidade de informação Senador, Consultor, Assessor, Servidores do Senado Federal Informação: para realizar proposições, discursos, discussões sobre temas de interesse nacional e dos Estados Papel do bibliotecário nesse processo: fornecer informações necessárias ao processo legislativo, obedecendo vários critérios.

Qualidade no atendimento às pesquisas – critérios : 1 – Identificar o TIPO DE INFORMAÇÃO : exaustiva e detalhada; histórica; conceitual / biográfica / dados estatísticos; retrospectiva e/ou atualizada; comparativa com outros países; científica / técnica; atualidades e acontecimentos na mídia.

Qualidade no atendimento às pesquisas – critérios : 2 – Identificar o TIPO DE SUPORTE: papel: cópias de artigos de revistas e jornais, capítulos de livros ; livros e folhetos ; pesquisas em “sites” da internet, porém impressas. eletrônico: pesquisas em sites da internet, digitalização do material, gravação em cd-rom ou envio por e-mail.

Qualidade no atendimento às pesquisas – critérios : 3 – Identificar que PRODUTO FINAL de pesquisa o usuário deseja receber: documentos recuperados sobre o assunto; documentos recuperados sobre o assunto e organizados: por ordem cronológica, por confiabilidade de autorias, pela completeza do conteúdo etc documentos recuperados sobre o assunto e organizados, com análise e estudo de conteúdo

ESTUDO E ANÁLISE DE PESQUISAS Etapas: selecionar os documentos recuperados, observando a relevância dos mesmos sob o ponto de vista de interesse do usuário; analisar os documentos e separá-los, observando os aspectos positivos e negativos do tema, preservando a imparcialidade da pesquisa; acompanhar periodicamente o tema em revistas, jornais, livros novos, bases de dados e internet, se for de interesse do usuário, mantendo-o atualizado; gerar um produto para melhor compreensão e visualização dos dados recuperados: tabelas, quadros, “clippings” etc

Informação para o Assessoramento Legislativo TEMPO DE RESPOSTA CONFIABILIDADE PRECISÃO CONFIDENCIALIDADE FONTES DE INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS PRIORIDADE CONTROLE DE QUALIDADE

CONFIABILIDADE DA INFORMAÇÃO livros e artigos de autores renomados “sites” oficiais da internet dados estatísticos de instituições conhecidas indicações da fonte pesquisada com dados completos dos documentos, endereços dos “sites” utilizados etc

PRECISÃO NA RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO selecionar apenas os documentos relevantes evitar quantidade excessiva de documentos, pois pode não haver tempo hábil para a leitura Preferir a objetividade e se ater à especificidade do tema destacar no texto a parte de interesse para o usuário

CONFIDENCIALIDADE DA INFORMAÇÃO Assegurar ao usuário que as informações cedidas serão confidenciais e sigilosas Garantir que o nome do usuário será ocultado, garantindo sua privacidade, se ele assim o desejar

PRIORIDADE NO ATENDIMENTO organizar o seu atendimento, realizando pesquisas coordenadamente dar preferência às pesquisas urgentes: senadores em plenário, reuniões em Comissões agendadas, consultores com trabalhos a serem entregues com prazo exíguo

TEMPO DE RESPOSTA PARA A PESQUISA SOLICITADA observar a urgência do usuário e acionar todos os recursos possíveis: profissionais, documentais de tecnologia para a pesquisa solicitar um prazo maior para pesquisas mais detalhadas, históricas, retrospectivas a fim de recuperar um maior número de documentos relevantes

FONTES DE INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS não se prender apenas ao acervo que a Biblioteca dispõe, mas buscar informações digitais e virtuais solicitar pesquisas em outras instituições que sejam especializadas no tema pesquisado realizar contatos pessoais que possam ajudar, considerando a confidencialidade

CONTROLE DE QUALIDADE Revisar a pesquisa para verificar se nada está faltando antes de entregar ao usuário Entrar em contato com o usuário para verificar se as informações fornecidas foram suficientes e satisfatórias

Estatística de Pesquisas 2006

Vantagens da Base de dados RVBI: Acesso ao acervo de 15 bibliotecas simultaneamente Acesso a outras bases de dados nacionais e internacionais que podem disponibilizar o texto completo do documento referenciado Possibilidade de solicitação de pesquisa por e-mail

Dificuldades Especialização na área de ciências sociais, porém uma biblioteca parlamentar necessita de informações em TODAS as áreas do conhecimento, uma vez que projetos de leis, discursos e problemas nacionais abrangem diversos assuntos Recursos Humanos: necessidade de mais bibliotecários para implantar novos serviços

Desafios Garantir o acesso à informação aos Parlamentares, Consultores e Assessores, mantendo-os atualizados; Manter o controle de qualidade das informações; Possibilitar o uso das informações pertinentes e confiáveis para a tomada de decisões no âmbito legislativo.

Obrigada Biblioteca do Senado Federal - sbib@senado.gov.br Helena Celeste R. L. Vieira – hceleste@senado.gov.br