BRASIL IV Apresentação da disciplina Aula 1, 2º Semestre de 2012 07 de fevereiro de 2013 Profa. Dra. Edilene Edilene.toledo@unifesp.br Prof. Dr. Cliff Welch cawelch@unifesp.br
Programa da aula Bem-vindo! Quem somos... Suas expectativas... Estrutura – horas, contatos, avaliação A bibliografia básica da disciplina; Seminários: formação dos 10 grupos; AULA 1 - Panorama dos debates historiográficos (Profa. Edilene)
Estrutura da disciplina Tempos e atividades das aulas - 1ª parte = aula expositiva e dialogada sobre os textos 2ª parte = orientações, seminários, avaliações; Lista de presença por cada parte Horários das aulas - V - 14h00 a 18h00 N - 19h30 a 22h40 (sem intervalo) Calendário – dividida entre os professores Contatos dos professores – Profa Dra Edilene, Gab 1, edilene.toledo@unifesp.br Prof Dr Cliff, Gab 16, cawelch@unifesp.br
Estrutura - Avaliação A – Seminário (coletivo - prova oral da apresentação e discussão dos textos) B – Prova escrita 1 (individual - sobre conteúdo da U.C nas aulas 1 a 5 e 7 - em sala de aula, sem consulta) C – Prova escrita 2 (individual - sobre conteúdo da U.C nas aulas 6 e 8 a 13 - em sala de aula, sem consulta) D – Participação e responsabilidade (individual - demonstração de leitura e cumprimento de horários) A nota de cada avaliação valerá de 0 a 10. Nota final = A+B+C +D ÷ 4. O aluno deverá obter uma nota final igual ou superior a 5,0, além de ter no mínimo 75% de frequência às aulas (cada aula representa 4 horas/aula – 2 horas/aula por lista de presença)
Bibliografia básica AULA 1 Os debates historiográficos sobre a “Revolução de 30” e A Era Vargas (Profa. Edilene) Dulce PANDOLFI. Os anos 1930: as incertezas do regime & Maria Helena CAPELATO. O Estado Novo: o que trouxe de novo? In Jorge FERREIRA e Lucília de Almeida Neves DELGADO. O tempo do nacional-estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. (O Brasil Republicano, v.2) p. 13-37 e 107-143. AULA 2 Integralismo / Comunismo (Profa. Edilene) Marcos Chor Maio e Roney Cytrynowicz. Ação Integralista Brasileira: um movimento fascista no Brasil (1932-1938) In: Ferreira e Delgado. O tempo do nacional-estatismo, p. 41-61. AULA 3 Vargas e os trabalhadores / Guerra (Profa. Edilene) Angela de Castro GOMES. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: FGV, 2007, p.163-236. Ver programa da disciplina…
Os Seminários O objetivo central é de identificar a tese central do texto e resumir os principais argumentos e evidências utilizados; É necessário também apresentar um “guia de uso” de pelo menos uma fonte primária levantado pelo grupo e relevante para o tema do texto do seminário Questões para analisar são: 1) A formação e atuação do autor do texto? 2) Data e contexto de produção do texto? 3) Os objetivos centrais e específicos do texto? 5) As fontes utilizadas no texto para comprovar a narrativa? 6) A forma como analisou suas fontes, isto é, a metodologia empregada? 7) O que vcs aprenderam sobre o tema lendo o texto? 8) Quais das questões e conteúdos apresentados pelo texto vcs consideram que poderiam ser trabalhadas no ensino fundamental e médio?
Os Seminários (1) Seminário 1: José Antonio SEGATTO. Breve História do PCB. BH: Oficina de Livros, 1989, p. 35-85. Seminário 2: Francisco César FERRAZ. Os brasileiros e a Segunda Guerra Mundial. RJ: Zahar, 2005.
Os Seminários (2) Seminário 3: Maria Luiza Tucci CARNEIRO. Fascistas à Brasileira – Encontros e Confrontos. In: CARNEIRO (org.). Tempos de fascismos: Ideologia–Intolerância–Imaginário. SP: EDUSP, 2010, p. 433-464 e Endrica GERALDO. O combate contra os ‘quistos étnicos’: identidade, assimilação e política imigratória no Estado Novo. Locus: revista de história. (Juiz de Fora). v.15, n.1, 2009, p. 171-187. Seminário 4: Carla BASSANEZI. As mulheres dos anos dourados. In: Mary Del PRIORE (org.). História das Mulheres no Brasil. SP: Contexto, 2004, p. 607 - 639 e Isabela CAMPOI. Adalgisa Nery e as esquerdas: uma mulher no jornalismo político. In: Jorge FERREIRA e Daniel Aarão REIS (orgs.). Nacionalismo e reformismo radical, 1945-1964. (As Esquerdas no Brasil, v.2) RJ: Ed. Civ. Brasileira, 2007, p. 335-356.
Os Seminários (3) Seminário 5: Seminário 6: Jorge FERREIRA, De março a março: os caminhos da radicalização. In: João Goulart: uma biografia Rio: Civilização Brasileira, 2011. p. 339-405. Seminário 6: Marcos NAPOLITANO. A síncope das idéias: a questão da tradição na música popular brasileira. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.
Os Seminários (4) Seminário 7: Clifford Andrew WELCH, Rivalidade e unificação: mobilizando os trabalhadores rurais em São Paulo na véspera do golpe de 1964. Projeto História. (São Paulo), v. 29, t. 2, jul/dez, 2004, p. 363-390 Marcelo RIDENTI. A questão da terra no cinema e na canção: dualismo e brasilidade revolucionária. In: Brasilidade revolucionaria: um século de cultura e política. São Paulo: Editora Unesp, 2010. p. 121-143. Seminário 8: Daniel Aarão REIS. Ditadura militar, esquerdas e sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. 78p.
Os Seminários (5) Seminário 9: Ingrid Faria GIANORDOLI-NASCIMENTO, Zeidi Araújo TRINDADE, Marian de Fátima de Souza SANTOS. Introdução, Silvia, Renata, Considerações Finais. Mulheres e militâncias: encontros e confrontos durante a ditadura militar (Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012) p. 23-54; 74-94 e 194-210; 337-341. Seminário 10: Verena ALBERTI e Amilcar Araújo PEREIRA. Organização do movimento negro. In: Histórias do movimentos negro no Brasil: depoimentos ao CPDOC. Rio de Janeiro: FGV, 2007. p. 13-36; 131-181.
Considerações finais Começa procurar já o texto de seu seminário Pode acessar a maioria dos textos digitais, inclusive os powerpoints das aulas, no site - http://cawelchdaunifesp.blogspot.com.br/p/historia-do-brasil-iv.html Abra o link “DOWNLOAD TEXTOS AQUI” e da pasta “BRASIL IV” Desejamos a todos um bom Carnaval de leitura, estudo e sociabilidade... Um ótimo semestre!