BRASIL IV Apresentação da disciplina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

Orientador: Luis Galeão da silva Supervisor:João Batista Estevam
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Introdução aos Estudos Históricos - Apresentação da disciplina
Administração de Marketing 1
PIBID UFF ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA COORD.: PROF.ª DRA. SIGRID GAVAZZI
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revolução de 1930 Clique para adicionar texto 25/03/2017.
CRONOGRAMA 2011 DATATEXTOSGRUPO 16/08TEORIA POLÍTICA NO BRASIL – INFLUÊNCIAS, IDÉIAS E PRÁTICAS POLÍTICAS AULA EXPOSITIVA - JULIANA 18/08TEORIA DAS ELITES.
Estatística Descritiva Aula 01

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
Kátia Rodrigues Araújo (IC) e Flávia Ulian (PQ)
Estatística Aula 01 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC
Banco de Dados (BAN-TSI)
Curso Comércio exterior e investimento (Economia Internacional II)
TRABALHO DE CAMPO I OBJETIVOS
PROJETO DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA
PLANO DE AULAS TURMA GRPB02.
PLANO DE AULAS TURMA GRPA02.
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Formação de grupos sociais
Conveniada curso Positivo
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
Programa Ler e Escrever
Redação de sínteses Rodney Caetano.
Universidade de Gestão Pública do Estado do Ceará
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
Universidade Estadual de Maringá
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
IF696 - Integração de Dados e DW
Teoria da Computação Prof. Fabiano Sabha.
Olimpíada Brasileira de Informática e Maratona de Programação
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Projeto de iniciação cientifica júnior do Colégio Prefeito Antonio Teodoro de Oliveira (ATO). Orientador : Ed Carlos Silva Orientando: Macielle Pontes.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução a Engenharia de Alimentos
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Prof.: Vinícius Quintas Souto Maior
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
O Ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental nas Redes de Ensino Público do Município de Tubarão – SC. Ciências Humanas Luiz Alberto.
Apresentação da disciplina Comunicação Oral e Escrita IST – LEE (2º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Sejam bem vindos!.
DIREITO FUNDIÁRIO Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
Apresentação da Disciplina Prof.ª Marielen A. C. da Silva Msc. em Desenvolvimento Rural Eng. Agrônoma Administração do agronegócio.
Oficina do Trabalho Profissional Profª Virgínia Pertence
Filosofia no Brasil.
Metodologia de Pesquisa Científica IES/Funcec Administração 2009 Prof. Breno Eustáquio.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
História da América Latina UNICURITIBA Relações Internacionais Professor Renato Carneiro 6º período.
Plano de curso História da Educação Brasileira
Prof. Ms. Luiz Fernando Costa.  O conhecimento do contexto histórico geral e específico da área de atuação profissional se mostra importante para uma.
Transcrição da apresentação:

BRASIL IV Apresentação da disciplina Aula 1, 2º Semestre de 2012 07 de fevereiro de 2013 Profa. Dra. Edilene Edilene.toledo@unifesp.br Prof. Dr. Cliff Welch cawelch@unifesp.br

Programa da aula Bem-vindo! Quem somos... Suas expectativas... Estrutura – horas, contatos, avaliação A bibliografia básica da disciplina; Seminários: formação dos 10 grupos; AULA 1 - Panorama dos debates historiográficos (Profa. Edilene)

Estrutura da disciplina Tempos e atividades das aulas - 1ª parte = aula expositiva e dialogada sobre os textos 2ª parte = orientações, seminários, avaliações; Lista de presença por cada parte Horários das aulas - V - 14h00 a 18h00 N - 19h30 a 22h40 (sem intervalo) Calendário – dividida entre os professores Contatos dos professores – Profa Dra Edilene, Gab 1, edilene.toledo@unifesp.br Prof Dr Cliff, Gab 16, cawelch@unifesp.br

Estrutura - Avaliação A – Seminário (coletivo - prova oral da apresentação e discussão dos textos) B – Prova escrita 1 (individual - sobre conteúdo da U.C nas aulas 1 a 5 e 7 - em sala de aula, sem consulta) C – Prova escrita 2 (individual - sobre conteúdo da U.C nas aulas 6 e 8 a 13 - em sala de aula, sem consulta) D – Participação e responsabilidade (individual - demonstração de leitura e cumprimento de horários) A nota de cada avaliação valerá de 0 a 10. Nota final = A+B+C +D ÷ 4. O aluno deverá obter uma nota final igual ou superior a 5,0, além de ter no mínimo 75% de frequência às aulas (cada aula representa 4 horas/aula – 2 horas/aula por lista de presença)

Bibliografia básica AULA 1 Os debates historiográficos sobre a “Revolução de 30” e A Era Vargas (Profa. Edilene) Dulce PANDOLFI. Os anos 1930: as incertezas do regime & Maria Helena CAPELATO. O Estado Novo: o que trouxe de novo? In Jorge FERREIRA e Lucília de Almeida Neves DELGADO. O tempo do nacional-estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. (O Brasil Republicano, v.2) p. 13-37 e 107-143. AULA 2 Integralismo / Comunismo (Profa. Edilene) Marcos Chor Maio e Roney Cytrynowicz. Ação Integralista Brasileira: um movimento fascista no Brasil (1932-1938) In: Ferreira e Delgado. O tempo do nacional-estatismo, p. 41-61. AULA 3 Vargas e os trabalhadores / Guerra (Profa. Edilene) Angela de Castro GOMES. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: FGV, 2007, p.163-236. Ver programa da disciplina…

Os Seminários O objetivo central é de identificar a tese central do texto e resumir os principais argumentos e evidências utilizados; É necessário também apresentar um “guia de uso” de pelo menos uma fonte primária levantado pelo grupo e relevante para o tema do texto do seminário Questões para analisar são: 1) A formação e atuação do autor do texto? 2) Data e contexto de produção do texto? 3) Os objetivos centrais e específicos do texto? 5) As fontes utilizadas no texto para comprovar a narrativa? 6) A forma como analisou suas fontes, isto é, a metodologia empregada? 7) O que vcs aprenderam sobre o tema lendo o texto? 8) Quais das questões e conteúdos apresentados pelo texto vcs consideram que poderiam ser trabalhadas no ensino fundamental e médio?

Os Seminários (1) Seminário 1: José Antonio SEGATTO. Breve História do PCB. BH: Oficina de Livros, 1989, p. 35-85. Seminário 2: Francisco César FERRAZ. Os brasileiros e a Segunda Guerra Mundial. RJ: Zahar, 2005.

Os Seminários (2) Seminário 3: Maria Luiza Tucci CARNEIRO. Fascistas à Brasileira – Encontros e Confrontos. In: CARNEIRO (org.). Tempos de fascismos: Ideologia–Intolerância–Imaginário. SP: EDUSP, 2010, p. 433-464 e Endrica GERALDO. O combate contra os ‘quistos étnicos’: identidade, assimilação e política imigratória no Estado Novo. Locus: revista de história. (Juiz de Fora). v.15, n.1, 2009, p. 171-187. Seminário 4: Carla BASSANEZI. As mulheres dos anos dourados. In: Mary Del PRIORE (org.). História das Mulheres no Brasil. SP: Contexto, 2004, p. 607 - 639 e Isabela CAMPOI. Adalgisa Nery e as esquerdas: uma mulher no jornalismo político. In: Jorge FERREIRA e Daniel Aarão REIS (orgs.). Nacionalismo e reformismo radical, 1945-1964. (As Esquerdas no Brasil, v.2) RJ: Ed. Civ. Brasileira, 2007, p. 335-356.

Os Seminários (3) Seminário 5: Seminário 6: Jorge FERREIRA, De março a março: os caminhos da radicalização. In: João Goulart: uma biografia Rio: Civilização Brasileira, 2011. p. 339-405. Seminário 6: Marcos NAPOLITANO. A síncope das idéias: a questão da tradição na música popular brasileira. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.

Os Seminários (4) Seminário 7: Clifford Andrew WELCH, Rivalidade e unificação: mobilizando os trabalhadores rurais em São Paulo na véspera do golpe de 1964. Projeto História. (São Paulo), v. 29, t. 2, jul/dez, 2004, p. 363-390 Marcelo RIDENTI. A questão da terra no cinema e na canção: dualismo e brasilidade revolucionária. In: Brasilidade revolucionaria: um século de cultura e política. São Paulo: Editora Unesp, 2010. p. 121-143. Seminário 8: Daniel Aarão REIS. Ditadura militar, esquerdas e sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. 78p.

Os Seminários (5) Seminário 9: Ingrid Faria GIANORDOLI-NASCIMENTO, Zeidi Araújo TRINDADE, Marian de Fátima de Souza SANTOS. Introdução, Silvia, Renata, Considerações Finais. Mulheres e militâncias: encontros e confrontos durante a ditadura militar (Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012) p. 23-54; 74-94 e 194-210; 337-341. Seminário 10: Verena ALBERTI e Amilcar Araújo PEREIRA. Organização do movimento negro. In: Histórias do movimentos negro no Brasil: depoimentos ao CPDOC. Rio de Janeiro: FGV, 2007. p. 13-36; 131-181.

Considerações finais Começa procurar já o texto de seu seminário Pode acessar a maioria dos textos digitais, inclusive os powerpoints das aulas, no site - http://cawelchdaunifesp.blogspot.com.br/p/historia-do-brasil-iv.html Abra o link “DOWNLOAD TEXTOS AQUI” e da pasta “BRASIL IV” Desejamos a todos um bom Carnaval de leitura, estudo e sociabilidade... Um ótimo semestre!