MODO DE VIDA? JEITO DE PENSAR? SENTIR-SE PARTE DE UMA ORGANIZAÇÃO?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
FACULDADE BATISTA DE TEOLOGIA DISCIPLINA: LIDERANÇA
Endereço do CREA.
UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
I- Concepção de Educação
ÉTICA PROFISSIONAL.
Profª: Gabrielle Bertolli
ÉTICA Ηθική.
Visão e Missão Difundir conhecimentos e experiências sobre a teoria e prática das melhores realizações mundiais sobre Estratégias.
Os novos paradigmas da liderança, focada em resultados
Conceitos já conhecidos de Liderança
Comportamento Organizacional
Indivíduos e sociedade:
Valor Consultoria Empresarial
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
TREINAMENTO DE LÍDERES
Curso Direito à Memória e à Verdade
O PODER DO PENSAMENTO Jael Klein Coaracy.
ESPECIFICIDADES CULTURAIS E POSSIBILIDADES DE VALORIZAÇÃO
Direitos de qualquer pessoa
A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
A arte de Liderar.
ÉTICA PROFISSIONAL Um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
LIDERANÇA MOTIVACIONAL
Profª: Ms.Socorro Moura
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
AS DEZ ATITUDES PARA VIVER MELHOR
IDENTIDADES Conceito de identidade Prof. Augusto Mugnai.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Senso e consciência moral
A LIBERDADE Prof. Lucas Villar
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
sobre a essência da liderança
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Cultura.
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Profª. Taís Linassi Ruwer
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
O Coração de um Líder.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Os Estilos de Liderança
ÉTICA.
JESUS, O MESTRE POR EXCELÊNCIA
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Afinal, o que é política? Definição geral Pode ser pensada como negociação para compatibilizar interesses; Pode estar relacionado com o que diz.
1 Teorias Administrativas Teorias AdministrativasInternet-III Aula do dia 04/10/03 Aula do dia 04/10/03.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto:  Ressurgimento das cidades e apresentação de uma nova classe social: Burguesia. Com grandes.
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
CULTURA ORGANIZACIONAL
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
A Ubuntu é uma rede colaborativa de
Estratégias de Comunicação
Filosofia e Política.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Consciência humana e Identidade cultural
Ética.
FUNÇÃO TEÓRICA E FUNÇÃO PRÁTICA DA FILOSOFIA
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Relembrando: A liderança depende da:
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
Transcrição da apresentação:

MODO DE VIDA? JEITO DE PENSAR? SENTIR-SE PARTE DE UMA ORGANIZAÇÃO? O SER TRADICIONALISTA MODO DE VIDA? JEITO DE PENSAR? SENTIR-SE PARTE DE UMA ORGANIZAÇÃO?

NATIVISMO Nativismo é a qualidade do nativista. É aquele que é contrário, que é infenso a estrangeiros. Tudo o que é próprio do lugar de nascimento, que é ingênito, natural, não adquirido. Em filosofia, nativismo é a teoria das idéias inatas, independentes da experiência.

TRADICIONALISMO “Tradicionalismo é o movimento popular que visa auxiliar o Estado na consecução do bem-coletivo, através de ações que o povo pratica (mesmo que não se aperceba de tal finalidade) com o fim de reforçar o núcleo de sua cultura; graças ao que a sociedade adquire maior solidez e o individuo adquire maior tranqüilidade na vida em comum”. Luiz Carlos Barbosa Lessa

CARACTERÍSTICAS DO TRADICIONALISMO GAÚCHO Organismo social (entidade organizada); Sentimento nativista (amor a terra); Expressão cívica (cidadania); Cunho cultural (herança social); Natureza literária (ideologia escrita); Manifestação artística (todas as artes); Foco no folclore (cultura espontânea).

REGIONALISMO Regionalismo é tudo aquilo que diz respeito a uma região, termo, locução ou costumes próprios daqueles que vivem nessa região. E Regionalista é aquele que defende os interesses regionais.

TRADIÇÃO – NATIVISMO - TRADICIONALISMO Tradição e Nativismo podem andar com uma única pessoa. Existem no singular. Tradicionalismo, não: é obrigatoriamente associativo, coletivo. Tradicionalismo é um movimento cívico-cultural. É a tradição em marcha, resgatando valores que são válidos não por serem antigos, mas por serem eternos, exatamente os valores que trouxeram o Rio Grande e o gaúcho do passado para o presente, projetando-o no futuro”. Antonio Augusto Fagundes

O TRADICIONALISTA O tradicionalista é o militante do tradicionalismo na defesa da tradição gaúcha, que apresenta, entre outras, os seguintes valores básicos: o espírito associativo, o nativismo, o respeito a palavra dada, a defesa da honra, a coragem, o cavalheirismo, a conduta ética, o amor a liberdade, o sentimento de igualdade, a politização e o senso de modernidade. Jarbas Lima, in “O sentido e o alcance social do tradicionalismo”).

REFLEXÃO Espírito associativo Nativismo Respeito a palavra dada Defesa da honra Coragem

Cavalheirismo Conduta ética Amor a liberdade Sentimento de igualdade Politização Senso de modernidade.

EM RESUMO Nativismo: sentimento; amor à terra. Tradição: ato de transmissão da cultura, de uma geração à outra. Tradicionalismo: sistema organizado para culto e preservação da tradição. Tradicionalista: voluntário engajado. Regionalismo: referente a uma região.

MTG e/ou CBTG como associação: Congregar as entidades filiadas; Defender os interesses das entidades filiadas; Promoção de eventos de integração e interação; Regulação das atividades tradicionalistas. como organismo social: Defesa da identidade sócio-cultural (ideologia) Auxiliar o Estado na solução de problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo.

PODER E AUTORIDADE PAPEL DO LÍDER

PODER – capacidade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa da sua posição ou força. AUTORIDADE – habilidade de levar as pessoas realizarem de “boa vontade” o que queremos, por causa de nossa influência pessoal Autoridade = Habilidade

QUALIDADES DE QUEM EXERCE AUTORIDADE (O LÍDER): Honestidade, confiabilidade Exemplo Cuidado Pessoal Compromisso com a causa Bom ouvinte Conquista a confiança das pessoas Trata os outros com respeito Encoraja os colaboradores Atitude positiva e entusiástica Gosta de “estar” com pessoas

HIERARQUIA É a ordem de funções ocupadas dentro de um grupo organizado Confere competências para tomada de decisões Gera responsabilidade pelos acertos e pelos erros É exercida na plenitude ou resulta em fracasso: não existe vácuo de poder nas estruturas hierarquizadas.

SOMOS NÓS! O GAÚCHO DE HOJE Quem é? É o homem resultante da MISCIGENAÇÃO CULTURAL ocorrida na Pampa, com contribuição do Índio, do Espanhol, do Português, do Mestiço Brasileiro, do Negro, do Alemão, do Italiano, do Polonês, e outras etnias menos expressivas. SOMOS NÓS!

GAÚCHOS OU SUL-RIO-GRANDENSES? Ser gaúcho é uma opção cultural. É um jeito de encarar a vida. É compromisso com valores crenças e princípios cristalizados ao longo de 300 anos de história. Sul-rio-grandense é aquele que nasce no Rio Grande do Sul. Nascer sul-rio-grandense é contingência, ser gaúcho é escolha.

Não somos responsáveis somente por aquilo que fazemos, mas também por aquilo que deixamos de fazer!

Manoelito Carlos Savaris Presidente do IGTF manoelito.savaris@igtf.rs.gov.br