Pesquisa Operacional 7º Período de Administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fluxo em Redes Prof. Ricardo R. Santos.
Advertisements

AULA DE MATEMÁTICA 1 Prof.: Fábio Barros CAPÍTULO 1 REVISÃO.
Operações com intervalos
ETAPAS DE ESTUDO EM P.O. Definição e Formulação do Problema
Aplicações da Integral da Integral
6- Aplicações da Derivada
FUNÇÕES.
Estudo da reta.
Posições relativas de duas retas
Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Agosto
Modelos Matemáticos utilizados na PO
Uma aplicação de Programação Linear em uma empresa de serviços
Sistemas Lineares.
Equações do 1º grau a 2 incógnitas
Prof. Bruno Samways dos Santos
Prof. Bruno Samways dos Santos
Revisão do conceito de matrizes
Revisão do conceito de vetores
Apresentação da disciplina
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
FUNÇÃO DE 1º GRAU FORMA GERAL: f(x) = ax + b y = ax + b ou
Análise e Modelagem de Processos
Funções.
Capítulo 5 Equações slide 1
Professora: Ana Cristina G. e Silva Natal-RN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA
Resolução de sistemas lineares Métodos Numéricos para Engenharia I
Aula 01- Funções Definição de função, representação de funções, função crescente e decrescente, função linear e polinomial.
FUNÇÃO DE 1º GRAU.
PESQUISA OPERACIONAL.
Álgebra Linear Visão geral.
Pesquisa Operacional Profa. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães
Aula 8 Objetivos Interpretar informações presentes em gráficos, tabelas, diagramas, equações e demais formas de representação que expressem fenômenos científicos.
Pesquisa Operacional Sistemas Lineares
A RETA Fonte : PRINCIPE JR, A.R., Noções de Geometria Descritiva V. 1, 36. ed., Sao Paulo : Nobel, 1983.
Revisão do conceito de matrizes
Pesquisa Operacional: Método Simplex – Duas Fases
Teoria Matemática da Administração
Revisão do conceito de matrizes
Capítulo 3 – Função do 1º Grau
SISTEMAS DE PRODUÇÃO PARA GRANDES PROJETOS.
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Prof° MSc. Lourival Gomes
REVISÃO DE MATEMÁTICA – EDUARDO DINIZ
Campus de Caraguatatuba
CURSO ADMINISTRAÇÃO E SISTEMAS Aula /2
Quando temos uma função
Introdução Prof. Antonio Carlos Coelho
Prof. Guilherme Jahnecke Weymar
Professor  Neilton Satel
Equações do 1o grau com uma incógnita
CONHEÇA HIDROLÂNDIA - UIBAÍ
Métodos Quantitativos Professor Marcelo Silva, M. Sc.
Professor  Neilton Satel
Pesquisa Operacional Profa. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães
Pesquisa Operacional Programação Linear
Pesquisa Operacional Sistemas Lineares
Estudo de Função Aplicada a Gestão
Estudo de Função Aplicada a Gestão
Professor: Cezar Augusto Pereira dos Santos
Pesquisa Operacional Método Gráfico
FUNÇÃO CONSTANTE y = k ou f(x) = k Seja k um número real qualquer. A função f definida em R e tal que y = f(x) = k, recebe o nome de função constante,
Aula 6 – Sistemas Lineares
Unidade 3 – sistemas lineares
FUNÇÃO DE 1º GRAU OBS: o gráfico é uma reta! FORMA GERAL:
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Ensino Médio, 3º Ano
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Função Polinomial do 1º Grau PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Transcrição da apresentação:

Pesquisa Operacional 7º Período de Administração FAMA – Faculdade de Mantena Prof. Rubens Francisco Gomes

Kit Aluno Apostila de Matemática – revisão de álgebra linear Apostila de Matrizes – revisão de matrizes Apostila de P.O. UERJ www.mpsantos.com.br Apostila de P.O. www.ericolisboa.eng.br Software PO da UERJ Software Excel – com função Solver instalada. Obs: O professor disponibilizará o material para o aluno.

Plano de curso 1. INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL 1.1 O Desenvolvimento da Pesquisa Operacional 1.2 Modelagem 1.3 Estrutura de Modelos Matemáticos 1.4 Técnicas Matemáticas em Pesquisa Operacional 1.5 Fases do Estudo de Pesquisa Operacional 1.6 Exercícios

Plano de curso 2. ÁLGEBRA LINEAR 2.1 Vetores 2.2 Matrizes 2.3 Sistemas de Equações Lineares 2.4 Exercícios

Plano de curso 3. PROGRAMAÇÃO LINEAR 3.1 Definição 3.2 Formulação de Modelos 3.3 Exercícios 3.3.1 Solução Gráfica 3.3.2 Solução com o software PO da UERJ 3.6.3 Solução com o Excel – função Solver

Plano de curso 4. O PROBLEMA DE TRANSPORTE 4.1 Um Exemplo de Problema de Transporte 4.2 Problema Clássico de Transporte 4.3 Método de Stepping-Stone 4.4 Dificuldades do Problema de Transporte 4.5 Solução usando o software PO da UERJ

Plano de curso 5 INTRODUÇÃO À SIMULAÇÃO 5.1 Vantagens e Desvantagens da Simulação 5.2 Áreas de aplicação 5.3 Tipos de Modelos 5.4 Modelos Discretos e Contínuos

Plano de curso 5 INTRODUÇÃO À SIMULAÇÃO 5.5 Exemplos de modelos de Simulação 5.5.1 Quebra de rolamentos 5.5.2 Fila com uma estação de serviço 5.5.3 Exercícios no Software PO – UERJ 5.5.3.1 Um software para simular filas de espera 5.5.3.2 Alguns exemplos usando o programa “Simulação”

Plano de curso 6. ANÁLISE DE REDES 6.1 Conceitos Básicos em Teoria dos Grafos 6.2 Problemas de Fluxo Máximo e Problema de Caminho Mínimo 6.2. Redes - PERT/CPM

Plano de curso 6.2. REDES - PERT/CPM 6.2.1 O problema do Fluxo Máximo 6.2.2 Formulação como um modelo clássico de P.Linear 6.2.3 Técnica da Rotulação 6.2.4 Fluxo máximo em redes com arcos não direcionados 6.2.4.1 Adaptação para uso da Técnica de Rotulação 6.2.5 O problema do caminho mínimo 6.2.5.1 Formulação como um modelo clássico de P.Linear 6.2.6 Etapas do algorítimo de Dijkstra 6.2.7 Árvore de Tamanho Mínimo 6.2.7.1 Etapas do algorítimo para encontrar a árvore do tamanho mínimo 6.2.8 Exercícios

Plano de curso 6.3 PERT/CPM 6.3.1 Construção da Rede 6.3.1.1 Representação gráfica da Rede 6.3.1.2 Representação das Atividades 6.3.1.3 Complicação na Construção da Rede 6.4 Determinação do Caminho Crítico 6.5 O Modelo PERT 6.5.1 Problemas do modelo PERT 6.6 O Modelo CPM 6.6.1 Relação entre Durações/Custos Normal e Acelerado 6.6.2 Compressão da Rede 6.6.3 Duração ótima para o projeto 6.6.4 Resolvendo por Programação Linear 6.7 Exercícios

Plano de curso Bibliografia Luiz J. Corrar e Carlos Renato Theóphilo, PESQUISA OPERACIONAL para Decisão em Contabilidade e Administração. Contabilometria, Editora Atlas - 1ª Edição (2004) - 3ª Tiragem. Afrânio Carlos Murolo, Ermes Medeiros da Silva, Elio Medeiros da Silva e Valter Gonçalves, PESQUISA OPERACIONAL PARA OS CURSOS DE: ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS, Editora Atlas - 3ª Edição (1998) - 10ª Tiragem. Mauricio Pereira dos Santos, Pesquisa Operacional, Departamento de Matemática Aplicada - Instituto de Matemática e Estatística – UERJ, Copyrightc°2.003 por Mauricio Pereira dos Santos, versão digital http://www.mpsantos.com.br/ Prof. Erico Fagundes Anicet Lisboa, M. Sc. erico@ericolisboa.eng.br, Versão digital disponível na internet http://www.ericolisboa.eng.br Ellenrider, Alberto Von, Pesquisa Operacional, Departamento de Organização Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, 1971, Almeida Neves – Editores Ltda Rio de Janeiro Shamblin, James E., G.T. Steves Jr., Pesquisa Operacional : uma abordagem básica; tradução de Carlos Roberto Vieira de Araújo. – São Paulo: Atlas, 1979.

                                    PESQUISA OPERACIONAL para Decisão em Contabilidade e Administração. Contabilometria Luiz J. Corrar e Carlos Renato Theóphilo 1ª Edição (2004) - 3ª Tiragem R$ 68,00    PESQUISA OPERACIONAL PARA OS CURSOS DE: ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS Afrânio Carlos Murolo, Ermes Medeiros da Silva, Elio Medeiros da Silva e Valter Gonçalves 3ª Edição (1998) - 10ª Tiragem R$ 40,00    

Função Linear Função do 1° Grau Denominamos função do primeiro grau a qualquer função f: R® R, tal que: f(x) = ax + b (com a ¹ 0) O gráfico de uma função do 1° grau é sempre uma reta inclinada que encontra o eixo vertical quando y = b.

Função Linear O valor constante b da expressão ax + b é chamado coeficiente linear. O coeficiente a da expressão ax + b é chamado coeficiente angular e está associado ao grau de inclinação que a reta do gráfico terá (na verdade o valor de a é igual à tangente de um certo ângulo que a reta do gráfico forma com o eixo horizontal).

Função Linear Se a > 0 a função será crescente, ou seja, quanto maior for o valor de x, maior será também o valor correspondente de y e o gráfico vai ficando mais alto para a direita.

Função Linear

Função Linear Se a < 0 a função será decrescente, o u seja, quanto maior for o valor de x, menor será o valor correspondente de y e o gráfico vai ficando mais baixo para a direita.

Função Linear

SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS Um sistema de equações com duas variáveis, x e y, é um conjunto de quações do tipo: ax + by = c (a, b, c Î R) ou de equações redutíveis a esta forma.

SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS Exemplo:

SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS Resolver um sistema significa encontrar todos os pares ordenados (x; y) onde os valores de x e de y satisfazem a todas as equações do sistema ao mesmo tempo.

SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS Exemplo: No sistema indicado no exemplo anterior, o único par ordenado capaz de satisfazer às duas equações simultaneamente é: (x; y) = (2; 1) Ou seja, x = 2 e y = 1

SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS Resolução algébrica Dentre os vários métodos de resolução algébrica aplicáveis aos sistemas do 1° grau, destacamos dois: • método da adição • método da substituição Para exemplifica-los, resolveremos o sistema seguinte pelos dois métodos:

SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS Resolução algébrica Para exemplifica-los, resolveremos o sistema seguinte pelos dois métodos:

SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS Resolução gráfica

SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS Resolução gráfica Se as retas forem concorrentes o sistema terá uma única solução. Será um sistema possível e determinado.

SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS 2°) Retas Paralelas Coincidentes Se as retas forem coincidentes o sistema terá infinitas soluções. Será um sistema possível mas indeterminado.

SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS 3°) Retas Paralelas Distintas Se as retas forem paralelas e distintas o sistema não terá qualquer solução. Será um sistema impossível.