Empreendedorismo – Necessidade ou Simples Moda ?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Aula 9 – 18/09/2012
EMPREENDEDORISMO & INOVAÇÃO
EMPREENDEDORISMO.
EMPREENDEDORISMO Aula 1 – António Albano Baptista Moreira.
EMPREENDEDORISMO Ms. Tatiana Jordão Maia.
EMPREENDEDORISMO Almir Moreira Júnior (043)
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Empreendedorismo.
Criatividade e inovação
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
Empreendedorismo.
Empreendedorismo nas Empresas
EMPREENDEDORISMO “Pesquisa sobre empreendedorismo:Global Entrepreneuriship Monitor –GEM/2006”
Aula - Tema: O empreendedor.
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
António A B Moreira Do sonho à realidade Agosto
A importância da jovem liderança empreendedora
Empreendedorismo Cidinha Fonseca.
“A Administração no Empreendedorismo”
SIMULAÇÃO EMPRESARIAL
Adm. Marco Antonio Murara CRA/SC
GESTÃO EMPRESARIAL EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
“De consultora a Diretora em 5 meses”
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Aquele que assume riscos e cria algo novo
Administração Empreendedora
- Minister (subordinação ou obediência)
Empreendedorismo pode ser aprendido
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Plano de ação: De consultora a Diretora em 5 meses
EMPREENDEDORISMO.
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Presidente Conselho de Jovens Empreendedores do Amazonas - CJE
EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO
Administração de Empresas Pessoais
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Identificando Oportunidades
M&C – CONSULTORIA - FACULDADES – ANHANGUERA 26/05/2011 GESTÃO E LIDERANÇA DESAFIO DE SER DIFERENTE.
McClelland Busca de oportunidade e iniciativa
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Av. Tte. Névio Baracho, nº 289 – Jardim Bela Vista – São José dos Campos – SP – CEP Tel(fax): (12) PRINCÍPIOS / FATORES.
Os Desafios do Contador diante do Mundo Empreendedor
CIA DO CALÇADO LTDA. COMÉRCIO VAREGISTA VISÃO SER A MAIOR REDE DE LOJAS DO RAMO NA REGIÃO SUL DO BRASIL ATÉ 2020.
  EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Comportamentos do Empreendedor
Gestão de Pequenas e médias empresas
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
EMPREENDEDORISMO António Albano Baptista Moreira 1.
Prof. Ricardo Empreendedorismo.
Qualificação Profissional – Auxiliar em Serviços Gerais
Aula 1 – António Albano Baptista Moreira RELACIONAMENTO CORPORATIVO.
EMPRESAS DE PARTICIPAÇÃO. FILOSOFIA DA EPC 7 PONTOS DA PERSONALIDADE.
Prof. Ricardo Empreendedorismo. Definição O que é ser empreendedor O empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que outros não veem, que realiza.
Empreendedorismo “Imprendere”
Atividade empreendedora como opção de carreira O desenvolvimento de novos empreendimentos é fundamental, não só para aqueles que decidem viver diretamente.
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
80 HORAS/AULA FACULDADE NOVO MILÊNIO PROFESSORA MS. ROSANY SCARPATI RIGUETTI MÓDULO 1 – FUNDAMENTOS -30 HORAS – SLIDE 1, 2 e 3 – APOSTILA 1.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
GESTÃO EMPRESARIAL.
EMPREENDEDOR X ADMINISTRADOR
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA V. Plano de negócios ☺ O PLANO DE NEGÓCIOS É CONDIÇÃO ESSENCIAL DOS GRANDES NEGÓCIOS DE SUCESSO. ☺ ELE SÓ DEVERÁ SER.
Aos que têm iniciativa, são atentos às oportunidades, aceitam desafios, administram a mudança e criam as organizações de amanhã.
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário
Transcrição da apresentação:

Empreendedorismo – Necessidade ou Simples Moda ? António Moreira Assistem - Assessoria e Sistemas ltda.

TEMAS A DISCUTIR Introdução. Qual a situação que vivemos hoje ? O que fazer para sobreviver ? Empreendedorismo. Realidade das MPE´s. O Ser Humano – Conhecimento Técnico. O Ser Humano – Habilidades Pessoais. Filme “A Poltrona”. O Ser Humano – Terceiro Componente. Participação do Auditório. Mensagem final. 27/07/03

QUAL A SITUAÇÃO HOJE ? Globalização afetando a todos. Cliente exigente. Alta concorrência. Preço estabelecido pelo mercado. Recessão. Mudanças rápidas. Necessidade de adaptação constante. Falta de controle sobre o seu negócio. Grandes volumes de informações. 27/07/03

O QUE FAZER ENTÃO ? Criatividade. Inovação. Rapidez. Atendimento. Associativismo. Cooperativismo. Transformar-se em empreendedor. Voltar ao básico, à essência do ser humano. 27/07/03

DE DONO A EMPREENDEDOR DONO DE EMPRESA : Visão D/D - de dentro para dentro da empresa. EFICIÊNCIA – Fazer as coisas bem feitas. EMPRESÁRIO : Visão D/F ou - de dentro para fora da empresa ou inverso. F/D Concorrente, Fornecedor, Cliente. EFICÁCIA – Fazer bem feito só o que precisa ser feito. EMPREENDEDOR : Visão F/F - de fora da empresa para fora da empresa. EFETIVIDADE – Manutenção da Eficácia no tempo. NECESSIDADE – Mudança de perfil conforme a evolução. 27/07/03

Razões da Mortalidade das Empresas 1 Escassez de recursos financeiros 21,9 % 2 Instabilidade econômica 7,7 3 Mercado Limitado 4 Concorrência 7,3 5 Problemas pessoais 6,8 6 Planos econômicos 7 Localização 3,4 8 Inflação 9 Elevados encargos financeiros 3,0 10 Falta de organização e administração FONTE : SEBRAE – PROGRAMA GERAÇÃO EMPRESA 27/07/03

Razões da Sobrevivência das Empresas 1 Perseverança / Persistência 20,3 % 2 Boa administração 14,2 3 Dedicação do empresário 13,6 4 Boa estratégia de vendas 5,7 5 Capital próprio 5,5 6 Experiência no ramo 4,7 7 Mercado favorável 4,3 8 Reinvestir na empresa 4,1 9 Qualidade do produto 3,3 10 Única fonte de renda do empresário 3,2 FONTE : SEBRAE – PROGRAMA GERAÇÃO EMPRESA 27/07/03

PORQUÊ O EMPREENDEDORISMO Importância das Micro e Pequenas Empresas na geração de renda e empregos. Desenvolvimento e mudança social e econômica. Empregabilidade. Auto-realização pessoal. Só os empreendedores triunfarão. 27/07/03

A IMPORTÂNCIA DAS MPE´S - 1 De 1.995 a 2.000 as firmas até 100 funcionários criaram 96% dos novos empregos – 1,9 milhão. Enquanto as firmas médias e grandes (mais de 100 funcionários) criaram 88.100 empregos. O crescimento de empregos nas PME foi de 19,2% e nas MGE de 0,6%. O crescimento das novas MPE´s foi cerca de 98,7% em 2.000. Após os 4 primeiros anos apenas 50% das firmas de pequeno porte sobrevivem. Grandes – 83%. 27/07/03

A IMPORTÂNICA DAS MPE´S - 2 Em número de Funcionários Total Func. 0-4 5-19 20-99 100-499 500 + 26.225 Milhões 9,3% 17,1% 19,4% 20,4% 33.8% Em número de Empresas Total Emp. 0-4 5-19 20-99 100-499 500 + 2.219.871 70% 22,8% 5,8% 1,2% 0,2% Dados de 2.000 fonte - RAIS 27/07/03

A ESSÊNCIA DO SER HUMANO A TRINDADE BÁSICA : Conhecimentos Técnicos Habilidades Pessoais. Atitude Inspirada e Inspiradora. 27/07/03

O SER HUMANO – Conhecimento Ser Humano Pleno Achar a competência essencial. Gestão empresarial. Finanças. Marketing. Plano de Negócios. Conhecimento Técnico 27/07/03

O SER HUMANO – Habilidades Ser Humano Pleno Habilidades Pessoais Relação com o Ambiente. Relação com as Pessoas. Atitudes pessoais. Empreendedorismo. Conhecimento Técnico 27/07/03

O EMPREENDEDOR VISÃO HISTÓRICA Século XII – Aquele que incentivava brigas Século XVI - Aquele que dirigia uma ação militar Século XVII - Pessoa que criava e dirigia empreendimentos 27/07/03

O EMPREENDEDOR CONCEITOS “ É uma pessoa que transforma sonhos em realidade.” (Pinchot) “É uma pessoa que imagina, desenvolve e concretiza visões.” (Fillion) 27/07/03

O EMPREENDEDOR CONCEITO AMPLIADO É uma pessoa que descobrindo seus talentos, competência, seu propósito de vida, desenvolve esforços e realiza sua própria visão. 27/07/03

EMPREENDEDORES, SÃO PESSOAS QUE FAZEM ACONTECER. O EMPREENDEDOR EMPREENDEDORES, SÃO PESSOAS QUE FAZEM ACONTECER. A arte de “dar o 1º passo”. Grandes objetivos sempre claros, com foco. “Apetite” para “fazer tudo com seriedade”. Energia alocada ao fazer acontecer . A arte refinada da comunicação e do relacionamento. A arte de “amarrar pontas”. A arte da “criatividade pela visão”. A arte do ser “pra frente”. 27/07/03

CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND SER EMPREENDEDOR CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND 1- CONJUNTO DE REALIZAÇÃO Busca de oportunidades e iniciativa. Correr riscos calculados. Persistência. Exigência de qualidade e eficiência. Comprometimento. 27/07/03

CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND SER EMPREENDEDOR CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND 2- CONJUNTO DE PLANEJAMENTO Busca de informações. Estabelecimento de metas. Planejamento e monitoramento sistemáticos. 27/07/03

CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND SER EMPREENDEDOR CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND 3- CONJUNTO DE PODER Independência e autoconfiança. Persuasão e rede de contatos. 27/07/03

ESTRATÉGIA PESSOAL Valores / Crenças / Princípios Sonhos / Visão Razão da Existência / Missão 27/07/03

SONHO PAIXÃO O SER HUMANO – Inspiração Atitude Inspirada e Inspiradora Ser Humano Pleno (Essência Básica) Habilidades Pessoais SONHO PAIXÃO Competências Técnicas 27/07/03

O GRANDE DESAFIO DO MAIS FÁCIL PARA A PLENITUDE CORRUPÇÃO ÉTICA EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE RESPONSABILIDADE ECOLÓGICA IGNORÂNCIA SOBRE A SOCIEDADE RESPONSABILIDADE SOCIAL COMODISMO PARTICIPAÇÃO IMORALIDADE COMPORTAMENTO MORAL LUCRO FÁCIL LUCRO A LONGO PRAZO FALTA DE CARÁTER VALORES E PRINCÍPIOS AMADORISMO PROFISSIONALISMO 27/07/03

António Albano Baptista Moreira SUCE$$J PARA TODOS !! Assessoria e Sistemas ltda. António Albano Baptista Moreira Fones : 41 – 9193-0773 41 - 372-4737 41 – 3018-4202 a.moreira@sul.com.br 27/07/03