Como planejar a equipe e criar casos de testes OO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Qualified Curriculum
Advertisements

Orientação a objetos identidade abstração classificação encapsulamento
Análise e Projeto Orientado a Objetos
Manutenção em software Conceitos básicos
Os projetos.
UML no CICLO de DESENVOLVIMENTO
APSOO Aula 03.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Métricas de Software Prof.ª Adriana dos Santos Caparróz Carvalho.
Identificando requisitos
Análise e Projeto de Sistemas I
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Rational Unified Process(RUP)
Centrado na arquitetura
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
Processo de Reengenharia Prático Pós- Graduação Pós- Graduação Karolyne Almeida Siqueira Michael Caldas da Silva.
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Análise Estruturada O mais amplamente usado dos métodos de modelagem de requisitos Modelos que retratam fluxo e o conteúdo da informação (dados e controle)
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Introdução Visão Geral do Método.
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
RUP: Fluxo de Análise e Projeto
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Classes e objetos Modelagem
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Diagrama de Componentes
MANUTENÇÃO DE SOFTWARE
Desafios do desenvolvimento de software
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Visão Geral PRO.NET.
Conceitos.
Fase de Elaboração: Fluxo de Requisitos
Análise e Projeto de Sistemas
Análise e Projeto de Sistemas
Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico
Análise e Projeto de Sistemas
Objetivos das Atividades de Implementação • Implementar as classes do modelo de projeto em termos de componentes (código fonte ou executável, etc.) •
Introdução e Fundamentos Engenharia de Requisitos
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Gerenciamento de Processos - PNQ
O Processo de desenvolvimento de software
Introdução à Engenharia de Software
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Especificação em Projeto de Sistemas
Levantamento de Requisitos
Teste de Software Conceitos iniciais.
O Processo Unificado (UP)
Padrão- MVC Model, View, Controller
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Trabalho de Engenharia de Software II
Capítulo 10 – Qualidade de Produtos de Software Escrito por: Renata Araújo Vírginia Chalegre Apresentado por: Cleice.
Engenharia de Software
Desenvolvimento de Software Dirigido a Modelos
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
Linguagem de Modelagem Unificada
Análise e Projeto de Sistemas Unified Modeling Language Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Aula 02 de Eng. de Requisitos
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
Engenharia de Software
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
IF 718 Análise e Projeto de Sistemas Augusto Sampaio Vitor Braga (Estágio docência) Camila Sá (Monitora) Parte do material cedido pela Qualiti Software.
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
18/09/ /12/20082 Testes Baseados Em Modelo Diana Rúbia Paulo César Qualidade, Processos e Gestão de Software Alexandre Vasconcelos {drrr, pco,
TESTES DE SOFTWARE – AULA 1 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal
Análise e Projeto de Sistemas Análise & modelagem conceitual Prof. Edjandir Corrêa Costa
Transcrição da apresentação:

Como planejar a equipe e criar casos de testes OO Como planejar a equipe e criar casos de testes OO? Marselha Altmann Instrutora e Consultora de Testes de Software maltmann@targettrust.com.br

Conteúdo da palestra 1 – Como planejar a equipe de testes. Capacidade técnica ou perfil? 2 – Processo orientado a Aspectos 3 – Testes de Aplicações OO baseado em Estado 4 – Testes de Componentes 5 – Perguntas

Como planejar a equipe de testes. Capacidade técnica ou perfil? Os gestores além de cobrar resultados, é preciso criar um ambiente saudável e estimulante para que as pessoas possam produzir bons resultados; Maior parte dos líderes das organizações são pessoas que foram formadas tecnicamente para agir em suas áreas de especialização; Perda de controle emocional; Falta de gestão de conhecimento; Conflito de idéias: Antigo Gestor x Novo Gestor.

Como planejar a equipe de testes. Capacidade técnica ou perfil? No gerenciamento de pessoas é importante: O líder é o espelho da equipe. Portanto o líder deve ser o primeiro a perceber suas atitudes positivas ou negativas. Faça uma auto-análise; Ter autocontrole das emoções é uma obrigação de liderança; Busque o aprimoramento pessoal através de cursos, livros e também contato com outros profissionais.

Como planejar a equipe de testes. Capacidade técnica ou perfil? Atualmente, não basta apenas possuir capacidade técnica. Qualquer gestor deve ter o perfil adequado para gerenciamento de equipe, e possuir algumas características e aprimoramento como: autocrítica, resiliência, altruísmo, carisma e promove o debate de idéias.

Lembre-se ... “Gerir pessoas é uma arte e o artista não nasce pronto. É preciso muita técnica, prática e atualização”.

Processo orientado a aspectos (Aspecting - POA) O que é Processo orientado a Aspectos? • O intuito é realizar uma reengenharia do sistema, mais conhecida como uma “limpeza de código” ou conhecida como REFACTORING; É separado os requisitos funcionais e não funcionais por interesses e depois são unidos novamente; O objetivo principal é a reutilização do código, com fácil manutenção.

Processo orientado a aspectos (Aspecting - POA) O desenvolvimento de software orientado a aspecto (DSOA) é realizado em três fases: a decomposição, a implementação e a recomposição de requisitos.

Processo orientado a aspectos (Aspecting - POA) A decomposição consiste na identificação de requisitos funcionais e não funcionais e sua devida separação conforme interesses; A implementação codifica esses requisitos separadamente; A recomposição é a junção dos códigos dos requisitos funcionais e não funcionais formando o sistema através de uma união.

Processo orientado a aspectos (Aspecting - POA) A modelagem orientada a aspecto pode ser realizada com o apoio do UML. A primeira etapa é o levantamento de requisitos. A representação dos aspectos se dá através de um losango.

Processo orientado a aspectos (Aspecting - POA) A migração ocorre da seguinte maneira: entender as funcionalidades, tratar os interesses e comparar os sistemas.

Processo orientado a aspectos (Aspecting - POA) O resultado esperado é a limpeza do código original.

Testes de Aplicações OO baseado em Estado Um estado é definido como sendo um subconjunto do conjunto de todas as combinações possíveis dos valores de atributos da classe; O objetivo do teste de estado é testar o sistema OO sem testar todas as combinações possíveis, fornecendo confiança de que o comportamento correto será produzido para todas as combinações.

Testes de Aplicações OO baseado em Estado Classe CONTA Operações: saldo (fornece o saldo atual da conta) Crédito: adiciona um valor ao saldo Débito: subtrai um valor do saldo Abre: cria uma nova conta Fecha: finaliza todas as atividades da conta Atributos: saldo (saldo atual da conta) Número: número da conta

Testes de Aplicações OO baseado em Estado

Testes de Aplicações OO baseado em Estado “Com o diagrama, a visualização dos estados, das pré-condições e pós-condições ficam claros desde que sejam bem definidos”.

Testes de Componentes O que é um componente? São partes que compõem um conjunto ou solução completas para um serviço específico (DLLs, JavaBeans – Componentes Java). Empacotam e encapsulam a implementação. Os componentes são compostos por regras de negócios, funcionalidades e recursos que permitem aos componentes serem reutilizados por outros softwares.

Testes de Componentes

Testes de Componentes Questões para a realização de testes de componentes Um componente isolado: saber se um componente é adequado para determinado propósito e se é possível testar características separadamente (desempenho); Sistema baseado em componentes: garantir se as interações desejadas entre componentes são as que irão ocorrer.

Testes de Componentes Questões para a realização de testes de componentes Substituição de componente: garantir se a substituição de um componente não implicará na necessidade de refazer os testes no sistema inteiro. Usuários: se o funcionamento do componente está correto. Confiabilidade e portabilidade.

Testes de Componentes Componente de Entrada (Input)

Testes de Componentes Componente de Saída (Output)

Testes de Componentes Componente de Ação e Vinculação (Action and Link)

Testes de Componentes Componente de Layout

Lembre-se ... “PODER DA VISÃO: As empresas querem e precisam de pessoas com perfil diferente, que não se conformem com algo mal feito, que não se intimidam diante das crises e dificuldades, que se utilizem da criatividade, da cooperação, da motivação, da humildade, do espírito de liderança, para que não sejamos simples expectadores e sim o ator principal”.

Perguntas ? Essa ultimo slide é somente para o ““ultimo capitulo.””

Muito obrigada! Marselha Altmann maltmann@targettrust.com.br Para contato: (51) 9685-8164 Essa ultimo slide é somente para o ““ultimo capitulo.”” 27