OS DISCURSOS NA NARRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola da pontuação.
Advertisements

A gota de água que precisava de tomar banho
SINAIS DE PONTUAÇÃO EDITO ROMÃO.
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
Pontuação.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
O TEXTO NARRATIVO.
ELEMENTOS DE NORMALIZAÇÃO (4)
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
Exercício – aula 3 João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Era chamado por todos de Joca e costumava.
O diálogo em textos narrativos
CMB - PORTUGUÊS PROF. ELIZETE
Interpretação Textual
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Uma linda idéia a ser imitada......
Sinais de pontuação.
Prof. Júnior Oliveira.
Uma linda idéia á ser imitada......
Uma linda ideia a ser imitada...
Pontuação : e.
CACHINHOS DOURADOS E OS TRÊS URSINHOS
Elementos da Narrativa
Texto com Diálogo 6º D e E Profª Natália Tiezzi.
Discurso Direto.
Aula 1- Discurso Profª. Ana Paula.
EXERCÍCIOS VALENDO NOTA Para entregar
ORALIDADE E ESCRITA A palavra falada é formada por combinações de unidades mínimas de som (fonemas). Na escrita, a representação do fonema ocorre através.
Texto Narrativo.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Psicologia Comportamental Aula 4
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Verbo Língua Portuguesa.
Discurso direto, indireto e indireto livre
A estrutura dos verbos por Márcia Regina (chuchu)
Elementos da Narrativa
TIPOS DE DISCURSOS Prof.ª Irlane Araújo.
Professora Cláudia Alencar 9ª série
GÊNEROS LITERÁRIOS.
O CONTO e seus elementos
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
A NARRAÇÃO.
Discurso Directo Indirecto.
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
. ? : A Pontuação ! , ; A Pontuação de um Texto -.
Categorias da Narrativa Sistematização
Discurso Directo e Discurso Indirecto
No Apocalipse temos a Revelação de que a igreja de Deus tem o testemunho de Jesus, que é o espírito da profecia. Também há referências no Apocalipse.
Sinais de pontuação.
Discurso Directo e Discurso Indirecto
No princípio Deus criou os céus e a terra
Era uma vez uma menina chamada Flori.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Português
PONTUAÇÃO: ponto-e-vírgula dois pontos parênteses aspas travessão
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
A HISTÓRIA DO IRMÃO ADÃO
Era uma vez uma menina ajuizada. Chamava-se Menina Vírgula
Escola da pontuação.
A verdadeira história da casa 352. Um menino chamado Lucas teve que mudar de casa, para um lugar perto de um vilarejo. Então seus pais estavam procurando.
Língua Portuguesa Discurso direto e discurso indireto.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
Discurso direto e discurso indireto
Ensino Fundamental , 7º ano
REDAÇÃO  NARRAÇÃO.
O Discurso Directo Repara na seguinte fala do Rei: “Rei: Os sonhos são recados dos deuses.” Chama-se __________________ à reprodução exacta das palavras.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Tipos de discurso Prof. Chico Arruda.
Transcrição da apresentação:

OS DISCURSOS NA NARRAÇÃO PROFESSORA LÚCIA BRASIL

Discurso  é a prática humana de construir textos, sejam eles escritos ou orais. Sendo assim, todo discurso é uma prática social. como as personagens e as condições de produção do texto. Em um texto narrativo, o autor pode optar por três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Não necessariamente estes três discursos estão separados, eles podem aparecer juntos em um texto. Dependerá de quem o produziu.

Discurso Direto: Neste tipo de discurso as personagens ganham voz Discurso Direto: Neste tipo de discurso as personagens ganham voz. É o que ocorre normalmente em diálogos. Isso permite que traços da fala e da personalidade das personagens sejam destacados e expostos no texto. O discurso direto reproduz fielmente as falas das personagens. Verbos como dizer, falar, perguntar, entre outros, servem para que as falas das personagens sejam introduzidas. Travessões, dois pontos, aspas e exclamações são muito comuns durante a reprodução das falas. Ex. “O Guaxinim está inquieto, mexe dum lado pra outro. Eis que suspira lá na língua dele – Chente! que vida dura esta de guaxinim do banhado!…” “- Mano Poeta, se enganche na minha garupa!”

Discurso Indireto: O narrador conta a história e reproduz fala, e reações das personagens. É escrito normalmente em terceira pessoa. Nesse caso, o narrador se utiliza de palavras suas para reproduzir aquilo que foi dito pela personagem. Ex. “Fora preso pela manhã, logo ao erguer-se da cama, e, pelo cálculo aproximado do tempo, pois estava sem relógio e mesmo se o tivesse não poderia consultá-la à fraca luz da masmorra, imaginava podiam ser onze horas.” (Lima Barreto)

Discurso indireto livre: Esse tipo de citação exige muita atenção do leitor, porque a fala do personagem não é destacada pelas aspas, nem introduzida por verbo dicendi ou travessão. A fala surge de repente, no meio da narração, como se fossem palavras do narrador. Mas, na verdade, são as palavras do personagem, que surgem como atrevidas, sem avisar a ninguém. Exemplo: Carolina já não sabia o que fazer. Estava desesperada, com a fome encarrapitada. Que fome! Que faço? Mas parecia que uma luz existia…

Ex. “Que vontade de voar lhe veio agora! Correu outra vez com a respiração presa. Já nem podia mais. Estava desanimado. Que pena! Houve um momento em que esteve quase… quase!” “Retirou as asas e estraçalhou-a. Só tinham beleza. Entretanto, qualquer urubu… que raiva…” (Ana Maria Machado) “D. Aurora sacudiu a cabeça e afastou o juízo temerário. Para que estar catando defeitos no próximo? Eram todos irmãos. Irmãos.” (Graciliano Ramos)