Os gases.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I – GASES Universidade Federal do Espírito Santo
Advertisements

PROPRIEDADES DOS GASES
Química Aplicada /2012 Professor Valentim Nunes, Departamento de Engenharia Química e do Ambiente Gabinete: J207 – Campus.
GASES QUIMICA IIa Unidade.
Farmácia Professor: Breno Nonato Dezembro/2012
Estado gasoso - o estado físico gasoso é mais desorganizado, tem mais espaço entre suas partículas e não tem forma definida.
CLIQUE O MOUSE PARA NOVAS INFORMAÇÕES
TERMOLOGIA Revisão e cont.
FÍSICA X SAIR Capítulo 1: Estudo dos gases Capítulo 2:
FÍSICO-QUÍMICA LICENCIATURA EM FÍSICA
Estudo do Estado Gasoso
E suas características
Estudo dos Gases Chaos = caos
GASES PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 2º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1.
ESTUDO DOS GASES O estado físico de um gás qualquer pode ser descrito a partir de quatro grandezas: PRESSÃO (p); VOLUME (V); TEMPERATURA (T); Quantidade.
GASES.
GASES PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 2º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1.
GASES prof. YOSHIO.
Ibrahim Pedro Henrique Yuri 16986
Estudo dos Gases Prof. Fabio Costa.
Caderno 2 Capítulo Os gases perfeitos
CQ028 Físico-Química Geral
Gases Ideais Prof Leonis Lourenço.
Estudo dos Gases Gases são fluídos facilmente compressíveis:
Transformações gasosas
GASES ERIKA SOUZA VIEIRA.
Aula 08_09 – Termodinâmica Básica
ESTUDO DOS GASES O estado físico de um gás qualquer pode ser descrito a partir de quatro grandezas: PRESSÃO (p); VOLUME (V); TEMPERATURA (T); Quantidade.
Química 3ª Série do Ensino Médio Professora Lúcia
TRANSFORMAÇÕES PARTICULARES
FASES DA MATÉRIA Hêda Míriam
Radioatividade – Soluções Gases
Prof Marcus Felipe Colégio Energia Barreiros
Calorimetria Termodinâmica
Integrantes: Fernando Henrique Finatte Luiz Augusto Guimarães da Silva
GASES PROFESSOR : BRUNO PEREIRA DINIZ.
Universidade Federal de Itajubá Química Geral Qui-102 Gases
I – GASES Universidade Federal do Espírito Santo
QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição
O estado gasoso Gases Química.
ESTUDO DOS GASES.
AULA 01 É NA ADVERSIDADE QUE CONHECEMOS NOSSOS AMIGOS
GASES Capítulo 10 Seminário de Química
GASES.
ESTUDO DOS GASES O estado físico de uma determinada massa de qualquer gás pode ser descrito a partir de tres grandezas: PRESSÃO (p); VOLUME (V); TEMPERATURA.
GASES.
GASES Guilherme Pego de Andrade Rafael Silva de Almeida 14243
TERMODINÂMICA Estudo dos gases
Estudo dos Gases Profª.:Patrícia Regina de S.Carneiro
GASES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
CAPÍTULO 10 – GASES Michel Francisco Nagme Rachid Costa – 14459
ESTUDO DOS GASES.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA 1º CURSO INTER-SEMESTRAL Físico-Química.
TERMOMETRIA, CALORIMETRIA E TERMODINÂMICA – Aula 6
Lab. Dias 19 e 21 de agosto Lei de Boyle.
TERMOLOGIA Prof. Samuel Degtiar.
TERMOLOGIA Professor John Disciplina Física E.
h h2h2h2h2 h h1h1h1h1  1111  2222.
ESTUDO DOS GASES.
Gases.
I. Gás Ideal ou Gás Perfeito
Universidade Federal do Acre PET-Agronomia Rio Branco, Acre 2010 Petiano: José Ricardo Alves Pontes Tutor: Prof. Dr. José Ribamar.
Não esqueçam, por favor, de organizar os grupos para a terceira etapa do trabalho de CTSA.
Variáveis de Estado Pressão (P) = Quantidade de choques entre as partículas e as paredes do recipiente. Volume (V) = Espaço ocupado pela amostra. Temperatura.
FÍSICA X SAIR Capítulo 1: Estudo dos gases Capítulo 2:
ESTUDO DOS GASES PROF. SILVIO.
Professora Paula Melo Silva
Propriedades dos estados da matéria
Estudo dos Gases Ao nos referirmos a uma substância na fase gasosa, devemos sempre fazer uso das grandezas : volume, pressão e temperatura. x 103 x 103.
Transcrição da apresentação:

Os gases

pressão , temperatura ou volume. Os gases Têm moléculas afastadas , c/movimento muito acelerado que comportam-se diferentemente quando se altera uma das seguintes variáveis: pressão , temperatura ou volume. É impossível variar só 1 variável do gás.

Pressão Grandeza conceituada como a relação entre uma força aplicada perpendicularmente a uma superfície, e a área desta superfície(P=F.A). (1ATM=760mmHg=760torr=105Pa)

Temperatura Medida do grau de agitação térmica de moléculas de uma substância(°C,K,F) Obs:P/validar a lei dos gases, a temp. deve ser convertida p/ escala “K” .

FÓRMULAS DE CONVERSÃO DE TEMP. ENTRE AS PRINCIPAIS ESCALAS TK=T°C +273. T°C/5 = TF – 32/9 TK-273/5 = TF-32/9

Transformações c/ massas fixas de gases

Transformações isotérmicas( Boyle) Um gás,sob temp.constante,tem variação de pressão e volume que ocorrem de forma inversamente proporcional(p.V=K). Microscopicamente observa-se que quanto< o vol.> o n° de choques do gás no recipiente aumentando a pressão . (mergulhador)

                        

Gráfico de p.v em transf. isotérmica                                             

Transformações isovolumétricas (isocóricas , isométricas) Um gás sob volume constante, tem variação de pressão e temperatura que ocorrem de forma diretamente proporcional(p/T=K). (Spray/Geladeira)

Gráfico de P/T em transf. isométrica

Transformação Isobárica Um gás sob pressão constante , tem variações de temp. e volume que ocorrem de forma diretamente proporcional (V/T = K) (Balão na geladeira)

Gráfico de V/T nas transf. isobáricas

Equação geral dos gases

Pt.Vt / T = PA.VA / T + PB.VB / T Problemas c/ vasos comunicantes c/ torneiras são resolvidos , na maioria das vezes , c /a + das variáveis dos recipientes : Pt.Vt / T = PA.VA / T + PB.VB / T A B

Transformações c/ massas variáveis de gases

Volume ocupado por 1 mol moléculas de qualquer gás na CNTP. Volume molar dos gases Volume ocupado por 1 mol moléculas de qualquer gás na CNTP. Esse volume é fixo e de valor 22,4 litros Volumes iguais de gases diferentes tem mesmo n° de moléculas

                                               

Lei do gás ideal (fora da CNTP e c/ quantidade,n°mols,variável). Equação de Clapeyron Envolve o n°de mols do gás (n=m/M),p,V,T(K) e R (a const. universal dos gases 0,082 ou 62,3 PV=nRT ou PV=m/MRT

(1) NaN3 --> 2Na + 3N2 (2) 10Na + 2KNO3 --> K2O + 5Na2O + N2 (3) K2O + Na2O + SiO2 --> silicato alcalino O Air bag

Pois a tal hipérbole me diz que a “P” sobe quando “V” vai abaixando. Rasga a tanga Quando estudo os gases eu me lembro de Isotermas que do morro vem rolando. Pois a tal hipérbole me diz que a “P” sobe quando “V” vai abaixando. Mas se Isobárica eu pretendo relembrar vejo a reta que subiu e “P” constante. E se nela eu faço o tal do “Kelvin”abaixar o volume vai cair no mesmo instante. Ela esfria , arrepia e congela ....

ACDRE , ferrou, danou , vou ter que aprender. Que o tal pV é nRT,com pressão em atm. 0,08 “R” vai ser. ACDRE , paguei , um mico , todo mundo vai saber mas acho que aprendi que p.V/T é = a p.V/T . É Assolan , pagou limpou

Estando os gases “A”,”B”,”C” misturados , podemos admitir: Misturas Gasosas Estando os gases “A”,”B”,”C” misturados , podemos admitir: pA , pB , pC - Pressões individuais dos gases A,B,C. VA , VB , VC - Volumes individuais dos gases A,B,C. nA , nB , nC - N° mols individuais dos gases A,B,C. nT(n°mols total da mistura)= nA+nB+nC

XA =nA/nT Fração molar de um gás “A”(XA) Muito pedido em vestibulares , é calculado pela fórmula : XA =nA/nT Sendo o gás “A”, participante de uma mistura.

Equação pressão parcial pA=nA/nT.p É a “p” que um gás “A”,participante de uma mistura de gases , teria se estivesse sozinho e sob as mesmas condições de “T” e “V” da mistura. Equação pressão parcial pA=nA/nT.p

Equação volume parcial VA=nA/nT.V É o “V” que um gás “A”,participante de uma mistura de gases , teria se estivesse sozinho e sob as mesmas condições de “T” e “P” da mistura. Equação volume parcial VA=nA/nT.V

Cálculo de densidade (absoluta) de um gás d=pM/RT Cálculo da MM(aparente) de uma mistura gasosa É a média ponderal das massas moleculares dos gases participantes.

va/vb= Mb/Ma= db/da Efusão e Difusão Quanto menor a massa molar do gás,maior será sua velocidade de efusão e difusão. va/vb= Mb/Ma= db/da Densidade relativa

Princípio de Avogadro Volumes iguais de quaisquer gases nas mesmas condições de temperatura e pressão , têm a mesma quantidade de moléculas

Transformações Adiabáticas - Ocorrem sem troca de calor c/ o meio Transformações Adiabáticas - Ocorrem sem troca de calor c/ o meio.Cp e Cv são os calores específicos do gás, a “p”e “V” constantes.

A Vm das partículas dos gases na CNTP é aproximadamente 1400Km/h (aproximadamente 500m/s)