INSTITUTO DUARTE DE LEMOS Ano lectivo 2008/2009 Exames 2009 Informação aos alunos e encarregados de educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parâmetros para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica Despacho nº 13981/2012.
Advertisements

EXAMES NACIONAIS – 9º ANO
Acesso ao ensino superior
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Ensino Fundamental 3º ao 5º ANO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CÔJA ESCOLA E.B. 2,3 PROF. MENDES FERRÃO
Arquitectura de Computadores Lic. em Engenharia de Sistema e Informática 2008/09 Luís Paulo Santos.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Reunião com os Encarregados de Educação
Provas Finais do Ensino Básico junho/julho de 2013.
provas finais do 9ºano Legislação: Decreto-Lei n.º 139/2012
CRITÉRIOS de AVALIAÇÃO
D. Manuel Ferreira Cabral
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
Departamento do Ensino Secundário
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
Proposta de alteração ao Programa Oportunidade ( Programa Específico de Recuperação da Escolaridade ) Divisão da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico.
Escola Secundária Vitorino Nemésio
REGULAMENTO INTERNO Secção - ALUNOS 1. PRINCIPAIS DIFERENÇAS Lei 30/2002Lei 3/2008 Novo Estatuto do Aluno Prazos de justificação de faltas 5 dias úteis3.
EXAMES NACIONAIS INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO
CONFAP Confederação Nacional da Associações de Pais AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO Criado por: Francisco Oliveira – CONFAP / FRAP BRAGA Adaptação: Fernando.
Decreto Legislativo nº 286/89, de 29 de Agosto
Inscrições Online Creditações. Inscrições Verifique se a sua matrícula foi validada e aproveite para realizar a inscrição online Serviços Académicos Prazos.
Escola Secundária Vitorino Nemésio
Procedimentos de referenciação e avaliação
Provas finais do 2º Ciclo do Ensino Básico
PROVAS FINAIS DE 2º CICLO
Colégio Manuel Bernardes
Provas finais do 3º Ciclo
Escola Básica 2º ciclo Padre Franklin 6º ANO 2013/2014 Provas Finais Ciclo 13 de maio 2014.
Provas Finais do Ensino Básico (1º e 2º Ciclo) | 2015
Formação de Avaliadores Externos Avaliação Externa do Desempenho Docente Março de 2013.
Provas Finais do Ensino Básico – 3º ciclo | 2015
3º Ciclo do Ensino Básico 9º Ano
Colégio Manuel Bernardes
Secretariado de Exames
Bem-vindo Reunião de Encarregados de Educação 4º A – Professora Paula Bento Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros 12/09/2014.
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Matrículas - Inscrições - Propinas Serão matrículados os alunos que solicitam pela primeira vez a sua inscrição nas classes existentes no Colégio. O montante.
DISCIPLINAS DE OPÇÃO DO 12º ANO 2014/2015
O projeto Key for Schools PORTUGAL. O teste Key for Schools O teste Key for Schools é concebido para aplicação em contexto escolar e está de acordo com.
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2013/ º ano.
CURSO DE ARTES VISUAIS.
Reunião de Esclarecimento
Júri Nacional de Exames
Provas Finais do Ensino Básico 2015
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO “PROVAS FINAIS DE CICLO (6.º e 9.º anos)” Ano Letivo Coordenação dos 2º e 3º Ciclos 5 de maio de 2015 – 15h35.
PROVAS FINAIS DE 1º e 2º CICLOS
COLÉGIO VALSASSINA PROVAS FINAIS 6º ANO.
Ano Lectivo Balanço dos Resultados dos Exames Nacionais de Matemática 9ºAno.
1º e 2º ciclos do ensino básico
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines.
INFORMAÇÕES SOBRE PROVAS E EXAMES DOS 6.º E 9.º ANOS DO ENSINO BÁSICO
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2013/ º ano.
Serviço de Psicologia e Orientação 2007/2008 OFERTA FORMATIVA Ensino Secundário Ano Lectivo 2007/2008 Serviço de Psicologia e Orientação Escola Secundária.
DEEC / IST Isabel Lourtie Fundamentos de Controlo Apresentação FUNDAMENTOS DE CONTROLO Docente:  Isabel Lourtie 1º semestre 2015/2016.
Estrada de Alapraia, Estoril tel fax Externato O Nicho, Lda Cap. Social 5000 euros.
Serviço de Psicologia e Orientação
INFORMAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO 1.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2014/ º ano.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Iran Abreu Mendes Coordenador Josivania Marisa Dantas Vice-Coordenadora.
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2014/ º ano.
SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO E INFORMAÇÃO AOS ENC. DE EDUCAÇÃO 6º ANO ANO TERMINAL DE CICLO PROVAS FINAIS DE PORTUGUÊS E DE MATEMÁTICA PROVAS DE EQUIVALÊNCIA.
Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos da torre - Câmara de Lobos Serviço de Psicologia e Orientação Escolar.
ESTATUTO DE TRABALHADOR-ESTUDANTE Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) Lei n.º 59/2008, de 11/9 Estatuto da Carreira Docente da Região.
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO DUARTE DE LEMOS Ano lectivo 2008/2009 Exames 2009 Informação aos alunos e encarregados de educação

Esta apresentação tem por base a legislação e documentos que a seguir se indicam, adaptada às situações que podem ocorrer na nossa escola Despacho n.º3536/2009, de 28 de Janeiro – Calendário de Exames Despacho n.º3536/2009, de 28 de Janeiro – Calendário de Exames Despacho Normativo n.º19/2008, de 19 de Março – Regulamento dos Exames do Ensino Básico Despacho Normativo n.º19/2008, de 19 de Março – Regulamento dos Exames do Ensino Básico Despacho Normativo n.º10/2009, de 19 de Fevereiro – Actualização de algumas das disposições do acima referido despacho normativo Despacho Normativo n.º10/2009, de 19 de Fevereiro – Actualização de algumas das disposições do acima referido despacho normativo Norma 02/EB/2009 – Instruções para realização, classificação, reapreciação e reclamação das provas Norma 02/EB/2009 – Instruções para realização, classificação, reapreciação e reclamação das provas

Calendário de Realização dos Exames Nacionais Os Exames Nacionais do 3º ciclo realizam-se numa fase única com duas chamadas: 1ª chamada (chamada obrigatória) – 19 e 22 de Junho 6ª feira – 19 de Junho2ª feira – 22 de Junho 9:00hLíngua Portuguesa (22) Português Língua Não Materna: Nível de Iniciação (28) Nível Intermédio (29) Matemática (23)

Calendário de Realização dos Exames Nacionais 2ª chamada (chamada para situações excepcionais) – 25 e 26 de Junho e 13 de Julho 5ª feira – 25 de Junho 6ª feira – 26 de Junho 2ª feira – 13 de Julho 9:00hLíngua Portuguesa (22) Matemática (23)Português Língua Não Materna: Nível de Iniciação (28) Nível Intermédio (29)

Calendário de Realização dos Exames Nacionais 1ª chamada - tem carácter obrigatório 2ª chamada - destina-se apenas a situações excepcionais devidamente comprovadas, devendo o encarregado de educação do aluno apresentar a respectiva justificação perante o órgão de gestão da escola no prazo de dois dias úteis a contar da data de realização do exame da primeira chamada

Calendário de Realização dos Exames de Equivalência à Frequência Os Exames de Equivalência à Frequência dos 2º e 3º ciclos do ensino básico realizam-se em Junho e Setembro, com uma só chamada que decorre entre: 19 de Junho e 6 de Julho – 3º ciclo 19 de Junho e 6 de Julho – 3º ciclo 1 e 7 de Setembro – 2º e 3º ciclos 1 e 7 de Setembro – 2º e 3º ciclos

Datas Afixação das pautas dos Exames Nacionais de Língua Portuguesa e Matemática - 13 de Julho Afixação das pautas dos Exames Nacionais de Língua Portuguesa e Matemática - 13 de Julho (Autopropostos) Inscrição para a fase de Junho - 17 de Junho (Autopropostos) Inscrição para a fase de Junho - 17 de Junho (Autopropostos) Inscrição para a época de Setembro - de 16 a 20 de Julho (Autopropostos) Inscrição para a época de Setembro - de 16 a 20 de Julho (Autopropostos) Afixação das pautas dos Exames de Equivalência à Frequência - até ao dia 14 de Julho (Autopropostos) Afixação das pautas dos Exames de Equivalência à Frequência - até ao dia 14 de Julho (Autopropostos) Afixação das pautas dos Exames de Equivalência à Frequência - época de Setembro - até ao dia 14 de Setembro (Autopropostos) Afixação das pautas dos Exames de Equivalência à Frequência - época de Setembro - até ao dia 14 de Setembro

Exames Nacionais de Língua Portuguesa e Matemática Os Exames Nacionais de Língua Portuguesa e Matemática do 9º ano de escolaridade incidem sobre as aprendizagens e competências do 3º ciclo do ensino básico Destinam-se a todos os alunos que pretendam concluir o 3º ciclo Os alunos do ensino regular do 9º ano de escolaridade não necessitam de efectuar qualquer inscrição para os Exames de Língua Portuguesa e Matemática A não realização de uma das provas de exame nacional implica, automaticamente, a não aprovação do aluno no 9º ano de escolaridade.

Condições de admissão São admitidos aos exames nacionais do 9º ano de escolaridade todos os alunos, excepto os que, após avaliação sumativa interna, no final do 3º período, tenham obtido Não são admitidos a exame os alunos com as seguintes classificações São admitidos a exame os alunos com as seguintes classificações a) Classificação de frequência de nível 1 simultaneamente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática LP 1 Mat 1 LP 2 Mat 1 LP 1 Mat 2 b) Classificação de frequência inferior a 3 em três disciplinas, excepto se alguma delas for Língua Portuguesa e ou Matemática e nestas tiver obtido nível 2 D1 <3 D2 <3 D3 <3 D1 <3 D2 <3 Mat 2 D1 <3 D2 <3 Mat 1 D1 <3 D2 <3 LP 2 D1 <3 D2 <3 LP 1 D1 <3 LP 2 Mat 2 D1 <3 D2 <3 LP 2 Mat 2

Cotação das Provas As provas dos exames nacionais de Língua Portuguesa e de Matemática são cotadas na escala percentual de 0 a 100, sendo a classificação final da prova expressa na escala de níveis de 1 a 5, de acordo com a seguinte tabela: PercentagemNível 0 a a a a a 1005

Classificação Final A classificação final a atribuir às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática é calculada de acordo com a seguinte fórmula arredondada às unidades: A classificação final a atribuir às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática é calculada de acordo com a seguinte fórmula arredondada às unidades: CF=7Cf + 3 Ce CF=7Cf + 3 Ce CF – classificação final CF – classificação final Cf – classificação de frequência no final do 3º período Cf – classificação de frequência no final do 3º período Ce – classificação de exame Ce – classificação de exame

Condições de Aprovação No 3º ciclo do ensino básico regular o aluno progride e obtém a menção de Aprovado desde que não se encontre numa destas situações: a) Tenha obtido classificação inferior a 3 simultaneamente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática; b) Tenha obtido classificação inferior a 3 em três disciplinas, ou em duas disciplinas e a menção de Não Satisfaz na área de projecto Para efeitos de aprovação não é considerada a disciplina de EMRC

Constituição dos exames e duração das provas Exames nacionais de Língua Portuguesa e de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico Disciplina Tipo de prova Duração (minutos) Língua Portuguesa (22)Escrita90 Matemática (23)Escrita90 Português Língua não Materna (28 e 29) Escrita90 Todos os exames têm tolerância de 30 minutos. Os alunos do 3.º ciclo (exames de equivalência à frequência) realizam exames nacionais de Língua Portuguesa e Matemática como autopropostos, sendo submetidos obrigatoriamente a uma prova oral na disciplina de Língua Portuguesa e Português Língua Não Materna.

Exames de Equivalência à Frequência Os Exames de Equivalência à Frequência incidem sobre as aprendizagens e competências definidas para o final do 3º ciclo do ensino básico. Os Exames de Equivalência à Frequência incidem sobre as aprendizagens e competências definidas para o final do 3º ciclo do ensino básico. Destinam-se aos alunos que tenham iniciado o ano lectivo no ensino básico com 15 anos de idade ou atinjam a idade limite da escolaridade obrigatória até 31 de Agosto do ano escolar que frequentam e não obtenham aprovação na avaliação sumativa final do 9º ano de escolaridade e se candidatem aos exames, na qualidade de autopropostos, no mesmo ano lectivo. Destinam-se aos alunos que tenham iniciado o ano lectivo no ensino básico com 15 anos de idade ou atinjam a idade limite da escolaridade obrigatória até 31 de Agosto do ano escolar que frequentam e não obtenham aprovação na avaliação sumativa final do 9º ano de escolaridade e se candidatem aos exames, na qualidade de autopropostos, no mesmo ano lectivo.

Condições de admissão Os exames de equivalência à frequência do 3º ciclo do ensino básico realizam-se a nível de escola, com vista a uma certificação de conclusão de ciclo Os exames de equivalência à frequência do 3º ciclo do ensino básico realizam-se a nível de escola, com vista a uma certificação de conclusão de ciclo Realizam-se em duas fases, com uma única chamada. Os exames nacionais de Língua portuguesa e Matemática só têm lugar na 1ª fase Realizam-se em duas fases, com uma única chamada. Os exames nacionais de Língua portuguesa e Matemática só têm lugar na 1ª fase São admitidos a exame os alunos que tenham iniciado o ano lectivo no ensino básico com 15 anos de idade ou atinjam a idade limite da escolaridade obrigatória até 31 de Agosto do ano escolar que frequentam e não obtenham aprovação na avaliação sumativa final no 9º ano de escolaridade e se candidatem aos exames, na qualidade de autopropostos, no mesmo ano lectivo São admitidos a exame os alunos que tenham iniciado o ano lectivo no ensino básico com 15 anos de idade ou atinjam a idade limite da escolaridade obrigatória até 31 de Agosto do ano escolar que frequentam e não obtenham aprovação na avaliação sumativa final no 9º ano de escolaridade e se candidatem aos exames, na qualidade de autopropostos, no mesmo ano lectivo

Exames de Equivalência à Frequência Os candidatos, realizam os exames de equivalência à frequência nas disciplinas em que não obtiveram aprovação. Realizam ainda os exames nacionais de língua portuguesa e matemática na primeira fase, e numa só chamada. Na época de Setembro os alunos inscrevem-se e realizam os exames de equivalência à frequência em todas as disciplinas onde não obtiveram aprovação na primeira fase, desde que estes lhes permitam a conclusão de ciclo. A não realização de qualquer exame ou componente da prova de exame implica a não atribuição de classificação nessa disciplina e consequentemente a não conclusão do ciclo de estudos. Os alunos, fora da escolaridade obrigatória, que realizam exames nacionais na qualidade de alunos internos e que após a sua realização ficam na situação de não aprovados, candidatam-se aos exames de equivalência à frequência, na época de Setembro, nas disciplinas onde obtiveram classificação de frequência inferior a três, desde que aqueles lhes permitam condições de aprovação.

Constituição dos exames e duração das provas Nos exames constituídos por prova escrita e prova oral, língua portuguesa e línguas estrangeiras, os candidatos apresentam-se obrigatoriamente à prestação da prova oral. A realização das provas orais é aberta à assistência do público. As provas escritas dos exames de equivalência à frequência são cotadas na escala percentual de 0 a 100, sendo a classificação final das provas expressa na escala de níveis de 1 a 5 de acordo com a tabela acima. A classificação das provas orais e práticas, tal como nas provas escritas, é expressa na escala percentual de 0 a 100. Nas disciplinas com exame constituído por um única prova, a classificação de exame será a obtida na prova realizada e é expressa na escala de níveis de 1 a 5. Nas disciplinas constituídas por duas provas, escrita e oral, a classificação de exame corresponde à média aritmética simples arredondada às unidades, das classificações das duas provas expressas percentualmente e convertida posteriormente na escala de níveis de 1 a 5.

Constituição dos exames e duração das provas DisciplinaTipo de prova Duração (minutos) InglêsEscrita Oral a)90 Francês / EspanholEscrita Oral a)90 HistóriaEscrita90 GeografiaEscrita90 Ciências NaturaisEscrita90 Físico-QuimicaEscrita90 Educação VisualPrática de tolerância Educação TecnológicaPrática de tolerância Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação Prática90 Oficina de TeatroPrática de tolerância Educação FísicaPrática45 Área de ProjectoOral c)30 a 45

Inscrições Os alunos inscrevem-se para a realização das provas de exame de equivalência à frequência, no dia útil imediatamente a seguir ao da afixação das pautas Devem apresentar no acto de inscrição os seguintes documentos: –Boletim de Inscrição; –Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão.

Condições de Aprovação Consideram-se aprovados no primeiro ciclo, os alunos que não se encontrem numa das seguintes situações: Tenham obtido classificação inferior a três, em simultâneo, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Tenham obtido classificação inferior a três, em simultâneo, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Tenham obtido classificação inferior a três em tês disciplinas, ou em duas disciplinas ou a menção de não satisfaz na área de projecto. Tenham obtido classificação inferior a três em tês disciplinas, ou em duas disciplinas ou a menção de não satisfaz na área de projecto.

Aulas de Preparação para Exame A partir do dia 9 de Junho, término das aulas dos alunos do 9º ano estes podem vir à escola frequentar aulas de preparação para exame às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. No entanto, os alunos devem respeitar o seguinte horário, não podendo permanecer na escola além das horas definidas para cada turma. Mais se informa que a escola não se responsabiliza pela saída dos alunos durante o tempo em que não estão a frequentar as aulas de preparação para exame. *Poderão usufruir do transporte escolar caso o seu horário coincida com o horário dos transportes escolares. Fora disso o seu transporte será da responsabilidade dos respectivos Encarregados de Educação. Nota: Nos dias de exame os transportes de ida e volta serão assegurados pela escola. De manhã os alunos devem estar nas paragens habituais às 7:45h –Exame de Língua Portuguesa – 19/06/2009 – 9:00h –Exame de Matemática – 22/06/2009 – 9:00h

Horário das Aulas de Preparação para Exame Horas 6ª Feira 12/06/09 salas 3ª Feira 16/06/09 salas 4ª Feira 17/06/09 salas 5ª Feira 18/06/09 salas 8:45 – ºA/B (LP) Gisela Pena Sandrine Herculano 9ºE/D (Mat) Débora Tavares Paulo Sá Reis 3/16/20 /21 9ºA (Mat) Débora Tavares 9ºC/D (LP) Ana Sofia Morgado Inês Picado 19/EVT/ 21 9ºD (Mat) Paulo Sá Reis 3 9ºB (Mat) Paulo Sá Reis 3 9:30 – 10:15 9ºA/B (LP) Gisela Pena Sandrine Herculano 9E/D (Mat) Débora Tavares Paulo Sá Reis 3/16/20 /21 9ºA (Mat) Débora Tavares 9ºC/D (LP) Ana Sofia Morgado Inês Picado 19/EVT/ 21 9ºD (Mat) Paulo Sá Reis 3 9ºB (Mat) Paulo Sá Reis 3 10:30 – 11:15 9ºE (LP) Gisela Pena 9ºA (Mat) Débora Tavares 20/21 9ºB/C (Mat) Paulo Sá Reis Débora Tavares 9ºE (LP) Gisela Pena 10/13/21 9ºD/C (LP) Inês Picado Ana Sofia Morgado 4/5 9ºA/B (LP) Sandrine Herculano Gisela Pena 9ºC/E (Mat) Paulo Sá Reis Débora Tavares 3/4/5/6 11:15 – 12:00 9ºE (LP) Gisela Pena 9ºA (Mat) Débora Tavares 20/21 9ºB/C (Mat) Paulo Sá Reis Débora Tavares 9ºE (LP) Gisela Pena 10/13/21 9ºD/C (LP) Inês Picado Ana Sofia Morgado 4/5 9ºA/B (LP) Sandrine Herculano Gisela Pena 9ºC/E (Mat) Paulo Sá Reis Débora Tavares 3/4/5/6