A técnica de transmissão OFDM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UTFPR – CEAUT 2011 Tópicos em Controle Sistemas Discretos.
Advertisements

PRINCÍPOS DE COMUNICAÇÕES
Técnicas de Modulação Todas as técnicas de modulação envolvem o deslocamento do sinal original, doravante denominado sinal modulador ou modulante, de sua.
Aula 1 – Sinais Analógicos e Digitais
Amostragem/Reconstrução
Funções Próprias e Resposta em Frequência dos SLITs
Teorema de Amostragem Ou critério de Nyquist
Diagramas de Blocos e Graphos
Barramentos Introdução.
A Transformada de Fourier Discreta
Diagramas de Blocos e Graphos
Sinais e Sistemas – Capítulo 4
Sinais e Sistemas – Capítulo 4
Sinais e Sistemas – Capítulo 4
Sinais e Sistemas – Capítulo 4
Camada Física O nível físico fornece as características mecânicas, elétricas, funcionais e de procedimento para ativar, manter e desativar as conexões.
Modelos no Domínio do Tempo de Sistemas LTI Contínuos
Dados Digitais, Sinais Analógicos
Conversão Analógica/Digital PCM
Prof. Eduardo Leivas Bastos
1.1. CONTROLADOR DIGITAL CONCEITO: sistema de dados amostrados, implementado por um hardware que executa uma lei de controle. LEI DE CONTROLE: programa.
1.1. CONTROLE DIGITAL SISTEMAS DE CONTROLE DIGITAL podem executar duas funções: SUPERVISÃO (externa à malha de realimentação): sincronismo de tarefas,
Comunicação de longa distância
Imagem Digital Conceitos, Processamento e Análise
Técnicas Algorítmicas em Processamento de Imagens
Imagem Digital Conceitos, Processamento e Análise 1.Imagem e funções 2.Imagem digital: amostragem, quantização e codificação 3.Re-amostragem de funções.
Comunicações Digitais
MODULAÇÃO Conceito de Modulação
Banda passante do meio físico
Sinais e tipos de transmissão;
Demodulação AM-DSB-SC e AM - SSB
TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO
MODULAÇÃO POR CÓDIGO DE PULSO
Roosevelt de Lima Sardinha
Intercalamento Temporal com Transformada de Fourier para Modulação OFDM Uma Técnica Inovadora para Transmissão de Sinais com aplicações em TV Digital de.
WiMax (Worldwide Interoperability for Microwave Access)
Fundamentos de Análise de Sinais
Fundamentos de Telecomunicações
Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática
Jornadas de Aplicações da Matemática, ISEL, Out. 98
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Introdução teórica A modulação em freqüência consiste na variação da freqüência da portadora proporcionalmente ao sinal de informação. Dado o sinal modulador.
Prof. Marcelo de Oliveira Rosa
Orthogonal Frequency Division Multiplexing - OFDM
Fundamentos de Tecnologias Wireless – Parte 2
Processamento de Sinais
Disciplina: Transmissão Digital II Curso: Engenharia de Telecomunicações Prof. Adonis Pedro Aula - 2.
Comunicação de informação a longas distâncias
Prof.: Cássio C. Cardoso Pós-Graduado em Gestão de Telecomunicações
Modulação e Multiplexação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO.
Sinais Digitais, transmissão e problemas
Índice Modulação Modulação - Portadora Modulação Amplitude Frequência
Um pouco de história… Maxwell (1831–1879) previa a existência de ondas electromagnéticas, idênticas às ondas luminosas. A sua teoria foi muito contestada.
TRABALHO REALIZADO POR: Ricardo costa
COFDM Technical Review. Porque FDM ? Porque ele é resistente ao efeito multipath.
Trabalho realizado por: Ricardo Costa Comunicação de dados
Para um sinal determinístico x(t), o espectro é bem definido: Se
WiMAX Jefferson Elbert Simões Redes de Computadores II
UMC TV Digital Elias Honjer Chen Tiago Ribeiro Luiz Henrique
Prof. José Mauricio Neto
Funções Próprias e Resposta em Frequência dos SLITs
Processamento de Sinais
Modulação Disciplina: Comunicação de Dados Ano lectivo: 2014/2015
Modulação e Demodulação Digital
Processamento de Sinais
Técnicas Algorítmicas em Processamento de Imagens
Sistemas e Sinais Transformada de Fourier Discreta DEEC/ ISTIsabel Lourtie TRANSFORMADA DE FOURIER DISCRETA Transformada de Fourier de sinais discretos.
Fundamentos de Redes de Computadores
1 Processamento de Sinais CDESC Rodolfo Araujo Victor RH/UP/ECTEP Aula 1 03/11/2010.
Transcrição da apresentação:

A técnica de transmissão OFDM Orthogonal Frequency Division Multiplexing

Introdução Técnica de transmissão, e não modulação. Surgiu do conceito FDM (frequency division multiplexing). Trabalha com uma particular sobreposição de portadoras. Sua principal vantagem é trabalhar com uma segunda dimensão (domínio da freqüência), que melhora as condições do sinal recebido.

Definição O OFDM consiste na transmissão paralela de dados em diversas subportadoras superpostas com modulação QAM ou QPSK, sendo as taxas das subportadoras tão baixas quanto maior no número destas empregadas.

O sinal sinc (ft). Espectro de um sinal QAM. Freqüência normalizada ao valor 1/T

Espectro OFDM na freqüência Cinco sub-canais OFDM sobrepostos.

Espectro OFDM na freqüência O espaçamento entre subportadoras é propositalmente selecionado para que seus cruzamentos ocorram em “ 0 ”. Este espaçamento é de 1/T, onde T é o período de um símbolo QAM ou QPSK. Desta forma é possível acomodar sub-portadoras sobrepostas e recuperá-las posteriormente através de um correlator ou filtro casado.

Correlator Um correlator pode ser visto como:

Filtro casado O diagrama básico de um filtro casado é apresentado abaixo, onde s(t) é o sinal, n(t) o ruído, x(t) o sinal contaminado pelo ruído e h(t) a função impulso do filtro. Matematicamente temos: E a igualdade é válida:

Características É fortemente necessário que exista sincronismo entre as sub-portadoras, para que a ortogonalidade seja garantida (cruzamentos em “ 0 ”). A economia de banda em relação ao FDM tradicional chega a 50%.

Espectro OFDM no tempo No domínio do tempo, o espectro se assemelha a figura abaixo. A ortogonalidade das subportadoras é mantida, mas a diferença agora é no número de ciclos entre elas.

Transmissão OFDM Os símbolos QAM di são comumente chamados de sub-símbolos OFDM.

Recepção OFDM O sinal OFDM passa por um banco de Ns correlatores seguido de comparações com limiares de decisão adequados para a recuperação dos símbolos complexos.

Recepção OFDM Como na transmissão, a recepção também é analógica. Observando a equação do sinal complexo em banda básica, verificamos que equivale a uma IDFT (Transformada de Fourrier Discreta Inversa), formada pelos Ns símbolos QAM que compõe cada símbolo OFDM Daí o uso da FFT e IFFT na transmissão e recepção.

Processamento do Sinal 1 – Conversão série-paralelo dos dados iniciais, onde Ns palavras de k bits são armazenadas num buffer. 2 – Mapeamento dos Ns símbolos em Ns sub-símbolos di , que determinam os pontos da constelação de cada subportadora (segue tipo de modulação). 3 – É aplicado a IFFT e como resultado temos Ns amostras s(i) correspondentes a 1 símbolo OFDM. 4 – O intervalo de guarda é inserido e executada a conversão D/A.

Processamento do Sinal

Características do processamento Normalmente o númeno de Ns é um múltiplo de dois. Caso o número de subcanais não seja, são inseridos canais nulos para o preenchimento, e assim Ns fica sendo um múltiplo de dois. Isso por que a IFFT fica mais comum, baseando-se no algorítmo de Butterfly. Estas portadoras nula são conhecidas como inativas. Na recepção um esquema inverso é utilizado.

Características do processamento O OFDM admite o uso de uma modulação adicional. Geralmente é utilizada a modulação em fase e quadratura para sistemas sem fio. Estes sistemas utilizam sub-portadoras com sonstelações de poucos níveis, pois possuem maior eficiência de potência.

Características do processamento No caso de nenhum sistema de modulação adicional, é necessário gerar uma seqüência complexa di’ com o dobro do tamanho original di.

Características do processamento Na prática são acrescentados à seqüência original complexos dos seus elementos. A seqüência que sai do bloco ifft será sempre real.

Intervalo de Guarda Necessário no OFDM para eliminar a interferência entre símbolos. São inseridos entre os símbolos QAM. O tempo de símbolo OFDM será a soma do tempo de símbolo QAM mapeado e tempo de guarda. Ts = Tg + T

Intervalo de Guarda